Historia da Equação do 1º grau

Historia da Equação do 1º grau

EQUACÃO DO 1º GRAU

UMA BREVE HISTORIA DA

A Origem da Álgebra

As origens da álgebra se encontram na antiga Babilônia, cujos matemáticos desenvolveram um sistema aritmético avançado, com o qual puderam fazer cálculos algébricos. Com esse sistema eles foram capazes de aplicar fórmulas e calcular soluções para incógnitas para uma classe de problemas.

  • As origens da álgebra se encontram na antiga Babilônia, cujos matemáticos desenvolveram um sistema aritmético avançado, com o qual puderam fazer cálculos algébricos. Com esse sistema eles foram capazes de aplicar fórmulas e calcular soluções para incógnitas para uma classe de problemas.

  • Os primeiros artigos registrados de álgebra foram achados no Egito em 2000 a.C, mas quem realmente a desenvolveu foi o antigo Islã. O nome "Álgebra" surgiu do nome de um tratado escrito por Al-Khwarizmi, um matemático de origem árabe nascido na persa por volta de 800 d.C. em Khwarizmi, atualmente no Uzbequistão, e que viveu em Bagdá na corte do Califa Al Manum.

Equação é uma maneira de resolver situações nas quais surgem valores desconhecidos quando se tem uma igualdade. A palavra “equação” vem do latim equatione, equacionar, que quer dizer igualar, pesar, igualar em peso. E a origem primeira da palavra “equação” vem do árabe adala, que significa “ser igual a“, de novo a idéia de igualdade.

  • Equação é uma maneira de resolver situações nas quais surgem valores desconhecidos quando se tem uma igualdade. A palavra “equação” vem do latim equatione, equacionar, que quer dizer igualar, pesar, igualar em peso. E a origem primeira da palavra “equação” vem do árabe adala, que significa “ser igual a“, de novo a idéia de igualdade.

  • Por serem desconhecidos, esses valores são representados por letras. Por isso na língua portuguesa existe uma expressão muito usada: “o x da questão”. Ela é utilizada quando temos um problema dentro de uma determinada situação. Matematicamente, dizemos que esse x é o valor que não se conhece.

Equação do 1º grau

Os árabes conheciam bem as regras que governam os números com sinal, o que pode ser comprovado por saberem as regras de transposição e redução em uma equação do 1° grau. Um motivo para rejeitarem a raiz negativa é o fato de comprovarem Também a equação geometricamente, onde a raiz negativa não teria sentido .

  • Os árabes conheciam bem as regras que governam os números com sinal, o que pode ser comprovado por saberem as regras de transposição e redução em uma equação do 1° grau. Um motivo para rejeitarem a raiz negativa é o fato de comprovarem Também a equação geometricamente, onde a raiz negativa não teria sentido .

  • François Viéte foi um dos contribuidores da equação na época de Viéte só se representavam equações especificas com valores conhecidos.

  • Não havia uma representação genérica para as equações, o que impossibilitava um desenvolvimento geral da álgebra. A idéia de Viéte foi simples, mas muito importante, representar as incógnitas por vogais e os valores conhecidos por consoantes como : CA+D=0.

Porém, ele só sugeriu esta idéia, mas não a pôs em prática, pois seus livros quase não continham símbolos, mas apenas palavras.

  • Porém, ele só sugeriu esta idéia, mas não a pôs em prática, pois seus livros quase não continham símbolos, mas apenas palavras.

  • O importante foi o começo da idéia de simplificação e padronização das idéias matemáticas e um começo de uma abordagem mais genérica dos problemas.

EQUACÃO DO 1º GRAU

ALGUMAS APLICACÕES MATEMATICAS DA

Resolução de uma equação do 1º grau

Referencias

Comentários