Manual de Operaçao do FLUIDSIM-FESTO

Manual de Operaçao do FLUIDSIM-FESTO

(Parte 1 de 9)

Painel Simulador Pneumática e EletropneumáticaPainel Simulador de Pneumática e Eletropneumática

w.festo.com.br

Manual de Operação, Conservação e Manutenção

Painel Simulador Pneumática e Eletropneumática

Festo Didactic

Presente desde 1974 no Brasil, a Festo Didactic treina profissionais nas áreas de manutenção, projetos e engenharia de empresas de vários segmentos industriais, além de professores, instrutores e alunos de entidades educacionais como Senai, Escolas Técnicas e Universidades.

Com o treinamento voltado para a prática, a Festo Didactic garante excelente retorno sobre o investimento em treinamento e capacitação profissional, com vistas à melhoria da produtividade e da qualidade de seus clientes.

Através de uma equipe altamente qualificada, composta de engenheiros preparados tanto nas tecnologias como nas metodologias didáticas e ensino de adultos, a Festo Didactic identifica a necessidade do cliente e propõe soluções específicas, abrindo caminhos também à retransmissão desses conhecimentos, no que se refere à qualificação de mão de obra.

Além da oferta de cursos, a Festo Didactic também presta consultoria na montagem de laboratórios para entidades de ensino e centros de treinamento profissional de empresas, podendo fornecer os mais modernos equipamentos e materiais didáticos de apoio para o ensino completo da Automação Industrial, desde as áreas de Pneumática, Hidráulica, Controladores Programáveis, Manipulação e Robótica, Eletroeletrônica, Sensores e Redes de Comunicação, até sistemas integrados para Controle de Processos Contínuos, Sistemas Modulares de Produção e CIM (Computer Integrated Manufacturing).

Com sua experiência no Brasil e em todo o mundo, onde está presente em mais de 100 países, para qualquer que seja a necessidade de ensino ou treinamento em Automação Industrial, a Festo Didactic pode oferecer uma excelente solução, que garanta um investimento rentável e com resultados comprovados.

Consulte a Festo Didactic:

Festo Automação Ltda. Rua Giuseppe Crespi, 76 Km 12,5 da Via Anchieta - Jardim Santa Emília CEP 04183-080 - São Paulo - SP Fone:(1) 5013-1616 Fax: (1) 5013-1613 email: did@festo.com.br w.festo.com.br

Painel Simulador Pneumática e Eletropneumática

Sumário

Apresentação 4 Painel 5 Gaveteiro 6 Componentes pneumáticos 7 Componentes eletropneumáticos e eletroeletrônicos49 Recomendações de operação, conservação e manutenção77 Ensaios pneumáticos 79 Ensaios eletropneumáticos 115

Painel Simulador de Pneumática e Eletropneumática

Apresentação

O painel simulador de Pneumática e Eletropneumática Festo foi especialmente desenhado para permitir a montagem rápida de circuitos de comando pneumáticos e elétricos, com vistas ao desenvolvimento de ensaios práticos que complementam o aprendizado teórico dos conceitos de Automatização Pneumática Industrial.

Trata-se de um recurso indispensável para a formação profissional, em todos os níveis de estudo: básico, técnico e acadêmico.

Todo o equipamento foi estruturado em módulos, permitindo que a Escola configure o painel simulador de acordo com o nível e aprofundamento nos estudos, dos conteúdos básicos aos avançados, conforme suas reais necessidades.

Tudo isso com a garantia da qualidade Festo, a mais de 35 anos desenvolvendo soluções para uma aprendizagem rápida e uma compreensão profunda dos conceitos, em todos os campos da automatização e da tecnologia.

Serão apresentados, a seguir, todos os dados técnicos da estrutura e de todos os módulos disponíveis para a configuração do painel simulador de Pneumática e Eletropneumática.

Serão detalhados, neste manual, os procedimentos para a correta operação e manutenção do equipamento, bem como apresentadas inúmeras sugestões de circuitos pneumáticos e elétricos que poderão ser utilizados no desenvolvimento dos ensaios práticos.

Painel Simulador de Pneumática e Eletropneumática

Painel códigos painel130 21 698 coletor130 24 302 bandeja130 31 796

Dimensões:

comprimento: 1200 m largura: 700 m altura: 1800 m

A estrutura do painel é fabricada em aço com tratamento anticorrosivo e pintura de acabamento eletrostática, suportada por 4 rodízios giratórios que facilitam sua movimentação.

O painel possui um tampo duplo que permite aos alunos trabalhar simultaneamente, tanto na parte frontal quanto na traseira, agilizando a montagem dos circuitos. O tampo é fabricado em alumínio anodizado, com rasgos eqüidistantes a 50 m, para fixação rápida dos componentes pneumáticos a serem utilizados nos ensaios.

Uma bandeja revestida de borracha facilita o apoio dos componentes a serem utilizados durante a montagem dos circuitos.

Por fim, um bastidor, montado estrategicamente na parte superior do painel, permite a distribuição e fixação rápida dos componentes eletroeletrônicos de comando, sem o uso de ferramentas.

bastidor tampo bandeja rodízios giratórios coletor

Painel Simulador de Pneumática e Eletropneumática

Gaveteirocódigo130 28 708

Dimensões:

comprimento: 760 m

Largura: 480 m altura: 730 m

Assim como a estrutura do painel, o gaveteiro também é construído em aço com tratamento anticorrosivo e pintura de acabamento eletrostática, sendo suportado por 4 rodízios giratórios que facilitam sua movimentação.

O gaveteiro possui 3 gavetas deslizantes sobre rolamentos, com fechadura de segurança, para acondicionamento dos componentes pneumáticos e elétricos.

rodízios giratórios

Painel Simulador de Pneumática e Eletropneumática Unidade de conservaçãocódigo130 2 461

Dados técnicos:

- conjunto de filtro, regulador de pressão, manômetro e válvula de fechamento - elemento filtrante de 40 µm

- copo com proteção metálica

- dreno manual

- pressão de operação: de 0 a 12 bar

- vazão nominal: 750 lpm

- manômetro com ∅ externo de 40 m, montado diretamente no regulador de pressão . escala métrica: de 0 a 16 bar . escala inglesa: de 0 a 220 PSI - válvula deslizante de acionamento manual biestável

- conexões de engate rápido tipo quick star, para tubos flexíveis com ∅ externo de 4 m

- montada sobre base de fixação rápida no tampo do painel, sem o uso de ferramentas

(Parte 1 de 9)

Comentários