As tecnicas construtivas de uma edificação

As tecnicas construtivas de uma edificação

(Parte 1 de 2)

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E ARQUITETURA

CURSO ARQUITETURA E URBANISMO

AS TÉCNICAS CONSTRUTIVAS DE UMA EDIFICAÇÃO:

Dos Serviços Preliminares à Cobertura

Salvador

2008

BRUNA MOTA DA MATTA

DAÍSE FERNANDES DA CUNHA SILVA

IURE SANTOS PESSOA

JOHN LENNON DE ARAUJO CARNEIRO

AS TÉCNICAS CONSTRUTIVAS DE UMA EDIFICAÇÃO:

Dos Serviços Preliminares à Cobertura

Elaboração do relatório de pesquisa para a disciplina Técnicas Construtivas I da Universidade Salvador – UNIFACS.

Orientador: Prof. Zilteman Antônio Wanderley, Msc.

Salvador

2008

CONSTRUÇÃO

... Amou daquela vez como se fosse o últimoBeijou sua mulher como se fosse a únicaE cada filho seu como se fosse o pródigoE atravessou a rua com seu passo bêbadoSubiu a construção como se fosse sólidoErgueu no patamar quatro paredes mágicasTijolo com tijolo num desenho lógicoSeus olhos embotados de cimento e tráfegoSentou pra descansar como se fosse um príncipeComeu feijão com arroz como se fosse máquinaDançou e gargalhou como se fosse o próximoE tropeçou no céu como se ouvisse músicaE flutuou no ar como se fosse sábadoE se acabou no chão feito um pacote tímidoAgonizou no meio do passeio náufragoMorreu na contramão atrapalhando o público...”

(Chico Barque de Hollanda: 1971; Universal Music)

RESUMO

A construção de edificações difere em muito de outras atividades e negócios, difere inclusive das demais obras no ramo da Engenharia Civil. É necessário que se tenha uma organização aliada a um sincronismo, bem como uma fiscalização rigorosa em todas as fases da obra tudo com o intuito de chegar ao resultado final exatamente como o planejado. A arte de construir reúne uma população de profissionais, parque de máquinas, materiais e suas técnicas de execução que associados produzem, com efeito, a obra desejada. Conhecer antes de tudo como funcionam as técnicas construtivas de uma edificação desde a simples limpeza do terreno até a entrega da mesma, não se restringe apenas àqueles que diretamente lidam com a construção civil, mas a todas as pessoas que técnicas ou não, necessitam executar, administrar ou contratar serviços de obras civis. São visíveis os diversos os avanços da tecnologia de materiais e equipamentos da construção civil, embora muito mais evidente e rápido a partir da segunda metade do século 20 (com os avanços na tecnologia do concreto armado), o perfil de cada obra define a tipologia a ser adotada por conseqüência a ser executada até o final.

Palavras-Chave: Construção Civil – Técnicas Construtivas – Avanços Tecnológicos - Edificações.

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - Obra Residencial Vivai Imbuí - Foto John Lennon 9

Figura 2 - Obra Residencial Vivai Imbuí - Foto John Lennon 10

Figura 3 - Obra Fit Residencial - Foto John Lennon 12

Figura 4 - Obra Residencial - Foto John Lennon 13

Figura 5 - Obra Alpha Park Life Style - Foto John Lennon 15

Figura 6 - Boulevard Residencial - Foto Daíse Cunha 17

Figura 7 - Obra Vila Toscana - Foto Daíse Cunha 18

Figura 8 - Obra Residencial - Foto Iure Pessoa 20

Figura 9 - Obra Ambulatório Hospital Espanhol - Foto Iure Pessoa 21

SUMÁRIO

Figura 1 - Obra Residencial Vivai Imbuí - Foto John Lennon 9 5

Figura 2 - Obra Residencial Vivai Imbuí - Foto John Lennon 10 5

Figura 3 - Obra Fit Residencial - Foto John Lennon 12 5

Figura 4 - Obra Residencial - Foto John Lennon 13 5

Figura 5 - Obra Alpha Park Life Style - Foto John Lennon 15 5

Figura 6 - Boulevard Residencial - Foto Daíse Cunha 17 5

Figura 7 - Obra Vila Toscana - Foto Daíse Cunha 18 5

Figura 8 - Obra Residencial - Foto Iure Pessoa 20 5

Figura 9 - Obra Ambulatório Hospital Espanhol - Foto Iure Pessoa 21 5

1 INTRODUÇÃO 8

2 PERFIL das Obras VISITADAS 9

2.1 Empreendimento: RESIDENCIAL VIVAI IMBUÍ 9

2.2 Empreendimento: FIT RESIDENCIAL 11

2.3 Empreendimento: RESIDENCIAL 12

2.4 Empreendimento: ALPHA PARK LIFE STYLE 14

2.5 Empreendimento: BOULEVARD RESIDENCE 15

2.6 Empreendimento: VILA TOSCANA 17

2.7 Empreendimento: Residencial 19

2.8 Empreendimento: Ambulatório do Hospital Espanhol 21

3 Análise Crítica 23

4 Conclusões 24

5 Bibliografia 25

1INTRODUÇÃO

Entendemos por técnica construtiva como a parte da engenharia que estuda as etapas de execução das obras com suas diversas alternativas, esclarecendo quais as mais adequadas dependendo das condições da obra.

É interessante observar que nos últimos anos, estamos assistindo a uma preocupação significativamente crescente com o planejamento e principalmete com as tipologias e materiais empregados nos novos empreendimentos, num grau de acompanhamento da evolução econômica e cultural do país. A medida que essas técnicas e metodologias construtivas passam a ocupar um lugar de destaque, torna-se necessário ou até mesmo indispensável a qualificação de profissionais para a garantia da melhor execução dos serviços da construção.

Em resumo, essa pesquisa e trabalho de campo tem por finalidade ir ao encontro com essas técnicas, fazendo compreender que as evoluções das técnicas construtivas podem superar as diversas informações aqui apresentadas, porém mostrando as necessidades e fundamentos básicos para o desenvolvimento dos serviços nas obras.

2PERFIL das Obras VISITADAS

2.1Empreendimento: RESIDENCIAL VIVAI IMBUÍ

Empresa Responsável: Construtora Gráfico Empreendimentos

Localização: Imbuí

Serviços Encontrados: Fundações Profundas em Estacas de Concreto.

Data da Visita: 05/06/2008

Figura 1 - Obra Residencial Vivai Imbuí - Foto John Lennon

Material empregado neste serviço: O material que nesse momento se encontra empregado na obra são as estacas de concreto, que já são pré-fabricadas e chegam à obra pronta para serem utilizadas. Estas estacas são caracterizadas por ser uma alternativa construtiva para fundações profundas, e suas juntas são realizadas através da soldagem de anéis metálicos nas suas extremidades, que permitem a cravação até a profundidade estabelecida pelo projeto. Seu modo de construção é similar ao das estacas metálicas, onde é feita a locação da fundação, depois se posiciona o bate-estaca, a estaca e começa cravação. Ao atingir um ponto referido no projeto é feita a montagem de uma viga baldrame que servirá de ligação entre a fundação e a construção.

Ferramentas Utilizadas nessa Obra:Nesta obra, podemos apreciar a utilização do bate-estaca, que se trata de um maquinário pesado com a função de cravar estacas no solo, através de batidas consecutivas sobre a “cabeça” da mesma, que fica protegida por uma peça conhecida como capacete. Além disso, podemos observar a utilização de ferramentas de uso manual como pás e enxadas para auxílio em escavações e acertos de terreno.

Mão-de-obra utilizada na realização dos serviços:Nesta fase da obra existe a utilização de mão-de-obra operária, que trabalham na marcação do gabarito, no posicionamento das estacas e no cravamento das mesmas.

Impacto do Projeto Arquitetônico na Execução da Obra:Com a construção desse empreendimento na região, haverá um maior fluxo de carros e pessoas na área, o que ajudará no desenvolvimento da região, além de proporcionar novos serviços futuros.

Figura 2 - Obra Residencial Vivai Imbuí - Foto John Lennon

2.2Empreendimento: FIT RESIDENCIAL

Empresa Responsável: OAS / GAFISA

Localização: Imbuí

Serviços Encontrados: Sondagem, movimento de terra, locação de obra, escavação, fundações em estacas de concreto.

Data da Visita: 05/06/2008

Material empregado neste serviço: Os materiais que atualmente se encontram empregados na obra são barrotes de madeira para montagem do gabarito, que é uma estrutura em madeira construída em volta da área onde será levantada a edifição, para auxiliar na locação de seus principais pontos, e as estacas de concreto, que por enquanto está lá para realizações de testes de ruptura.

Ferramentas Utilizadas nessa Obra:Nesta obra podemos apreciar a utilização do bate-estaca, que se encontra no local para realização de teste de rupturas, mas que futuramente irá cravar as estacas no solo; uma escavadeira, que é um maquinário pesado, que está sendo utilizado para o corte do terreno; o prumo de centro, que é utilizado na marcação dos centros das futuras fundações; o trado-cavadeira, que nada mais é que o equipamento utilizado para realização de sondagens no terreno; além de ferramentas de uso manual, tais como pás e enxadas para auxílio em escavações e acertos de terreno.

Mão-de-obra utilizada na realização dos serviços:nesta fase da obra existe a utilização de mão-de-obra operária, que trabalham na marcação do gabarito, na realização da sondagem e no corte do terreno, seja ele feito manualmente ou com emprego de máquinas pesadas.

Impacto do Projeto Arquitetônico na Execução da Obra: com a construção desse empreendimento na região, por estar localizado em uma área ainda não muito construída, haverá um maior fluxo de carros e pessoas na área, o que ajudará no desenvolvimento, além de proporcionar novos serviços futuros.

Figura 3 - Obra Fit Residencial - Foto John Lennon

2.3Empreendimento: RESIDENCIAL

Empresa Responsável: Rei dos Reis Incorporações

Localização: Imbuí

Serviços Encontrados: Instalações Hidrosanitárias, Elétricas, Revestimento, Esquadrias.

Data da Visita: 05/06/2008

Figura 4 - Obra Residencial - Foto John Lennon

Material empregado neste serviço:

Ferramentas Utilizadas nessa Obra:

Mão-de-obra utilizada na realização dos serviços:

Impacto do Projeto Arquitetônico na Execução da Obra:

2.4Empreendimento: ALPHA PARK LIFE STYLE

Empresa Responsável: OAS / GAFISA

Localização: ALPHAVILLE

Serviços Encontrados: Fundações Estacas do Tipo Broca, Sapatas e Tubulões armados.

Data da Visita: 05/06/2008

Material empregado neste serviço:

(Parte 1 de 2)

Comentários