Folder sobre Amamentação

Folder sobre Amamentação

Fisioterapia a ciência da saúde que movimenta a vida!

Amamentação

ACADÊMICAS DO 7º PERÍODO

Coloque o bebê de frente para você, de modo que o corpo e a cabeça fiquem alinhados e encoste o corpo dele no seu (barriga com barriga).

Faça o bebê abocanhar o mamilo e a aréola (parte escura da mama) com a boca bem aberta.

Mãe sentada, com as costas apoiada e postura reta, com travesseiro embaixo do antebraço que está segurando o bebê.

Na primeira mamada, o bebê suga com mais força porque está com mais fome e assim esvazia melhor essa mama. Por isso, sempre comece com aquela que terminou a última mamada, para que o bebê tenha a oportunidade de esvaziar bem as duas mamas, o que é importante para a mãe ter bastante leite.

Amamentar é um ato de Amor! Dificuldades na amamentação

Rachaduras no bico do seio:

As rachaduras aparecem quando a criança não está pegando bem no peito da mãe. Se a pega do bebê não estiver correta, procure corrigi-la. Se o peito estiver muito cheio, tornando a mamada difícil, retire um pouco do leite antes, para ajudar o bebê a mamar. Se não houver melhora, procure ajuda num serviço de saúde.

Seios empedrados:

Quando isso acontece, é preciso esvaziar bem os seios. Não deixe de amamentar, ao contrário, amamente com freqüência, sem horários fixos, inclusive à noite. Retire um pouco de leite antes de dar de mamar, para amolecer a mama e facilitar para o bebê pegar o peito. Se houver piora, procure ajuda num serviço de saúde.

reduz o peso mais rápido após o parto;

ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia após o parto;

reduz o risco de diabetes;

reduz o risco de câncer de mama e de ovário.

Crianças que mamam têm menos risco de sofrer de doenças respiratórias, infecções urinárias ou diarréias, problemas que podem levar a internações e até à morte.

O bebê amamentado corretamente, no futuro terá menos chance de desenvolver diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Quais os Benefícios da AMAMENTAÇÃO?

Recomenda-se expor os mamilos as irradiações ultra violetas (sol da manhã), todos os dias, por 10 minutos, para proteção do mamilo. Durante o pré-natal, a futura mamãe deve dos mamilos, pois estes, se não bem tratados podem gerar desconfortos como: dores e rachaduras no bico dos seios durante o período da amamentação.

Aproveite a hora do banho para massagear suavemente, 5 minutos diários em cada mama, segurando um seio de cada vez com ambas as mãos, com as palmas voltadas para o tórax, pressionando-o em direção ao mamilo.

Ao apertar às vezes sai colostro, não se preocupe porque é normal. Segure depois o mamilo entre o indicador e o polegar e tracione-o para fora, em movimentos giratórios, para que fique protuso, formando o bico onde o bebê irá sugar.

Puxe, repetidamente, o mamilo enrijecido e torne a apertá-lo contra o seio. Após o banho, ao enxugar-se, friccione vigorosamente o mamilo com a toalha para aumentar a resistência da pele.

Cuidados com as mamas

Como devo amamentar?

A mãe pode amamentar na posição em que se sentir mais cômoda, quer seja sentada ou deitada. Além disto, o fato de a mãe se sentir confortável, relaxada, sem dores e tensão muscular, estimula a libertação do leite.

Lave as mãos com água e sabonete sempre que for amamentar seu bebê. Escolha uma posição confortável, com apoio para seus braços, pernas e cabeça.

Comentários