Estampo de corte - dobra

Estampo de corte - dobra

w.jowle.hpg.com.br EMAIL: jowle@ieg.com.br

Jowle - Consultoria e Projetos

Apresentação

Dentro do conteúdo aqui exposto encontramos conceitos fundamentais de tecnologia de estampagem, que acredito ser de muita utilidade para estudantes e profissionais do segmento.

É muito gratificante poder contribuir com a literatura técnica gratuita, conteúdo este, construído com anos de vivência no projeto e produção, com linguagem moderna de fácil compreensão e exatidão.

O objetivo é compartilhar conhecimentos oriundos de diversas vivências escolares e profissionais.

Esta publicação é dedicada a minha filha e esposa, pela compreensão e colaboração em minha carreira.

E agradeço também ao docente da escola (SENAI), Gilberto A. Varussa.

Rogério F. C.

Jowle - Consultoria e Projetos

Tecnologia de Estampagem

Estampos de Corte

1. Conceitos de estampagem. 2. Componentes de um estampo. 3. Layout da fita. 4. Forças de corte atuantes. 5. Matriz de corte. 6. Punção de corte. 7. Extratores. 8. Piloto. 9. Localização do centro de gravidade.

Estampos de Dobra

1. Tipos de dobra. 2. Desenvolvimento de dobra. 3. Forças de dobra atuantes. 4. Matriz de dobra. 5. Punção de dobra. 6. Extratores.

Estampos de Repuxo

1. Tipos de repuxo. 2. Desenvolvimento de repuxo. 3. Força de repuxo. 4. Esforços e Deformações. 5. Matriz de repuxo. 6. Punção de repuxo.

Jowle - Consultoria e Projetos

1 – Conceitos de estampagem.

ferroso ou não ferroso, termoplásticos, termofixos, papéis, etc

A idéia principal é produzir produtos ou componentes de várias formas, partido de uma tira de chapa ou fita de bobina “de preferência plana”, de material metálico, Esses produtos são produzidos em ferramentas ou estampos “como preferir”, que são fixados em máquinas chamadas de prensa. O estampo é considerado um dispositivo que em conjunto com a prensa gera a transformação da chapa e a produção do produto, e é este assunto que iremos desenvolver até o fim desta literatura. O estampo é uma excelente forma de produzir produtos com homogeneidade entre peças, levando em consideração a alta produção em série. Atualmente as empresas buscam constantemente formas de melhorar e aperfeiçoar o processo, com metais mais resistentes, molas que não fadigam com facilidade, alimentadores automáticos, etc. O funcionamento de um estampo tanto de corte como dobra e repuxo, é basicamente a ação de um punção sobre a chapa, sujeitando a mesma a adquirir o formato da matriz “simples não”, é simples mas exige alguns cálculos, “para que você não perca seu emprego quando a ferramenta for para o tryout”. As partes principais de um estampo são placa base superior, placa prensa chapa, placa de choque, porta punção, punção, réguas ou pinos de guia, matriz, extratores, placa base inferior, identificados nos desenhos a seguir.

Jowle - Consultoria e Projetos

Jowle - Consultoria e Projetos

Jowle - Consultoria e Projetos

Comentários