(Parte 1 de 18)

O Que a Bíblia Diz?

© Dennis Allan - 1997, 1998, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006© Gary Fisher, 1994, 1995, 1996

2006 O que quer dizer “lepra” na Bíblia?Havia perdão de pecados antes da morte de Jesus?O que significa “segundo a ordem de Melquisedeque”?Um solteiro pode ser pastor?O que quer dizer “culto racional” em Romanos 12:1?Sinais sempre são confiáveis?Jesus Revogou a Lei do Antigo Testamento?Os Ensinamentos de Jesus Devem Ser Aplicados Hoje?Como alguém pode preencher “o que resta das aflições de Cristo”? Jesus ficou no túmulo durante três dias e três noites?

2005O que é a“sombra do Onipotente”?Por que pessoas na Bíblia vestiam-se de pano de saco?Moisés viu a face de Deus?Eu preciso “freqüentar uma igreja”?Por que Deus proibiu imagens e depois mandou fazer querubins?É pecado dançar? Precisamos estudar a Bíblia? Precisamos ser ensinados?A lei de Deus sempre foi a mesma para todas as pessoas?A vontade de Deus sobre o casamento aplica-se a todos?Condenar “muito” autoriza “pouco”?É errado usar traduções do nome de Deus? Devemos obedecer os nossos pais incrédulos?

2004Evangelistas devem receber sustento financeiro?Como podemos mostrar a constância de Cristo?Quem escreveu o livro de Salmos, e quando?Como uma igreja deve usar o seu dinheiro?O que devo fazer com as minhas dúvidas sobre Deus?Ananias e Safira foram condenados por não dar o dízimo?Existe alguma condição para se batizar?Quem era Maria Madalena?Quando Jó viveu?Por que os homens em Éfeso foram batizados duas vezes?O que significa circuncisão? Para que servia?Se o casamento com divorciados é pecado, por que muitas igrejas o aceitam?

2003Uma Pessoa Batizada Corretamente Pode se Desviar Depois?Quem é o Anticristo?Satanás Domina Pessoas Hoje como o Fazia no Novo Testamento?Atos 15 Autoriza Conferências de Igrejas?Os apóstolos esperavam a volta de Cristo na época deles?Como devemos enxergar a numerologia?A teoria da evolução é fato comprovado?É certo suicidar-se? Maria é Mãe de Deus?Qual a diferença entre pastor, bispo e presbítero?Quem é o "Renovo" da profecia?Deus excluiu algumas pessoas do seu plano da salvação?

2002A Lei do Velho Testamento Autorizou o Aborto?A Salvação: Presente ou Futuro?Por que Jesus chamou Pedro de Satanás?Temos Direito de Mandar em Deus?O que significa ter o nome no Livro da Vida?Por que Jesus lavou os pés dos apóstolos?É errado repreender homens idosos?Deus criou o mal?Existe hierarquia de demônios?Os companheiros de Saulo ouviram a voz de Jesus?O que Quer Dizer "Dia do Senhor"?O que Fazer Quando Não Se Conhece Nenhuma Igreja que Segue a Bíblia?

2001O purgatório existe?Quantos endemoninhados gadarenos foram curados por Jesus?Na parábola do joio, Jesus ensina que devemos tolerar pecadores na igreja?Temos que vender tudo para seguir a Cristo?O que quer dizer "santificar" em 1 Coríntios 7:14?Todas as pessoas que viviam antes de Cristo foram perdidas?Samuel tinha direito de oferecer sacrifícios a Deus?Por que confessar pecados?O que se deve fazer quando sua igreja segue doutrinas do Velho Testamento?Deus confundiu as línguas dos homens na torre de Babel?Como Explicar a Trindade?Por que João batizou em Enom?

2000Deus tem um único nome certo?Quando vai começar a Grande Tribulação?Quem criou o mundo: Deus Pai ou Jesus?Quem é Gogue de Magogue?Por que a Bíblia contém quatro evangelhos?Qual a atitude bíblica sobre o zodíaco?Por que Jesus proibia que pessoas falassem sobre ele?O que quer dizer "filho do homem"?É pecado julgar?Todas as coisas são lícitas?O que quer dizer "encher a medida dos pecados"?Quando Jesus entrou no Santo dos Santos no céu?

1999O que quer dizer "vinho" na Bíblia?É errado ouvir música como entretenimento?O que é o batismo com fogo prometido por João Batista?Jesus merece adoração?O que é um "diácono"?O batismo é obra de justiça?O que quer dizer "piedade" no Novo Testamento?Quem são os "guias" de Hebreus 13?Por que não deve ter muitos mestres?A mulher cristã pode usar jóias?Como podemos evitar associação com os que abandonam Cristo?Qual foi o propósito dos milagres na Bíblia?

1998Os presbíteros podem curar todas as doenças?Como podemos fazer tudo em nome do Senhor Jesus?O que Jesus quis dizer quando disse para não dar "aos cães o que é santo"?Até que ponto vai a supervisão dos pastores?O Que Quer Dizer "Escrituras"?Será que a história de Jonas aconteceu mesmo?Na cruz Jesus gritou: "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" Por quê?Quem são os 144.000 do livro de Apocalipse?Davi herdou o pecado?Quem é "Lúcifer"?Como é possível destruir a carne e salvar o espírito? (1 Coríntios 5:5)João Batista era Elias?

1997O Que Diz a Bíblia sobre Homossexualismo?O que quer dizer "aio" em Gálatas 3:24-25?Quais são as qualificações bíblicas de um pastor?É a aspersão uma forma aceitável de batismo?É Errado Ser Rico?Deus pode arrepender-se?É errado consultar os mortos?Tenho que ser batizado com o Espírito Santo para ser salvo?Em que sentido é Jesus "o primogênito de toda a criação"?É errado doar órgãos?O que a Bíblia diz sobre o Natal?

1996Pode um seguidor de Cristo comer sangue?Jesus teve irmãos?O que se deveria fazer quando se está em uma igreja que não está certa?É pecado ver televisão?Há apóstolos hoje em dia?Algum povo continuará a viver na terra para sempre?É verdade que "uma vez salva, salvo para sempre"?Quando duas pessoas que estao vivendo juntas, "amigadas", querem vier a Cristo, oque devem fazer?A ignorancia da verdade e desculpa para a desobediencia?Jesus reinara no trono de Davi?Que tipo de pao devera ser usado na Ceia do Senhor?O que era o espinho na carne de Paulo?

1995Quem pode ser um discipulo?Como posso provar o evangelho a alguém que não crê na Bíblia?O que é blasfêma contra o Espírito Santo?Qual é a vontade de Deus para os jovens que estão namorando?Deus fala hoje em dia diretamente com os homens?As crianças nascem no pecado?O que é um hipócrita?Como alguém pode tornar-se um pastor?Deus predestinou a salvação do homem?Deveriam os cristãos jejuar?Deve o batismo ser em nome de Jesus?De que modo os cristãos deveriam saudar um ao outro?

1994Estão erradas as discordâncias religiosas?Quanta devoção deveria ser dada a um pregador?É a vontade de Deus que seus filhos sejam prósperos e saudáveis?Como crescer espiritualmente?Deveriam as crianças ser batizadas?Onde Caim encontrou sua esposa?Deveria ser dado um tratamento especial a Maria?O que a Bíblia ensina sobre a situação dos mortos?Poderei ser salvo como o ladrão na cruz?O amor é mais importante do que a verdade?O que significa a palavra "igreja"?Serão salvas as pessoas de religiões não cristãs?

2006

O que quer dizer “lepra” na Bíblia?

A Bíblia, especialmente no Velho Testamento, fala muitas vezes sobre o problema de lepra. Quando se fala de pessoas leprosas, a palavra significa uma doença da pele, e pode abranger tipos diferentes de doenças. Em outros casos, a mesma palavra fala de manchas em roupas ou paredes, algo que nós poderíamos chamar hoje de fungo ou mofo.

Na lei que Deus deu aos israelitas, uma pessoa leprosa foi considerada imunda (Levítico 13:2-3). A doença foi vista como uma praga. Às vezes, a praga foi enviada por Deus para repreender o povo desobediente (Levítico 14:34).

As instruções sobre a lepra, obviamente, serviam para conter uma doença maligna, mesmo séculos antes de cientistas compreenderem como doenças se espalham.

Mas há um segundo – e mais importante – motivo para falar tanto sobre a lepra no Velho Testamento. Há, pelo menos, duas lições espirituais das ordens sobre a lepra:

A importância da obediência. Entre as últimas orientações dadas por Moisés ao povo de Israel são estas palavras: “Guarda-te da praga da lepra e tem diligente cuidado de fazer segundo tudo o que te ensinarem os sacerdotes levitas; como lhes tenho ordenado, terás cuidado de o fazer” (Deuteronômio 24:8).

A necessidade de distinguir entre o limpo e o imundo. A chave ao entendimento deste significado da lepra aparece em Levítico 14:54-57 – “Esta é a lei de toda sorte de praga de lepra, e de tinha, e da lepra das vestes, e das casas, e da inchação, e da pústula, e das manchas lustrosas, para ensinar quando qualquer coisa é limpa ou imunda. Esta é a lei da lepra.”

Deus usou coisas físicas – sejam doenças, questões de higiene ou diferenças entre animais – para ensinar princípios espirituais.

Quando foi descoberta a imundícia da lepra, não mediam esforço para se livrarem dela. Pessoas leprosas foram publicamente identificadas e afastadas da congregação para não contaminar outros. Quando as tentativas de purificar as casas não foram bem-sucedidas, foi necessário derrubar casas inteiras para não deixar a praga se espalhar (Levítico 14:43-45).

As mesmas leis sobre a lepra não se aplicam hoje, mas os princípios que aprendemos delas têm muita importância para nós.

Devemos ser obedientes a todas as instruções que o Senhor nos deu. E quando a imundícia do pecado invade a nossa vida, devemos agir com urgência para eliminá-lo, mesmo se forem necessárias medidas radicais.

Sejamos santos, para a glória do nosso Senhor perfeito e santo (1 Pedro 1:14-16; 2 Coríntios 6:17-18).

–por Dennis Allan

Havia perdão de pecados antes da morte de Jesus? 

O Novo Testamento afirma que Jesus Cristo é o único caminho à salvação. Ele disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6). Pedro acrescentou: “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (Atos 4:12).

Antes de Jesus, houve pecado e condenação. Todos pecaram (Romanos 3:23) e mereceram a morte espiritual (Romanos 6:23). Paulo diz que a lei do Antigo Testamento mostrou o problema (Romanos 3:20; Gálatas 3:22), e que a fé em Jesus Cristo é a solução (Gálatas 3:23-27; Romanos 3:24-26). Nesta última citação, ele comenta sobre a necessidade do sangue de Jesus para fazer propiciação pelos nossos pecados.

Como, então, pode se falar de perdão antes da morte de Jesus? Quando Moisés revelou as instruções sobre holocaustos e outros sacrifícios, ele disse que os pecados do povo seriam perdoados por meio dessas ofertas (Levítico 4:20,26,31,35; 5:10,13,16,18; 6:7; etc.). João Batista, alguns anos antes do derramamento do sangue de Jesus, pregou “batismo de arrependimento para remissão de pecados” (Marcos 1:4).

Se já existiam meios para perdoar pecados, por que Jesus se sacrificou na cruz? O livro de Hebreus esclarece esta questão. Ele nos ensina que:

 Os sacrifícios anteriores não foram suficientes para perdoar pecados: “Nesses sacrifícios faz-se recordação de pecados todos os anos, porque é impossível que o sangue de touros e de bodes remova pecados” (10:3-4).

 Os pecados cometidos sob o Velho Testamento foram perdoados pela morte de Jesus: “Por isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança, a fim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados” (9:15).

Para ilustrar o significado destes trechos, podemos usar a prática comum de pagar dívidas com cheques pré-datados. Os sacrifícios do Antigo Testamento e o batismo de João foram como cheques pré-datados assinados com a confiança que o sangue de Jesus seria “depositado na conta” na data certa. Foram condicionados no sacrifício futuro de Jesus.

Hoje, é diferente. Quando demonstramos a fé pelo arrependimento e o batismo para remissão dos pecados (Atos 2:38), confiamos no depósito que já foi feito no Calvário, e recebemos o perdão dos nossos pecados.

–por Dennis Allan

O que significa “segundo a ordem de Melquisedeque”?

Davi profetizou, mil anos antes do nascimento de Jesus, que o Messias seria “sacerdote para sempre segundo a ordem de Melquisedeque” (Salmo 110:4). O autor de Hebreus cita esta profecia várias vezes, e explica o seu significado em relação à superioridade total de Jesus.

A “ordem de Melquisedeque” não se refere a algum tipo de sociedade secreta ou mística como a Rosa Cruz, os Maçons ou os Templários. Não é alguma organização preservada desde a antigüidade, nem uma classe de sacerdotes na igreja do Senhor. A expressão “segundo a ordem de Melquisedeque” significa que o sacerdócio de Jesus é do mesmo tipo, ou parecido com, o sacerdócio de Melquisedeque.

Melquisedeque aparece na história bíblica, e some logo em seguida. Ele era rei de Salém e sacerdote de Deus (Gênesis 14:18). Abençoou Abraão e recebeu o dízimo dele depois da vitória do patriarca contra Quedorlaomer.

As Escrituras não relatam nada sobre antepassados nem descendentes de Melquisedeque (o ponto de Hebreus 7:3). Ele servia como sacerdote antes do nascimento de Isaque, então não era descendente da tribo de Levi (um dos netos de Isaque). Era sacerdote aprovado por Deus, independente de linhagem.

Deus fez algumas coisas no Velho Testamento pensando na vinda de Jesus, e assim ajudando o povo a entender a missão de Cristo. Os comentários em Gênesis e Salmos sobre Melquisedeque mostraram a possibilidade de ter um sacerdote que não era sujeito à Lei dada aos israelitas no Monte Sinai. É exatamente isso que o autor de Hebreus nos mostra, usando Melquisedeque como tipo de Cristo.

Jesus não podia ser sacerdote no sistema dado no Monte Sinai (Hebreus 8:4). O fato de Deus ter declarado Jesus sacerdote eterno serve de prova de mudança de lei: “Pois, quando se muda o sacerdócio, necessaria-mente há também mudança de lei” (Hebreus 7:14). “Agora, com efeito, obteve Jesus ministério tanto mais excelente, quanto é ele também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas” (Hebreus 8:6).

Salmo 110, como o autor de Hebreus bem explica, aponta para o perfeito Rei e eterno Sacerdote, Jesus Cristo. Qualquer ensinamento que procura preservar algum sacerdócio humano segundo a ordem de Melquisedeque (como fazem, por exemplo, os mórmons), age por autoridade humana, e não divina (cf. Gálatas 1:10; 2 João 9), e diminui a importância de Jesus Cristo como o eterno e suficiente Sumo Sacerdote.

– por Dennis Allan

Um solteiro pode ser pastor?

Algumas igrejas permitem e outras exigem que seus pastores sejam solteiros. O que Deus revelou sobre esta questão?

Jesus Cristo, o Supremo Pastor (1 Pedro 5:4) concedeu servos conhecidos como pastores e mestres para ajudar os santos (Efésios 4:11). Os homens que pastoreiam são chamados, também, de presbíteros (anciãos em algumas traduções) e bispos (1 Pedro 5:1-2; Atos 20:17,28).

O Espírito Santo foi específico e detalhado nas qualificações destes servos. Encontramos listas de características deles em 1 Timóteo 3:1-7 e Tito 1:5-9. Para as pessoas que realmente querem agradar ao Senhor, estes trechos resolvem a questão de pastores solteiros. Paulo disse a Timóteo: “É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher” (1 Timóteo 3:2). Na sua carta a Tito, começou a lista de qualificações dos presbíteros com as mesmas palavras: “alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes” (Tito 1:6).

Pastores, então, devem ser casados e pais de filhos crentes.

Para defender a prática comum de escolher pastores sem estas qualidades, os homens recorrem a vários argumentos. Vamos considerar algumas questões:

Paulo não foi casado. Paulo foi fiel no seu trabalho de apóstolo e ministro (servo) de Cristo (Atos 26:16; Colossenses 1:1,23), mas, nas Escrituras, ele nunca é chamado de bispo, presbítero ou pastor. Os outros apóstolos eram casados (1 Coríntios 9:5). Por isso, não nos surpreende descobrir que alguns deles serviam, também como presbíteros (1 Pedro 5:1; 2 João 1; 3 João 1).

Timóteo e Tito não foram casados. Não há referência a estes evangelistas como casados, mas também não há nenhuma passagem que os chama de pastores! O costume de chamar as cartas a estes evangelistas de “epístolas pastorais” cria uma certa confusão, porque foge da linguagem bíblica. Na Bíblia, nem o autor nem os destinatários dessas cartas são chamados de pastores!

Paulo disse que solteiros podem servir melhor (1 Coríntios 7:1-7). O conselho de Paulo foi dado em relação a “todos os homens” (7:7) especifi-camente por causa de uma “angus-tiosa situação presente” (7:26). Não deve ser interpretado de uma maneira que contradiga outras passagens que incentivam o casamento (1 Timóteo 5:14) e que especificamente exigem que presbíteros sejam casados (1 Timóteo 3:2; Tito 1:6).

Pastores solteiros? Não na igreja do Senhor! 

– por Dennis Allan

O que quer dizer “culto racional” em Romanos 12:1?

Apresentar os nossos corpos a Deus é o nosso “culto racional” (Romanos 12:1). Qual o significado desta expressão? Para entender o termo usado por Paulo, devemos compreen-der as duas palavras que ele empregou.

Culto traduz uma palavra grega (latreia)que aparece cinco vezes no Novo Testamento. Na Almeida Revista e Atualizada 2ª Edição, é traduzida “culto” em João 16:2; Romanos 9:4 e 12:1 e “serviço(s) sagrado(s)” em Hebreus 9:1 e 6. Significa serviço. Pode ser o serviço de obediência a Deus em geral, ou pode se referir, como nas duas citações em Hebreus 9, aos atos específicos de louvor dirigidos a Deus. Assim, a palavra culto, em nosso uso hoje, corretamente descreve o serviço dado ao Senhor quando cristãos o adoram. Mas, a mesma palavra pode abranger qualquer ato de obediência que honra o nome de Deus.

Racional vem da palavra grega logikos. Nesta palavra, não é difícil ver a idéia da lógica ou raciocínio. Este adjetivo aparece, no Novo Testamento, somente aqui e em 1 Pedro 2:2, onde descreve o leite espiritual. A forma do substantivo (logos), porém, aparece mais de 300 vezes no NT, e é traduzida por termos como palavra, conta, ensinamento, modo, ditado, testemunho, verbo, etc. A idéia principal tem a ver com discurso e raciocínio.

O que é, então, o nosso culto racional? Uma vez que entendemos o que Deus tem feito por nós, faz sentido nos dedicar a ele em obediência e serviço. O uso da palavra “pois” em Romanos 12:1 mostra que este serviço razoável se baseia nas coisas ditas anteriores. Paulo acabou de falar sobre a profundidade da riqueza de Deus, que nos criou e nos deu a salvação de graça (Romanos 11:33-36). Por isso, devemos nos dedicar ao Senhor.

(Parte 1 de 18)

Comentários