Instalação de som automotivo

Instalação de som automotivo

(Parte 1 de 7)

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AssuntoPágina
Algumas funções do aparelho de cd-player4
Instalando auto-rádios, toca-fitas e cd-player6
Como transformar CD-Room em CD player de Carro8
Problemas de interferência no som do automóvel10
O remédio é a Prevenção11
Sistema elétrico automotivo – dimensionamento14
Como Calcular a Bitola dos Fios18
Como medir a potência RMS20
RMS x SPL - mitos e verdades da potência elétrica21
Divisores de Freqüência2
Mas como verificar a potência dos alto-falantes?30
Impedância dos Auto Falantes31
Potência dissipada em um kit de MidBass, MidRange e Tweeter32
Decibél, o que é isso?32
Associação de Subwoofer34
Associação de Subwoofers Bobina simples34
Associação em paralelo35
Associação de Subwoofers bobina dupla34

ÍNDICE Cuidados com cabos de áudio (evitando chiados)_1 Saída RCA ou saída amplificada?_ 17 Como escolher o Subwoofer?_3

Quantos dB (decibéis) eu ganho aumentando os Subwoofer?37

Quanto de potência está sendo dissipada pelos Subwoofers? Caixa de fibra ou madeira MDF?_ 38

Qual a litragem correta?38
Fixação do amplificador e acabamento38
Ligação Bridge39
Capac. de 1 FARADX20 V39

Projetos________________________________________________________40

Algumas funções do aparelho de cd-player

O equipamento de CD player ou mesmo um rádio toca-fitas pode ter inúmeros recursos, muitas vezes não exploradas pelo dono do equipamento. Veremos nesta matéria para que serve alguns desses recursos.

Bass/Treble: Esses controles são encontrados em qualquer aparelho. Eles funcionam como um equalizador simplificado (de apenas duas freqüências), temperando as músicas com graves (bass) e agudos (treble), de acordo com seu gosto pessoal.

Fader / Balance: Controlam a distribuição do som para os alto-falantes do carro. O balance controla o balanço entre os canais esquerdo e direito, enquanto que o fader controla o nível do volume dos falantes frontais e traseiros. Normalmente ficam na posição central (0) e raramente são alterados. Instaladores descuidados podem ligar os falantes invertidos, de modo que o canal esquerdo da música será reproduzido pelo falante direito e vice-versa. Por isso, às vezes, o som do carro está esquisito, mas você não consegue descobrir o que há de errado. Cheque se é o caso do seu carro, ajustando o balanço totalmente para o canal esquerdo e depois para o direito, repetindo a operação para os falantes frontais e depois traseiros.

Loudness: Acentua os graves e agudos da música quando o volume está baixo, para compensar a sensibilidade decrescente do ouvido humano para essas freqüências. Isso quer dizer que, quanto mais baixo o volume, menos nosso ouvido percebe sons graves e agudos. Um, porém que poucos sabem: o controle de loudness não afeta as músicas em volume alto.

Atenuação (mute): Ativando essa função, o som será atenuado instantaneamente cerca de 20 dB, voltando para o nível anterior simplesmente apertando o botão mais uma vez. Torna-se mais útil quando está presente no controle remoto do aparelho. Ideal para ser usado quando você parar num pedágio ou para pedir informações ou (cuidado com a multa!) quando for atender uma ligação no telefone celular. Alguns aparelhos podem ser ligados em kits de viva-voz, atenuando automaticamente o som assim que o telefone tocar.

Saídas RCA: São os conectores que ficam na parte de trás do aparelho. Na prática, você não irá encostar neles (a menos que o caro leitor seja um instalador também), mas é bom saber se o aparelho que você está comprando tem essas saídas, caso queira adicionar um amplificador de fonte chaveada no futuro. Mesmo que o amplificador ainda não esteja nos seus planos, isso significa mais flexibilidade para o seu sistema de som no futuro. Unidade principal com amplificador interno.

Quando seu CD player tem um amplificador interno, ele dispensa o uso de um amplificador ou booster (módulo de potência). Você reconhece os aparelhos que se encaixam nessa categoria quando lê as inscrições 4x40 Watts (por exemplo). Evidentemente, quanto mais potente for, melhor. Mas os fabricantes insistem em elevar esses números a níveis fictícios, para convencer ao consumidor a levar seu produto que, de tão forte, dispensa um amplificador externo. Normalmente, os amplificadores internos do CD players são suficientes apenas para escutar música com os vidros

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Unidade principal sem amplificação: Os aparelhos mais sofisticados não oferecem amplificador interno. Devem ser usados com amplificadores externos, mais potentes e com menor distorção.

Procura de estações (seek/search): Pressionando o botão de procura, o sintonizador começa a procurar automaticamente a próxima estação presente no dial do rádio. Em alguns aparelhos, a procura pode ser manual também, que deve ser usada quando o sinal da estação que você deseja escutar está fraco demais para ser sintonizado automaticamente pelo rádio.

Local / Distante (DX): Funciona juntamente com a procura de estações. Quando a função local é selecionada, a procura só sintoniza as estações com sinal mais forte. Estando numa região longe das emissoras de rádio, use a função DX. O sintonizador do rádio aumentará sua sensibilidade e começará a procurar estações com sinal mais fraco.

Procura de músicas: Pressione as teclas << e >> para avançar ou voltar às músicas no disco. Em alguns aparelhos, pressionando e segurando essas teclas iniciará a busca rápida até o trecho da música desejado.

Scan Play-back: Ativando essa função, o aparelho passa a tocar os 10 primeiros segundos de cada música do disco sucessivamente. Programação. Permite que sejam escolhidas quais músicas do disco (ou dos discos, se você estiver usando um CD changer) serão tocadas e em qual seqüência.

Reprodução aleatória: O aparelho reproduz em ordem aleatória todas as músicas do disco que estiver tocando. Quando um CD changer estiver conectado, essa função selecionará - também aleatoriamente - a ordem dos discos.

Sistema anti-furto: Os fabricantes fornecem produtos com pelo menos um sistema para coibir ou dificultar a ação dos amigos do alheio. O método mais usado atualmente é a frente destacável, onde o motorista pode levar o painel frontal do aparelho consigo quando deixar o veículo. Os códigos anti-furto já foram mais comuns, e existem ainda em alguns aparelhos. Sem o número do código que apenas o proprietário do veículo tem, nenhum gatuno será capaz de religar o aparelho. Esse método caiu na descrença dos

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Memória títulos de discos / estações de rádio Essa função mostra o título do disco ou o nome da estação de rádio que está tocando (desde que sejam digitados antes).

RDS / RDBS A sigla significa Radio Data Broadcast System (Sistema de transmissão de dados pelo rádio). Muito difundido na Europa mas nem tanto no resto do mundo, o sistema permite que seu rádio receba informações transmitidas pelas emissoras de rádio simultaneamente com as músicas. Essas informações podem ser os nomes da música que está tocando, o nome da emissora, previsão do tempo, boletins de tráfego ou até mesmo comerciais. Para funcionar a função, é necessário que as emissoras transmitam seus sinais através de equipamentos que possuam esse recurso. Por essa razão, há apenas uma meia dúzia de estações em todo o Brasil que transmitem sinais RDS.

Procura automática das estações mais fortes O sintonizador irá procurar automaticamente e armazenar as estações de rádio com sinal mais forte na banda selecionada (FM 1, AM 2, etc.) na ordem de potência do sinal (a emissora com melhor recepção na memória 1 e assim por diante).

Reforço de graves (D-bass) Esse controle adiciona cerca de 10 dB de ganho nas freqüências graves, ideal para dar mais "impacto" nas músicas. O resultado é muito bom quando o CD player está ligado a um amplificador externo.

Instalando auto-rádios, toca-fitas e cd-player - dicas

Primeiro passo: Verifique se existe fiação e conectores adequados para alimentar o aparelho de áudio. Geralmente a maioria dos veículos possuem essas fiações que ficam localizados no mesmo compartimento onde será instalado o rádio. Caso a fiação não exista alguns cuidados deverão ser tomados.

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CUIDADO: Sempre que um novo condutor elétrico for adicionado com o sistema elétrico do veículo certifique-se de desconectar o cabo negativo da bateria para evitar qualquer contato que possa provocar um curto-circuito.

Consulte o manual do carro e verifique em que parte do veículo se encontra a caixa de fusíveis de proteção ou a central elétrica e verifique em que parte deste sistema se encontra o fusível de proteção para o rádio. No local indicado pelo manual do veículo, conecte um fio de bitola 2.5mm ao terminal de saída do porta fusível, devidamente encapado e protegido com material anti-chama para maior segurança e puxe-o até o painel de instalação do rádio. Utilize condutores com capa de silicone ou similar e de cor clara para diferenciar dos demais condutores. O próximo passo você deve utilizar um condutor de cor escura e aterrá-lo num ponto da carroceria do carro de preferência sem fazer furos e não se esqueça de usar terminais para melhor segurança.

Atenção: evite passar os condutores de alimentação próximos de motores elétricos, relês e qualquer outro dispositivo que possa causar interferência e ruído no rádio.

Segundo passo: A fiação para os alto-falantes também deverão receber atenção especial assim como os fios de alimentação, pois os fios dos alto-falantes também estão sujeitos à interferência por ruído e danos mecânicos, portanto ao passar com a fiação dos falantes sob o painel do veículo tome o mesmo cuidado dado aos cabos de alimentação.

Terceiro passo: Com todos os condutores posicionados ao painel do veículo inclusive o cabo de antena, agora você irá encaixar a cinta de fixação do rádio que acompanha o aparelho, encaixando-a no painel de instrumentos e dobrando firmemente as lingüetas com uma chave de fenda ou ferramenta adequada para que não fique solta e fazendo barulho podendo também fazer com que seus discos pulem demasiadamente (no caso de CDs).

Faça uma análise nos cabos do painel, verifique se não faltou nenhum fio e não esqueça de conectar o cabo negativo de volta a bateria para a verificação da tensão elétrica 12 v nos fios que alimentarão o rádio, em seguida conecte o terminal de encaixe ao aparelho e siga as instruções das operações e funções que acompanham no manual.

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Disketeira FM? Muita gente pensa em comprar disketeiras FM, porém estas devem saber que ela acaba tendo um desempenho pior do que as conectadas na saída do aparelho Toca-cd ou tocafitas. Isso porque ela possui uma resposta de freqüência prejudicada pelo sistema FM e você ira perder qualidade em todas as freqüências sendo altas e baixas.

Como usar CD Room como CD Player no Carro

Para ser usada como CD player, a unidade de CD-ROM não precisa estar conectada ao computador. Com isso, é possível transformar facilmente uma unidade de CD-ROM em um CD player para carro. Parece loucura? Não é. Com a dica de hoje você conseguirá colocar em seu carro um CD player sem gastar praticamente nada.

A unidade de CD-ROM usada pode ser de qualquer tipo, desde os primeiros modelos ("1x") até os modelos mais atuais ("60x"). O único pré-requisito que a unidade precisa ter é ter uma saída para fone de ouvido com controle de volume. E isso praticamente todas as unidades de CD-ROM tem.

Há duas grandes vantagens em se transformar uma unidade de CD-ROM em CD player para o carro. Primeiro quem vai querer quebrar o vidro do seu carro para roubar um CD-ROM? E, segundo, como qualquer tipo de unidade de CD-ROM serve, você poderá aproveitar uma unidade velha, que esteja largada em um canto (por exemplo, aquela unidade 2x do seu velho 386), fazendo com que o custo seja próximo de zero.

Para instalar um CD-ROM no carro, você precisará de um plugue de alimentação fêmea, usado para encaixar no plugue de alimentação do CD-ROM (esse plugue você pode cortar de uma fonte de alimentação velha) e de um circuito integrado regulador de voltagem chamado 7805, que é facilmente encontrado nas lojas de componentes eletrônicos (lojas da Rua República do Líbano no Rio de Janeiro e da Rua Santa Ifigênia em São Paulo). Você precisará comprar também um dissipador de calor para o 7805 (vendido na mesma loja).

A bateria do carro é de 12 V, mas para funcionar a unidade de CD-ROM precisa de duas tensões de alimentação: 12 V e 5 V. O circuito 7805 consegue converter a tensão de 12 V em 5 V (o seu pino 1 é a entrada, o pino 2 é o terra e o pino 3 é a saída de 5 V). O esquema de ligação você confere na Figura 1. O pino do terra deve ser ligado ao fios de terra do plugue e ao pólo negativo da bateria do carro, o que é feito simplesmente conectando-se esse pino à carroceria metálica do carro.

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Basta fazer a ligação mostrada no esquema (não se esqueça de isolar com fita isolante todas as conexões) e pronto, você terá o seu CD-ROM funcionando como CD player em seu carro.

A saída de áudio será feita através da saída de fone de ouvidos. Para escutar o CD, você terá de usar fones de ouvido. Para escutar o som através dos alto-falantes do carro, você terá de comprar um aplificador com entradas RCA e comprar um cabo P2 estéreo x RCA (mesmo cabo usado para ligar aparelhos Discman a um amplificador). O pino P2, que é o mesmo usado por fones de ouvido, deverá ser encaixado na saída de fone de ouvido do CD-ROM, enquanto os plugues RCA deverão ser encaixados nas entradas do amplificador. O controle de volume será feito através do controle de volume existente no CD-ROM.

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