Resenha Crítica

Resenha Crítica

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

EVANNILDO DE LIMA RODRIGUES

_____________________________________________________________________________

TRABALHOS CIENTÍFICOS

RESENHA CRÍTICA

_____________________________________________________________________________

*apresentação do conteúdo de uma obra, acompanhada de uma avaliação crítica.

*EXPOR o conteúdo da obra para posteriormente desenvolver uma apreciação crítica do conteúdo, da disposição das partes, do método, de sua forma ou estilo e, se for o caso, da apresentação tipográfica, formulando um conceito do livro.

*Para a elaboração do comentário crítico, utilizam-se opiniões de diversos autores da comunidade científica em relação as defendidas pelo autor e se estabelece todo tipo de comparação com os enfoques, métodos de investigação e formas de exposição de outros autores

_____________________________________________________________________________

ESTRUTURA DA RESENHA

1) Referência Bibliográfica

2) Informações sobre o autor

3) Resumo da Obra

4) Conclusões da autoria

5) Metodologia da autoria

6) Referencial Teórico

7) Crítica do resenhista

8 ) Indicação do resenhista

_____________________________________________________________________________

CAPA DA RESENHA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO –UEMA

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TIMON-CESTI

DEPARTAMENTO DE LETRASCURSO: LETRAS LIC. L. PORT. E LIT. BR. E PORTUGUESA

DISCIPLINA: METODLOGIA CIENTÍFICA

PROF. EVANNILDO DE LIMA RODRIGUES-ESP. EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR-FAI

RESENHA CRÍTICA

DIÁLOGO E DIALÉTICA

Flávia Moreira Pessoa

TIMON-MA

SETEMBRO-2009

_____________________________________________________________________________

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

  1. Autor; título da obra, Elementos de Imprenta, número de páginas, formato:

*Exemplo:

ANDRADE, Mário de. Querida Henriqueta: cartas de Mário de Andrade a Henriqueta Lisboa. Rio de Janeiro: José Olympio, 1991. 214 p.

CREDENCIAIS DO AUTOR

*Informações sobre o autor, nacionalidade, formação universitária, títulos, livro ou artigo publicado

*Exemplo:

Já foram publicadas cartas de Mário de Andrade a Manuel Bandeira, a Oneyda Alvarenga ( Mário de Andrade: um pouco), a Álvaro Lins, a Fernando Sabino ( Cartas a um jovem escritor), a Carlos Drumond de Andrade ( A lição do amigo), a Prudente de Morais Neto, a Pedro Nava ( Correspondente contumaz), a Rodrigo de Melo Franco, e Anita Malfatti. Em todas elas, é possível verificar a surpreendente revelação da personalidade de Mário de Andrade, seus conhecimentos, suas preocupações, sua dedicação à arte, o entusiasmo com que tratava os escritores iniciantes.

Resumo da obra

*Resumo do conteúdo da obra resenhada

Ex: No primeiro capítulo, o autor.... . No segundo..... No terceiro.... Finalmente expõe que ...

CONCLUSÕES DA AUTORIA

*Quais as conclusões a que o autor chegou?

*Exemplo:

Nessa obra, o autor chegou à conclusão que não há mais espaço para o amor no tempo atual, dadas as circunstâncias da vida moderna.

METODOLOGIA DA AUTORIA

*Que métodos utilizou? Dedutivo? Indutivo? Histórico? Comparativo? Estatístico?

Que técnicas utilizou? Entrevista? Questionários?

*Exemplo:

A obra segue o método indutivo, sendo extraídas as conclusões a partir do material empírico particular observado.

REFERENCIAL TEÓRICO

*Que teoria serve de apoio ao estudo apresentado? Qual o modelo teórico utilizado?

*Exemplo:

A obra do autor segue o referencial teórico da retomada neo liberal no campo do Direito do Trabalho, que se desenvolveu no final do século passado.

CRÍTICA DO RESENHISTA

*Julgamento da obra. Qual a contribuição da obra? As idéias são originais? Como é o estilo do autor? Conciso? Objetivo? Simples? Idealista?

*Exemplo:

Em Querida Henriqueta, reunião de cartas de Mário à poetisa Henriqueta Lisboa, Mário é tão generoso quanto o fora em A lição do amigo, tão competente quanto o fora nas cartas a Manuel Bandeira. A exposição é sempre franca, os temas abordados variados e a profundidade e o valor humano notáveis. Para alguns, as cartas de Mário, em seu conjunto, estão no mesmo nível que suas criações literárias

INDICAÇÕES RESENHISTA

*A quem é dirigida a obra? A obra é endereçada a que disciplina? Pode ser adotada em algum curso?

*Exemplo:

As cartas foram escritas de 1939 a 1945, quando Mário veio a falecer. E são mais do que uma fonte de informação ou depósito de idéias estéticas: são um retrato de seu autor, com suas angústias e expansões de alegria, e de emoção e de rigidez comportamental.

LEMBRETES

ÀS VEZES NÃO É POSSÍVEL INSERIR-SE TODOS OS ITENS VISTOS, PORQUE NÃO É POSSÍVEL RESPONDER A TODAS AS INTERROGAÇÕES FEITAS

A RESENHA NÃO PODE SE LIMITAR A APRECIAÇÕES IMPRESSIONISTAS: GOSTEI DISSO, NÃO GOSTEI DAQUILO ETC.

Comentários