Apostila de Equipamentos Radiologicos

Apostila de Equipamentos Radiologicos

(Parte 7 de 7)

Professor. : Ricardo Pereirae-mail. : rad_rick@hotmail.com

Equipamentos Radiológicos

Quando executamos um exame de raios X, necessitamos centralizar (focalizar) o feixe sobre uma determinada área de interesse, para não expor o paciente a uma dose demasiada de radiação e sem proveito para o diagnóstico.

Com esse objetivo, o equipamento dispõe de alguns dispositivos que possuem essa função: são conhecidos como limitadores do feixe. Eles visam diminuir a dose no paciente e eliminar tanto quanto possível a radiação secundária, melhorando com isso a qualidade da imagem. Existem três tipos básicos de limitadores: diafragmas, cones e colimadores.

Diafragmas

Os diafragmas são limitadores de feixe simples, constituídos de uma placa metálica, em geral chumbo ou alumínio, com um furo no centro, postos à frente da janela da ampola por onde saem os fótons. A eles se podem adicionar cones ou cilindros de chumbo, tornando o feixe circular, para irradiar pequenas regiões. Os furos não necessariamente precisam ser redondos (embora os mais comuns), podendo ser feitos recorte quadrados, elípticos, meio círculo, etc.

Seu manuseio é mais crítico por que pode provocar folgas, quando ancorados (associados) no cabeçote. A sua utilização é mais acentuada na mamografia, principalmente para delimitação de áreas expostas, já que o mamógrafo não possui caixa de colimação.

Cones e Cilindros

Outro tipo de limitador de feixe muito utilizado pelo técnico é o cilindro de alumínio. Às vezes, em forma de cone, o cilindro tem função de reduzir drasticamente a área irradiada sobre o paciente. Este dispositivo diminui a dose no paciente e reduz muito a radiação espalhada, o que resulta numa imagem radiográfica mais

Professor. : Ricardo Pereirae-mail. : rad_rick@hotmail.com

Equipamentos Radiológicos nítida. Em equipamentos mamográficos, o cone é sempre utilizado, reduzindo a dose na região torácica da paciente.

Os cones também representam uma proteção adicional para o técnico ou pessoa que tenha que ficar próxima do paciente durante a realização do exame.

Colimadores

É o tipo de limitador de feixe mais usado e são feitos de placas de chumbo que se posicionam de forma a que possuam um movimento horizontal, conforme mostra a figura abaixo. Possui algumas vantagens em relação aos referidos anteriormente: • permitem regulagem do tamanho e forma do campo (quadrada ou retangular);

• com o auxílio de um feixe luminoso é possível visualizar a configuração do campo.

Essas lâminas são duplas, conforme mostra o desenho abaixo, para evitar o que se chama de efeito penumbra, que consiste de um irradiação fora dos limites do campo, devido à passagens dos raios não perpendiculares ao plano de incidência do feixe primário.

O campo a ser irradiado é limitado por um feixe de luz que coincide com a área de abrangência do mesmo. Isto se obtém com a colocação de um espelho próximo à saída do feixe, associado a uma lâmpada. Como o espelho é transparente ao feixe de radiação, não obstrui sua passagem.

(Parte 7 de 7)

Comentários