Estudo Dirigido - sobre o pensamento sociológico no mundo

Estudo Dirigido - sobre o pensamento sociológico no mundo

Curso Técnico de Exploração de Petróleo e Gás

Disciplina Sociologia do Trabalho

Por: Abraão Erick Brito da Costa

Estudo Dirigido

Este trabalho acadêmico foi proposto pelo professor da

disciplina Sociologia do Trabalho, Manuel Carrau, e

busca responder questões colocadas sobre

os principais autores que fundamentam

pensamento sociológico no mundo.

Simões Filho-Ba

Setembro-2009

1-) Defina o positivismo sociológico e o seu significado para as ciências sociais.

Observa-se que o positivismo é uma linha teórica da sociologia, criada pelo francês Auguste Comte, que começou a atribuir fatores humanos nas explicações dos diversos assuntos, contrariando o primado da razão, da teologia e da metafísica. A principal característica do positivismo sociológico foi a de abandonar a busca pela explicação de fenômenos externos, como a criação do homem, para buscar explicar coisas mais práticas e presentes na sua vida, como as leis, as relações sociais e a ética. 

Para Henry Myers (1966), o "Positivismo é a visão de que o inquérito científico sério não deveria procurar causas últimas que derivem de alguma fonte externa, mas sim, confinar-se ao estudo de relações existentes entre fatos que são diretamente acessíveis pela observação".1

... “Surgiu como desenvolvimento sociológico do Iluminismo, das crises social e moral do fim da Idade Média e do nascimento da sociedade industrial - processos que tiveram como grande marco a Revolução Francesa (1789-1799).” ...2

Para as ciências sociais o positivismo sociológico representou uma evolução no que concerne o novo método de entendimentos dos fatos sociais e, a separação entre as ciências sociais e as ciências da natureza.

2-) Diga quais são os principais pensadores positivistas e o motivo.

Augusto Comte (1798-1857) – É considerado principal nome da teoria positivista que consiste na observação dos fenômenos, subordinando a imaginação à observação, mas há outras características igualmente importantes.

Émile Durkheim (1858-1917) – Foi responsável por estabelecer o objeto de estudo da sociologia assim como indicar o seu método de investigação. Foi através dele que a sociologia penetrou a Universidade, conferindo a esta disciplina o reconhecimento acadêmico.

3-) Max Weber era positivista? Argumente sua resposta.

Max Weber tinha o objeto da sociologia como, fundamentalmente, a captação da relação de sentido da ação humana. Que, conhecer um fenômeno social seria extrair o conteúdo simbólico da ação ou ações que o configuram para, a partir daí entender os fenômenos sociais em maior amplitude. Essa ação é aquela “cujo sentido pensado pelo sujeito ou sujeitos é referido ao comportamento dos outros, orientando-se por ele o seu comportamento".3

4-) Faça um esquema do surgimento da sociologia, principais autores e períodos históricos.

Séc. XV Séc. XVI - Séc. XVIII Séc. XVIII - Séc. XX

Sociedade Feudal Sociedade Capitalista Revoluções Burguesas

Absolutismo Renascimento Revolução Industrial Inglesa

Visão Teológica Iluminismo Revolução Francesa

Visão Antropológica Surgimento das classes sociais

Novas concepções filosóficas Socialismo Utópico ( Sans Cullotes,

(Descartes, Francis Bacon, Robert Owen, Saint Simon)

Montesquieu, Locke, Voltaire, Socialismo Científico

Rouseur, Diderot, D’ Alambert) (Karl Marx e Friedrich Engels)

Surgimento da Sociologia (séc.XX) . (Auguste Comte, Émile Duekheim, . Pierre-JosephProudhon, . Herbert Spencer).

5-) Explicar o que é sociologia, objetivos e como ela pode ajudar a entender sua vida.

A sociologia é uma ciência social que estuda as inter-relações entre os indivíduos, entre grupos sociais e entre as sociedades, na busca pelo entendimento dos fatos que ocorreram e ocorrem, para, a partir daí, propor modificações nas sociedades de forma a tornar melhor possível o convívio social. È importante frisar que o processo sociológico é dinâmico e formado a longo prazo.

A partir do momento que o individuo passa a conhecer a sociologia como ciência, o conteúdo deixado pelos seus autores que remetem ao entendimento da sociedade como está formada hoje, em conseqüência dos processos do passado, entendo que essa ciência – a sociologia, pode me ajudar a entender melhor o processo que estou inserido na minha comunidade, no meu País, e de que forma posso contribuir, significativamente, para ajudar nas relações sociais em que estou vivenciando.

6-) O que é "imaginação sociológica"?

A imaginação sociológica pode ser caracterizada como um tipo incomum de pensamento criativo, que consegue estabelecer relações entre o individuo e a sociedade mais ampla, porém, tal individuo para observá-la deve se comportar de forma imparcial, vendo essa sociedade com o olhar de um estranho, diminuindo a sua influencia no resultado das observações.

7-) Explicar o que significa "visão sistêmica"

A visão sistêmica considera a ligação entre as relações ocorridas entre os indivíduos – fenômenos particulares, ponto de vista micro sociológico, ao sistema social geral – que forma a sociedade como um todo.

8-) Sintetizar o pensamento de Augusto Comte.  

Auguste Comte Fundamenta a filosofia positiva que nega a explicação dos fenômenos naturais, assim como sociais que provenha de um só princípio. A visão positiva dos fatos abandona a consideração das causas dos fenômenos e pesquisa suas leis, vistas como relações abstratas e constantes entre fenômenos observáveis.

Observa-se que o conhecimento positivo de Conte busca conhecer a realidade para saber o que acontecerá a partir das ações, para que o ser humano possa melhorar sua realidade. Dessa forma, a previsão científica caracteriza o pensamento positivo.

Para Conte, “o espírito positivo, tem a ciência como investigação do real. No social e no político, o espírito positivo passaria o poder espiritual para o controle dos "filósofos positivos", cujo poder é exclusivamente baseado nas opiniões e no aconselhamento, constituindo a sociedade civil e afastando-se a ação política prática desse poder espiritual - o que afasta o risco de tecnocracia.”4

9-)Sintetizar o pensamento de E. Durkheim.

Emile Durkheim, foi responsável por estabelecer o objeto de estudo da sociologia assim como indicar o seu método de investigação. Dedicou-se a esta questão, salientando que nenhuma ciência poderia constituir-se sem uma área própria de investigação. “A sociologia deveria ocupar-se com os fatos sociais que se apresentavam aos indivíduos como exteriores e coercitivos. Isto quer dizer que o indivíduo quando nasce já encontra a sociedade formada criada pelas gerações passadas, cuja organização deverá ser transmitida às gerações futuras através da educação.”5 

O seu pensamento marcou decisivamente a sociologia contemporânea, principalmente as tendências que têm se preocupado com as questões da manutenção da ordem social.

Acreditava que a origem dos problemas não era de natureza econômica, mas originados na fragilidade da moral, em orientar adequadamente o comportamento dos indivíduos.

Foi através dele que a sociologia penetrou a Universidade.

10-) Sintetizar o pensamento de Karl Marx e Max Weber.

Karl Marx

È notório que a teoria fundamentada por Karl Marx é uma crítica radical das sociedades capitalistas e que se posiciona contra qualquer separação drástica entre teoria e prática, entre pensamento e realidade, porque essas dimensões são abstrações mentais (categorias analíticas) que, no plano concreto, real, integram uma mesma totalidade complexa.

O marxismo constitui-se como a concepção materialista da História, longe de qualquer tipo de determinismo, mas compreendendo a predominância da materialidade sobre a idéia, sendo esta possível somente com o desenvolvimento daquela, e a compreensão das coisas em seu movimento, em sua inter-determinação, que é a dialética. Portanto, não é possível entender os conceitos marxianos como forças produtivas, capital, entre outros, sem levar em conta o processo histórico, pois não são conceitos abstratos e sim uma abstração do real, tendo como pressuposto que o real é movimento.

Para Marx, o trabalho é visto como atividade que funda a humanidade e que a centralidade da atividade humana, se desenvolve socialmente, sendo o homem um ser social. Sendo os homens seres sociais, a História, isto é, suas relações de produção e suas relações sociais fundam todo processo de formação da humanidade. Esta compreensão e concepção do homem é radicalmente revolucionária em todos os sentidos, pois é a partir dela que Marx irá identificar a alienação do trabalho como a alienação que funda as demais. Deste pré suposto, surge o conceito de “Mais-valia” que foi empregado por Karl Marx para explicar a obtenção dos lucros no sistema capitalista. Para Marx o “trabalho gera a riqueza, portanto, a mais-valia seria o valor extra da mercadoria, a diferença entre o que o empregado produz e o que ele recebe”.6

Max Weber

Observa-se que Max Weber tinha o objeto da sociologia como, fundamentalmente, a captação da relação de sentido da ação humana. Que, conhecer um fenômeno social seria extrair o conteúdo simbólico da ação ou ações que o configuram para, a partir daí entender os fenômenos sociais em maior amplitude.

O método compreensivo, defendido por Weber, consiste em entender o sentido que as ações de um indivíduo contêm e não apenas o aspecto exterior dessas mesmas ações”.7

O ponto fundamental do pensamento de Weber, é que as leis sociais “estabelecem relações causais em termos de regras de probabilidades, segundo as quais a determinados processos devem seguir-se, ou ocorrer simultaneamente a outros”.8

Essas leis referem-se a construções de comportamento com sentido e servem para explicar processos particulares. Para tornar possível o exposto anteriormente, Weber defende a utilização de modelos pré-estabelecidos chamados de “tipos ideais”, que representam o primeiro nível de generalização de conceitos abstratos e, correspondendo às exigências lógicas da prova, estão intimamente ligados à realidade concreta particular.

Referências

Formação da sociologia. Disponível em: http://www.brasilescola.com/sociologia/

formacao-da-sociologia.htm. Acessado em 13/09/2009, às 21:30.

Karl Marx: vida e abra. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Karl_Marx. Acessado em 05/09/2009, às 23:30.

Max Weber: vida e obra. Disponível em: http://www.culturabrasil.pro.br/weber.htm. Acessado em 02/09/2009, às 21:40.

O que é positivismo? Disponível em: http://www.brasilescola.com/sociologia/

positivismo. Acessado em 02/09/2009, às 20:10.

Positivismo. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Positivismo . Acessado em 02/09/2009, às 20:30.

1 O que é positivismo? Disponível em: http://www.brasilescola.com/sociologia/positivismo.

Acessado em 02/09/2009, às 20:10.

2 Positivismo. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Positivismo . Acessado em 02/09/2009, às 20:30.

3 Max Weber: vida e obra. Disponível em: http://www.culturabrasil.pro.br/weber.htm. Acessado em 02/09/2009, às 21:40.

4 O que é positivismo? Disponível em: http://www.brasilescola.com/sociologia/positivismo.

Acessado em 02/09/2009, às 20:10.

5 Formação da sociologia. Disponível em: http://www.brasilescola.com/sociologia/formacao-da-sociologia.htm. Acessado em 13/09/2009, às 21:30.

6 Karl Marx: vida e abra. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Karl_Marx. Acessado em 05/09/2009, às 23:30.

7 Max Weber: vida e obra. Disponível em: http://www.culturabrasil.pro.br/weber.htm. Acessado em 02/09/2009, às 21:40.

8 Max Weber: vida e obra. Disponível em: http://www.culturabrasil.pro.br/weber.htm. Acessado em 02/09/2009, às 21:40.

Comentários