(Parte 2 de 2)

Proteoglicano:

O componente protéico dos proteoglicanos é sintetizado por ribossomos e translocada para o lúmen do retículo endoplasmático em bruto . Glicosilação do proteoglicano ocorre no complexo de Golgi em vários etapas enzimática. Primeiro, um link especial tetrassacarídica é anexado a uma serina na cadeia lateral da proteína do núcleo para servir como um primer para o crescimento do polissacarídeo. Em seguida, os açúcares são adicionados um de cada vez por glicosil transferase. O proteoglicano completo é depois exportado em secretoras vesículas da matriz extracelular da célula.

Compostos da parede celular

A parede celular é uma estrutura extracelular que envolve células, sendo composta por diferentes substâncias dependendo do organismo. É uma estrutura que confere proteção à célula pela sua rigidez. A parede celular das plantas verdes (incluindo as plantas vasculares, os musgos e as algas verdes) é formada essencialmente por microfibrilas de celulose. As primeiras camadas formam a parede primária, que mantém a sua elasticidade permitindo que a célula possa crescer. Na parede primária, as microfibrilas não apresentam uma direção definida e encontram-se ligadas por ligações hidrogênio, o que torna a estrutura mais flexível. Novas camadas de celulose depositadas dentro da parede primária geram espessamento da parede, inclusive com impregnação de lignina e formam a parede secundária - com a qual as células não podem mais crescer.

Nos restantes grupos de seres vivos tradicionalmente considerados algas, a parede celular encontra-se normalmente presente e também formada por polissacarídeos, mas que podem ser de tipos diferentes da celulose.

Nas algas vermelhas as paredes celulares são formadas por um complexo de microfibrilhas dentro duma matriz mucilaginosa. Ágar e carragenina são as duas espécies de mucilagem típicas das algas vermelhas.

O ácido algínico (ou alginato) juntamente com celulose são os componentes típicos da parede celular das algas castanhas.

As diatomáceas têm as células protegidas por frústulas compostas por duas peças que se encaixam como os pratos duma caixa de Petri, formadas de sílica opalina, polimerizada.

Os dinoflagelados possuem um invólucro exterior (teca) formado por duas camadas membranosas, no meio das quais se encontra um complexo de vesículas achatadas que, nas formas "tecadas", contêm placas de celulose. Muitas espécies de dinoflagelados, no entanto, apresentam células "nuas" - sem uma verdadeira parede celular.

A constituição da parede celular dos fungos é uma das características que levou à sua separação num reino separado entre os seres vivos - ela é composta por fibras de quitina (polissacarídeo, insolúvel e córneo formado por unidades de N- acetilglicosamina. É o constituinte principal das carapaças dos artrópodes, e está presente, com menor importância, em muitas outras espécies animais.)

As paredes celulares das bactéria são tipicamente compostas por peptidioglicanos (polímeros de polissacarídeos ligados a proteínas como a mureína, com funções protetoras). A parede celular bacteriana contém em algumas espécies infecciosas a endotoxina lipopolissacarídeo (LPS) uma substância que leva a reação excessiva do sistema imunitário

Conclusão

Conclui-se que o estudos dos polissacarídeos é muito importante para o nosso conhecimento, e que eles tem grande importância em nossa vida e também nas dos vegetais.

Bibliografia pt.wikipedia.org/wiki/Polissacarídeo w.infoescola.com › Biologia › Bioquímica wapedia.mobi/pt/Carboidrato w.nutricaoclinica.com.br/.../polissacarideos-na-prevencao-da-doencacardiovascular.html w.bioq.unb.br/htm/textos.../carb_poli.htm pt.wikipedia.org/wiki/Parede_celular pt.wikipedia.org/wiki/Amido anatpat.unicamp.br/taglicogenio.html pt.wikipedia.org/wiki/Glicogênio w.bioq.unb.br/htm/textos.../sint_glicog.htm en.wikipedia.org/wiki/Proteoglycan en.wikipedia.org/wiki/Chitin

(Parte 2 de 2)

Comentários