(Parte 1 de 2)

COMUNICAÇÃO E LIDERANÇA PARTE 02

Figura : portal radar

1-CONSIDERAÇÕES GERAIS:

1.1- COMUNICAÇÃO:

1.1.1- ETMOLOGIA: De acordo a definição etimológica, comunicação vem do latim comumnicatio de communis = comum e significa a ação de tornar algo comum a muitos.

1.1.2-DEFINIÇÃO:

É um campo de conhecimento acadêmico que estuda os processos de comunicação humana.

Constitui-se em um campo de saberes e técnicas que engloba manifestações coletivas , individuais, as instituições e as relações de poder, os efeitos dos meios tecnológicos de comunicação em massa.

1.1.3-COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL:

De acordo com Maximiano (2000, p.282): “Comunicação é o processo de transferir e receber informações. Informações são dados organizados que possibilitam a análise de situações e tomada de decisões”. Desta forma no ambiente organizacional, a comunicação é uma das molas mestras indispensáveis para se ter acesso a outros, formando-se um meio de integração as unidades da organização,com o intuito de se cumprir sua finalidade.

2-TIPOS DE COMUNICAÇÃO:

Os tipos ou fluxos de comunicação estão fundamentados na direção em a comunicação é dada, como comunicação: para cima (ascendente), para baixo (descendente) ou para os lados (lateral). Sendo assim temos : 2.1-COMUNICAÇÃO DESCENDENTE

A comunicação para baixo, ou também chamada descendente, é usada em organizações burocratizadas e autoritárias, pois é feita através de ordens ou informações sobre políticas ou programas que a empresa quer implantar. Desta maneira, as decisões são comunicadas, não há participação dos colaboradores nas decisões. Dessa forma, esse tipo de comunicação é utilizado para dar um feedback para os colaboradores informando-os sobre o produto final de seu trabalho.

Maximiano (2000, p.284), Diz que “Muitas vezes, a comunicação para baixo procura manter as pessoas informadas para que possam trabalhar direito”.

2.2 – COMUNICAÇÃO ASCENDENTE:

É a partir da comunicação para cima que os diretores da empresa tem informações, através de relatórios, a respeito do desempenho de seus colaboradores, dados de produção e controle de qualidade. Esse tipo de comunicação é também uma forma de se manter informado sobre as atitudes e sugestões dos colaboradores.

A pesquisa de atitude é uma da ferramentas mais usuais na comunicação ascendente e informar da satisfação dos clientes internos a respeito de seu trabalho, relações interpessoais, salário, entre outros aspectos da organização.

Para Maximiano (2000, p.285), “As pesquisas de atitudes levam para cima, de forma organizada, informações que a administração pode aproveitar para consertar os aspectos problemáticos e criar um clima favorável ao desempenho”.

Para Hampton (1992, p.434), “Os subordinados dão informações sobre o andamento e problemas do trabalho aos superiores, de modo que estes possam decidir o que fazer. Mas a informação necessária é com frequência censurada ou não é transmitida, e às vezes com resultados desastrosos”. Quando a organização adota este tipo de comunicação , ela corre o risco de não levar a sério certos problemas e muitas vezes atenua o problema , a isso chamamos de filtragem providencial, é não é uma boa decisão já que a organização tem problemas que precisam ser atenuados.

2.3 – COMUNICAÇÃO LATERAL:

tipo de comunicação como “é a que ocorre entre unidades de trabalho do mesmo nível ou entre

É também denominada de comunicação diagonal. Maximiano (2000, p.286) definimos este unidades de trabalho de níveis diferentes, mas que se situam em diferentes hierarquias”. Para este autor, os canais de comunicação diagonal vão possibilitar os processos interdepartamentais e a tomada de decisões.

Hampton (1992) faz uma diferenciação entre a comunicação lateral e a comunicação diagonal, dizendo que na primeira, a comunicação se dá com pessoas do mesmo nível hierárquico e na segunda, com pessoas de níveis hierárquicos diferentes. Para o autor, este tipo de comunicação é muito usado para comunicação gerencial.

A comunicação lateral/diagonal em geral ocorre pela comunicação oral em organizações com estrutura horizontal, isto é , com poucos níveis hierárquicos, e tende a ser mais veloz que a comunicação formal. O único incômodo é que este tipo de comunicação que também é também chamada de rede informal é que está propensa a se virar a chamada “rádio corredor”.

Quando falamos deste tipo de comunicação os “boatos” ou “rumores” são recursos muito usados para satisfazer as necessidades dos colaboradores as organizações e isso faz com que os níveis de autoridade sejam ultrapassados, sendo praticamente difícil de controlá-los, o que pode implicar em sérios riscos para os indivíduos e a empresa como um todo.

Robbins (2002) afirma que “o conteúdo das redes de rumores são consideradas muito mais verdadeiras, pelos funcionários, do que as informações formais advindas da cúpula das organizações”.

3- REDES DE COMUNICAÇÃO

As redes de comunicação estão direcionadas ao canal de comunicação pelo qual a informação circula, mas também pode ser ainda classificada de acordo com as redes que a mesma utiliza, sendo assim denominadas de rede do tipo formal e informal.

3.1-COMUNICAÇÃO FORMAL : São aquelas que seguem a cadeia de autoridade da organização definida pela estrutura, consideramos cinco tipos de redes de comunicação grupal que são:

3.1.1- Comunicação em roda:

Neste tipo de comunicação em roda os membros comunicam por de um único membro,ocupando este a posição central. A comunicação neste tipo de rede é mais rápida, é centralizada e o rigor é bom, tem emergência de liderança. A satisfação neste tipo de cadeia é reduzida

3.1.2- Comunicação em Y :

Na rede em Y a comunicação faz-se nos dois sentidos aos diversos níveis da hierarquia. Tem como característica de ser lenta, ao rigor é razoável,é centralizada e tem emergência de liderança. A satisfação é reduzida. 3.1.3-Comunicação em cadeia: Na rede de comunicação em cadeia, cada indivíduo comunica apenas com o que o antecede e o precede. A velocidade é lenta,o rigor é razoável e a satisfação é reduzida, a centralização é moderada , e tem emergência de liderança.

3.1.4-Comunicação em circulo : a comunicação em círculo, o último indivíduo comunica com o primeiro. A velocidade é média , o rigor é bom,a satisfação é elevada , não é centralizada e não tem emergência de liderança.

3.1.5- Comunicação em interligação total : todos os membros comunicam com todos, a velocidade é lenta e o rigor é reduzido , e a satisfação é elevada, a emergência de liderança, não há, e não ocorre a centralização.

3.2- COMUNICAÇÃO INFORMAL:

A comunicação informal é aquela que tem seguimento na cadeia da autoridade, e pode mover-se em qualquer sentido facilitando a realização das tarefas. Este tipo de rede de comunicação faz a sua divulgação através de boatos que, e não pode ser controlada pela administração, mas tem ainda uma maior credibilidade do que aquela que é formalizada, podendo criar problemas na distorção da informação.

Os trajetos seguidos pela comunicação informal são específicos de cada organização, e estão divididos em quatro formas: linear, tagarelice, probabilidade e aglomerado .

3.2.1- Trajeto Linear : é a informação que passa de pessoa a pessoa.

3.2.2- Trajeto Tagarelice: o portador da informação divulga-a a todas as pessoas com quem contata.

3.2.3- Trajeto Probabilístico : a informação é passada ao acaso.

3.2.4-Trajeto Aglomerado (cluster): o primeiro elemento da cadeia fala a mensagem a pessoas específicas e não a todas aquelas que contata, isto é, a informação é passada seletivamente.

3.1.5- Características da Comunicação Informal :

As mensagens que circulam nos trajetos informais apresentam determinadas características que são: 1.A comunicação informal circula mais rapidamente do que a formal; 2. Três aspectos reforçam esta rapidez: as redes informais funcionam 24 horas por dia, atuam dentro e fora do local da organização são multidireccionais;

3.Em geral acham que a informação divulgada não é verdadeira; 4.Em geral presume-se que a informação que circula na rede informal pode não manter-se confidencial.

4-LIDERANÇA

De acordo com a literatura sobre Liderança, de John Garner, “liderança é o processo de persuasão, ou de exemplo, através do qual um indivíduo (ou equipes de liderança) induz um grupo a dedicar-se a objetivos defendidos pelo líder, ou partilhados pelo líder e seus seguidores”.

Para Chiavenatto, liderança é a influência interpessoal mostrada numa situação e dirigida através do processo da comunicação humana com a finalidade de atingir diversos objetivos específicos. Dessa maneira, motivando-os na realização de tarefas e melhorando a qualidade das relações entre os componentes deste grupo.

Hersey e Blanchhard conceituam liderança como “o processo de influenciar as atividades de um individuo ou de um grupo para a consecução de um objetivo numa dada situação”.

4.1.1-LIDERANÇA ORGANIZACIONAL :

Liderança é um processo de influência; os líderes são pessoas que, por suas ações, e motivam um grupo de pessoas em busca a uma meta comum ou compartilhada.

(Parte 1 de 2)

Comentários