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Guias e Dicas
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Jogos de quadra, Notas de estudo de Educação Física

jogos e brincadeiras

Tipologia: Notas de estudo

2010
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Compartilhado em 23/04/2010

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Baixe Jogos de quadra e outras Notas de estudo em PDF para Educação Física, somente na Docsity! 1 PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTOS Estância Balneária Secretaria de Educação - Departamento Pedagógico Professores de Educação Física Coordenação: Prof. Ivens Paiva e Profª Rita de Cássia Nascimento Formação - ano 2006 J O G O S D E Q U A D R A SITES COM ATIVIDADES DE QUADRA E SALÃO http://www.tiobill.com.br/ http://www.tiochoquito.com.br/atividades.asp JOGO NOME PÚBLICO-ALVO PÁG 001............ Batida Alegre............................................ Infantil ao 1ºano..................... 03 002............ Pega-Pega Tubarão.................................. 2º e 3 º ano............................... 03 003............ Boliche Humano....................................... Infantil ao 5º ano..................... 04 004............ Caranguejo com corda............................ Infantil ao 1º ano..................... 04 005............ Corrida da Tabuada................................ 1º ao 5º ano.............................. 05 006............ Vôlei pega-pega......................................... 4º ao 9º ano.............................. 05 007............ Reizinho mandou com cores e arcos....... Infantil ao 5º ano..................... 06 008............ Brincadeira da Fila.................................. 1º ao 4º ano............................ 06 009............ Gruda aranha........................................... 1º ao 9º ano............................ 07 010............ Bola numérica.......................................... 1º ao 5º ano............................ 07 011............ Circuito no escuro.................................... 2º ao 5º ano............................ 08 012............ Corridas de bigas..................................... 2º ao 9º ano............................ 08 013............ Acerte a bola............................................. 5º ao 9º ano............................. 09 014............ Caça coelho............................................... 2º ao 5º ano............................. 09 015............ Soletrando no esporte.............................. 4º ao 9º ano............................. 10 016............ Coelhinho muda de toca......................... Infantil ao 1º ano...................... 10 017............ Nunca dois................................................. Infantil ao 1º ano...................... 11 018............ Rabo do gato............................................. Infantil ao 1º ano...................... 11 019............ Dez passes.................................................. 5º ao 9º ano............................. 12 020............ Tênisbol..................................................... 5º ao 9º ano............................. 12 021............ SocoTênis.................................................. 4º ao 9º ano............................. 13 022............ Rei ou Rainha........................................... 1º ao 6º ano............................. 13 023............ Gritaria...................................................... Infantil ao 1º ano...................... 14 024............ Sentou está livre........................................ 1º ano ao 9º ano........................ 14 025............ A ponte do rio que cai.............................. Infantil ao 5º ano...................... 15 026............ Os animais................................................. Infatil......................................... 15 027............ Bola à torre............................................... 4º ano ao 9º ano...................... 16 028............ A caçada.................................................... 2º ano ao 7º ano...................... 16 029............ Tapete mágico........................................... Infantil ao 1º ano..................... 17 030............ Corrida com troca de lugares................. 1º ao 9º ano............................... 17 2 031............ Megavolei ................................................. 4º ao 9º ano .............................. 18 032............ Pega corrente e bolas de gás................... 1º e 2º ano ................................ 19 034............ Tampa-Tampa ......................................... Infantil ao 5º ano .................... 19 035............ Futvoley tablado ...................................... 6º ao 9º ano .............................. 20 036............ Corrida matemática ............................... 2º ao 9º ano .............................. 20 037............ Cadeirobol ............................................... 2º ao 9º ano .............................. 21 038............ Sinhá moça .............................................. 2º ao 5º ano .............................. 21 039............ 040............ 041............ 042............ 043............ 044............ 045............ 046............ 047............ 048............ 050............ 051............ 052............ 053............ 054............ 055............ 056............ 057............ 058............ 059............ 060............ 061............ 062............ 063............ 064............ 065............ 066............ 067............ 068............ 069............ 070............ 071............ 072............ 073............ 074............ 075............ 076............ 077............ 078............ 079............ 080............ 081............ 082............ 083............ 084............ 5 PÚBLICO- ALVO 1º ao 5º ano CLASSIF. JOGOS DE QUADRA NOME CORRIDA DA TABUADA 005 MATERIAL: giz e cones DESCRIÇÃO: dois grupos em fila, com um cone a 3 metros de distância de cada fila. Ao ouvir a tabuada cantada pelo professor (os resultados deverão estar escritos pelo chão espalhados pelo espaço disponível), o primeiro aluno de cada fila deverá correr, pegar o cone e colocá-lo sobre o resultado correto, marcando assim, se acertar, um ponto para sua equipe. OBSERVAÇÕES: Colaboração: prof. Paulo Roberto Silva PÚBLICO- ALVO 4º ao 9º ano CLASSIF. JOGOS DE QUADRA NOME VÔLEI PEGA-PEGA 006 MATERIAL: uma bola grane de plástico, rede de voleibol ou corda DESCRIÇÃO: dividir a turma em duas equipes, não importando o número de participantes. Após o saque, joga-se o jogo normal com no máximo de 3 toques. Quando uma equipe deixar a bola cair, a outra corre atrás e cada integrante pego antes da linha de fundo vale um ponto (mais 1 ponto pela bola que caiu). Após a jogada reinicia-se o jogo com o saque para a equipe que deixou a bola cair. OBSERVAÇÕES: de acordo com as habilidades do grupo, poderá ser trabalhado o câmbio. Colaboração: prof. Luiz Fernando Martins Aquino 6 PÚBLICO- ALVO INFANTIL A 5º ANO CLASSIF. JOGOS DE QUARA NOME REIZINHO MANDOU COM CORES E ARCOS 007 MATERIAL: arcos coloridos DESCRIÇÃO: o educador fala: “reizinho mandou” – e as crianças “fazer o que?” – o educador: “colocar uma mão no arco rosa”. Repetem-se as falas modificando as partes do corpo e as cores dos arcos. Exemplos: um braço no arco azul; um joelho e um pé no arco verde, bumbum e o braço no arco amarelo, e assim por diante, aumentando de forma gradativa as dificuldades. OBSERVAÇÕES: Colaboração: grupo InterAção PÚBLICO- ALVO 1º ao 4º ano CLASSIF. JOGOS DE QUADRA NOME BRINCADEIRA DA FILA 008 MATERIAL: nenhum DESCRIÇÃO: pedir para os alunos fazerem duas ou três filas, de acordo com o número de alunos, por ordem crescente, observando a distância, o alinhamento e a postura. Ao sinal do professor, todos deverão caminhar ou correr pela quadra em diversas direções. A um novo sinal do professor, deverão, o mais rápido possível, retornar a sua fila mantendo a mesma ordem e postura. OBSERVAÇÕES: poderá ser dada uma bola para o primeiro de cada fila e, ao sinal do professor, deverá ser lançada o mais longe possível para que a outra fila corra até a mesma e faça a sua fila. Pode-se também variar as posturas das filas: 1º aluno em pé – 2º aluno sentado – 3º aluno deitado, etc.. Colaboração: grupo InterAção 7 PÚBLICO- ALVO 1º ao 9º ano CLASSIF. JOGOS DE QUADRA NOME GRUDA ARANHA 009 MATERIAL: giz (se necessário) DESCRIÇÃO: em extremos opostos da quadra, marcam-se 2 piques, que devem ser grandes. A meio caminho entre eles marca-se um círculo, onde fica um aluno “aranha”. Os demais ficarão dispersos pela quadra representando as “abelhas”. As “abelhas” andam ou pulam ao redor do círculo zunindo para desafiar a “aranha”. Ao sinal de “gruda aranha”, dado pelo professor a “aranha” corre para tentar pegar as “abelhas”, que fogem em direção aos piques. A “abelha” que for pega deverá substituir a “aranha” OBSERVAÇÕES: a “abelha” pega passa a ajudar a “aranha”, passando então a ter mais de uma “aranha”, até todos serem “aranhas” Colaboração: profa. Adriana R. Paes PÚBLICO- ALVO 2º ao 5º ano CLASSIF. JOGOS DE QUADRA NOME BOLA NUMÉRICA 010 MATERIAL: bola DESCRIÇÃO: colocam-se os alunos em círculo e o professor se posiciona no meio. Com a bola na mão, o professor a lança para um determinado aluno, pronunciando o número 1. O aluno deverá receber a bola sem deixá-la cair e, em seguida lança para outro colega, pronunciando o número 2 e assim por diante. A seqüência deverá ir até o número 9, retornando após para o número 1 novamente. O aluno que errar deverá ir para o centro do círculo, substituindo o professor para reiniciar o jogo. OBSERVAÇÕES: poderão ser usados múltiplos de 2, 3, etc., ou nome de cidades, estados, etc.. Colaboração: prof. José Gilson da Silva Araújo 10 PÚBLICO- ALVO 4º ao 9º ano CLASSIF. JOGOS DE QUADRA NOME SOLETRANDO NO ESPORTE 015 MATERIAL: cones, bolas e coletes DESCRIÇÃO: distribuir os cones pelas extremidades da quadra. Separar os alunos em equipes de números iguais. Cada equipe deverá escolher um capitão para iniciar o jogo. As equipes se espalham pelo campo e o professor lança a bola para o alto. A equipe que pegar a bola deverá realizar passes soletrando o nome do capitão e ao final lançar a bola no cone tentando acertá-lo. A bola só poderá ser tomada pela outra equipe quando estiver no ar, ou no chão. Não poderá ser tomada quando de posse do adversário. O aluno de posse da bola não poderá se deslocar. OBSERVAÇÕES: após cada ponto troca-se o capitão. Quando da perda da bola, a equipe deverá reiniciar o nome do capitão. Colaboração: prof. Ricardo, Neusa e Lenina PÚBLICO- ALVO INFANTIL A0 1º ANO CLASSIF. JOGOS DE QUADRA NOME COELHINHO MUDA DE TOCA 016 MATERIAL: bambolês coloridos. DESCRIÇÃO: cada criança fica dentro de um bambolê, que funciona como toca, ou seja, a casa dele. Ao comando da professora, as crianças trocarão de toca (trocando de lugar com os amigos) e, em seguida, a professora irá afastar algumas tocas. Neste momento a professora brinca: “Ele mudou...que pena!...Tchau!!!...Está tão longe!” A brincadeira irá continuar até a professora afastar todas as tocas, bem distante uma das outras, percorrendo assim um caminho mais longo. OBSERVAÇÕES: com o bambolê, pode-se trabalhar a figura geométrica, o círculo, sendo questionado pelos alunos e comparando com objetos com o mesmo formato. Cores de acordo com as cores do bambolê. Colaboração: profa. Juliana Leão 11 PÚBLICO- ALVO INFANTIL AO 1º ANO CLASSIF. JOGOS DE QUADRA NOME NUNCA DOIS 017 MATERIAL: nenhum DESCRIÇÃO: A classe disposta em um grande círculo. Uma criança fica separada do lado de fora para iniciar a brincadeira. O aluno irá percorrer ao redor do círculo e encostar a mão (batidinha) nas costas de outra criança que esta no círculo. Nesse momento os dois irão correr em lados opostos, até chegarem no lugar vago, ocupando o lugar o primeiro que chegar, e o outro continua a brincadeira. OBSERVAÇÕES: Colaboração: grupo InterAção PÚBLICO- ALVO INFANTIL AO 1º ANO CLASSIF. JOGOS DE QUADRA NOME RABO DO GATO 018 MATERIAL: TNT cortados em tiras de 4cm por 30cm, em duas cores DESCRIÇÃO: dividir os alunos em duas equipes e espalhá-las misturadas pela quadra. Cada criança recebe uma tira de TNT e prende uma das pontas no pé entre o calçado e o calcanhar (sem amarrar). Ao sinal do professor, as crianças deverão capturar as tiras da equipe adversária, pisando na ponta das tiras que estão soltas. A criança que perder sua tira deve sentar (pernas de índio) no meio da quadra. A criança que tiver “rabos” capturados pode entregar às crianças sentadas, recolocando-as no jogo. OBSERVAÇÕES: o jogo não tem fim. Colaboração: Profas Priscila, Rosane e Lais 12 PÚBLICO- ALVO 5º ao 9º ano CLASSIF. JOGOS DE QUADRA NOME DEZ PASSES 019 MATERIAL: bolas de basquete e ou borracha DESCRIÇÃO: dividir os alunos em equipes iguais e lançar a bola para o alto. A equipe que estiver de posse da bola deverá fazer “Dez passes” entre eles para conseguir 1 ponto. A equipe que não está de posse da bola deverá impedir tentando roubar a bola somente quando estiver em jogo. Assim que roubar a bola, deverá iniciar os passes tentando atingir os “Dez passes”. Toda vez que a bola cair ou for roubada, a contagem deverá ser reiniciada. OBSERVAÇÕES: Colaboração: prof. Roberto J. Occhiuto PÚBLICO- ALVO 5º ao 9º ANO CLASSIF. JOGOS DE QUADRA NOME TÊNISBOL 020 MATERIAL: bola de tênis, raquete de frescobol e banco sueco. DESCRIÇÃO: Dividir a quadra com o banco sueco, que funcionará como rede. Pode-se ser jogado de 1 a 4 jogadores. As regras serão parecidas com as de tênis de campo, com diferença para o saque, quando para o início da aprendizagem, a bola deverá ser quicada no chão antes de ser rebatida. A pontuação poderá seguir a mesma do tênis. OBSERVAÇÕES: Colaboração: profa. Marli Sonia G. Parolari 15 PÚBLICO- ALVO Infantil ao 5º ano CLASSIF. QUADRA NOME A PONTE DO RIO QUE CAI 025 MATERIAL: 2 arcos (bambolês), 2 cordas grandes, 2 bolas de basquete e bolinhas de papel feitas pelos próprios alunos. DESCRIÇÃO: dividir os alunos em duas equipes. As cordas são colocadas retas e no centro e, em cada extremidade, ficará um arco, que servirá de ponto de partida, e outro de chegada. Dentro dos arcos de largada, um aluno com uma bola de basquete nas mãos. Os alunos ao fundo da quadra estarão com bolinhas de papel. Ao sinal, os alunos dos arcos atravessarão ao mesmo tempo, segurando a bola e pisando na corda (ponte), não podendo pisar fora (quem pisar fora dará ponto para a outra equipe). Os alunos ao fundo das extremidades da quadra atirarão as bolinhas de papel no aluno da equipe adversária, da cintura para baixo. Cada bolinha acertada é um ponto para a equipe. Todos deverão atravessar a ponte. OBSERVAÇÕES: Obedecer uma distância entre os alunos do fundo da quadra e a ponte. Colaboração: prof. Luiz Fernando M. Aquino PÚBLICO- ALVO Infantil CLASSIF. QUADRA OU SALÃO NOME OS ANIMAIIS 026 MATERIAL: nenhum DESCRIÇÃO: o educador coordena os alunos em círculos. Em seguida irá dizer o nome de um animal e os alunos terão que imitá-lo, através de gestos e sons, utilizando os espaços existentes. OBSERVAÇÕES: o professor poderá mostrar desenhos coloridos dos animais. Colaboração: profa. Adriana Paes 16 PÚBLICO- ALVO BOLA NA TORRE CLASSIF. QUADRA NOME BOLA À TORRE 027 MATERIAL: bolas de borracha e cone grande DESCRIÇÃO: Coloca-se o cone dentro de um círculo no centro da quadra. Um aluno será o guarda da torre (cone). Todos os demais alunos tentam atingir a torre com uma bola (ou mais bolas). O guarda deverá proteger a torre do jeito que puder, com qualquer parte do corpo. Os alunos poderão trocar passes para tentar derrubar a torre. Quem conseguir derrubar passará a ser o guarda. OBSERVAÇÕES: Colaboração: porf. Roberto Juarez PÚBLICO- ALVO 2º AO 7º ANO CLASSIF. QUADRA NOME A CAÇADA 028 MATERIAL: nenhum DESCRIÇÃO: Nos quatro cantos de uma quadra existirão quatro tipos de animais e ao centro está o caçador. Um dos jogadores será escolhido para ser o caçador, os outros, divididos em quatro grupos de animais, sendo que cada animal tem o seu canto. O caçador permanece ao centro. Dado o sinal de início, um monitor, gritará o nome de dois bichos e todos representantes desta espécie deverão trocar de lugar. O caçador irá persegui- los e todos que forem pegos terão pontos a menos para sua equipe! Esta atividade poderá ser realizada várias vezes, algumas com mais de um caçador, e ao final contaremos os pontos de cada equipe. OBSERVAÇÕES: Colaboração: http://www.tiochoquito.com.br/atividades.asp 17 PÚBLICO- ALVO INFANTIL AO 1º ANO CLASSIF. QUADRA NOME TAPETE MÁGICO 029 MATERIAL: folhas de jornal DESCRIÇÃO: o professor deverá dividir os alunos em duas equipes e posicioná-las em fileiras. Os primeiros de cada fila ganharão duas folhas de jornal, colocando uma das folhas no chão e ficando sobre ela. Ao sinal do professor deverão colocar a outra folha a sua frente e subir, apanhando a folha que ficou para trás colocando-a novamente a sua frente, e assim até alcançar determinada marca, retornando a sua fileira e entregando as duas folhas de jornal para o segundo aluno. OBSERVAÇÕES: bambolês poderão ser usados no lugar das folhas. Colaboração: profa. Regina Célia P. Rodrigues PÚBLICO- ALVO 1º ao 9º ANO CLASSIF. QUADRA NOME CORRIDA COM TROCA DE LUGARES 030 MATERIAL: duas bolas ou outro objeto e arcos de acordo com o número de alunos. DESCRIÇÃO: dividir os alunos em dois grupos A e B. Os alunos de cada grupo deverão estar dispostos nos arcos de acordo com o diagrama. Alunos no círculo central (A e B) com a bola na mão. Ao sinal do professor cada aluno passará a sua bola para o primeiro aluno posicionado no arco que deverá passar para o segundo e assim por diante até chegar ao companheiro posicionado no círculo central oposto (A e B). Assim, que receber a bola deverá correr a até o outro círculo e cada aluno deverá trocar de lugar com o companheiro. OBSERVAÇÕES: Colaboração: Prof. Paulo Roberto Silva Bola e troca de lu- gar corrida A A A A A A A B A B B B B B B B 20 PÚBLICO- ALVO 6º AO 9º ANO CLASSIF. QUADRA NOME FUTVOLEY TABLADO 034 MATERIAL: bola e giz DESCRIÇÃO: duas equipes enfrentam-se em um campo de 2m x 2m de cada lado, separados por uma rede de meio metro de altura ou com espaço de de um metro de uma quadra para outra (quando não possuir rede). Trata-se de um mini Futvoley em que é permitido “pingar” a bola no seu campo apenas uma vez (que é opcional). Existe uma área de saque como no Tênis, onde é obrigatório a bola tocar. É permitido um toque por jogador e três por equipe (como no Voley). É permitido o toque de cabeça, joelho, peito, pé (assim como no Futebol). OBSERVAÇÕES: o saque é efetuado com a bola no chão. Obrigatoriamente a bola deverá atingir a área de saque do adversário, e este deverá esperar o toque da bola no chão, onde já contará como um “quique”. Colaboração Prof. Eric Porchat de Assis Rizzo PÚBLICO- ALVO 2º AO 9º ANO CLASSIF. QUADRA NOME CORRIDA MATEMÁTICA 035 MATERIAL: questões matemáticas e resultados feitos em papel cartão DESCRIÇÃO: dividir a turma em duas, três ou quatro colunas, e distribuir questões matemáticas a todos os participantes. Ao sinal o primeiro da coluna corre para procurar o resultado em um local pré-determinado. Assim que encontrar corre e entrega para o professor, voltando ao final de sua coluna. O segundo da coluna parte a procura do seu resultado e assim por diante. Vence a equipe que acertar o maior numero de questões. OBSERVAÇÕES: poderão ser usadas questões de outras disciplinas. Colaboração: Grupo InterAção 21 PÚBLICO- ALVO 2º AO 9º ANO CLASSIF. QUADRA OU SALÃO NOME CADEIROBOL 036 MATERIAL: seis cadeiras e uma bola. DESCRIÇÃO: colocar 3 cadeiras de cada lado da quadra, uma ao lado da outra a uma distância de aproximadamente 3m uma da outra. Dividir os alunos em equipes. Três alunos de cada equipe ficarão sentados nas cadeiras. O objetivo da equipe é fazer com que a bola, através de passes (com as mãos ou com os pés), chegue até os alunos que estão sentados nas cadeiras. As cadeiras das pontas valem um ponto e a cadeira do meio vale três pontos. Estipular algumas regras: - o aluno com a bola não pode ser tocado; - o aluno que estiver com a bola não pode ficar mais de 5 seg. com a bola; - o aluno da cadeira não poderá levantar-se para receber a bola. OBSERVAÇÕES: estimular o grupo a criação de novas regras. Colaboração: Luiz Fernando Martins Aquino PÚBLICO- ALVO 2º AO 5º ANO CLASSIF. QUADRA NOME SINHÁ MOÇA 037 MATERIAL: nenhum DESCRIÇÃO: um aluno vai ser o “feitor” (poderá depois colocar dois feitores para dificultar), os outros serão os escravos que vão estar na senzala (lugar determinado pelo professor). Eles irão fugir e tentar chegar no Quilombo (outro lugar determinado pelo professor). O feitor tentará pegar o escravo fugitivo. Quem for pego deverá permanecer sentado no mesmo lugar que foi aprisionado pelo feitor. O escravo aprisionado poderá ser salvo por outro escravo que deverá passar a perna por cima (estilo golpes de capoeira) deste para libertá-lo. OBSERVAÇÕES: antes de explicar a brincadeira, conte um pouco sobre a escravidão, essa época, a história do país, como surgiu a capoeira, etc.. Caso aja cadeirantes ou qualquer outro aluno com dificuldades o aluno passará o braço por cima do escravo aprisionado. Colaboração:Profa. Ludmila C. A. Galvão 22 PÚBLICO- ALVO 2º AO 5º ANO CLASSIF. QUADRA NOME AMEBA 038 MATERIAL: uma bola DESCRIÇÃO: este jogo mistura um pouco da queimada e do alerta. Os alunos se distribuem pela quadra. Um aluno começa com a bola, podendo dar de 2 a 3 passos e arremessa a bola tentando queimar os outros alunos. Se não pegar em ninguém qualquer um pode pegar a bola e fazer o mesmo. O aluno que for queimado fica sentado no mesmo lugar. Se a bola estiver próximo dele poderá pegá-la para voltar ao jogo. A segunda maneira de se salvar é se alguém passar a bola para ele, e a terceira maneira é ele encostar a mão em outro aluno que estiver próxima dele. OBSERVAÇÕES: pode-se colocar mais de uma bola. Colaboração:Profa. Ludmila C. A. Galvão PÚBLICO- ALVO CLASSIF. NOME 039 MATERIAL: DESCRIÇÃO: OBSERVAÇÕES:
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