Pisca-pisca electrónico com LEDs e o 5

(Multivibrador astável) Esquema

Lista de material

R1 = 1,5KΩ ¼ W R2 = 330 KΩ ¼ W R3,4 = 470 Ω ¼ W C1 = 4,7 µF 16V

L1 = LED Ø5mm vermelho L2 = LED Ø5mm verde IC1 = NE555

Diversos Placa de circuito impresso – 3,5 x 3,3 cm Fio condutor flexível (vermelho e preto)

Funcionamento

O circuito integrado 5 é muito usado na construção de circuitos multivibradores, dada a facilidade com que se podem projectar estes circuitos e o seu baixo custo.

A figura seguinte representa a sua estrutura interna simplificada.

Enquanto a entrada "Limiar" (Threshold) (pino 6) estiver num nível inferior a 2/3 de Vcc, a saída do comparador permanecerá no nível baixo. Quando esta tensão for superada, a saída do comparador passará para nível alto, impondo na saída do Flip Flop nível alto. O transístor de descarga fica directamente polarizado, passando à condução, e a saída do circuito passa para nível baixo.

Quando a tensão aplicada na entrada "Disparo" (Trigger) (pino 2) cai abaixo de 1/3 de Vcc, a saída do comparador actua sobre a entrada S (Set) do Flip Flop, fazendo com que a saída Q passe para nível baixo. O transístor de descarga passa ao corte e a saída do circuito passa para nível alto.

Independentemente dos níveis de tensão presentes nas entradas "Threshold" (pino 6) e "Trigger" (pino 2), se a entrada "Reset" (pino 4) estiver a nível baixo (U < 1V), a saída Q do Flip Flop passa para nível alto e a saída do circuito (pino 3) passa para nível baixo, assim permanecendo enquanto estas condições se mantiverem.

Multivibrador astável

Considere-se o estado inicial (instante em que se liga o circuito): o condensador C1 está descarregado; o

da tensão presente nas entradas disparo e limiar)

comparador A1 tem na sua saída o nível zero; e o comparador A2 tem na sua saída o nível um (consequência

Tudo isto provoca a alteração da saída do flip-flop para nível baixo, que por sua vez, não só bloqueia o transístor de descarga, como também comuta para nível alto a saída do circuito. De seguida, o condensador C1 vai carregar-se, através de R1 em série com R2.

Ao atingir-se 2/3 de Ucc, a saída do comparador A1 (Reset do flip-flop) passa para nível alto, forçando a saída do flip-flop a passar também para nível alto, o que, por sua vez, provoca: a comutação da saída do circuito para nível baixo e a saturação do transístor de descarga. Este estado do transístor permite a descarga do

condensador C1, através de R2. Ao atingir-se 1/3 de Ucc, inicia-se um novo ciclo

O dimensionamento do multivibrador astável é feito com recurso às seguintes expressões:

D=t1/T

t2=0,693xR2xC1 T=t1+t2 onde T representa o período e D o ciclo de trabalho

top viewbottom view

Matriz Top Silkscreen Drawing

Fev/2008 António Batista

Comentários