Moodle - Recursos

Moodle - Recursos

(Parte 1 de 3)

Recursos em Moodle

Athail Rangel Pulino Filho

Sumário 1 Acrescentando Recursos 2

2.1 Construindo os capítulos de um Livro4
2.2 Acrescentando novos capítulos5

2 Livro 2 3 Página de texto simples 5 4 Página web 5

5.1 Geral7
5.2 Link a um arquivo ou site9

5 Link a um arquivo ou site 7 6 Visualizar um diretório 1

7 Inserir um rótulo 1

Resumo

Uma disciplina / curso em Moodle é construída com Blocos (ou boxes), Recursos e Atividades. Recursos, em Moodle 1.9.3+, são ferramentas disponíveis para colocar no ambiente de um curso / disciplina materiais estáticos a serem usados por alunos. Recursos não são ferramentas que promovem a interação dinâmica com o ambiente e devem ser usados com critério e formatação correta.

Neste texto são apresentados os principais recursos disponíveis para o professor autor de um curso em Moodle.

1 Acrescentando Recursos

Para colocar um recurso no ambiente de um curso Moodle, clica-se no botão Ativar edição (no alto à direita da tela de abertura do curso) para ver a tela mostrada na Figura 1.

Figura 1: Acrescentando um Recurso Os recursos disponíveis são mostrados na Figura 2.

Figura 2: Recursos disponíveis

2 Livro

Livro é um recurso Moodle que foi acrescentado à distribuição 1.9.3+. Era um recurso opcional. Destinase à construção de telas com informações. Embora o nome possa sugerir tal, não deve ser usado para a colocação de informações que envolvam muitas telas.

Um exemplo de aplicação, em cursos regulares, é a apresentação do Plano de curso. Escolhida a opção

Livro (veja-se Figura 2), aparece a tela de configuração mostrada na Figura 3. Os campos a serem preenchidos ou configurados são descritos a seguir.

Figura 3: Configurando o recurso Livro

Figura 4: Livro criado na parte superior da coluna central

Nome: Nome do Livro como aparecerá para o aluno (por exemplo, Plano de curso).

Sumário: Breve descrição do conteúdo do Livro.

Numeração de capítulo: Um livro é estruturadoem capítulos (telas) que podem ou não ser numerados. As opções são: Nada, para capítulos sem números; Números: para capítulos com numeração sequencial; Bolinhas: para tópicos e Identado para identação de capitulos e subcapítulos.

Desabilitar impressão: O recurso Livro permite que os alunos imprimam uma ou mais páginas. Essa habilidade pode ser permitida ou não.

Títulos personalizados: Um Livro tem um índice, à esquerda da tela, com os títulos dos capítulos. O nome de cada capítulo pode ser repetido no topo da tela ou não. A escolha Sim evita que o título seja repetido no conteúdo do capítulo.

Visível: Aqui se decide se o livro será visto pelos alunos mesmo ainda em construção ou se tornará visível em momento posterior.

Clicando em Salvar e voltar ao curso, (Figura 3) tem-se acesso à tela mostrada na Figura 4. O Livro foi criado mas ainda não tem conteúdo.

2.1 Construindo os capítulos de um Livro

Figura 5: Construindo os capítulos de um Livro

Figura 6: Livro com um capítulo criado

2.1 Construindo os capítulos de um Livro

Clicando no nome do Livro (Figura 4), tem-se acesso à tela mostrada na Figura 5. Os campos a serem configurados / preenchidos são descritos a seguir.

Título de capítulo: O nome do capítulo, como aparecerá no índice do livro.

Subcapítulo: As telas do Livro podem ser arranjadas em capítulos e subcapítulos. Aqui se avisa (clicando no quadradobranco) se o texto é um capítulo ou subcapítulo

Conteúdo: Aqui se coloca o conteúdo da capítulo ou subcapítulo.

Clicando em Salvar mudanças, na parte inferior da tela, aparece a tela mostrada na Figura 6. É possível observar, na Figura 6, à esquerda, o índice do Livro, com o capítulo Apresentação, no centro, o texto simples do conteúdo do capítulo e, à direita, as setas para navegação pelo Livro. Como, no momento, o Livro tem apenas um capítulo, a seta indica o retorno ao ambiente.

2.2 Acrescentando novos capítulos

Figura 7: Acrescentando novos capítulos

2.2 Acrescentando novos capítulos

Para acrescentar novos capítulos, clica-se em Ativar edição no alto à direita da tela da Figura 6. O resultado é a tela mostrada na Figura 7.

Os ícones de edição são aqueles já descritos na Tabela 2.2 do capítulo 2 mais o ícone que é usado para incluir novos capítulos no Livro que está sendo criado. Clicando no ícone aparece novamente a tela mostrada na Figura 5 que permite a criação de um novo capítulo.

3 Página de texto simples

Uma Página de texto simples é um recurso para colocação de textos simples, sem formatação. Textos simples não são elaborados visualmente mas podem ser muito úteis para fornecer certas informações e instruções aos participantes de um curso / disciplina. Para acrescentar uma Página de texto simples, siga os passos descritos a seguir.

1. Com o modo Ativar edição acionado, clique em Acrescentar recurso(ver Figura 1), no tópico ou

semana desejado, e escolha Criar uma página de texto simples.

2. Aparecerá a tela com o título Acrescentando um(a) novo(a) Recurso. 3. Digita-se o título do recurso no campo Nome. Esse é o título que será visto pelos participantes.

4. Preencha o Sumário (opcional). O texto do Sumário vai aparecer quando os participantes clicarem na opção Recursos do bloco Atividades do curso.

5. Digita-se o conteúdo no campo Texto completo. Pode-se copiar e colar textos produzidos em Microsoft Word, OpenOffice.org Writer ou outro editor.

6. Escolhe-se se o texto deve aparecer na mesma tela ou em nova tela. Se a escolha for nova tela, é preciso garantir que os participantes possam navegar por todo o conteúdo do texto. Isso significa permitir que a tela possa ser redimensionada e tenha rolamento vertical.

7. Deve-se decidir se o recurso será visto imediatamente após criado ou deve ser mantido oculto. 8. Clicando em Salvar mudanças, o texto produzido será exibido.

Um exemplo de página de texto simples, mostrada na mesma tela, pode ser visto na Figura 8.

4 Página web

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