Conformismo

Conformismo

(Parte 1 de 2)

Conformismo

O conformismo éuma forma de influência social que resulta do facto de uma pessoa mudar o seu comportamento ou as suas atitudes por efeito de pressão do grupo.

O conformismo éuma forma de interacção, um processo de influência inerente ao funcionamento dos grupos.

ColColéégio de Albergaria gio de Albergaria ––ppáág.2g.2

P s i c o l o g i a

P s i c o l o g i a –– e v e r e i r o e v e r e i r o

Conformismo: Comportamento Conformista

A unanimidade do grupo: Quando num grupo háalguém que partilhe da mesma opinião que tu, vais sentir-te mais àvontade para manifestar a tua opinião.

A natureza da resposta:O conformismo aumenta quando a resposta édada publicamente, sendo assim, a resistência àaceitação da opinião da maioria émaior quando a privacidade éassegurada, o que acontece nas votações.

A ambiguidade da situação:A pressão do grupo aumenta quando não estamos certos do que écorrecto. Por isso, émaior o conformismo quando as tarefas ou as questões são ambíguas, não sendo clara e inequívoca a opção.

A importância do grupo:A necessidade de pertença ao grupo implica, por parte do indivíduo, a adopção de comportamentos, normas e valores do grupo.

A auto-estima:As pessoas com auto-estima baixa, confiando menos nos seus juízos e opiniões, tendem a adoptar o mesmo comportamento ou as mesmas opiniões que os outros indivíduos do grupo.

P s i c o l o g i a

P s i c o l o g i a –– e v e r e i r o e v e r e i r o

ColColéégio de Albergaria gio de Albergaria ––ppáág.3g.3

Conformismo: Comportamento conformista

As razões que levam uma pessoa a conformar-se são as mesmas que a levam a fazer parte de grupos:

A necessidade de ser aceite; A necessidade de interagir com os outros; A necessidade de o fazer de forma a terem sentido.

Os sentidos são, muitas das vezes, sociais, codificam-se em redor dos contextos e das características das interacções, pelo que o não conformismo tem custos em termos da integração e significado do comportamento.

P s i c o l o g i a

P s i c o l o g i a –– e v e r e i r o e v e r e i r o

ColColéégio de Albergaria gio de Albergaria ––ppáág.4g.4

Conformismo: Ceder ao conformismo

O pensamento de um grupo (pensamento grupalpensamento grupal) éum tipo de pensamento que ocorre quando a motivação de um grupo para chegar ao consenso étão forte que os elementos que o constituem perdem a capacidade crítica.

Fenómenos do pensamento grupal que favorecem essa ocorrência:

A informação que écontraditória ao ponto de vista do grupo dominante tende a ser ignorada, não aprovada ou minimizada.

Éefectuada pressão sobre os membros do grupo para se conformaremcom o ponto de vista da maioria, embora as pressões possam ser relativamentesubtis.

Em determinadas circunstâncias, o conformismo no interior de um grupo pode chegar a um nível que conduz a consequências muito negativas.

P s i c o l o g i a

P s i c o l o g i a –– e v e r e i r o e v e r e i r o

ColColéégio de Albergaria gio de Albergaria ––ppáág.5g.5

Inconformismo e Inovação oAs sociedades e os grupos sociais que a constituem, procuram manter a sua coesão através do respeito pelas normas e regras vigentes.

As normas são o instrumento de controlo social e, por isso, o conformismo é inerente àmanutenção dos grupos sociais.

oO inconformismo vem desrespeitar essas normas, dá-se como inconformismo a adopção de concepções, atitudes e comportamentos que não respondem às expectativas do grupo.

As pessoas que adoptam atitudes inconformistas são, frequentemente, objecto de crítica social, que pode ir desde o sarcasmo, àsanção e atéàmarginalização.

P s i c o l o g i a

P s i c o l o g i a –– e v e r e i r o e v e r e i r o

ColColéégio de Albergaria gio de Albergaria ––ppáág.6g.6

P s i c o l o g i a

P s i c o l o g i a ––

e v e r e i r o e v e r e i r o

Inconformismo e Inovação

Uma minoria, para ser actuante, deve ser coerente e consciente nas respostas e nos comportamentos. Basta haver uma divisão entre os membros da minoria que deixa de exercer influência sobre a maioria.

éo processo de influência social, épromovido por uma minoria que visa as mudanças das normas e regras sociais de um grupo. A minoria tenta alterar ou introduzir uma mudança no sistema dominante da maioria.

Inovação

O efeito das minorias

ColColéégio de Albergaria gio de Albergaria ––ppáág.7g.7

Influência Social

Influência -“um conjunto de processos que modificam as percepções, juízos, atitudes ou comportamentos de um indivíduo a partir do conhecimento das percepções, juízos e atitudes dos outros”, segundo W. Doise.

Normas, valores, atitudes e comportamentos que são desejados pela sociedade de que fazemos parte são integrados através do processo de socialização.

(Parte 1 de 2)

Comentários