Ambiente Mercadológico

Ambiente Mercadológico

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Ambiente Ambiente Ambiente Ambiente

MercadolMercadolMercadolMercadolóóóógicogicogicogico

Me. Alírio Nogueira w.jotamarketing.blogspot.com

Me. Alírio Nogueira w.jotamarketing.blogspot.com

Tabuleiro de Xadrez MercadológicoTabuleiro de Xadrez Mercadológico

Ambiente de marketing:

a) ambiente competitivo engloba e empresa e demais áreas funcionais –além do marketing, dos clientes e dos concorrentes.

b) macroambiente engloba uma ampla faixa de organizações, instituições e os cenários social, político e econômico.

ConsideraçõesConsiderações

O sucesso na conquista do mercado não depende somente da atuação da empresa e do uso competente de suas vantagens competitivas, mas também, de sua interação com as instituições e organizações.

Conhecer, monitorar esse ambiente tornase fundamental para a tomada de decisões estratégicas adequadas aos objetivos e metas organizacionais.

Ambiente de MarketingAmbiente de Marketing

Um meio lógico, rápido e seguro para determinar, dimensionar e caracterizar o ambiente de marketing épela análise de dois grupos de fatores:

a)entidades que interagem com a empresa identificar e conhecer todas as instituições públicas ou privadas com as quais interage, direta ou indiretamente.

b) variáveis que influenciam as ações da empresa operacionais, concorrenciais, econômicas, políticas, socioculturais, legais e tecnológicas.

Informações para o MarketingInformações para o Marketing Informare dar forma a conteúdo de todas as formas de transmissão de conhecimento

Informaçãoum dos ativos intangíveis mais essenciais

Sistema de Informação de MarketingSistema de Informação de Marketing

Estruturação: a) operação rotineira disponibilizar informações para otimizar ou aperfeiçoar a atividade diária da empresa.

b) solução de problemas mobilizar informações com as quais enfrentar a ocorrência de imprevistos.

c) alimentar o planejamento reunir e oferecer o máximo de informações necessárias àelaboração de planos.

Inteligência CompetitivaInteligência Competitiva a) conceito trata-se da coleta processamento e análise das informações externas, com fins estatísticos.

b) objetivos atualização mercadológica; descoberta de concorrentes novos e potenciais; aprendizagem sobre novas tecnologias; previsão de mudanças no cenário competitivo; eliminação ou redução de surpresas; redução do tempo de reação; auxílio na tomado de decisão estratégica.

Implementação de um SIC eficazImplementação de um SIC eficaz definir temas de interesse, necessidades e orientação do sistema; mapear o ambiente; identificar fontes importantes e coletar dados; tratar e analisar os dados tranformando-os em informação; comunicar as conclusões da análise; implementar as ações estratégicas.

Passos:

Sistemas Integrados de Gestão EmpresarialSistemas Integrados de Gestão Empresarial

E R P –Planejamento dos Recursos da Empresa a) objetivo ajustar e automatizar os processos da organização, e integrar as informações que resultam de suas operações, diponibilizando-as de maneira acessível aos tomadores de decisão b) importância possibilidade de controle dos principais fluxos das operações em tempo real e na capacidade de operar como um empreendimento integrado.

Sistemas Integrados de Gestão EmpresarialSistemas Integrados de Gestão Empresarial

C R M -Gerenciamento do relacionamento com o consumidor a) objetivo entender quais as necessidades dos Clientes de uma organização e buscar antecipar o seu atendimento.

b) importância seleciona e organiza os dados dos Clientes, consolidando-os em um banco de dados de alto valor para a organização.

Outros aplicativosOutros aplicativos

Data Mining ferramenta que possibilita a extração de informações úteis a partir de bancos de dados volumosos e complexos.

Data Warehouse –“armazém de dados” estratégia de fusão de vários dados armazenados, relacionados a vários sistemas operacionais, a fim de se formar uma visão única e consolidada dos negócios de toda a organização.

Outros aplicativosOutros aplicativos

Management InformationSystem –(MIS) sistema de informação gerencial que permite àgerência da empresa acompanhar o desempenho das operações, fazer análises e comparações de desempenhos passados e presentes, dos resultados reais versus orçados.

DecisionSupportSystems –(DSS) sistemas gerenciais que suportam decisões não rotineiras da organização.

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