Modelo de tcc

Modelo de tcc

Justificativa e importância do tema

    • Justificativa e importância do tema
    • Foco do trabalho
  • Na INTRODUÇÃO, usar os verbos no presente, de forma impessoal...

  • Ex:=> Este trabalho pretende; analisa-se; verifica-se, percebe-se, etc.

PROBLEMA DE PESQUISA

    • PROBLEMA DE PESQUISA
    • (Pergunta problema)

Objetivo geral

    • Objetivo geral
    • Objetivos específicos
      • a)
      • b)
      • c)
      • d) ......

Hipóteses (p/ trabs quantitativos)

    • Hipóteses (p/ trabs quantitativos)
    • ou
    • Pressupostos (p/ trabs qualitativos)

Estruturação geral da dissertação

    • Estruturação geral da dissertação
      • Colocar aqui o sumário definitivo do TCC
      • Mostrar Capítulos e sub-tópicos....
      • Dar uma visão geral do TCC
      • Dar uma idéia geral da estruturação do trabalho final...

Citar as teorias e conceitos mais importantes que embasaram o trabalho e seus respectivos autores. Partir dos clássicos para os mais atuais.

  • Citar as teorias e conceitos mais importantes que embasaram o trabalho e seus respectivos autores. Partir dos clássicos para os mais atuais.

  • Deve ser feito de forma bem resumida e clara.

  • Lembrar que a banca já leu o trabalho. Não precisa detalhar.

    • Os slides são apenas um roteiro para apresentação. Não precisa escrever tudo aqui.
  • Destacar alguns conceitos mais importantes.

Citar as teorias e conceitos mais importantes que embasaram o trabalho e seus respectivos autores.

  • Citar as teorias e conceitos mais importantes que embasaram o trabalho e seus respectivos autores.

  • Tentar resumir as contribuições dos principais autores usados na dissertação, elaborando um quadro semelhante ao do próximo slide...

Este tópico também pode ser chamado de “Procedimentos metodológicos”, os quais devem ser descritos em detalhes...

  • Este tópico também pode ser chamado de “Procedimentos metodológicos”, os quais devem ser descritos em detalhes...

Fazer a classificação do trabalho, de acordo com metodologia científica.

  • Fazer a classificação do trabalho, de acordo com metodologia científica.

  • É um trabalho teórico? Teve pesquisa de campo? Como foram levantadas as informações? Como foram trabalhadas estas informações? Como foram atingidos os objetivos pretendidos? Qual o universo de pesquisa? Qual a significância estatística da amostra? (se for o caso).

  • Usar os verbos no passado – o trabalho está pronto!

Descrever em detalhes como foi desenvolvido o trabalho. Qual a natureza do trabalho? Pesquisa de campo? Ensaio Teórico? Estudo de caso? Pesquisa exploratória? Várias destas juntas?

  • Descrever em detalhes como foi desenvolvido o trabalho. Qual a natureza do trabalho? Pesquisa de campo? Ensaio Teórico? Estudo de caso? Pesquisa exploratória? Várias destas juntas?

  • Definir, explicar, justificar, embasar citando autores da área de metodologia de pesquisa, e/ou trabalhos semelhantes que usaram o mesmo método, ou adaptação feita a partir deste.

  • Explicar como foi a coleta de dados.

  • Explicar como foi feito o tratamento e a análise dos dados.

  • Os resultados devem ser resumidos e forma bem clara, direta e concisa. Resultados devem ser apresentados de forma bem resumida, de preferência em quadros, tabelas ou gráficos.

Xxxxx xxxxx

  • Xxxxx xxxxx

  • Apresentação dos resultados obtidos e discussão em termos de aspectos gerais, específicos, adequação aos objetivos, hipóteses e de responder os problemas de pesquisa.

  • Utilizar quadros, tabelas, figuras (gráficos e ilustrações), todas elas devem ser comentadas na apresentação.

  • Se necessário, poderá ser dividido em sub-tópicos.

Xxxxx xxxxx

  • Xxxxx xxxxx

  • Deve ser bem elaborada.

Fazer o fechamento do trabalho, principalmente amarrando com os objetivos definidos na introdução. Foram atingidos? Se sim, como e qual o resultado. Se não, por quê?

  • Fazer o fechamento do trabalho, principalmente amarrando com os objetivos definidos na introdução. Foram atingidos? Se sim, como e qual o resultado. Se não, por quê?

  • Discutir a hipótese que foi testada (se tiver sido formulada uma hipótese).

  • Incluir no final uma análise pessoal sobre as limitações do trabalho (tudo que você gostaria de ter feito e que não foi possível, fatores que prejudicaram o bom andamento do trabalho).

  • Incluir também uma relação de sugestões para futuros trabalhos neste tema, como continuação ou desdobramento do seu trabalho.

  • Citar as mais importantes referências para este trabalho.

  • Em ordem alfabética

  • Seguir rigorosamente as normas da ABNT.

  • OBS FINAL: a apresentação deve ser breve e clara. O prazo disponível para apresentação deve ser entre 15 a 30 minutos (máximo) – o ideal é preparar-se para 20 minutos.

  • Lembrar que os slides não precisam dizer tudo – eles são um lembrete para a apresentação do autor, para que ele não se perca, e que consiga manter uma ordem lógica em sua apresentação.

  • O mais importante é a discussão que se segue, com os comentários e argüições da banca.

Comentários