Questionário Economia Política

Questionário Economia Política

(Parte 1 de 3)

1- Cite alguns aspectos importantes nas relações econômicas na Antiguidade.

R – Família – sobrevivência e o excesso era para as trocas

Trocas com pouca especialização quem produzia a mais não tinha tempo para outras coisas A intensificação fez com que a economia evoluísse O pensamento filosófico dominava A integração do reino levou a construção de estradas, mas com fins políticos de dominação.

2- Cite alguns aspectos importantes nas relações econômicas na Idade Média.

R- Feudos, a Igreja dominava e as cidades eram isoladas

Justo preço é aquele bastante baixo que os consumidores possam comprar sem extorsão e bastante alto para ter o produtor ter interesse em vender e viver de maneira decente

Justo salário é aquele que permite o trabalhador e sua família viver de acordo com o costume de sua classe e região

Justo lucro resulta da justiça nas trocas A igreja condenava a cobrança de juros

3- Cite alguns aspectos importantes nas relações econômicas do Mercantilismo. R- Ter lucro não era mais pecado então a economia cresceu

Incentivo ao desenvolvimento econômico Centralização política Importação e exportação Pacto colonial – monopólio da metrópole sobre M e X das colônias Riqueza é importante, portanto menos

4- O que foi o Bulionismo?

R- Bulionismo (Portugal e Espanha) - proibição da saída de metais preciosos e da entrada de mercadorias estrangeiras.

5- O que foi o Colbertismo? R- Colbertismo (França) - protecionismo a industria nacional, exportar o máximo e importar o mínimo.

6- O que foi o Cameralismo?

R- Cameralismo (Alemanha) - Comércio exterior superavitário, não se deve importar mercadorias em estoque no país, deve-se comprar internamente, mesmo que com preços maiores.

7- De onde surgiu a expressão Economia Política?

publicação do Traité de I’ Économie Politique

R- Expressão foi dada em 1615 (séc. XVII), pelo mercantilista francês Antoine Montchrétien, com a

8- Como se caracteriza o Sistema Capitalista e como surgiu? R- Caracteriza-se pela produção com fins lucrativos, propriedade privada dos meios de produção e as trocas. Seu surgimento se deu com a decadência do mercantilismo.

9- Cite os tipos de Capitalismo do Sistema Capitalista.

R- Capitalismo Comercial – comercial, Capitalismo Financeiro – evolução dos bancos, Capitalismo Manufatureiro – evoluiu da produção manufatureira, Capitalismo Industrial – iniciou com a Revolução Industrial, Capitalismo Monopolista – escala de produção.

10- No Sistema Capitalista a Concentração do Capital se estabelecia de acordo com o que? R- Inovação, Exploração do homem pelo homem, Concorrência desigual, Intensidade de uso do K e L

1- O que defendia os Fisiocratas?

R- Livre comércio – laissez-faire, laissez-passer, Moeda com função de troca, Estado não intervém na economia, Fim das restrições às importações.

12- Quais foram os principais pensadores Fisiocratas? R- Quesnay, Turgot;

13- Quais são as principais idéias dos Fisiocratas?

R- A agricultura suprema a indústria e ao comércio; Existência de uma ordem natural das atividades econômicas, não havia necessidade de controles a organização econômica.

14- O que os Fisiocratas defendiam?

R- Teoria do Valor Trabalho – preço natural, Especialização do trabalho. Importância da indústria e do comércio para a geração de riqueza, não se limitando ao acumulo de metais preciosos; A riqueza de um país estaria no trabalho realizado, o aporte viria da elevação da produtividade;

15- O que foi a Mão invisível da economia?

R- Foi o Liberalismo econômico - Os economistas do século XVIII acreditavam que a ação de cada indivíduo era dirigida por uma "MÃO INVISÍVEL", a fim de contribuir para o bem-estar geral e o bom funcionamento do sistema econômico. Pessoas e firmas, ao interagirem no mercado agem como que guiados por uma “mão invisível” (Adam Smith).Na busca pelo interesse próprio, os participantes do mercado acabam por tomar decisões e fazer escolhas que aumentam o bem-estar econômico geral.

16- Quem são os principais pensadores da Escola Clássica? R- Adam Smith, David Ricardo, Thomas Malthus;

17- Quem são os principais pensadores da Escola Marxista? R- Karl Marques, Friedrich Engels

18- O que ocorre a partir da Mais-Valia? R- Ocorre o processo de acumulação de capital no capitalismo e a proletarização e pauperização de parte da sociedade. Mais-valia como conseqüência da teoria do valor trabalho da escola clássica.

19- O que afirmava a Escola Marginalista?

R- Contrariando Marx, Jevons afirma que o valor do trabalho deveria ser aferido pelo valor do produto. O valor de um bem é determinado por sua utilidade subjetiva; Indivíduo com sujeito econômico;

20- O que é Economia de Mercado?

R- é aquela onde a alocação de recursos é descentralizada, é o resultado da ação individual das pessoas e firmas.

21- O que é Economia?

R- Economia é o estudo de como a sociedade administra seus recursos escassos ou "Economia é uma ciência social que estuda a administração dos recursos escassos entre usos alternativos e fins competitivos". Na maioria das sociedades a alocação de recursos é o resultado da ação conjunta de todos os seus integrantes.

2- Qual a vantagem da Economia sobre as demais ciências sociais?

R- O comportamento humano apresenta um caráter estável pela simples determinação da maior chance associada à tendência das ações da maioria das pessoas da coletividade que se está estudando. Essa é a vantagem da economia sobre as demais ciências sociais, isto é, o comportamento econômico é o mais estável.

23- Como são classificados os Argumentos da Teoria Econômica?

R- São classificados em "positivos" e "normativos". Os argumentos positivos dizem respeito ao que "é, foi ou será". Desse modo, qualquer rejeição sobre as suas validades pode ser apropriadamente confrontada com os fatos da realidade. Os argumentos normativos dizem respeito ao que "deveria ser". As rejeições a tais argumentos não podem ser confrontadas com Os fatos da realidade objetivos. Isso porque os argumentos normativos são impregnados de critérios filosóficos, religiosos ou culturais. Eles são apresentados sob juízos de valores que procuram infundir a idéia do que é bom ou do que é ruim, logo, carregados de valores subjetivos.

24- O que foi a Revolução Keynesiana?

R- No conturbado período entre as duas Grandes Guerras, surgiu John Maynard Keynes (1883-1946), cujas obras romperam com a tradição neoclássica e apresentaram um programa de ação governamental para a promoção do pleno emprego. Foi tal o impacto que produziram, que a atuação de Keynes e de seus continuadores passou a ser cognominada de "Revolução Keynesiana. estimulou o desenvolvimento de estudos não apenas no campo da economia, mas também em áreas afins (assim, por exemplo, os econometristas passaram a construir novos modelos agregados.

25- As políticas se dividem em dois grupos, quais são eles e o que defendem?

R- Fiscal- Variação nos gastos do governo; Variação nos impostos Monetária - Variação no dinheiro em circulação (TQM)

26- Fale sobre as concepções Organicista e Mecanicista.

R-Organicista - pretendiam que o organismo econômico se comportasse como um órgão vivo. Os problemas de natureza econômica eram expostos numa terminologia retirada da Biologia, tais como "órgãos", "funções", "circulação", "fluxos", "fisiologia" etc. Mecanicistas- pretendiam que as leis da Economia se comportassem como determinadas leis da Física e a terminologia usada era: "estática", dinâmica", "aceleração", "rotação", "velocidade", "fluidez", "forças" etc.

27- Fale da relação entre Economia e Política.

(Parte 1 de 3)

Comentários