Projeto Ler pra Valer

Projeto Ler pra Valer

(Parte 1 de 2)

Projeto Ler pra Valer

Abraão Erick Brito da Costa

e

Cátia Sueli Cerqueira

Projeto apresentado como requisito para avaliação da disciplina EDC- 307 TEE Oficina de Projetos Educacionais, ministrada pelo professor José Albertino Lordelo da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.

Salvador

Abril - 2004

Sumário

Apresentação_______________________________________________01

Resumo do Projeto___________________________________________02

Apresentação da Entidade______________________________________03

Contexto do Projeto__________________________________________04

Justificativa________________________________________________05

Objetivo Geral______________________________________________06

Objetivos Específicos_________________________________________06

Metas____________________________________________________06

Público Alvo________________________________________________07

Metodologia________________________________________________07

Sistema de Avaliação__________________________________________08

Plano de Ação_______________________________________________09

Orçamento_________________________________________________10

Referência Bibliográfica­­­­­­­­­­­_______________________________________12

Apresentação

O projeto Ler pra Valer é resultado de um trabalho conjunto entre a comunidade do bairro de Alagados, pedagogos (diretores do projeto) preocupados com o problema da falta de interesse pela leitura local, de livrarias e editoras e da Prefeitura Municipal de Salvador. Será desenvolvido no período que vai do 2º semestre de 2004 até o 2º semestre de 2006. A construção do projeto contou com o envolvimento direto da comunidade e dos pedagogos (diretores) que através de reuniões buscaram construir esta proposta de trabalho.

Este projeto é uma iniciativa que pretende incentivar outras intervenções no cenário educativo soteropolitano no que se refere a instalações de bibliotecas para as comunidades carentes, o projeto deve alcançar toda a comunidade estudantil do bairro de Alagados. É importante ressaltar a participação efetiva da comunidade para a realização e sucesso do projeto.

Resumo do Projeto

O Projeto Ler pra Valer é resultado do esforço conjunto dos Pedagogos (diretores), da comunidade do bairro de Alagados, de livrarias e editoras, e da Prefeitura Municipal de Salvador que visam melhorar o interesse dos jovens e adultos dessa comunidade pala leitura, uma vez que, possuem uma grande deficiência nesse aspecto.

O projeto será implantado na escola pública municipal de ensino fundamental Eduardo Dotto, através de uma biblioteca que servirá para reforçar a leitura, a escrita e a pesquisa. Nesta biblioteca trabalhará: coordenador, psico-pedagogo, bibliotecário, assistentes de biblioteca e professores que implementarão e facilitarão o atendimento ao público e a busca pelo conhecimento. A promoção de atividades como palestras, sarais literários e feiras de livros são algumas das atividades promovidas pelo projeto a fim de estimular o interesse pela leitura na comunidade.

Ler pra Valer terá seu inicio no segundo semestre de 2004 e findará no segundo semestre de 2006.

O valor total do projeto é de apenas R$202.413,20 (duzentos e dois mil quatrocentos e treze reais e vinte centavos).

Apresentação da Entidade

O Projeto Ler para Valer foi criado em 08 de março de 2000, sua sede esta situada na AvenidaJoana Angélica, nº 45 – Nazaré, Salvador – Bahia, Fone 241-3322, Fax 2413323, site: www.lerpravaler.org.br. Temos como principal meta disseminar o interesse pela leitura em comunidades carentes dessa cidade, tendo alcançado êxito nos projetos já implantados nos Bairros de Periperi, Canabrava e Mata Escura. Com a parceria da Prefeitura de Salvador, Editoras e Livrarias. Tendo como diretores Abraão Erick Brito da Costa e Catia Sueli Cerqueira, equipe pedagógica composta de um coordenador, um psico-pedagogo e três professores.

Responsáveis pelo projeto Abraâo Erick Brito da Costa e Cátia Sueli Cerqueira.

Contexto do Projeto

O Projeto Ler para Valer será desenvolvido no bairro de Alagados que está localizado no subúrbio de Salvador e possui uma população economicamente pobre, infra-estrutura social precária, como saneamento básico, deficiência em habitação e transportes coletivos, altos índices de desemprego e violência.

Na comunidade existem dois projetos sociais. Um desenvolvido pela igreja que visa melhorar a qualificação da mão-de-obra adulta para o mercado de trabalho, através de cursos de corte costura e cabeleireiro. A segunda iniciativa, parte da associação do bairro que visa preparar os jovens para o mercado de trabalho através de cursos de informática e cursos básicos de elétrica e mecânica.

O bairro possui um total de quatro escolas sendo uma de educação infantil, duas de ensino fundamental e uma de ensino médio. O maior número de alunos encontram-se na educação fundamental onde a demanda por livros para o desenvolvimento de pesquisa é muito grande. Por isso a importância do projeto em criar esse espaço que possibilite aos jovens um maior envolvimento com a leitura.

A população possui um grande interesse pela melhoria da educação, sobretudo, pela leitura. Por não existir biblioteca na escola nem na comunidade os alunos têm que fazer grandes deslocamentos até a biblioteca central ou bibliotecas localizadas em outros bairros.

Percebe-se que o baixo rendimento escolar dessa comunidade também é originário da falta incentivo geral e do pouco hábito de leitura vigente no país, implicando assim, no baixo desenvolvimento da qualificação profissional e intelectual dos jovens.

Justificativa

O Projeto Ler para Valer será implementado na escola Municipal Eduardo Dotto de ensino fundamental, pois percebermos a necessidade de se criar um espaço aberto à Leitura destinado aos jovens e adultos da comunidade.

A biblioteca será constituída em uma sala na própria escola por ser um espaço amplo com instalações elétrica em boas condições de uso e de fácil acesso. O fato de ficar localizada na escola não significa que será de uso restrito dos estudantes.

A idéia do Projeto é atrair a população adulta.

Este Projeto é de alta relevância educacional e cultural, pois proporcionará um maior desenvolvimento do ensino-aprendizagem, a melhoria do rendimento escolar e contribuirá para melhorar a qualificação dos jovens para o mercado de trabalho. Na medida em que implementará o gosto pela leitura e o interesse de uma forma geral pela educação, o projeto estará ajudando na melhoria das relações sociais, desenvolvendo a visão de mundo das pessoas da comunidade.

Objetivo Geral

Aumentar o interesse dos jovens e adultos da Comunidade de Alagados pela leitura.

Objetivos Específicos

Implantar uma biblioteca para a comunidade de Alagados.

Mobilizar e conscientizar a comunidade a respeito da importância da leitura.

Promover modalidades de atividades artísticas através das leituras.

Incentivar a prática da leitura na comunidade.

Acompanhar a prática da leitura da comunidade na biblioteca.

Metas

Criar uma biblioteca para a Comunidade de Alagados.

Realizar 3 palestras a cada semestre totalizando 12 palestras até o final do projeto para a conscientização da comunidade para a importância da leitura.

Promover duas modalidades de atividades artísticas no período de 02 anos do projeto através da leitura.

Realizar 2 eventos a cada mês de incentivo à leitura durante o primeiro semestre do projeto e 1 evento por mês nos 3 últimos semestres.

Fazer empréstimo de 15 livros e promover consulta de 35 livros por mês no 1 semestre do projeto e verificar o aumento de consultas e empréstimo de livros em 35% por mês durante os três últimos semestres.

Público Alvo

Serão beneficiados com o Projeto Ler para Valer os jovens e adultos da Comunidade do bairro de Alagados em Salvador-Ba..

Metodologia

A metodologia a ser realizada pelo projeto Ler pra Valer é inspirada na concepção pedagógica de Paulo Freire, ou seja, o indivíduo deixa de ser a expressão da ideologia dominante. Este mito que penetra as massas populares provocando neles a desvalia por se sentirem gente de nenhuma ou de muita pouca “leitura”.Visa buscar a valorização do indivíduo enquanto seres sociais, históricos, seres fazedores e transformadores da sua realidade através da leitura. As atividades do Projeto se realizarão mediante ações educativas, artísticas e lúdicas, sendo seu foco principal a participação da comunidade através do seu modo de vida e sua cultura.

O projeto será iniciado com a realização de uma reunião com a associação do Bairro para definir o espaço onde será implantada a biblioteca e de que forma a mesma vai contribuir para com as atividades a serem desenvolvidas. Com participação dos Diretores e do coordenador do projeto.

Após o primeiro encontro definiu-se que a biblioteca será implantada em uma sala de aula da escola Municipal Eduardo Dotto, pois essa tem melhor localização, infra-estrutura e possui uma maior quantidade de alunos em situação de deficiência na leitura. Para implantação da biblioteca, o projeto conta com a doação de livros pelas editoras e livrarias e com a ajuda da parceria estabelecida com a prefeitura Municipal de Salvador para a reforma do espaço físico e a compra de mobiliário. A orientação dessa fase do projeto ficará a cargo dos diretores e do coordenador do projeto.

Apresentação de palestras sobre a importância da leitura a ser realizada pelo coordenador e pelo psico-pedagogo.

Produzir e promover peças teatrais e oficinas de artes e leitura, com a participação da comunidade e dos professores, sob a orientação da equipe pedagógica.

Realizar feira de livros e sarais literários a cada mês durante o primeiro semestre do projeto e nos três últimos semestres serão feitas exposições de autores literários. A cargo do coordenador e do pedagogo.

Após o cadastramento do público a biblioteca visa facilitar o empréstimo e consulta de livros tendo o seu horário de funcionamento de 08:00 às 20:00 ininterrupto. Com o passar do tempo as atividades acima descritas serão implantadas e o aumento do número de empréstimos e consultas será efetivado. Sob a orientação do bibliotecário, auxiliares e pedagogo.

Sistema de Avaliação

Na busca por uma maior eficácia o Projeto Ler pra Valer propõe uma avaliação durante todo o processo de sua implementação e execução.

(Parte 1 de 2)

Comentários