(Parte 1 de 6)

PETROBRAS ABASTECIMENTO Válvulas Industriais 5353

Manutençãode válvulasManutenção de válvulasPense e Anote Pense e

Anote s tipos mais comuns de válvulas usadas na indústria de petróleo são gaveta, globo, macho e retenção, sendo que as demais são de fabricação especial e recebem manutenção específica.

Antes de proceder à recuperação (manutenção) de uma válvula, deve ser feita a sua descontaminação em função do produto processado por ela. A não-descontaminação prévia pode provocar desprendimento de líquidos e vapores, por vezes nocivos, perigosos ou inflamáveis, no ambiente fechado que é a oficina.

Generalidades

Válvula gaveta

Componentes A ilustração de uma válvula gaveta em corte é apresentada na Figura 50, na qual também são mostrados seus componentes principais. Dependendo da bitola (tamanho), normalmente de 1/4" a 24", poderão ocorrer variações em detalhes. Entretanto, é mantido o esquema básico.

Conheça profundamente os procedimentos de manutenção de válvulas. De sua correta aplicação depende o desempenho do processo e a segurança de muitas pessoas!

5454PETROBRAS ABASTECIMENTO Válvulas Industriais

Recuperação Dependendo do estado em que se encontra a válvula, pode ser conveniente jateá-la com areia para limpeza. Esta operação deve ser feita com a válvula fechada para evitar que o jateamento afete as sedes de vedação.

Pense eAnote

Pense e Anote

VÁLVULA GAVETA FIGURA 50

Volante

HasteSobreposta (preme-gaxeta)

Gaxeta

Anel de lanterna Castelo

Corpo Cunha

Anéis de vedação

Falhas As principais falhas que ocorrem em válvulas gaveta são:

Folga entre a cunha e o anel. Corte na rosca do corpo ou no anel de vedação. Guias da cunha muito justas. Haste riscada, corroída ou empenada. Ressalto e/ou ranhuras dos flanges corroídos.

5555PETROBRAS ABASTECIMENTO Válvulas Industriais

Pense e Anote Pense e

Anote

Limpeza e reparos

Girar o volante até abrir totalmente a válvula.

Retirar o volante.

Soltar os parafusos que prendem a gaxeta. Retirá-la, contando o número de voltas que ela possui, para posterior montagem.

Soltar o castelo. Retirar a haste.

Retirar o anel de lanterna. Este anel tem por finalidade guiar a haste e permitir sua lubrificação através dos seus orifícios. Só as válvulas de alta pressão e as acima de 2" são dotadas de anel de lanterna.

Retirar a cunha.

Após o jateamento, passamos à desmontagem, que envolve as seguintes etapas: ✔

Desmontada a válvula, passa-se à fase de limpeza e inspeção de seus componentes:

Limpar os anéis de vedação com lixa fina.

Examinar os anéis, verificando a existência de corrosão ou cortes que possam impedir a vedação.

Caso haja corrosão ou cortes, retirar os anéis para faceá-los no torno. Limpar e examinar as roscas do corpo e dos anéis. Para os casos de anéis soldados ou embuchados, há uma máquina retificadora de anéis no corpo.

Reinstalar os anéis. Usar pasta adequada nas roscas do anel e do corpo e apertá-los bem, visando garantir a vedação.

Lixar as faces da vedação da cunha até eliminar sinais de corrosão ou cortes.

Reinstalar a cunha e verificar a existência de folga entre ela e os anéis. Caso haja folga, retirar novamente os anéis e calçá-los com uma junta de cobre recozido, eliminando a folga.

Antes de proceder à montagem, deve ser verificada a folga da cunha. Se a cunha correr muito justa nas guias, poderá provocar um desvio na sua penetração. Elimina-se esta falha alargando os rasgos existentes nas laterais da cunha. Isto pode ser feito numa plaina limadora, ou mesmo manualmente com uma lima. Havendo cortes, corrosão acentuada ou empenamento na haste, deve-se usiná-la, cuidando para que não fique muito grande a folga entre a haste e o anel de lanterna. Caso os resultados e ranhuras dos flanges não estejam bons, usiná-los, cuidando para que não ultrapassem as espessuras mínimas.

Desmontagem

5656PETROBRAS ABASTECIMENTO Válvulas Industriais

Pense eAnote

Pense e Anote

Ajustagem

Montagem

Teste Inicialmente, testar a válvula com ar comprimido a uma pressão de 100psi. Para isso, submergir a válvula em água. Após o teste pneumático, fazer um teste hidrostático. A Tabela 2 mostra a orientação especificada pelo American Petroleum Institute (API)

Consiste em movimentar as faces da cunha de acordo com os anéis de vedação em presença de uma pasta abrasiva.

Montada a cunha, instalar a haste no encaixe dela.

Untar as faces de vedação com carborundum grosso, ou material equivalente.

(Parte 1 de 6)

Comentários