Simulado de Administração

Simulado de Administração

(Parte 1 de 6)

Profª Mônica Roberta Silva Tel/Fax.:(21) 3272-5601; cel.:(21) 9157-5825; e-mail: gnh@click21.com.br

COLETÂNEA DE PROVAS DE NÍVEL MÉDIO E SUPERIOR - NOV/2005

01- FURNAS/2005: A variável ambiental das organizações que reflete os seus valores, pressupostos básicos e hábitos sociais é caracterizada como: A) legal B) cultural C) política D) ecológica E) demográfica

02- FURNAS/2005: O nível organizacional responsável pela missão e definição de objetivos a serem alcançados pela empresa, a longo prazo, é o: A) tático B) básico C) gerencial D) estratégico E) operacional

03- FURNAS/2005: O ato de transmitir autoridade e responsabilidade para posições subalternas é chamado de: A) especialização B) hierarquia C) delegação D) liderança E) disciplina

04- ANTT/2005: Os atos administrativos são agrupados em espécies, de acordo com suas características. Através da autorização, a Administração Pública torna possível, ao particular, a realização de certa atividade ou serviço. De acordo com as diversas espécies de atos administrativos, a autorização é considerada ato: a) enunciativo; b) negocial; c) ordinatório; d) geral; e) normativo.

05- ANTT/2005: Sobre as normas constitucionais relativas à Administração Pública, analise as afirmativas: I- As autarquias são entidades da Administração Indireta, criadas por lei.

I- De acordo com a Constituição, as Pessoas Jurídicas de Direito Público não responderão pelos danos causados por seus agentes. I- As normas constitucionais relativas à Administração Pública têm aplicação imediata para o Poder Executivo, mas não se aplicam para os poderes Legislativo e Judiciário. A(s) afirmativa(s) verdadeira(s) é/são somente: a) I; b) I; c) I; d) I e I; e) I e I.

06- ANTT/2005: De acordo com as classificações e princípios usados para os serviços públicos, é INCORRETO afirmar que: a) o serviço de segurança pública é serviço geral, pois não permite a identificação dos seus usuários; b) os serviços classificados como gerais devem ser mantidos com os recursos arrecadados pela taxa; c) de acordo com o princípio da generalidade, o serviço público deve ser colocado à disposição de todos os usuários em potencial; d) o serviço de transporte coletivo, de acordo com a Constituição, é considerado essencial; e) existem serviços públicos que, por sua natureza, não podem ser delegados a particulares.

07- ANTT/2005: Segundo Henry Mintzberg, os gerentes desempenham dez papéis; o papel de liderança foi classificado na categoria de papéis gerenciais: (A) negociais; (B) de ligação; (C) decisórios; (D) interpessoais; (E) de processamento de informação.

08- ANTT/2005: O estudo das necessidades humanas envolve a questão da hierarquia das necessidades. Um grande estudioso desse assunto foi Abraham Maslow, em cuja classificação de necessidade básica podemos enquadrar: (A) amizade;

Profª Mônica Roberta Silva Tel/Fax.:(21) 3272-5601; cel.:(21) 9157-5825; e-mail: gnh@click21.com.br

(B) vestimenta; (C) sucesso pessoal; (D) crescimento pessoal; (E) inter-relacionamento.

09- ANTT/2005: Considerando os possíveis meios de comunicação, podemos considerar como forma de comunicação pessoal: (A) uma reunião entre gerentes; (B) um relatório de gerentes a um diretor; (C) um memorando de um chefe a seus subordinados; (D) uma carta dos empregados ao presidente da empresa; (E) uma mensagem de um gerente enviada por correio eletrônico a outro gerente.

10- ANTT/2005: Alguns instrumentos podem ser utilizados no processo seletivo de empregados, de modo a reduzir erros de aceitação ou de rejeição. A entrevista é um instrumento de seleção de ampla aplicabilidade e bons resultados são obtidos quando: (A) são elaboradas perguntas aleatórias em ambientes informais; (B) se adota um formulário de avaliação padronizado e anotações durante as entrevistas; (C) a cada candidato se apresenta um conjunto diferente de perguntas, mais adequado a cada caso pessoal; (D) perguntas comportamentais são evitadas para que esses elementos não interfiram em questões objetivas; (E) se dispõe apenas de informações vagas sobre os cargos, de modo a evitar perguntas tendenciosas.

1- ANTT/2005: A Teoria da Necessidade desenvolvida por David McClelland enfoca três necessidades relativas à motivação: realização, poder e afiliação. A necessidade de afiliação trata do: (A) desejo de fazer com que os outros se comportem de maneiras afins, compatíveis; (B) desejo de fazer com que os outros se comportem de maneira diferente da por eles desejada; (C) impulso de destacar-se em relação a um conjunto de pessoas;

(D) impulso de destacar-se em relação a um conjunto de padrões; (E) desejo por relações interpessoais amigáveis e próximas.

12- ANTT/2005: A sociometria é uma ferramenta analítica que pode ser utilizada no estudo de interações entre grupos, geralmente através de entrevistas e questionários. Os sociogramas são diagramas que mapeiam as interações sociais, e entre seus elementos temos: (A) as redes prescritas - grupos informais não oficiais; (B) os agrupamentos sociais - grupos formais como equipes de trabalho ou forças-tarefa; (C) os agrupamentos gerais - conjuntos formados pela união de redes prescritas e emergentes; (D) as redes emergentes - grupos definidos por novos departamentos ou seções que surgem na organização; (E) as coalizões - agrupamentos de indivíduos que temporariamente se juntam para atingir um objetivo comum.

13- ANTT/2005: O estudo sobre liderança desenvolvido por Robert House, a chamada "Teoria Caminho-Objetivo", classificou o líder em quatro categorias: diretivo, apoiador, participativo e orientado para realizações. O diretivo dá a direção de como as tarefas devem ser realizadas, o apoiador é atento às necessidades dos subordinados, o participativo utiliza as sugestões dos subordinados em suas decisões e o orientado para realizações determina metas desafiadoras. Dessa forma, a liderança: (A) diretiva deve prevalecer sobre a de apoio quanto mais claras e burocráticas forem as relações formais de autoridade; (B) participativa tem probabilidade de ser considerada redundante por subordinados com alta capacidade ou experiência; (C) participativa gera subordinados satisfeitos em locais de controle interno e a diretiva, nos locais de controle externo; (D) participativa leva à satisfação maior do empregado quando há conflito substancial dentro de um grupo de trabalho; (E) orientada para realizações leva à maior satisfação quando as tarefas são ambíguas ou

Profª Mônica Roberta Silva Tel/Fax.:(21) 3272-5601; cel.:(21) 9157-5825; e-mail: gnh@click21.com.br cheias de tensão do que quando são altamente estruturadas e bem expostas.

14- ANTT/2005: Uma possibilidade de descrever um cargo é através das seguintes dimensões centrais: identidade da tarefa, variedade de habilidades, significado da tarefa, autonomia e feedback. Sendo que: (A) identidade da tarefa - diz respeito ao grau em que o cargo exige uma variedade de atividades diferentes para que um trabalhador possa usar um número de habilidades e talentos variados; (B) variedade de habilidades - considera o grau em que o cargo exige a totalização de uma peça de trabalho completa, identificável e variável; (C) significado da tarefa - trata do grau em que o cargo tem um impacto substancial na vida ou trabalho de outras pessoas; (D) autonomia - trata do grau em que executar atividades de trabalho exigidas pelo cargo resulta no indivíduo obter informação sobre a eficácia de seu desempenho individual; (E) feedback - considera o grau em que o cargo fornece liberdade e independência para quem programa trabalhos e determina procedimentos de execução.

15- ANTT/2005: O ambiente de trabalho, principalmente no que concerne à competitividade e mudança, afeta significativamente a saúde dos trabalhadores. No caso do estresse, os fatores potenciais podem ser classificados em ambientais, organizacionais e individuais. E as conseqüências podem ser agrupadas em fisiológicas, psicológicas e comportamentais. Podemos citar como exemplos de fator ambiental e de conseqüência comportamental, respectivamente: (A) incerteza econômica e absenteísmo; (B) exigências interpessoais e ansiedade; (C) exigências interpessoais e depressão; (D) problemas familiares e depressão; (E) incerteza econômica e ansiedade.

16- ANTT/2005: Na mensuração e avaliação do desempenho de um empregado podemos citar três categorias de métodos: comparação com padrões absolutos, com padrões relativos e com padrões objetivos. Na segunda categoria as pessoas são comparadas entre si e os métodos mais usuais são: a classificação pela ordem de grupo, a classificação individual e a comparação aos pares. Comparando os métodos podemos dizer que a classificação: (A) pela ordem de grupo tem uma desvantagem, pois pode forçar a identificação do "melhor dos melhores" em um grupo assim como do "melhor dos piores" em outro grupo, o que não ocorre com a classificação individual; (B) pela ordem de grupo e a classificação individual são basicamente a mesma técnica; (C) individual tem uma desvantagem, pois pode forçar a identificação do "melhor dos melhores" em um grupo assim como do "melhor dos piores" em outro grupo, o que não ocorre com a classificação pela ordem de grupo; (D) individual não permite vínculos, o que é permitido na classificação pela ordem de grupo; (E) individual obriga o avaliador a comparar todos os empregados uns com os outros, o que não ocorre com a classificação pela ordem de grupo.

17- ANTT/2005: As commodities, por exemplo, são comercializadas no mercado mundial. O preço desses produtos flutua de acordo com a oferta e a demanda mundiais. Se os compradores têm uma expectativa de que os preços irão subir, podem adquirir o tipo de estoque denominado: (A) hedge; (B) de flutuação; (C) de transporte; (D) de antecipação; (E) de tamanho de lote.

18- ANTT/2005: A parte do estoque que vai diminuindo à medida que os pedidos dos clientes chegam, e é abastecida quando os pedidos aos fornecedores são recebidos, é o estoque de: (A) hedge; (B) ciclo; (C) segurança; (D) transporte; (E) antecipação.

Profª Mônica Roberta Silva Tel/Fax.:(21) 3272-5601; cel.:(21) 9157-5825; e-mail: gnh@click21.com.br

19- ANTT/2005: Para prevenir perturbações na produção ou no atendimento a clientes, é adotado o estoque denominado: (A) ciclo; (B) transporte; (C) antecipação; (D) tamanho do lote; (E) armazenamento intermediário ou reserva.

20- ANTT/2005: Os custos de estocagem incluem todas as despesas que a empresa incorre em função do volume de estoque mantido. A obsolescência, ou seja, perda de valor do produto resultante de uma mudança no modelo, no estilo ou do desenvolvimento tecnológico, está relacionada aos custos de: (A) risco; (B) capital; (C) armazenamento; (D) capacidade perdida; (E) controle de produção.

21- ANTT/2005: Para oferecer serviços de transporte, qualquer transportadora precisa de certos elementos básicos. Esses elementos são vias, terminais e veículos. Cada um resulta em custo para a transportadora e, dependendo do meio e da transportadora, esses custos podem ser de capital (fixos) ou operacionais (variáveis). No caso do transporte: (A) hidroviário, os custos operacionais são altos; (B) rodoviário, os custos em geral são mais baixos que no caso do ferroviário; (C) aéreo, há maior adequação para cargas de baixo valor e baixo peso; (D) ferroviário, é necessário um alto volume de tráfego para absorver os custos fixos; (E) por tubulação, o custo de capital é baixo, mas os custos operacionais são muito altos.

2- ANTT/2005: Uma das características do layout de produto (linear) é: (A) estudos tempo-movimento mais difíceis; (B) difícil equilíbrio de mão-de-obra e material; (C) operações exigirem grande número de inspeções; (D) prestar-se à fabricação de um só produto ou de alguns produtos padronizados;

(E) ser ideal para uma produção flexível, vários tipos e estilos ou para atender pedidos especiais.

23- ANTT/2005: Uma das características do layout de processo (funcional) é: (A) o ferramental não exigir muitos ajustes, já que a maquinaria ou estação de trabalho executa quase sempre uma operação típica; (B) exigir um número menor de equipamentos pesados e instalações especiais para os mesmos; (C) cargas unitárias de grande porte dificultando o problema de transporte e movimentação; (D) facultar estudos acurados de tempomovimento para determinar a razão de produção; (E) operações se processarem com um mínimo de inspeções.

24- ANTT/2005: A termofusão é um dos processos utilizados na fabricação de embalagens do tipo: (A) tambores; (B) caixas de papelão; (C) recipientes plásticos; (D) fardos com fitas de aço; (E) fardos com fitas gomadas.

25- ANTT/2005: O melhor sistema de estocagem para acomodar barras, tubos e feixes é: (A) empilhagem de uns sobre os outros; (B) cantilever; (C) gavetas; (D) pallet; (E) skid.

26- ANTT/2005: O melhor sistema de estocagem para acomodar fardos é: (A) skid; (B) cantilever; (C) gaiolas ou pombais; (D) prateleiras com separadores verticais; (E) empilhagem direta de uns sobre os outros.

27- ANTT/2005: Os formulários padronizados e os procedimentos definidos através das rotinas administrativas possibilitam a integração dos subsistemas que exercem funções definidas dentro do Sistema de Administração de

Profª Mônica Roberta Silva Tel/Fax.:(21) 3272-5601; cel.:(21) 9157-5825; e-mail: gnh@click21.com.br

Material. Cada uma das subfunções gera um tipo de ação que aciona outra sob a forma de Processo ou Realimentação. Um exemplo de informações que podem ser classificadas como “entrada” é: (A) política de estoques; (B) classificação do material; (C) fornecimento de material aos usuários; (D) transferência de material entre os almoxarifados; (E) requisição de material recebida pelo almoxarifado.

28- ANTT/2005: Considerando as rotinas administrativas e processos que possibilitam a integração dos subsistemas que exercem funções definidas dentro do Sistema de Administração de Material, podemos citar como exemplo de informação que pode ser classificada como “saída”: (A) a especificação do material; (B) as normas e os métodos estabelecidos; (C) a requisição de compra de material; (D) a solicitação de cadastramento de material; (E) a informação trazida pelo feedback do sistema.

29- ANTT/2005: A posse de estoques em uma empresa implica encargos financeiros anuais, constituídos de despesas fixas e outras tantas variáveis. Os gastos incorridos com transporte e embalagem de material e frete estão relacionados ao gravame: (A) expedição; (B) recebimento; (C) imobilização; (D) obsolescência; (E) movimentação.

30- ANTT/2005: A posse de estoques em uma empresa implica encargos financeiros anuais, constituídos de despesas fixas e outras tantas variáveis. Os gastos incorridos com as despesas fixas de arrendamento da área ou do prédio que serve ao almoxarifado e ao seu escritório estão relacionados ao gravame: (A) seguro; (B) aluguel; (C) recebimento; (D) obsolescência;

(E) juros de capital.

31- ANTT/2005: O custo do pedido e o custo de armazenagem do estoque dependem ambos da quantidade pedida. Uma das suposições em que se baseia a quantidade econômica de pedido (QEP) é que: (A) a demanda é inconstante; (B) a reposição ocorre imediatamente; (C) o custo da armazenagem de estoque é inconstante; (D) o custo da preparação dos pedidos é desconhecido; (E) o item é comprado de forma contínua e não em lotes.

32- ANTT/2005: Um exemplo de informação em uma empresa é: (A) o custo de equipamentos; (B) o número de empregados; (C) o custo de matéria-prima; (D) a quantidade de produção; (E) a capacidade de produção.

3- ANTT/2005: Um sistema de informações gerenciais (SIG) é representado pelo conjunto de subsistemas visualizados de forma integrada e capazes de gerar informações necessárias ao processo decisório. Um esquema básico do SIG pode identificar as seguintes áreas funcionais: marketing, produção, administração financeira, administração de materiais, administração de recursos humanos, administração de serviços e gestão empresarial. A função relativa à transformação de matérias-primas em produtos e serviços é a: (A) produção; (B) marketing; (C) administração financeira; (D) administração de materiais; (E) administração de recursos humanos.

34- ANTT/2005: No sistema de informações gerenciais (SIG), a função relativa ao transporte de pessoas, administração de escritórios, documentação, patrimônio imobiliário da empresa, serviços jurídicos e segurança é a: (A) produção; (B) marketing; (C) gestão empresarial;

Profª Mônica Roberta Silva Tel/Fax.:(21) 3272-5601; cel.:(21) 9157-5825; e-mail: gnh@click21.com.br

(D) administração de serviços; (E) administração de recursos humanos.

35- ANTT/2005: No sistema de informações gerenciais (SIG), a função relativa ao planejamento empresarial e ao desenvolvimento de sistema de informações é a: (A) administração financeira; (B) produção; (C) gestão empresarial; (D) administração de serviços; (E) administração de recursos humanos.

36- ANTT/2005: Os atos administrativos nos quais a Administração Pública tem liberdade para valorar critérios de conveniência e oportunidade na escolha do objeto são chamados de: (A) ato vinculado; (B) ato discricionário; (C) ato geral; (D) ato de império; (E) ato de gestão.

(Parte 1 de 6)

Comentários