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Guias e Dicas
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Construçao de caixas acústicas, Notas de estudo de Cultura

parametros dos altofalante e caixas. tipos de caixas vantagens e desvantagens

Tipologia: Notas de estudo

2010
Em oferta
30 Pontos
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Compartilhado em 07/05/2010

flaviano-fernandes-4
flaviano-fernandes-4 🇧🇷

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Baixe Construçao de caixas acústicas e outras Notas de estudo em PDF para Cultura, somente na Docsity! Este manual foi escrito por DJ Belex A venda deste manual é feita apenas por seu autor através do Mercado Livre A venda deste manual por terceiros é PROIBIDA Se você adquiriu este manual de outra pessoa, por favor, informe o seu verdadeiro autor enviando um e-mail para: djbelex(a)hotmail.com ou djbelex(a) gmail.com Obrigado!!! Sd: Área efetiva do cone do alto-falante Re: Resistência da bobina em corrente contínua, é dada em ohms assim como a impedância, mas não é igual Le: indutância da bobina medida em mH (milihenries) Z: impedância. Resistência da bobina a passagem de corrente alternada. Varia conforme a frequência, portanto este é o menor valor assumido. (medido em Ohms). PE: Potência elétrica suportada pela bobina do alto falante, dada em Watts SPL: Sound pressure level - nível de pressão ou intensidade sonora, medido em dB. Refere-se também a eficiência do falante, quando medida a im de distância, sendo aplicado 1W. Vb: Volume interno de uma caixa , em litros Fb: Frequência de ressonância do sistema caixa+duto. Também conhecida como frequência de sintonia do duto. Fc: Frequência de ressonância de um sistema de caixa selada. F3: Frequência da qual a intensidade sonora cai para a metade da intensidade de referência, isto é, frequência onde a intensidade cai -3dB Qtc: Fficiência de um sistema de caixa selada, na frequência de ressonância. 0,71 é o valor que proporciona a resposta mais plana, porém, e mais comum é usar valores entre 0,9 e 1 devido ao reforço nos graves obtido. Não se preocupe em decorar nada, No momento em que estes parâmetros forem necessários nos cálculos, basta voltar no texto e relembrar. Qualidade , mercado e valores de potência O mercado de alto-falantes hoje em dia é um “campo minado”. Se você procurar um pouco, poderá encontrar muita coisa boa, mas duvido que não vá esbarrar em muita “bomba” que tem por aí. Devido ao fato do público de som automotivo geralmente não conhecer de dados técnicos dos alto-falantes, o fabricante abusa da publicidade e pecam na qualidade final. Falantes coloridos, que brilham, cromados etc. Não tenho nada contra, mas nem sempre esta maquiagem significa que tocam melhor. Como o foco da atenção dos fabricantes está sobre o mercado automotivo e profissional, fica difícil encontrar alto-falantes destinados a outras aplicações que requerem mais qualidade. O pessoal que gosta de som residencial e hi-fi acabou prejudicado, pois nas lojas só se encontram os Copyrigth. - 2005 - DJ BELEX - Todos os Direitos Reservados djbelex(Dhotmail.com 5 equipamentos profissionais, que esbanjam robustez, mas não tem qualidade a altura de um sistema hi-fi. E os automotivos, que possuem parâmetros e até formatos otimizados para serem aplicados em veículos. A solução recai sobre os importados. Isto não quer dizer que você não pode usar um falante automotivo para fazer uma caixa para seu Home Theater, é na hora dos cálculos que você começara a ver grandes diferenças que irão definir sua escolha. Com um pouco de vivência com os parâmetros técnicos dos alto-falantes logo você estará conseguindo separar as razões. De início, comece a desconfiar daquelas marcas que tentam lhe enganar com valores de potências absurdos, como está explicado mais abaixo. Também pense duas vezes antes de adquirir alto-falantes de imas pequenos e bordas estreitas para caixas de subgraves. Evite falantes de QTS alto (>0,5) quando você estiver querendo sistemas compactos. Mas se, apesar do baixo rendimento, quiser usar alto-falantes fora de caixas, como no tampão, use aqueles de QTS maior que 0,5 e não compre falantes caros para isso, não compensa. Visualmente, o falante que lhe proporciona bom rendimento em caixas sub-graves compactas é ode ima grande (QTS baixo), borda larga e macia (baixa complitância = VAS baixo) e cone robusto. E muito importante observar a qualidade e rigidez do cone, bem como a qualidade das bordas e colagens. Observe sempre a sensibilidade do falante (SPL). Deve estar especificada em dB W/m. Isto quer dizer que um alto falante de SPL=93dB W/m, ligado a um amplificador de 250W toca igual a outro de 90dB W/m ligado a um sistema de 500W (lembre-se que ao dobrar a potência, você está aumentando a sensibilidade em apenas 3dB ( ref. 2). Baseie-se também pelos anúncios e catálogos de fabricantes que já atuam a algum tempo com sucesso no ramo de sonorização profissional e hi-fi. Isto porque equipamentos de má qualidade não sobrevivem nestes mercados e provavelmente a mesma tecnologia e atenção que dão aos seus produtos “top” darão aos demais. Sobre potências e RMS x PMPO Lembre-se, não existe alto-falante “com potência de X watts”. Alto falante é um componente passivo, que transforma energia, na verdade, um alto falante de 120W RMS suporta eletricamente 120W sem queimar, porém se for ligado em um amplificador de 50W , tocará igual a qualquer outro alto-falante parecido e de menor potência: 5OW. Isto sem contar que tem muita perda no caminho antes de virar som. O fabricante que apresenta como primeiro dado de seu alto-falante o valor da potência, tem a nítida intenção de te “ganhar no papo”, cuidado. Com relação aos valores de potência, o leitor já deve ter se deparado com números assustadores e não coerentes. Por exemplo, um aparelho três em um a venda no supermercado tem uma etiqueta que diz possuir 4000 Watts de potência. Óbvio que esta informação não é real. Isso seria admitir que este aparelho consome tanta energia quanto meu chuveiro elétrico. O que acontece nestes casos é a unidade de medida que o fabricante utilizou. Na maioria das vezes, potência PMPO, ou seja, uma Copyrigth. - 2005 - DJ BELEX - Todos os Direitos Reservados djbelex(Dhotmail.com 6 forma de medir a potência máxima que o aparelho pode gerar, mesmo que seja por um instante mínimo de tempo, até menor que centésimos de segundo. Como não há padronização para esta medida, o fabricante “inventa” como ele quiser a maneira que vai utilizar para fazer a medição da potência PMPO. Isto trata-se de uma jogada de “marketing”. Tanto é que basta reparar: a potência dos novos aparelhos aumenta espantosamente enquanto estes continuam diminuindo de tamanho. Ora então porque os amplificadores para shows raramente passam dos 4000W e continuam tão grandes? - vai entender! A medição de potência padronizada pela ABNT é a que vale. Medida em um período de tempo padronizado onde se possa definir a potência média que foi trabalhada pelo aparelho sem que ocorra sua queima. Esta é a potência RMS ou conhecida como potência real média, esta serve como parâmetro de comparação e deve vir sempre especificada pelo menos no manual do fabricante. Já me deparei com aparelhos que anunciavam 400W na frente de seu painel, mas no manual estava especificada a potência RMS de míseros 6W por canal. Este mesmo raciocínio vale para alto falantes. Nossa referência é potência RMS. Ainda temos um agravante. Esta potência é a que o alto falante suporta eletricamente. Na maioria das vezes o limite mecânico imposto pelo Xmax ocorre antes que toda a capacidade de potência do alto-falante seja aproveitada. Por isso torna-se importante o cálculo e simulação da caixa antes da compra do alto-falante. Em música existe um parâmetro conhecido como dinâmica (ref: 3). Isto é a diferença entre o som mais “fraco” que toca em uma música e o mais “forte”. Qual quer aparelho em volume médio deve conseguir reproduzi- los todos. Vejamos o exemplo de uma típica musica de rock. Se tomarmos somente a variação dinâmica entre o volume médio normal no decorrer da música e os momentos de pico, encontraremos uma variação de 12dB, isto chama-se fator de crista (ref: 6). Agora vejamos, se o sujeito estiver ouvindo em um volume onde o desenvolvimento normal da música consome 2W do sistema. Quando em uma passagem mais forte da música, como um grito do vocalista ou uma base de guitarra onde atinja 12dB acima do nível médio, veja qual a potência necessária para reproduzi-lo: POT=Ppx 108" =2x4102" =31,7W Veja que não é todo aparelho que fornece esta potência. Imagine que você estivesse tocando para uma multidão, onde seu sistema já desenvolvia em volume médio de 50W. Se calcular vai ver que necessitaria de 750W nas passagens mais fortes!! Ou ainda, se imagine ouvindo música clássica, onde o fator de crista pode chegar a 30dB. Copyrigth. - 2005 - DJ BELEX - Todos os Direitos Reservados djbelex(Dhotmail.com 7 Você pode pensar que se trata de apenas uma caixa com um furo a mais, mas acredite que este tubo é de suma importância para seu funcionamento. O duto também funciona como emissor sonoro, contribuindo nas respostas de baixas frequências . O duto apropriado desobriga que o alto falante tenha alta excursão de cone para que renda bem em baixas frequências, de modo que é possível a utilização de falantes de maior sensibilidade, devido a estes possuírem conjunto móveis mais eficientes (os conhecidos “bordas-secas” usados em som profissional). me E” Caixa dutacda B&wv Repare o tweeter no alto, o duto embaixo e o wocfer entre eles As caixas dutadas fornecem uma melhor resposta de graves, alto SPL, boa resposta a transientes, mas inferior às seladas. Boa para quem deseja graves reforçados ou utilização ambientes abertos, por ter +3dB de vantagem sobre a selada. Permite muitas variações de utilização a partir de alterações na frequência de sintonia e volume da caixa Boa para batidas graves extendidas, como sinfônicas, jass, axé, etc. A excursão do cone abaixo de fb cresce muito rápido, de modo que é necessário cuidadoso cálculo ou utilização de um filtro subsônico (barra as frequências baixas que fazem o cone entrar em sobre excursão). Muitos purista não gostam de caixas dutadas pois dizem que introduzem distorções no som, que eles chamam Copyrigth. - 2005 - DJ BELEX - Todos os Direitos Reservados djbelex(Dhotmail.com 10 de coloridos. Porém elas continuam ainda sendo utilizadas em larga escala nos mais modernos aparelhos HI-FI. Home theaters e micro systens pequenos de baixo custo utilizam em sua totalidade caixas dutadas, por que, de outra forma, seria necessário um amplificador duas vezes mais forte para alcançar a mesma pressão sonora com uma selada. Existem ainda as caixas tipo band-pass, são utilizadas sempre como sub-woofers e apresentam um spl maior que as dutadas em 3dB, e logicamente 6dB maior que as seladas. Contudo, além de ser de mais difícil cálculo e construção, não permite que ouçamos as distorções provocadas por sobre excursão do cone do falante, podendo o estar danificando sem que estejamos sabendo. Consistem de dois volumes, um selado e outro com um duto sintonizado. O alto falante é posicionado entre os dois recintos acústicos, os quais possuem dimensões críticas, e não fica visível. Fica interno a caixa. E chamada também de radiador indireto, pois somente o duto irradia pressão sonora para o ambiente. Seu cálculo deve ser minucioso e não vamos fazer aqui, porém os softwares que indico fazem com precisão. Caixas como esta criam graves vigorosos em shows e cinemas, utilizando alto falantes profissionais. Seu uso também se disseminou em som automotivo com grande sucesso. A desvantagem desta caixa é o seu tamanho avantajado. Veja a figura: e Caixa Band-Pass automotiva com parede frontal de acrílico e iluminação para que os alto falantes internos fiquem visíveis Quando se procura um grave realmente poderoso no interior de ambientes, como automóveis, salas, ou quando ao ar livre, todas estas caixas podem ser projetadas de modo a produzirem um pico na curva de resposta, próximo a frequência de ressonância do local. Em veículos, por exemplo, é algo entorno de 70Hz. Os fabricantes de som automotivo sempre sugerem caixas para seus alto falantes que apresentam um pico de quase 4dB nesta região. Quando não há a possibilidade de se instalar caixas de graves potentes em salas grandes como teatros ou cinemas, costuma-se instalar caixas Copyrigth. - 2005 - DJ BELEX - Todos os Direitos Reservados djbelex(Dhotmail.com 1 picos grandes para compensar as absorções nos estofados e platéia (em +/-50Hz) e aproveitar o reforço introduzido pela ressonância do local. Apesar de produzir um som intenso, na verdade a resposta de graves fica prejudicada. Aspectos construtivos e mecânicos das caixas Chegado a este ponto, depois de ver que uma caixa depende de tantos parâmetros, você deve estar se perguntando qual a implicação do tipo de material e métodos de construção no resultado final da caixa. Se recapitularmos a finalidade da caixa acústica, veremos que a função de isolar as ondas sonoras em seu interior só pode ser cumprida se as paredes forem suficientemente rígidas para que não vibrem junto com o alto falante. Senão seria como admitir que o alto falante não é o único gerador de som da caixa. As paredes da caixa não podem apresentar vibrações e devem isolar todas as ondas sonoras que possam prejudicar o resultado final. Mesmo tomando todos os cuidados, não existe um material tão rígido que não vibre. Este efeito produz um som reverberante muito desagradável, como quando alguém fala com a cabeça dentro de um balde. E razoável imaginar que a vibração aconteça pois, dissemos que as ondas da parte de trás do falante são aprisionadas pela caixa. Estas ondas possuem certa energia que é transferida às paredes da caixa quando as tocam. Para evitar este efeito existe a necessidade de absorver esta energia antes que se transforme em vibração ou que amorteça as paredes para que cessem logo de vibrar. Faz-se isso adicionando material de alta densidade, pesados, internamente à caixa como, borrachas densas, como aquelas usadas para forrar bancada de oficinas ou camadas vigorosas de betumem (piche ou manta asfáltica). Uma caixa bem amortecida deve apresentar um som seco e sem sustentação quando você der “soquinhos” em suas paredes. Portanto podemos perceber que uma caixa acústica deve possuir paredes que ofereçam tanto rigidez quanto amortecimento. Viu porque boas caixa nunca são leves demais! Na seção de links, em fabricantes de caixas, procure por desenhos das caixas para ter alguns exemplos. Se dissemos que algumas paredes podem vibrar, temos alguns fatores que promovem este efeito, como baixa resistência a flexão e a baixa espessura do material (já viram como vibram aquelas caixas de mini- systems feitas de plástico?). Paredes feitas em materiais de alta densidade e rígidos, são muito boas acusticamente, necessitando apenas de uma forma de se amortecer as vibrações menores. Por exemplo, o aço é rígido, e necessita de muita potência para fazê-lo vibrar devido a sua grande massa. Porém sem amortecimento, mesmo pequenas excitações fazem suas paredes ecoarem como sinos. Outros materiais mais nobres apresentam muitas vantagens juntas: rigidez, amortecimento e alta densidade, como o granito ou concreto por exemplo. Mas caixas construídas nestes materiais podem ser inviáveis devido ao peso e dificuldade de construção. O material que atualmente representa o melhor custo benefício continua sendo a madeira. Apesar de ser menos rígida e densa que os granitos, oferece vantagens em toda fase Copyrigth. - 2005 - DJ BELEX - Todos os Direitos Reservados djbelex(Dhotmail.com 12 Este manual foi escrito por DJ Belex A venda deste manual é feita apenas por seu autor através do Mercado Livre A venda deste manual por terceiros é PROIBIDA Se você adquiriu este manual de outra pessoa, por favor, informe o seu verdadeiro autor enviando um e-mail para: djbelex(a)hotmail.com ou djbelex(a) gmail.com Obrigado!!! Sd: Área efetiva do cone do alto-falante Re: Resistência da bobina em corrente contínua, é dada em ohms assim como a impedância, mas não é igual Le: indutância da bobina medida em mH (milihenries) Z: impedância. Resistência da bobina a passagem de corrente alternada. Varia conforme a frequência, portanto este é o menor valor assumido. (medido em Ohms). PE: Potência elétrica suportada pela bobina do alto falante, dada em Watts SPL: Sound pressure level - nível de pressão ou intensidade sonora, medido em dB. Refere-se também a eficiência do falante, quando medida a im de distância, sendo aplicado 1W. Vb: Volume interno de uma caixa , em litros Fb: Frequência de ressonância do sistema caixa+duto. Também conhecida como frequência de sintonia do duto. Fc: Frequência de ressonância de um sistema de caixa selada. F3: Frequência da qual a intensidade sonora cai para a metade da intensidade de referência, isto é, frequência onde a intensidade cai -3dB Qtc: Fficiência de um sistema de caixa selada, na frequência de ressonância. 0,71 é o valor que proporciona a resposta mais plana, porém, e mais comum é usar valores entre 0,9 e 1 devido ao reforço nos graves obtido. Não se preocupe em decorar nada, No momento em que estes parâmetros forem necessários nos cálculos, basta voltar no texto e relembrar. Qualidade , mercado e valores de potência O mercado de alto-falantes hoje em dia é um “campo minado”. Se você procurar um pouco, poderá encontrar muita coisa boa, mas duvido que não vá esbarrar em muita “bomba” que tem por aí. Devido ao fato do público de som automotivo geralmente não conhecer de dados técnicos dos alto-falantes, o fabricante abusa da publicidade e pecam na qualidade final. Falantes coloridos, que brilham, cromados etc. Não tenho nada contra, mas nem sempre esta maquiagem significa que tocam melhor. Como o foco da atenção dos fabricantes está sobre o mercado automotivo e profissional, fica difícil encontrar alto-falantes destinados a outras aplicações que requerem mais qualidade. O pessoal que gosta de som residencial e hi-fi acabou prejudicado, pois nas lojas só se encontram os Copyrigth. - 2005 - DJ BELEX - Todos os Direitos Reservados djbelex(Dhotmail.com 5 equipamentos profissionais, que esbanjam robustez, mas não tem qualidade a altura de um sistema hi-fi. E os automotivos, que possuem parâmetros e até formatos otimizados para serem aplicados em veículos. A solução recai sobre os importados. Isto não quer dizer que você não pode usar um falante automotivo para fazer uma caixa para seu Home Theater, é na hora dos cálculos que você começara a ver grandes diferenças que irão definir sua escolha. Com um pouco de vivência com os parâmetros técnicos dos alto-falantes logo você estará conseguindo separar as razões. De início, comece a desconfiar daquelas marcas que tentam lhe enganar com valores de potências absurdos, como está explicado mais abaixo. Também pense duas vezes antes de adquirir alto-falantes de imas pequenos e bordas estreitas para caixas de subgraves. Evite falantes de QTS alto (>0,5) quando você estiver querendo sistemas compactos. Mas se, apesar do baixo rendimento, quiser usar alto-falantes fora de caixas, como no tampão, use aqueles de QTS maior que 0,5 e não compre falantes caros para isso, não compensa. Visualmente, o falante que lhe proporciona bom rendimento em caixas sub-graves compactas é ode ima grande (QTS baixo), borda larga e macia (baixa complitância = VAS baixo) e cone robusto. E muito importante observar a qualidade e rigidez do cone, bem como a qualidade das bordas e colagens. Observe sempre a sensibilidade do falante (SPL). Deve estar especificada em dB W/m. Isto quer dizer que um alto falante de SPL=93dB W/m, ligado a um amplificador de 250W toca igual a outro de 90dB W/m ligado a um sistema de 500W (lembre-se que ao dobrar a potência, você está aumentando a sensibilidade em apenas 3dB ( ref. 2). Baseie-se também pelos anúncios e catálogos de fabricantes que já atuam a algum tempo com sucesso no ramo de sonorização profissional e hi-fi. Isto porque equipamentos de má qualidade não sobrevivem nestes mercados e provavelmente a mesma tecnologia e atenção que dão aos seus produtos “top” darão aos demais. Sobre potências e RMS x PMPO Lembre-se, não existe alto-falante “com potência de X watts”. Alto falante é um componente passivo, que transforma energia, na verdade, um alto falante de 120W RMS suporta eletricamente 120W sem queimar, porém se for ligado em um amplificador de 50W , tocará igual a qualquer outro alto-falante parecido e de menor potência: 5OW. Isto sem contar que tem muita perda no caminho antes de virar som. O fabricante que apresenta como primeiro dado de seu alto-falante o valor da potência, tem a nítida intenção de te “ganhar no papo”, cuidado. Com relação aos valores de potência, o leitor já deve ter se deparado com números assustadores e não coerentes. Por exemplo, um aparelho três em um a venda no supermercado tem uma etiqueta que diz possuir 4000 Watts de potência. Óbvio que esta informação não é real. Isso seria admitir que este aparelho consome tanta energia quanto meu chuveiro elétrico. O que acontece nestes casos é a unidade de medida que o fabricante utilizou. Na maioria das vezes, potência PMPO, ou seja, uma Copyrigth. - 2005 - DJ BELEX - Todos os Direitos Reservados djbelex(Dhotmail.com 6 forma de medir a potência máxima que o aparelho pode gerar, mesmo que seja por um instante mínimo de tempo, até menor que centésimos de segundo. Como não há padronização para esta medida, o fabricante “inventa” como ele quiser a maneira que vai utilizar para fazer a medição da potência PMPO. Isto trata-se de uma jogada de “marketing”. Tanto é que basta reparar: a potência dos novos aparelhos aumenta espantosamente enquanto estes continuam diminuindo de tamanho. Ora então porque os amplificadores para shows raramente passam dos 4000W e continuam tão grandes? - vai entender! A medição de potência padronizada pela ABNT é a que vale. Medida em um período de tempo padronizado onde se possa definir a potência média que foi trabalhada pelo aparelho sem que ocorra sua queima. Esta é a potência RMS ou conhecida como potência real média, esta serve como parâmetro de comparação e deve vir sempre especificada pelo menos no manual do fabricante. Já me deparei com aparelhos que anunciavam 400W na frente de seu painel, mas no manual estava especificada a potência RMS de míseros 6W por canal. Este mesmo raciocínio vale para alto falantes. Nossa referência é potência RMS. Ainda temos um agravante. Esta potência é a que o alto falante suporta eletricamente. Na maioria das vezes o limite mecânico imposto pelo Xmax ocorre antes que toda a capacidade de potência do alto-falante seja aproveitada. Por isso torna-se importante o cálculo e simulação da caixa antes da compra do alto-falante. Em música existe um parâmetro conhecido como dinâmica (ref: 3). Isto é a diferença entre o som mais “fraco” que toca em uma música e o mais “forte”. Qual quer aparelho em volume médio deve conseguir reproduzi- los todos. Vejamos o exemplo de uma típica musica de rock. Se tomarmos somente a variação dinâmica entre o volume médio normal no decorrer da música e os momentos de pico, encontraremos uma variação de 12dB, isto chama-se fator de crista (ref: 6). Agora vejamos, se o sujeito estiver ouvindo em um volume onde o desenvolvimento normal da música consome 2W do sistema. Quando em uma passagem mais forte da música, como um grito do vocalista ou uma base de guitarra onde atinja 12dB acima do nível médio, veja qual a potência necessária para reproduzi-lo: POT=Ppx 108" =2x4102" =31,7W Veja que não é todo aparelho que fornece esta potência. Imagine que você estivesse tocando para uma multidão, onde seu sistema já desenvolvia em volume médio de 50W. Se calcular vai ver que necessitaria de 750W nas passagens mais fortes!! Ou ainda, se imagine ouvindo música clássica, onde o fator de crista pode chegar a 30dB. Copyrigth. - 2005 - DJ BELEX - Todos os Direitos Reservados djbelex(Dhotmail.com 7 Você pode pensar que se trata de apenas uma caixa com um furo a mais, mas acredite que este tubo é de suma importância para seu funcionamento. O duto também funciona como emissor sonoro, contribuindo nas respostas de baixas frequências . O duto apropriado desobriga que o alto falante tenha alta excursão de cone para que renda bem em baixas frequências, de modo que é possível a utilização de falantes de maior sensibilidade, devido a estes possuírem conjunto móveis mais eficientes (os conhecidos “bordas-secas” usados em som profissional). me E” Caixa dutacda B&wv Repare o tweeter no alto, o duto embaixo e o wocfer entre eles As caixas dutadas fornecem uma melhor resposta de graves, alto SPL, boa resposta a transientes, mas inferior às seladas. Boa para quem deseja graves reforçados ou utilização ambientes abertos, por ter +3dB de vantagem sobre a selada. Permite muitas variações de utilização a partir de alterações na frequência de sintonia e volume da caixa Boa para batidas graves extendidas, como sinfônicas, jass, axé, etc. A excursão do cone abaixo de fb cresce muito rápido, de modo que é necessário cuidadoso cálculo ou utilização de um filtro subsônico (barra as frequências baixas que fazem o cone entrar em sobre excursão). Muitos purista não gostam de caixas dutadas pois dizem que introduzem distorções no som, que eles chamam Copyrigth. - 2005 - DJ BELEX - Todos os Direitos Reservados djbelex(Dhotmail.com 10 de coloridos. Porém elas continuam ainda sendo utilizadas em larga escala nos mais modernos aparelhos HI-FI. Home theaters e micro systens pequenos de baixo custo utilizam em sua totalidade caixas dutadas, por que, de outra forma, seria necessário um amplificador duas vezes mais forte para alcançar a mesma pressão sonora com uma selada. Existem ainda as caixas tipo band-pass, são utilizadas sempre como sub-woofers e apresentam um spl maior que as dutadas em 3dB, e logicamente 6dB maior que as seladas. Contudo, além de ser de mais difícil cálculo e construção, não permite que ouçamos as distorções provocadas por sobre excursão do cone do falante, podendo o estar danificando sem que estejamos sabendo. Consistem de dois volumes, um selado e outro com um duto sintonizado. O alto falante é posicionado entre os dois recintos acústicos, os quais possuem dimensões críticas, e não fica visível. Fica interno a caixa. E chamada também de radiador indireto, pois somente o duto irradia pressão sonora para o ambiente. Seu cálculo deve ser minucioso e não vamos fazer aqui, porém os softwares que indico fazem com precisão. Caixas como esta criam graves vigorosos em shows e cinemas, utilizando alto falantes profissionais. Seu uso também se disseminou em som automotivo com grande sucesso. A desvantagem desta caixa é o seu tamanho avantajado. Veja a figura: e Caixa Band-Pass automotiva com parede frontal de acrílico e iluminação para que os alto falantes internos fiquem visíveis Quando se procura um grave realmente poderoso no interior de ambientes, como automóveis, salas, ou quando ao ar livre, todas estas caixas podem ser projetadas de modo a produzirem um pico na curva de resposta, próximo a frequência de ressonância do local. Em veículos, por exemplo, é algo entorno de 70Hz. Os fabricantes de som automotivo sempre sugerem caixas para seus alto falantes que apresentam um pico de quase 4dB nesta região. Quando não há a possibilidade de se instalar caixas de graves potentes em salas grandes como teatros ou cinemas, costuma-se instalar caixas Copyrigth. - 2005 - DJ BELEX - Todos os Direitos Reservados djbelex(Dhotmail.com 1 picos grandes para compensar as absorções nos estofados e platéia (em +/-50Hz) e aproveitar o reforço introduzido pela ressonância do local. Apesar de produzir um som intenso, na verdade a resposta de graves fica prejudicada. Aspectos construtivos e mecânicos das caixas Chegado a este ponto, depois de ver que uma caixa depende de tantos parâmetros, você deve estar se perguntando qual a implicação do tipo de material e métodos de construção no resultado final da caixa. Se recapitularmos a finalidade da caixa acústica, veremos que a função de isolar as ondas sonoras em seu interior só pode ser cumprida se as paredes forem suficientemente rígidas para que não vibrem junto com o alto falante. Senão seria como admitir que o alto falante não é o único gerador de som da caixa. As paredes da caixa não podem apresentar vibrações e devem isolar todas as ondas sonoras que possam prejudicar o resultado final. Mesmo tomando todos os cuidados, não existe um material tão rígido que não vibre. Este efeito produz um som reverberante muito desagradável, como quando alguém fala com a cabeça dentro de um balde. E razoável imaginar que a vibração aconteça pois, dissemos que as ondas da parte de trás do falante são aprisionadas pela caixa. Estas ondas possuem certa energia que é transferida às paredes da caixa quando as tocam. Para evitar este efeito existe a necessidade de absorver esta energia antes que se transforme em vibração ou que amorteça as paredes para que cessem logo de vibrar. Faz-se isso adicionando material de alta densidade, pesados, internamente à caixa como, borrachas densas, como aquelas usadas para forrar bancada de oficinas ou camadas vigorosas de betumem (piche ou manta asfáltica). Uma caixa bem amortecida deve apresentar um som seco e sem sustentação quando você der “soquinhos” em suas paredes. Portanto podemos perceber que uma caixa acústica deve possuir paredes que ofereçam tanto rigidez quanto amortecimento. Viu porque boas caixa nunca são leves demais! Na seção de links, em fabricantes de caixas, procure por desenhos das caixas para ter alguns exemplos. Se dissemos que algumas paredes podem vibrar, temos alguns fatores que promovem este efeito, como baixa resistência a flexão e a baixa espessura do material (já viram como vibram aquelas caixas de mini- systems feitas de plástico?). Paredes feitas em materiais de alta densidade e rígidos, são muito boas acusticamente, necessitando apenas de uma forma de se amortecer as vibrações menores. Por exemplo, o aço é rígido, e necessita de muita potência para fazê-lo vibrar devido a sua grande massa. Porém sem amortecimento, mesmo pequenas excitações fazem suas paredes ecoarem como sinos. Outros materiais mais nobres apresentam muitas vantagens juntas: rigidez, amortecimento e alta densidade, como o granito ou concreto por exemplo. Mas caixas construídas nestes materiais podem ser inviáveis devido ao peso e dificuldade de construção. O material que atualmente representa o melhor custo benefício continua sendo a madeira. Apesar de ser menos rígida e densa que os granitos, oferece vantagens em toda fase Copyrigth. - 2005 - DJ BELEX - Todos os Direitos Reservados djbelex(Dhotmail.com 12 Uma outra forma de se aplicar estes materiais é ao invés de serem colados às paredes da caixa, serem colocados próximo a centro de volume, enrolados nas travessas de reforço ou em formato de caracol, mas sempre em quantidade que ocupe +/-50% de todo o volume da caixa. Vale lembrar que a adição de material absorvente causa uma elevação virtual de aproximadamente 15% no volume da caixa, ou seja, na hora dos cálculos, insira na fórmula um volume um pouco maior que o real caso você estiver utilizando material absorvente. Em caso de caixas de competição, não use, pois a caixa perde um pouco de rendimento. A ordem e aplicar primeiro algum material amortecedor nas paredes caso estas tenham tendência de ficarem vibrando prolongada mente, e sobre ele, aplicar o material absorvente. Ainda pode-se reduzir tais ressonâncias, pela adoção de dimensões para a caixa não múltiplas entra si. As proporções mais aceitas hoje em dia entre as dimensões de uma caixa para que as ressonâncias sejam mínimas são: 2,6 - 1,6 - 1. Não importando o que é altura, profundidade ou comprimento. Mas pode-se utilizar outras proporções, desde que não sejam múltiplas. Vemos aqui novamente que o pior formato é o cúbico. Monte os falantes, na medida do possível, no mesmo nível da madeira, para isso pode ser necessário fazer um rebaixo no furo dos falantes para que eles encaixem. Veja a figura: Ainda é importante dizer que o correto funcionamento de uma caixa depende muito de sua vedação. Todo vazamento de ar constitui perdas e redução de rendimento. Portanto depois de construída, deve-se passar massa de calafetar, massa plástica, ou até cola misturada com serragem bem fina, por todas as junções internas da caixa. No alto-falante, use massa de calafetar na sua junção com a face da caixa. Não use silicone, pois enquanto seca, a cola de silicone exala gases ácidos que podem danificar o falante. Feche a caixa travando com parafusos e cola de madeira. Em certas caixas, a pressão no interior fica tão grande que se colocar pregos, a caixa pode começar a abrir. O furo do alto falante deve ser justo, mas não Copyrigth. - 2005 - DJ BELEX - Todos os Direitos Reservados djbelex(Dhotmail.com 15 apertado para não correr o risco de empenar o falante. Use parafusos de fenda Philips para não correr o risco da chave de fenda escapulir e furar o alto-falante novinho. Veja valores dos diâmetros aproximados dos furos para o falante : Falante (poleg.) Dia. Furo (mm) 8 185 10 232 12 280 15 352 18 420 Quando iniciamos um projeto de caixa, devemos começar pela definição do que queremos e o resultado final que esperamos, para que possamos escolher alto falantes, configurações, materiais, etc. Vamos começar pela utilização: Será um sub-woofer automotivo, para home-theater, ou será uma caixa para retorno de palco ou para guitarra? A partir destas definições podemos começar a estabelecer os limites para as escolhas. O custo sempre será um dos principais limites para qualquer projeto, tenha noção de quanto dinheiro você pode gastar. Vamos listar os pontos importantes: Qual a resposta de frequência desejável? O custo final da caixa é importante ou não? O spl da caixa é mais importante que a qualidade ou não? O tamanho final da caixa é um fator crítico? Partindo destas definições você saberá se compensa pagar mais caro em um falante que renda bem em caixas pequenas, ou se será necessário um tweeter ou outro falante para completar a resposta de frequência, ou se poderá construir uma caixa com falantes mais baratos, se poderá investir no acabamento da caixa etc. O importante é que você pesquise, não se atenha a só um fabricante e consulte principalmente os dados técnicos que todo mundo tem preguiça de ler, pois é ali que estão os nossos dados. Cálculo de caixas Bom, finalmente você chegou a melhor parte desta apostila, vamos agora calcular algumas caixas. Abaixo serão relacionadas fórmulas para que seja possível o cálculo, mas vale ressaltar que devido a necessidade constante de se refazerem cálculos torna-se muito recomendável que se adquira um software específico para ajudá-lo. Existem excelentes freewares destinados ao cálculo de caixas acústicas. Eles calculam caixas seladas, dutadas e até band-pass. Os melhores que já usei e que recomendo foram o WINISD e o LSPCAD LITE. A vantagem destes programas consiste no fato de que você pode alterar o projeto a qualquer Copyrigth. - 2005 - DJ BELEX - Todos os Direitos Reservados djbelex(Dhotmail.com 16 tempo e em “real time” observar os gráficos de desempenho. Também fazem outras análises além da resposta de frequência, como por exemplo a importantíssima análise do XMAX (só o LPSCAD). Caso você não os encontrar nos endereços abaixo vale procurá-los pela internet, pois são fáceis de achar e a ajuda é valiosa. WINISD: www .linearteam.dk LSPCAD e outros: www .speakerbuilding.com/software/ A princípio podem parecer complicados de se trabalhar, porém após compreender os exemplos serão extremamente fáceis de mexer. Tenha em mãos também daqui para frente uma boa calculadora. Algumas recomendações: Se uma caixa possui alto falantes diferentes, ou que toquem frequências diferentes, estes não devem compartilhar o mesmo volume, devendo existir uma repartição intema na caixa. Exceto se o falante for selado e não tiver comunicação do seu cone com o interior da caixa, como os Tweeters e cornetas. Para caixas Hi-fi, os alto falantes de médios que comuniquem com o interior da caixa, também devem ter seu volume separado, e de preferência, preenchidos com material absorvente. Formulas para projeto de uma caixa selada Para começar o cálculo da caixa, será necessário primeiro conhecer o valor da frequência de ressonância do sistema, ou seja, Fb. para isso, além de Fs e Qts do falante, você deve definir o valor do QTC do sistema. Volte na definição dos parâmetro caso tiver dúvidas de como definir o QTC. p=qrux É (1) Ots O volume Vb em litros para valor do QTC escolhido será dado por: Vas qr Egio (2) Se o QTC que você escolheu foi 0,71 , ou seja, aquele que dá a resposta mais plana possível, o volume que você encontrará acima é o volume ótimo da caixa. Se este volume já te satisfez, deve-se conferir agora a frequência de corte a -3dB, F3, que diz qual a menor frequência sua caixa Copyrigth. - 2005 - DJ BELEX - Todos os Direitos Reservados djbelex(Dhotmail.com 17 do duto de sintonia. Somente assim a caixa irá conseguir transformar as ondas de pressão em seu interior em som pelo duto. Por isso a caixa dutada possui 3dB de vantagem sobre a selada, além do alto falante, o duto também produz som. Frequência de corte: VAS WA! F3= Es) 0,544 045» — 0 DEx (8 Vo vb (8) e freqiiência de sintonia : 2 Fb = Fa 0,8740,33 x Vas 003 CAS 9) Tb 7h) (9) Calculo do Pórtico (duto sintonizado) O próximo passo é de suma importância, refere-se ao cálculo do diâmetro e comprimento do duto de sintonia. O correto funcionamento da caixa depende deste cálculo. Escolha um diâmetro que seja mais fácil para você trabalhar, como um tubo de PVC, o diâmetro de uma serra copo que você tenha, etc. Somente tome o cuidado de não escolher um diâmetro muito pequeno, pois isto faria com que o ar passasse muito veloz pelo duto provocando um ruído de flauta, muito desagradável. Para não errar no diâmetro, escolha algo próximo ao resultado desta fórmula: D=006x Dfalx-/Fb (10) onde: D = diâmetro do duto (cm). Dfal= diâmetro do falante (cm) (meça até a metade da borda) fb= ressonância da caixa. Porém se a caixa trabalhar com potências baixas e o alto falante não for de “pular muito”, pode-se usar diâmetros menores que o calculado acima. Copyrigth. - 2005 - DJ BELEX - Todos os Direitos Reservados djbelex(Dhotmail.com 20 Comprimento do duto: (23600 x 1º) L=|-G5ET = (Did xD) (11) Onde: L = comprimento (cm). d = diâmetro escolhido Vb= volume da caixa (litros) Fb= freqiiência de ressonância. Se acontecer que o cálculo de L resulte em um valor negativo ou menor que a espessura do painel frontal, torna-se necessário aumentar o valor escolhido para d. Se o valor do comprimento for igual a espessura da madeira, basta fazer um furo nesta. Calculando as dimensões da caixa De posse do volume da caixa, agora nos resta definir as dimensões para poder cortar a madeira e montar. Se você estiver calculando uma caixa para dois alto falantes iguais, que tocarão juntos, proceda da seguinte forma: Calcule tudo para um só, depois construa uma caixa com o dobro do tamanho e o dobro de dutos calculados (não altere o tamanho dos dutos, só a quantidade). Coloque uma divisão no meio da caixa de modo que cada alto falante ocupe um volume. Na prática, a maioria das pessoas retira esta divisão mas, apesar de não ser muito recomendável, funciona. Se for uma caixa retangular o trabalho fica muito fácil. Você necessita definir primeiramente a espessura da madeira que irá usar e duas dimensões da caixa e substituir na fórmula abaixo. Lembre-se de colocar todas dimensões em cm e volume em litros. 1000 x 3% D=————>——————— (D1-2E)x(D2-2E) (12) Aqui, D1, D2 e D3 são as dimensões externas da caixa. Di e D2 você deve colocar na fórmula, D3 será a dimensão que resta encontrar. A espessura da madeira ( E ) deve também ser colocada na fórmula Se sua caixa for do tipo Bazuca, ou seja, em formato de cilindro basta fazer o Copyrigth. - 2005 - DJ BELEX - Todos os Direitos Reservados djbelex(Dhotmail.com 2 seguinte: Como normalmente já temos um tubo com diâmetro definido, vamos calcular o comprimento do cilindro, mas nada impede que você inverta as variáveis e resolva para o diâmetro em função do comprimento. PQ Vx ion ã 3d > ) ê Onde E continua sendo a espessura da parede da caixa em cm e D, o diâmetro externo em cm As caixas bazuca fornecem graves bem firmes e agradáveis devido a sua geometria cilíndrica que reduz as vibrações das paredes. E comum utilizar para sua construção tubos de papelão (concretubo). Para caixas trapezoidais, mais comuns em carros: comprimento = (13) E L FT NAL f----=———— — E I I I I E] 1 1 ! 1 I I — 1 IT I I ! 1 I i I I F] I I ET NET E E---==0000- a Le Vamos definir a altura da caixa (h) em função do volume em litros Copyrigth. - 2005 - DJ BELEX - Todos os Direitos Reservados djbelex(Dhotmail.com 22 Em uma caixa do tipo bazooca o principio é o mesmo, mas a fórmula é um pouco diferente, vamos calcular o comprimento da caixa: vB=3,14xD2xL 1000 Para uma caixa de 49 Litros: VB=3,14x232x30 -> VB = 3,14x 529x 30 = 49 1000 1000 Exemplos de caixas calculadas Caixa selada Vamos como exemplo calcular uma caixa para um alto falante. Vamos usar o modelo street bass de 12” da Selênium Os dados deste alto falante são: fs = 33,8 Hertz Qts = 0,45 Vas = 144 litros A frequência de ressonância do sistema Fb é calculada por (1): Fh= QU] x BB 53,324 Hz dá 2 Copyrigth. - 2005 - DJ BELEX - Todos os Direitos Reservados djbelex(Dhotmail.com 25 Vamos calcular a freqiiência de corte F3 por (5): 2x077 F3= Fx Pra : 3x 0,7 z [| 41=522Hz Repare que para QTC=0,71, Fb=F3. Como esta frequência de corte me agrada, vamos agora calcular Vb por (2): td4 . b = = E a f(Litros) (5332/3530) —1 97 litros vai dar uma caixa muito grande para se colocar em um carro, vamos ver o que acontece se reduzirmos um pouco este volume. Vamos passar para 45L, digamos que eu já tinha uma caixa deste tamanho e quero ver se é possível aproveitá-la; então por (3) e (4): Fb = 538» TE + 1= 69,2Hz E 0.45x59,2 C= 200º qo Sr 33,8 A nova freqiiência de corte será por (5): Este QTC ainda é perfeitamente aceitável de modo que escolho a caixa de 45L, apesar de que de teremos uma pequena perda na extensão de graves (o F3 a 97L era mais baixo). O fato é que quando você diminui o volume ótimo, sua caixa irá falar menos grave e aparecerão picos em sua curva de resposta, mas para aplicações automotivas é perfeitamente possível ir até QTC = 1,3. QTC's em torno de 1 São de grande agrado popular, porque o alto falante suportará maiores potências devido ao volume reduzido da caixa, Copyrigth. - 2005 - DJ BELEX - Todos os Direitos Reservados djbelex(Dhotmail.com 26 dando batidas secas muito fortes, típicas da música brasileira. Mas esta caixa (QTC=1,3) não falará mais graves que a primeira caixa que calculamos (97L). Veja a simulação em software da curva de resposta: Caixa dutada Exemplo de projeto. Vamos utilizar o mesmo alto falante do exemplo anterior: fs = 33,8 Hertz Qts = 0,45 Vas = 144 litros A primeira operação é determinar o volume ótimo por (6): Vo = 14d x(,8- 13,56 x045+28.68x 0,45!) = 210litros Este valor é impraticável, vamos então escolher 60L e ver o quanto a curva desvia da referência pela fórmula (7): z R- êntog 045>(138+091% a 0,07% — ) = 3,066 né Tudo bem, está em cima do nosso limite de +/-3 dB mas vamos usar assim mesmo. Com certeza este é o menor volume que podemos usar se não quisermos sacrificar a qualidade da caixa. Para este novo volume necessitamos calcular a frequência de corte (F3). Usando a fórmula (8): a E3=338x| 0544045» 1a OE» a &0 0 )- arm Copyrigth. - 2005 - DJ BELEX - Todos os Direitos Reservados dibelex(Dhotmail.com 27 Repare que apesar do tamanho do alto falante, por ser de boa qualidade, apresenta um F3 em 40Hz, bem inferior que o anterior, e seu pico de resposta, discreto, ocorre perto de 50Hz, onde estas frequências costumam em parte ser absorvidas pelo ambiente. Deste modo , o pequeno reforço em 50Hz faz com que este efeito seja compensado e nós ouviríamos uma resposta bastante plana. “Vejamos agora o exemplo de uma caixa para PA full-range (cobre toda faixa de frequências) que a Selênium recomenda para seu falante WPU1505 de 15”. Uma caixa para PA deve ter uma boa resposta em toda a faixa de frequências, e um bom rendimento de graves, mas não necessita ser inferior a 45Hz,uma vez que frequentemente irá funcionar em locais ao ar livre onde os graves se dispersam mais e frequências inferiores a isso são absorvidas pela platéia e estofados das cadeiras. Deve ter sim um reforço na faixa de 60 e 70Hz para compensar estas perdas e deve ter boa eficiência. Isto já nos leva a escolha de uma caixa dutada. WPU1505 VAS = 162 litros QTs = 0,35 FS = 38 Hz O projeto cita que devem ser colocados 2 alto falantes em uma caixa de 177 litros e com 2 dutos de 100mm de diâmetro por 20mm de comprimento (é só um furo na madeira). Ajustando os parâmetros no programa, descobrimos que a frequência de sintonia é próxima de 53Hz e a curva ficou da seguinte maneira: Copyrigth. - 2005 - DJ BELEX - Todos os Direitos Reservados dibelex(Dhotmail.com 30 Como esperávamos, um corte em 50Hz que é muito satisfatório, e um pequeno reforço por volta de 70Hz. Para completar a faixa de frequências, a Selênium recomenda dois tweeters ST302 e uma corneta D300 ou D305, com divisor de frequências (veja apêndice). Estas caixas dutadas com alto-falantes profissionais, quando bem calculadas são responsáveis por aquelas batidas que você sente como um soco no peito. Por aí vemos que para se fazer o projeto de uma caixa, primeiro deve- se imaginar a utilização que esta caixa vai ter, se será ao ar livre, se o objetivo é dar o máximo de graves, ou se irão trabalhar ao ar livre, se exigirão qualidade, ou se será um meio termo de tudo isto. Após definido isto, deve-se rascunhar a curva de resposta desejada. E o melhor treinamento para isto com certeza é ouvir, ir a shows, campeonatos, lojas, musicais ao vivo, ouvir e observar outros aparelhos, procurar simular a caixa que você ouviu e associar às curvas que você consegue no programa. Após é sair a procura de alto falantes que lhe atendam tanto quanto a preço, quanto tecnicamente. BOA SORTE E BONS PROJETOS! Copyrigth. - 2005 - DJ BELEX - Todos os Direitos Reservados dibelex(Dhotmail.com 31 Dicas: * Construa caixas dutadas com alto falantes de alta sensibilidade para utilizar em palcos, teatros, instrumentos musicais, trio elétrico automotivo e ao ar livre. * Ujma caixa mal vedada pode perder até 10dB no resultado final, sele bem a caixa por dentro, até mesmo se esta for dutada. -Softwares que analisam o deslocamento do cone do falante necessitam de mais dados do que simplesmente Vas, Qts e Fs. Repare que os problemas com deslocamento ocorrem em frequências muito baixas, de modo que você pode resolver abaixando um pouco o nível dos graves no aparelho de som. * Alto falantes pequenos movimentam muito pouca massa de ar, portanto se quiser graves de 40Hz em locais maiores que seu quarto, esqueça os de 5". principalmente se tiverem pouca excursão. * Se quiser impressionar, procure descobrir a frequência de ressonância do local onde você quer tocar sons graves e construa uma caixa com um pico de resposta nesta frequência. Apesar da batida forte da caixa na região do pico, bom para músicas dançantes, a extensão de graves ficará prejudicada. E a audição prolongada pode causar fadiga devido ao “som de baril”?.b * Nas bass-relfex os dutos podem ficar para trás da caixa, desde que você não a encoste na parede. não permita que extremidade interna do duto fique próximo das paredes da caixa (pelo menos um diâmetro de dist.), e o posicione o mais distante possível do alto-falante. * Carros grandes, do tipo três volumes, não transferem bem os graves do porta-malas para o interior do veículo. O ideal é construir uma caixa band-pass, colocá-la no porta-malas e fazer uma passagem para comunicar o duto com o habitáculo. * Quando dois ou mais alto falantes estão ligados juntos, lembre-se de observar a impedância resultante, para que seja compatível com a impedância de amplificador. Veja o link nº23 -Se os alto falantes estiverem ligados juntos, via divisor de frequências, Ex: um tweeter, um woofer e um mid-range, todos de 80hms de impedância, a resultante também será 8ohms pois devido ao divisor, o amplificador "enxerga" cada falante individualmente. * Músicas populares possuem suas batidas graves perto de 70Hz, ao projetar caixas que toquem ao ar livre e locais amplos, procure criar um pico de no máximo 4dB nesta região. * Amplificador mais potente que o alto falante não é problema (aliás é o correto), o pior é amplificador fraco que distorce em altos volumes. A distorção aquece as bobinas e queima fácil os falantes. * Paraa ligação interna da caixa, use cabos de bitola coerente com a potência do falante. Não coloque nada no duto que interrompa a passagem do ar, nem mesmo telas. Não deixe também material absorvente próximo a extremidade interna do duto, nem em seu interior Copyrigth. - 2005 - DJ BELEX - Todos os Direitos Reservados djbelex(Dhotmail.com 32 Trabalhando com Fibra Esta é outra etapa do tutorial o de fibra de vidro com os princípios de fiberglassing. Eu não sou um profissional então eu não sei se esta é a melhor maneira fazer, mas ficou bem detalhado, assim você pode definitivamente aprender como fazer fácil esta tarefa lendo estas etapas. Também, neste tutorial estarei usando anéis de MDF, você pode ver como fazê-los aqui. É dificil medir o volume intemo exato de uma caixa a ser produzida, assim foi escolhido uma caixa selada. o espaço é pequeno, mas o principal aqui é ter espaço disponivel no porta- malas então a caixa terá um alto fator q, aproximadamente 0.9 a 1.0 e os subwoofers são de 6 polegadas. Isto é o que eu tenho para trabalhar... Originalmente esse carro tinha uma gigantesca, préfabricada caixa bandpass que tomava todo porta-malas e tinha um som horrível. Copyrigth. - 2005 - DJ BELEX - Todos os Direitos Reservados djbelex(Dhotmail.com 35 www-autosom-met | ie WWWraULosom-Net Forre toda a área com fita adesiva para formar uma máscara. Tente estimar o tamanho da caixa e forre de 3 a 5 polegadas a mais, que dará margem para a sobra da fibra de vidro que será cortada. A fita adesiva é colada diretamente sobre o carpete pois será removido mais tarde, se for colado sobre parte metálica ou lisa, será mais dificil de retirar (podendo até ser necessário utilizar um removedor de cola). Utilize uma fita crepe barata, pois vai ser Copyrigth. - 2005 - DJ BELEX - Todos os Direitos Reservados djbelex(Dhotmail.com 36 descartável, se você tiver mais dinheiro, poderá gastar com fitas adesivas melhores que são mais fáceis de descolar e impermeabilizam melhor a área. WWW aUtosom-met Coloquei papel alumínio sobre a fita. Esta etapa não é necessária, mas como o carro não é meu, não quero que a resina atravesse a fita adesiva grudando no carpete. I WWW aULosom Met Esta foto do porta-malas com a fita colada e por cima pedaços de papel alumínio. This is a shot of the trunk with the tape down, and foil over the tape. Copyrigth. - 2005 - DJ BELEX - Todos os Direitos Reservados djbelex(Dhotmail.com 37 Depois que a camada estiver seca, coloque de novo no lugar, deve encaixar perfeitamente. Trace o contorno da caixa que você quer, o excesso você irá cortar fora. (há várias bolhas de ar, mas a parede parece firme, deve ser porque eu corri pra fazer uma camada) E usei um cortador rotozip spiral para retirar o excesso. Os cantos são normalmente finos e feios, mas quando você cortar vai ver uma boa estrutura em fibra. Copyrigth. - 2005 - DJ BELEX - Todos os Direitos Reservados djbelex(Dhotmail.com 40 Próximo, eu montei os anéis de MDF. As hastes de madeira sao de 0,25 polegadas de diâmetro e consegui num depósito de material de construção por $.40. Corte e coloque no lugar que você quer. Usei cola quente para fixar o anel à caixa, esta etapa é tediosa porque você tem que segurar o anel por aproximadamente 5 minutos até que fique fixa. WWw-SULOsOm- Neta Ambos os anéis montados, dê uma pressão para ver se estão bem fixos. Você estará pressionando a tela sobre elas e você não quer que elas desmontem ao fazer isto posteriormente. Copyrigth. - 2005 - DJ BELEX - Todos os Direitos Reservados dibelex(Dhotmail.com 41 : : WWW autosom-net Utilize algum tecido de algodão/poliéster bem elástico para envolver o conjunto. Não interessa o material que você usar desde que seja fino e muito elástico. Um tecido chamado fleece é muito comum de usar e muito barato, ele estica bem e é bem fina, a espessura é boa porque absorve bem a resina e se torna bem dura mesmo sem muita fibra por cima. ie WWW autosom-net gg Após colocar o tecido sobre a caixa, fixe como você quiser, eu simplemente usei cola quente sobre a caixa. Depois corte o excesso de tecido. Copyrigth. - 2005 - DJ BELEX - Todos os Direitos Reservados djbelex(Dhotmail.com 42 Aqui, uma foto dos buracos cortado dos falantes. Here is a shot with both speaker holes all cut out. ari Eae PPP 1 www autosom. net Aqui, um teste para ver se os falantes se encaixam perfeitamente. Eu coloquei a fiação nos falantes e fiz um furo na parte traseira da caixa para passar a fiação. Usei cola quente para vedar o burado. Teve um encaixe perfeito e agora você tem espaço no porta-malas e o som é muito bom para 2 subwoofers de 6 polegadas. Outros 2 irão ajudar no barulho. Copyrigth. - 2005 - DJ BELEX - Todos os Direitos Reservados dibelex(Dhotmail.com 45 Material requerido 4litros de resina para fibra de vidro Fibra de vidro Catalisador extra 2'x4' pedaços de MDF para os anéis 2 pincéis descartáveis luvas descartáveis fita adesiva (crepe) pistola de cola quente tecido dowels Custo estimado R$19,00 R$10,00 R$2,00 R$14,00 R$2,00 R$3,00 R$4,00 R$3,00 R$5,00 R$1,00 Copyrigth. - 2005 - DJ BELEX - Todos os Direitos Reservados djbelex(Dhotmail.com 46 Este manual foi escrito por DJ Belex A venda deste manual é feita apenas por seu autor através do Mercado Livre A venda deste manual por terceiros é PROIBIDA Se você adquiriu este manual de outra pessoa, por favor, informe o seu verdadeiro autor enviando um e-mail para: djbelex(a)hotmail.com ou djbelex(a) gmail.com Obrigado!!! Copyrigth. - 2005 - DJ BELEX - Todos os Direitos Reservados djbelex(Dhotmail.com 47
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