Questionário Economia Política

Questionário Economia Política

(Parte 2 de 3)

R- Essa interdependência é secular, pois sendo a política a arte de governar, ou o exercício do poder, é natural que esse poder tente exercer o domínio sobre a coisa econômica. Através das instituições, principalmente do Estado, os grupos de dominação procuram interferir numa distribuição de renda que lhes seja conveniente.

28- Fale da relação entre Economia e História.

R- Os próprios sistemas econômicos estão condicionados à evolução histórica da civilização. As idéias que constroem as teorias são formuladas nutri contexto histórico onde se desenvolvem as atividades e as instituições econômicas. O conhecimento do quadro político e social ajuda a entender a evolução dos fatos econômicos

29- Fale da relação entre Economia e Geografia.

R- Os acidentes geográficos interferem no desempenho das atividades econômicas e, inúmeras vezes, as divisões regionais são utilizadas para se e~ as questões ligadas aos diferenciais de distribuição de renda, de recursos produtivos, de localização de empresas, dos efeitos de poluição dobre o meio ambiente, do equilíbrio dado pelos custos de transporte, das economias de aglomeração urbana etc.

30- Fale da relação entre Economia e Sociologia. R- Quando a política econômica visa atingir os indivíduos de certas classes sociais, interfere diretamente no objeto da sociologia, isto é, a dinâmica da mobilidade social entre as diversas classes de renda. As políticas salariais ou de gastos sociais (educação, saúde, transportes, alimentação etc.) são exemplos que direta ou indiretamente influenciam essa mobilidade.

31- Fale da relação entre Economia e Direito.

R- A atividade econômica necessita do ordenamento jurídico para normatizar as relações contratuais; Através do direito são estabelecidas as garantias entre as partes envolvidas na transação econômica; Em decorrência de lei são reconhecidos direitos e responsabilidades aos indivíduos e a sociedade na condição de consumidora;Através do direito são estabelecidas as diretrizes para o desenvolvimento da atividade econômica;Fatos econômicos têm condicionantes no direito;Sujeito da ação econômica: indivíduos, empresas e governo .

32- Fale da relação entre Economia, Matemática e Estatística.

R- A Economia faz uso da lógica matemática e das probabilidades estatísticas8. Muitas relações de comportamento econômico podem ser expressas através de funções matemáticas, todavia, a economia não é uma ciência exata em que se pode programar os resultados sem erros.

3- O que significa Escassez?

R- Escassez significa que a sociedade tem recursos limitados e não pode produzir todos os bens e serviços que as pessoas desejam.

34- Diferencia Bem e Necessidade Humana. R- Bem é tudo aquilo capaz de atender uma necessidade humana. Eles podem ser: materiais - pois se pode atribuir-lhes características físicas de peso, forma, dimensão etc. Necessidade Humana como qualquer manifestação de desejo que envolva a escolha de um bem econômico capaz de contribuir para a sobrevivência ou para a realização social do indivíduo.

35- Defina o tríade dos Problemas Econômicos Básicos.

R- O QUE produzir? - Isto significa quais os produtos deverão ser produzidos(carros, cigarros, café, vestuários etc.) e em que quantidades deverão ser colocados à disposição dos consumidores. COMO produzir? - Isto é, por quem serão os bens e serviços produzidos, com que recursos e de que maneira ou processo técnico. PARA QUEM produzir? - Ou seja, para quem se destinará a produção, fatalmente para os que têm renda.

36- O que a Curva de Transformação representa? R- Uma Economia no pleno emprego precisa sempre, ao produzir um bem, desistir de produzir um tanto de outro bem.

37- Defina Custo de Oportunidade R- É o valor do que se abriu mão.Custo ou a perda do que não foi produzido.

38- Quais são os objetos dos fatores produtivos da economia? R- Capital, Terra, Trabalho, Tecnologia

39- Em que cenário econômico a curva de possibilidade se encaixa?

R- Recursos limitados e necessidade ilimitadas; Capacidade tecnológica; Combinação eficiente dos recursos leva a produção de bens econômicos – Exemplo:Produção de Carros (milhares) - Produção de Camisas (milhões).

40- Quais são os pilares do Custo de Oportunidade? R- Recursos ilimitados; Pleno Emprego dos fatores de produção

41- A organização econômica se divide em que? R- Economia descentralizada e Economia centralizada.

42- Fale sobre a Economia Descentralizada.

R- Preço formado pelo mercado – resultado das forças demandantes e ofertantes; Lucro é um prêmio pelo risco assumido; Concorrência fomenta o preço de equilíbrio; Elementos: Capital, Prop. Privada, Moeda e Div do Trabalho; Moeda e suas funções:Unidade de troca, reserva de valor, unidade de conta e padrão de pagamento.

43- Fale sobre a Economia Centralizada.

R- Problemas econômicos básicos são estabelecidos pelo órgão de planejamento; Aferição das necessidade + inventário dos recursos = metas de produção; Preço: Facilitador para das realizações das metas de produção e Auxiliar na distribuição de produtos; Expansão industrial é determinada pelo governo; Salários são proporcionais a produtividade;Firmas recebem quotas de produção a partir metas estabelecidas; Agriculturas: fazendas estatais e coletivas.

4- Cite os países onde Capitalismo de Mercado e Capitalismo de estado são preominantes.

R- Capitalismo de mercado: EUA, Japão, Europa, Canadá; Capitalismo de Estado: China, Rússia, países árabes exportadores de petróleo;

45- Na divisão teórica da economia cite suas principais tendências.

R- Macroeconomia: Equilíbrio entre a renda e as despesas nacionais; – Y = C + I + G + (X-M);

– Y + M = C + I + G + M; Microeconomia: Consumidor, a firma, os mercados, equilíbrio entre oferta e demanda de bens;

46- O que defende os Monetaristas?

R- Intervenção do Governo apenas através de políticas monetárias. A intervenção do Governo via PF trará desequilíbrio no mercado

47- O que defende os Estruturalistas?

R- Desenvolvimento bloqueado por causas estruturais (estrangulamento da oferta): Economia agrícola, Aumento dos preços, Desequilíbrio da balança comercial que leva a desvalorização da moeda para compensar, Reforma Agrária

48- Cite as expectativas Pós-Keynes. R- Expectativas Racionais e Expectativas Adaptativas

49- Defina Lei de Demanda e Oferta.

R- LEI DE DEMANDA- A Demanda cresce com a queda no preço,mantidos os demais determinantes constantes(coeterisparibus). LEI DA OFERTA - A quantidade oferecida cresce com o aumento de preços, mantidas as demais condições constantes.

50- Defina Macroeconomia e Microeconomia.

R- Macroeconomia: estudo dos fenômenos gerais, que afetam todos os participantes da economia. Microeconomia: estudo da tomada de decisão de indivíduos, famílias e firmas.

51- O que o PIB mede?

R- A renda total gerada por uma economia; A despesa total com bens e serviços produzidos na economia.

52- O que é o PIB? R- É o valor de mercado de todos os bens e serviços finais produzidos em um país em um dado período.

O PIB procura ser abrangente, porém mede somente as transações que acontecem no mercado legal. No cálculo do PIB são computados somente os bens finais, não os intermediários.

53- O que é Valor de Mercado? R-Soma indistintamente o valor de bens e serviços aos preços praticados no mercado.

54- Explique a formula do PIB.

C –Consumo (despesa total com bens e serviços) I –Investimento (aquisições de capital, estoques e construções)

G –Aquisições do Governo X- Exportações M- Importações Y- Renda

5- A que se dá o Crescimento Econômico? R- A o aumento continuo do PIB a longo prazo.

56- Explique porque não existe desenvolvimento econômico sem crescimento econômico e porque o inverso desta frase é possível. R- PESSOAL

(Parte 2 de 3)

Comentários