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Microsoft Excel Informações Gerais Pasta de Trabalho Formatando Página Formatar Células Gráficos Criando Operações Básicas Sobre as Funções de Planilha Operadores em Fórmulas do Excel Operadores Aritméticos Operadores de Comparação Operadores de Texto Operadores de Referência Funções no Excel - INTRODUÇÃO O uso de Funções Funções Intermediárias do Excel Funções Intermediárias do Excel – I Funções Intermediárias do Excel – I Filtragem Atividades

Planilhas Eletrônicas multiuso da Microsoft, possui recursos que fazem deste aplicativo o programa mais elaborado da suíte Office. Esse programa coloca linhas e colunas dentro de sua memória e as manipula de acordo com as fórmulas. Trabalhando com o Excel, o usuário será capaz de criar tabelas, gráficos, funções, além de, num estágio avançado de conhecimento, poder utilizar o programa para criação de páginas na Internet.

Informações Gerais: -LINHA: Dentro da janela da planilha, as linhas são identificadas por números na lateral esquerda da tela, que vão de 1 a 65.536. -COLUNA: As colunas são identificadas com letras de A a Z e combinações de letras até totalizarem 256 colunas. A LARGURA PADRÃO da coluna em uma nova planilha é de 8,43 pt, mas pode se tornar mais larga (até 255 caracteres) ou mais estreita (até 1 caractere) –CÉLULA: Trata-se da unidade de uma planilha na qual são inseridos os dados. A inserção de cada coluna e linha em uma planilha forma uma célula (A1, C4, F8). -CÉLULA ATIVA: É a célula exibida com a borda em negrito, indicando que ela está selecionada e onde os dados serão digitados. -INTERVALO DE CÉLULA: É uma região da planilha selecionada a fim de permitir que se trabalhe, edite, formate e modifique mais de uma célula ao mesmo tempo.

Pastas de Trabalho:

Célula Ativa

Linhas

Planilha ativa

Intervalo de células

Coluna

INSERINDO NOVA PLANILHA NA PASTA DE TRABALHO: Menu INSERIR / PLANILHA.

A planilha será inserida á esquerda da PLAN que estiver ativa.

EXCLUINDO PLANILHAS DE UMA PASTA DE TRABALHO: Selecionar as planilhas que deseja excluir. EDITAR / EXCLUIR PLANILHA

INSERINDO LINHA E COLUNAS NA PLANILHA: LINHA / Posicione o cursor ABAIXO da linha a ser inserida: INSERIR / LINHAS / COLUNAS: Posicione o cursor Á DIREITA da coluna a ser inserida: INSERIR / COLUNAS.

Formatando Páginas: Entrando em ARQUIVO CONFIGURAR PÁGINA:

- Aba Página: Configuração de ORIENTAÇÃO do papel (Retrato: vertical ou paisagem: horizontal).

-Aba Margens: Podem ser alterados as medidas das margens e o alinhamento da planilha na página.

- Aba Cabeçalho e Rodapé: Permite a personalização do cabeçalho e do rodapé da página.

Formatar Células:

-Aba NÚMERO: Permite formatar o conteúdo da célula a partir de várias opções disponíveis.

-Aba ALINHAMENTO: Permite formatar o texto tanto na horizontal como vertical do texto, em três posições diferentes, podendo incluir uma opção de RETORNO AUTOMÁTICO DO TEXTO, quando o texto for maior que a célula.

-Aba FONTE: Permite selecionar qualquer fonte do Windows, estilo, tamanho, cor e efeitos.

Aba BORDA: Permite selecionar qualquer efeito de borda para a célula selecionada, incluindo os quatro lados simultaneamente. Pode-se escolher um estilo, cor e espessuras para lados diferentes.

- Aba PADRÕES: Permite escolher uma cor e um tipo de preenchimento para a célula.

Gráficos:

Criando gráficos numa planilha

Selecionar os dados que deseja usar no gráfico, depois clique no menu INSERIR GRÁFICO.

Selecionar o tipo de gráfico e uma das sub-configurações disponíveis. Existem 14 tipos de gráficos.

Clicar no avançar.

Clicar no avançar novamente Colocar o Título do gráfico e clicar no avançar

Legenda:

É para você posicionar a legenda dando Abaixo, Canto, Acima, À direita e À esquerda do gráfico e clicar no avançar.

Rótulos de dados: É para você Mostrar valor, porcentagem, Rotulo, rótulo e porcentagem e tamanho das bolhas.

Avançar.

É para Concluir o gráfico.

Gráfico concluído. Após a finalização do gráfico, pode-se alterar cor, formato, tipo de linhas, títulos, com um DUPLO CLIQUE sobre ele e selecionando a parte que será alterada.

Depois de escolher a cor dar o OK.

Gráfico concluído.

Criando Operações Básicas:

As fórmulas são a genuína força motriz de uma planilha. Se a fórmula definir adequadamente uma fórmula, ela calculará a resposta correta quando for introduzida em uma célula, e daí por diante, manter-se-á sempre atualizada, recalculando os resultados no caso de haver alteração em qualquer dos dados envolvidos na operação. Sempre que uma fórmula tiver que ser digitada. Deverá, OBRIGATORIAMENTE, ser precedida do sinal de IGUAL (=). Para editar dados de células, posicione o mouse sobre ela e tecle F2.

Sobre as funções de planilha:

O Microsoft Excel contém muitas fórmulas predefinidas ou internas conhecidas como funções de planilha. As funções podem ser usadas para efetuar cálculos simples ou complexos. A função mais comum em planilhas é a função SOMA( ), que é usada para somar os valores de um intervalo de células. Embora você possa criar uma fórmula para calcular o valor total de algumas células que contêm valores, a função de planilha SOMA() calculará diversos intervalos de células.

os principais operadores que podemos utilizar em fórmulas do Excel. Os operadores especificam o tipo de cálculo que você deseja efetuar nos elementos de uma fórmula. O Microsoft Excel inclui quatro tipos diferentes de operadores de cálculo: • aritméticos

• de comparação

• de texto

• de referência

Operadores aritméticos:

Efetuam operações matemáticas básicas como adição, subtração ou multiplicação, combinam números e produzem resultados numéricos. Na tabela a seguir, temos uma descrição desses operadores utilizados em fórmulas do Excel:

Operador Descrição Exemplo + Adição =B5+B6+B7

%Porcentagem. Utilizado para especificar porcentagens. Por exemplo, para inserir o valor de cinco por cento em uma célula, digite o seguinte: 5% ou 0,05.

Exponenciação. É utilizado para elevar o primeiro operando ao expoente definido pelo segundo operando. O seguinte exemplo eleva 2 no expoente 3: =23

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