Filmes Relacionados à Psicologia

Filmes Relacionados à Psicologia

(Parte 1 de 2)

Filmes relacionados à Psicologia Filmes relacionados à Psicologia

Excêntrica Família de Antonia O filme está sendo indicado pela Psicóloga Laylla Toledo Galvão, de São José dos Campos. A profissional realizou uma análise crítica do filme, com o objetivo de discutir os padrões de modelo familiar moderno.

Menina de Ouro Um filme sensacional, Hilary Swank, Morgan Fremann e Clint Eastwood estão arrasando em suas interpretações e a história é prá lá de comovente! Muito bom! (Filme sugerido por Isolde)

O Sorriso de Mona Lisa Katharine Watson (Julia Roberts) é uma recém-graduada professora que consegue emprego no conceituado colégio Wellesley, para lecionar aulas de História da Arte. Incomodada com o conservadorismo da sociedade e do próprio colégio em que trabalha, Katharine decide lutar contra estas normas e acaba inspirando suas alunas a enfrentarem os desafios da vida. (Filme sugerido por Cristiano C. Paula)

Vanilla Sky Em Nova York são narrados em flashback fatos angustiantes da vida de David Aames (Tom Cruise), um jovem empresário que é dono de um império editorial. David tem sua vida modificada quando conhece Sofia Serrano (Penélope Cruz), uma bela jovem por quem se apaixona .Tal relacionamento desperta ciúmes em Julie Gianni (Cameron Diaz), uma "amizade colorida" de Davis, que quer muito mais que mero envolvimento sexual com ele. Um dia, após sair da casa de Sofia, David encontra Julie, que usando o pretexto de querer conversar com ele o convence a entrar no carro dela. Em um

Garota Interrompida Em 1967, após uma sessão com um psicanalista que nunca havia visto antes, Susanna Kaysen (Winona Ryder) foi diagnosticada como vítima de "Ordem Incerta de Personalidade" - uma aflição com sintomas tão ambíguos que qualquer garota adolescente pode ser enquadrada. Enviada para um hospital psiquiátrico, onde viveu nos 2 anos seguintes, ela conhece um novo mundo, de jovens garotas sedutoras e transtornadas. Entre elas está Lisa (Angelina Jolie), uma charmosa sociopata que organiza uma fuga com Susanna, Daisy e Polly, com o intuito de retomarem suas vidas. (Filme sugerido por Maicon Gondolfi)

Jornada da Alma O filme conta o inicio da carreira de Jung, que trata de Sabina Spielrein. Transferência e contra-transferência estão bem nítidos nesse filme. É um filme muito bom mesmo. Beijos a todos do picologiapaz. Ednir Fontana. - - - - - - - - - Em 1905 Sabina (Emilia Fox), uma jovem russa de 19 anos que sofre de histeria, recebe tratamento em um hospital psiquiátrico de Zurique, na Suíça. Seu médico, o jovem Carl Gustav Jung (Iain Glen), aproveita o caso para aplicar pela primeira vez as teorias do mestre Sigmund Freud. A cura de Sabina vem acompanhada de um relacionamento amoroso com Jung. Após alguns anos ela volta à Rússia, tornando-se também psicanalista e montando a primeira creche que usa noções de psicanálise para crianças. Década após sua morte, ela tem sua trajetória resgatada por dois pesquisadores. (Sinopse enviada por Cristiano C. Paula)

Rain Man Um jovem yuppie (Tom Cruise) fica sabendo que seu pai faleceu. Eles nunca se deram bem e não se viam há vários anos, mas ele vai ao ímpeto de loucura, e cega por se sentir preterida, ela lança o carro por cima de um viaduto. Ela não resiste ao impacto e morre. David sobrevive, mas fica com o rosto bem desfigurado e entra em coma, ficando neste estado por três semanas. Ao se ver David fica traumatizado e oferece qualquer quantia para reconstruírem seu rosto. Repentinamente realidade e fantasia se confundem de forma assustadora. (Filme sugerido por Cristiano C. Paula)

Instinto Em uma de suas viagens o Dr. Ethan Powell (Anthony Hopkins), um famoso antropologista, desaparece. Ele é encontrado em Ruanda dois anos depois, mas antes de ser detido ele mata três homens e fere dois. Após algum tempo o governo americano consegue sua custódia e ele passa a ser analisado pelo Dr. Theo Calder (Cuba Gooding Jr.), um psiquiatra que considera este caso uma oportunidade rara. Mas por algum motivo o Dr. Powell não fala uma única palavra, mas aos poucos esta barreira é quebrada e o médico aprende muito da vida com o antropólogo, que muitos consideram louco. (Filme sugerido por Cristiano C. Paula)

Um Enigma no Divã Em Paris Michel Durand (Jean- Hughes Anglade), um psiquiatra, se envolve indiretamente com a polícia ao dizer que uma cliente, Olga Kubler (Hélène de Fougerolles), que é cleptomaníaca assumida além de ter com o marido, Max (Yves Rénier), um magnata, uma relação sado-masoquista, estava tendo uma consulta com ele na hora de um roubo do qual fora acusada. (Filme sugerido por Cristiano C. Paula) enterro e quando vai cuidar do testamento fica sabendo que herdou um Buick 1949 e as roseiras premiadas do seu pai, sendo que um "beneficiário" tinha herdado três milhões de dólares. Fica curioso em saber quem herdou aquela fortuna e descobre que foi seu irmão (Dustin Hoffman), que ele desconhecia a existência. O irmão dele é autista, mas pode calcular problemas matemáticos complicados com grande velocidade e precisão. O yuppie seqüestra seu irmão autista da instituição onde ele está internado, pois planeja levá-lo para Los Angeles e exigir metade do dinheiro, nem que para isto tenha que ir aos tribunais. (Filme sugerido por Cristiano C. Paula)

Sonhos Eróticos numa Noite de Verão No início do século X, três casais se reúnem em uma casa de campo. Os anfitriões têm problemas de ordem sexual, um outro casal é composto por um professor que vai se casar brevemente com uma mulher muito mais nova e o terceiro casal é um médico, que conheceu uma enfermeira há pouco tempo. Nesta pequena reunião sexo e amor são discutidos e seus sentimentos vem à tona. (Filme sugerido por Cristiano C. Paula)

Identidade Uma violenta tempestade faz com que um grupo de pessoas busque abrigo em um motel desolado, gerenciado por um jovem bastante nervoso (John Hawkes). Entre eles estão um motorista de limusine (John Cusack), uma estrela da TV da década de 80 (Rebecca De Mornay), um policial (Ray Liotta) encarregado de escoltar um assassino (Jake Busey), um casal de recém-casados (Clea DuVall e William Lee Scott) e uma família em crise. De início todos se sentem aliviados por encontrarem um lugar para ficar em meio à tempestade, mas logo entram em pânico ao

A.I. - Inteligência Artificial Na metade do século XXI, o efeito estufa derreteu uma grande parte das colatas polares da Terra, fazendo com que boa parte das cidades litorâneas do planeta fiquem parcialmente submersas. Para controlar este desastre ambiental a humanidade conta com o auxílio de uma nova forma de computador independente, com inteligência artificial, conhecido como A.I. É neste contexto que vive o garoto David Swinton (Haley Joel Osment), que irá passar por uma jornada emocional inesquecível. (Filme sugerido por Cristiano C. Paula)

Efeito Borboleta Na tentativa de resolver seus problemas de infância, o jovem Evan (Ashton Kutcher) faz uma regressão por meio de antigos diários. Porém, ele consegue voltar fisicamente ao seu corpo de criança e, com isso, começa a modificar seus velhos traumas. O problema é que, a cada alteração, Evan percebe que novos fatos aparecem para aborrecê-lo. Tenso drama psicológico com roteiro interessante e direção da dupla Eric Bress e J. Mackye Gruber. (Filme sugerido por Paula Sibilla)

Minha vida sem mim Ao descobrir que tem pouco tempo de vida, a jovem Ann (Sarah Polley) decide não contar ao marido e às filhas sobre seu destino. E aproveita para assumir algumas missões antes de partir como gravar mensagens de aniversário para as meninas até elas completarem 18 anos e achar uma substituta para ser a nova esposa de seu marido. Sensível e delicado, este drama comovente tem direção de perceber que, um a um, todos estão sendo assassinados em nome de um misterioso segredo que une a presença de todos naquele lugar. (Filme sugerido por Cristiano C. Paula)

Intimo e Pessoal Jovem mulher (Michelle Pfeiffer) munida apenas de uma fita de demonstração de produção caseira e uma grande vontade de pertencer ao mundo das notícias e da televisão bate de porta em porta, até conhecer um grande executivo e jornalista (Robert Redford) que acredita no seu potencial, apesar de ter consciência de que ela é inexperiente. Com o passar do tempo, ela gradativamente vai se firmando profissionalmente e o relacionamento entre ele e seu mentor torna-se uma grande paixão. (Filme sugerido por Cristiano C. Paula)

Orfeu Orfeu (Toni Garrido) é um popular compositor de uma escola de samba. Residente na favela, ele se apaixona perdidamente quando conhece Eurídice (Patrícia França), uma nova moradora do local. Mas entre eles existe ainda Lucinho (Murilo Benício), chefe do tráfico local, que irá modificar drasticamente a vida de ambos. (Filme sugerido por Cristiano C. Paula)

Don Juan DeMarco Um homem de 21 anos (Johnny Depp) dizendo ser o famoso amante Don Juan vai até Nova York para encontrar seu amor perdido, mas, sentindo que não alcançará seu objetivo, tenta se matar. Porém, um psiquiatra (Marlon Brando) consegue convencê-lo a mudar de idéia e começa a tratá-lo. Entretanto, o paciente possui um romantismo irrecuperável e contagioso, que começa a influenciar o comportamento do médico. (Filme sugerido por Cristiano C.

Isabel Coixet. (Filme sugerido por Paula Sibilla)

Entre elas (Syster my sister) O filme fala sobre a história real do duplo crime da irmãs Papin. As duas irmãs são Psicóticas e durante o filme vai rolando a trama entre elas. O filme é um pouco pesado, mas para quem se interessa por Psicopatologia, é bem interessante. O único problema é que como esse filme é bem antigo, ele só está disponivel em VHS. (Filme sugerido por Carolina Sousa Braga).

Não Fale com Estranhos Esse filme mostra como traumas ocorridos na infância interferem na vida e relacionamentos. (Filme sugerido por Ednir Fontana).

O Perigo Dorme ao Lado (Filme sugerido por Paula Sibilla H. Machado)

Não Olhe para Baixo Sobre fobia e técnica de Implosão. (Filme sugerido por Ednir Fontana).

Janela para a Lua Filme interessante para contato com clínica psiquiátrica e quadros de "Loucura". (Deve ser difícil encontrar, é antigo...)

K-Pax É a história de um homem que faz tratamento em um hospital psiquiátrico e acha que veio de outro planeta. (Filme sugerido por Márcia Alves)

Borderline (Distúrbio Mortal) (USA, 2002, direção de Evelyn Maude Purcell) Gina Gershon faz o papel de uma psiquiatra

Paula)

Tomates Verdes Fritos Um filme para se ver mais de uma vez. É denso, profundo, transformador. (Filme sugerido por Rita Pimenta)

Na Companhia do Medo Miranda Grey (Halle Barry) é uma conceituada psiquiatra criminal que acorda um dia como paciente da instituição em que trabalha. O motivo: teria assassinado seu marido, porém ela não se lembra de nada. Enquanto luta para recuperar a memória, Miranda começa a desconfiar que foi possuída por uma força sobrenatural que busca vingança. Thriller de terror que garante bons sustos. Dirigido por Matthieu Kassovitz (de Rios Vermelhos). (Filme sugerido por Paula Sibilla)

A Marca Recém-promovida ao cargo de detetive, a policial Jessica Shepard (Ashley Judd) está à procura de um serial killer, mas fica chocada quando descobre que as vítimas são homens com quem teve relações. Conforme avançam as investigações, Jessica passa a ser a principal suspeita do caso, fazendo com que apareçam pedidos para seu afastamento. Suspense com elenco de primeira linha dirigido por Philip Kaufman (de Contos Proibidos do Marquês de Sade). (Filme sugerido por Paula Sibilla)

Danny Keogh

que trabalha numa cadeia, ajudando perigosos criminosos a se regenerar. Ela vive o pior pesadelo de sua vida quando um dos seus pacientes extrapola o limite entre a verdade e a fantasia. Interessante e louco! Suspense Psicológico. Com Gina Gershon (Ligadas Pelo Desejo), Sean Patrick Flanery (Energia Pura) e Michael Biehn (O Exterminador do Futuro), Nick Boraine, Eddie Driscoll,

Festa de Família (Festen, Dinamarca, 1998, direção de Thomas Vinterberg) A história, impactante, gira em torno da festa de aniversário do patriarca sexagenário de uma família de origem alemã residente num lugar isolado da Dinamarca. Mas existe a sombra do suicídio recente de uma das filhas entre os quatro irmãos. É impossível ficar indiferente às revelações de incesto ocorrido no passado e à dor daquele que finalmente toma coragem para denunciar os abusos. O espectador, estimulado pelo clima pesado, mas envolvente, criado pelo competente diretor, divide-se entre a indignação e a relutância em crer no que está acontecendo.

Tempo de Despertar (Awekenings) Baseado no llivro de Oliver Sacks, dirigido por Perry Marshall e protagonizado por Robert De Niro e Robin Williams, conta a história do emprego da dopamina em pacientes com sintomas de Parkinson.

Á Primeira Vista (At First Sight) (romance / drama) Virgil Adamson (Val Kilmer) é um massagista, cego desde a infância. Ao conhecer Amy (Mira Sorvino) resgata a idéis de se submeter a uma cirurgia que o

Monster - Desejo Assassino Vítima de abusos durante a infância, a garota de programa Aileen Wuornos (Charlize Theron) pensa em se matar mas conhece a jovem Selby (Christina Ricci), com quem acaba se envolvendo. Um dia, Aileen é agredida por um cliente e acaba matando o sujeito. A partir daí, acontece uma série de outros assassinatos que a transformam na primeira serial killer dos Estados Unidos. Baseado numa história real, o filme ganhou o Oscar de Melhor Atriz. A assassina foi presa e executada em outubro de 2002. Charlize Theron engordou 13 quilos para interpretar sua personagem. A direção do filme fica por conta de Patty Jenkins. (Filme sugerido por Paula Sibilla)

Retratos de uma Obsessão Com Robin Williams (Filme sugerido por Tatiana Monte).

Síndrome De Caim Brian de Palma dirige esta verdadeira obra prima num filme sobre comportamento humano. Qual seria a reação de um homem que foi traído por sua esposa, descobre que seu irmão tem uma personalidade assassina, que seu pai realiza experiências comportamentais ou se tudo isso fosse apenas fruto da sua imaginação? (Filme sugerido por Paula Sibilla H. Machado)

Invasões Bárbaras Assistam Invasões Bárbaras. O filme é cheio de imagens da vida de um intelectual francês em seu leito de morte, sua relação com História contemporânea, sua família, seus amigos e suas amantes. É maravilhoso! (Filme sugerido por Kátia Bizzarro)

Spider - Desafie sua Mente (Canadá, 2002, direção de David Cronenberg, 98 minutos) Spider (Ralph Fiennes) é um sujeito estranho e solitário. Após um longo

nova etapa se iniciaPara se
reconhecimentoBaseado

fará voltar a enchergar. Uma adaptar ao mundo dos "não cegos", não basta abrir os olhos e conseguir ver! Ver envolve aprendizado, envolve numa história real.

Melhor Impossível (comédia) Jack Nicholson interpreta um obsessivocompulsivo com mania de arrumação, limpeza, etc. O ator está muito bem no papel.

Além da Alma (documentário) Sobre a vida de Sigmund Freud. Filme em Preto e Branco. Difícil de ser encontrado em locadoras.

Ana OZ Filme intrigante que retrata a vida dupla de uma jovem novaiorquina.Terá Ana sido testemunha de um crime? Quem é a Ana que vive em Veneza?

Íris (drama) A história de amor entre a novelista e filósofa Iris Murdoch e seu marido, o professor John Bayley, contada em duas épocas distintas: na juventude, quando se conheceram, e na velhice, quando Iris sofre do mal de Alzheimer.

Gênio Indomável (drama romântico) O rapaz Will Hunting, é um gênio matemático e faxineiro de uma universidade. Robbin Williams interpreta o psicólogo Sean McGuire, que está mais preocupado com o ser humano do que com a exploração das capacidades matemáticas do jovem Will.

período de internação em um hospital psiquiátrico, ele regressa às ruas do East End de Londres, lugar onde cresceu. As imagens, os sons e os odores dessas ruas começam a despertar lembranças de sua infância que há muito haviam sido esquecidas. No coração das memórias de Spider encontra-se o grande trauma da perda de sua mãe. Ele acredita que seu pai, o encanador Bill Cleg (Gabriel Byrne), matou a esposa para que uma prostituta tomasse seu lugar e fosse morar em sua casa. Dirigido por David Cronenberg (A Mosca) e com Ralph Fiennes, Gabriel Byrne, Lynn Redgrave e John Neville no elenco. Gênero: Drama

Frances (com Angelina Jolie) (muito bom!!) Conta a história de uma moça que é considerada como louca assista o filme para verificar a relação doentia entre mãe filha. (dica enviada por Mariela Maria Silva)

Óleo de Lorenzo (drama) Mal de Parkinson, doença (degenarativa). Conta a história de um casal que pesquisou sobre a doença de um filho quando a biomedicina nada sabia sobre ela. Filme indicado para o programa de biologia, mostra uma visão inicial da ciência e da pesquisa. obs: vale a pena ser conferido. (dica enviada por Mariela Maria Silva)

Jantar com Amigos (Dinner With Friends) (comédia romântica) Dois casais. Quatro amigos. Um divórcio. Excelente filme sobre os relacionamentos, o homem e a mulher no casamento, as amizades, os filhos, as expectativas, etc. Baseado na peça vencedora do Prêmio Pulitzer de Donald Margulies. (Com Dennis Quaid, Andie MacDowell, Greg Kinnear e Toni Collette. Filme muito sensível.

Fale com Ela (drama) Filme de Pedro Almodovar, indicado para o oscar deste ano. Trata da amizade de dois homens e da forma com que eles se relacionam com duas mulheres em coma, num hospital. Filme sensível e brilhante!

(Parte 1 de 2)

Comentários