Adeus professor, adeus professora? : novas exigências educativas e profissão docente

Adeus professor, adeus professora? : novas exigências educativas e profissão...

REFERÊNCIA:

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? : novas exigências educativas e profissão docente / José Carlos Libâneo. – 6. ed.- São Paulo : Cortez, 2002.

TEMA CENTRAL:

O tema central do texto circunda em torno de argumentos a favor do papel que a escola impõe na sociedade, sendo que essa se encontra cada vez mais informatizada. Nesse ponto destaca se a importância da função do professor, pondo em foco suas habilidades em relação os meios tecnológicos e científicos que facilitará para o desenvolvimento intelectual de seus alunos, criando assim profissionais mais eficientes para o mercado de trabalho.

OBJETIVO:

Metodologicamente, o material em estudo reflete como objetivo destacar as mudanças ocorridas pedagogicamente em relação as inovações tecnológicas em sala de aula, e como essas influenciam na aprendizagem dos alunos capacitando-os em uma melhor qualificação profissional.

IDÉIAS QUE O AUTOR DEFENDE:

O autor apresenta idéias para uma melhor qualidade de oferta dos serviços educacionais, apresentando um conjunto de objetivos para esse melhoramento. Entre essas idéias destacam as seguintes: Preparação para o mundo de trabalho, onde o aluno se interage com os meios tecnológicos voltados para o mercado, tratando se de uma escola unitária; formação para a cidadania crítica, visando educar indivíduos críticos e aptos a luta pela justiça social.

A idéia de escola também é repensada segundo o autor, para isso é necessário que se crie o pensamento de que a educação não só acontece na sala de aula, a educação acontece em todos lugares.

A atuação dos professores também é repensada, criando assim novas atitudes para o corpo docente, entres essas estão: o compromisso de assumir a mediação do aluno com a disciplina e seus procedimentos de aprendizagem; buscar o esforço dos educandos no empenho críticos dos conteúdos; promover a comunicação e a interação no trabalho da sala de aula; reconhecimento de novas metodologias para a aplicação de conteúdos, englobando assim as novas tecnologias.

CITAÇÕES QUE MERECEM DESTAQUE:

[...] Muitos professores temem perder o emprego, outros se apavoram quando são pressionados a lidar com equipamentos eletrônicos. (LIBÂNEO,2002, p.14).

[...] Há uma tendência de intelectualização do processo de produção implicando mais conhecimento, uso da informática e de outros meios de comunicação, habilidades cognitivas e comunicativas, flexibilidade de raciocínio etc. (LIBÂNEO, 2002, p.15)

[...] as mudanças são consideráveis e afetam não apenas a sociedade de um modo geral, como a nossa vida cotidiana. (LIBÂNEO, 2002, p.17).

[...] O novo professor precisaria, no mínimo, de adquirir sólida cultura geral, capacidade de aprender a aprender, competência para saber agir na sala de aula, habilidades comunicativas, domínio da linguagem informacional e dos meios de informação, habilidade de articular as aulas com mídias e multimídias. (LIBÂNEO, 2002, p.28).

Uma mudança de atitude dos professores diante da rigidez da organização disciplinar implica compreender a pratica da interdisciplinaridade em três sentidos: como atitude, como forma de organização administrativa e pedagógica da escola, como pratica curricular. (LIBÂNEO, 2002, p.32).

A escola continuará durante muito tempo dependendo da sala de aula, do quadro negro, dos cadernos. Mas as mudanças tecnológicas terão um impacto cada vez maior na educação escolar e na vida cotidiana. (LIBÂNEO, 2002, p. 40).

O professor precisa juntar a cultura geral, a especialização disciplinar e a busca de acontecimentos conexos com sua matéria, porque formar o cidadão hoje é, também, ajudá-lo a se capacitar para lidar praticamente com noções e problemas surgidos nas mais variadas situações, tanto do trabalho quanto sociais, culturais, éticas. (LIBÂNEO, 2002, p.43).

APRECIAÇÃO DO LEITOR SOBRE O TEXTO:

O leitor enquanto sujeito critico tem em suas mãos ao ler tal construto teórico uma gama de informações que representam a funcionalidade do papel que a escola e o professor exerce diante a sociedade, enfrentando os desafios da modernidade e inovação tecnológica. É retratado no texto o profissionalismo exigente cada vez mais ao ingresso no mercado de trabalho ao qual encontra muito mais informatizado.

As idéias apresentadas pelo autor são de grande relevância para que se possa construir uma melhor qualidade educacional, considerando que há um grande interesse de resgatar a profissionalidade do educador para fortalecer a formação de indivíduos.

Vê se então que o autor teve a pretensão de contribuir para a questão moral e competência do professor.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA- UESB

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA- DG

DISCIPLINA: METODOLOGIA E PRATICA EM ENSINO DE GEOGRAFIA III

DOCENTE: CLAUDIA A. C. CRUZ0

DISCENTE: TARLISSON RENE PORTO NOGUEIRA

FICHA DE LEITURA

VITÓRIA DA CONQUISTA- BAHIA

FEVEREIRO 2010

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