Materiais Para Pavimentação (UFSM)

Materiais Para Pavimentação (UFSM)

(Parte 6 de 11)

São perfuratrizes que apresentam rotação contínua e independente, além de

125 m( 5" ).

percussões sobre a broca. Perfuram com diâmetros maiores, 38 m (1 1/2 ) , 89 m (3 1/2 ) e O movimento de rotação é produzido por motor independente. A rotação da broca é reversível para facilitar a adição ou retirada de hastes para alongar ou retirar a broca.

Profs. Valmir Brondani e Rinaldo Pinheiro
Profs. Valmir Brondani e Rinaldo Pinheiro
Profs. Valmir Brondani e Rinaldo Pinheiro

(d) Perfuratrizes de furo-abaixo

Nas perfuratrizes convencionais a esforço de percussão e ou rotação é transmitido à broca pelas hastes. Desta forma quando a profundidade for grande o esforço de percussão tende a ser dissipado, prejudicando com isso e eficiência da perfuração. Para se evitar essa dissipação foram desenvolvidas as perfuratrizes de furo-abaixo. O mecanismo de percussão fica junto da broca.

Vantagens das perfuratrizes de furo-abaixo:

- Não ocorre dissipação de energia - A limpeza é mais eficiente O rendimento em metros de furo é maior para a mesma quantidade de ar comprimido.

Desvantagens das perfuratrizes de furo-abaixo:

- A velocidade de perfuração é menor - A ruptura ou travamento do colar da haste pode significar a perda total do equipamento.

- A vida útil das pastilhas é menor - Não trabalha bem em rochas muito fraturadas A rotação é contínua e produzida por motor que permanece na superfície. Aconselháveis para profundidades maiores que 20 metros e diâmetros de 75 a 125 m.

2.2.8.3.2 Avanços

Só teremos trabalho efetivo de demolição de rocha e desenvolvimento da perfuração se for exercido um esforço sobre a perfuratriz. Esse esforço mais a percussão serão os responsáveis pelo avanço da perfuração. Sem ele a perfuratriz saltita. Pode ser exercido fisicamente pelo operador da perfuratriz ( manuais ) ou mecânico, através dos sistemas de avanço, nas grandes perfuratrizes. Os Sistemas de avanço nas perfurações a céu aberto são:

- Avanços pneumáticos - Avanços de corrente

Avanços pneumáticos É um sistema de avanço acionado por ar comprimido.

Avanços de corrente

Esforço sobre a perfuratriz é exercido mecanicamente por uma corrente que ligada a ela, é tracionada no sentido de provocar pressão da perfuratriz contra a broca e esta contra a rocha.

Avanços de parafuso

O esforço sobre a perfuratriz é exercido por um longo parafuso que substitui a corrente do avanço de corrente.

Profs. Valmir Brondani e Rinaldo Pinheiro

2.2.8.3.3 Locomoção das Perfuratrizes

As perfuratrizes podem sofrer os seguintes tipos de deslocamentos:

Estes deslocamentos podem ser por:

Locomoção Manual

As perfuratrizes manuais (Marteletes ) são operadas e deslocadas manualmente de um furo para outro. Os deslocamentos para abrigar o equipamento durante a detonação e para novas frentes, quando próximas, também são feito manualmente, isto é possível devido ao pequeno peso da perfuratriz. Para deslocamentos distantes o transporte é executado em veículos de carga. Os "benchers" não dotados de rodas, são também deslocados (carregados nos ombros) manualmente, nos dotados de rodas, são tracionados ou empurrados pelo operador.

Locomoção Tracionada

O acoplamento de perfuratrizes à estruturas de suporte com rodas e sistemas de avanços permitiram deslocamentos mais simples e a produção dos equipamentos passou a depender menos da mão-de-obra. A locomoção tracionada permitiu o desenvolvimento de perfuratrizes maiores, de maior produção e mais pesadas.

Locomoção Própria

Após o surgimento no mercado das perfuratrizes de locomoção por tração, o próximo passo na evolução foi a de se montar a perfuratriz e seu avanço sobre uma unidade tratora, isto é, dotou-se a perfuratriz de um sistema de locomoção própria.

As perfuratrizes autopropulsoras podem ser: - Montadas sobre trator ou veículo de uso geral

- Montadas sobre unidade tratora especialmente construída para tal.

Associação de Perfuratriz, Avanço e Locomoção

Profs. Valmir Brondani e Rinaldo Pinheiro

Para perfurar a rocha, necessitamos da perfuratriz que provoca percussões e rotações da broca contra a rocha, de um sistema de avanço que provoca um esforço contínuo sobre a broca, forçando-a a progredir no sentido da perfuração e de um sistema de locomoção que permite o deslocamento da perfuratriz de um furo para outro ou para novas frentes de trabalho. Vejamos, agora, o resultado da associação de perfuratriz, avanço e locomoção.

2.2.8.3.4 Tipos de perfuratrizes

Perfuratrizes Manuais ( Marteletes )

Nos marteletes a percussão e a rotação é produzida mecanicamente, porém, o avanço e os deslocamentos são efetuados pelo operador.

As perfuratrizes manuais são utilizadas para:

- Desmonte de matacões ou aprofundamento de escavações para fundações de obras de arte e edifícios - Perfurações (fogachos ) em pedreiras g - Acabamento de cortes e valas de drenagem

"Bencher"

A associação de uma perfuratriz manual e um avanço pneumático resulta num equipamento denominado de 'bencher" específico para perfurações verticais ou de pequenas inclinações e para furos com mais de 3,0 metros de profundidade. Trabalha com brocas integrais e necessita de furo de ancoragem.

Wagon-drill

A associação de perfuratriz pesada ( 45,0 a 170,0 kg ), de um avanço de corrente e de uma estrutura de suporte dotada de quatro rodas com pneus e uma barra de tração resulta no que denominamos de Wagon-drill.

Apresenta notável evolução pois :

Profs. Valmir Brondani e Rinaldo Pinheiro

São empregados para: - Desmonte de rocha para britagem

Perfuratriz sobre trator

A associação de perfuratriz ou perfuratrizes pesadas, de um avanço de corrente, de um chassi sobre esteiras e motor a ar comprimido de tração própria constitui o que chamamos de "Air-track" ou "Crawler-drill" Apresenta as seguintes vantagens: - perfurações em diversos ângulos e na horizontal

- deslocamentos em terrenos íngremes e desfavoráveis

Profs. Valmir Brondani e Rinaldo Pinheiro

Elas transmitem à rocha os esforços criados na perfuratriz.

Podem ser:

(a) Brocas Integrais

As brocas integrais ou monobloco são aquelas em que os componentes constituem uma peça única , enquanto que as de extensão tem suas partes associadas entre si por luvas.

Partes de uma Broca Integral

- Punho: é a extremidade que penetra e se encaixa no mandril ( Luva ) da perfuratriz (forma exagonal ).

(Parte 6 de 11)

Comentários