Apostila de bioquímica

Apostila de bioquímica

(Parte 1 de 8)

Página 1 Matérias > Biologia > Citologia > Citoplasma > Composição Química e Bioquímica - Metabolismo

Composição química e bioquímica- Metabolismo ESTRUTURA QUÍMICA E METABOLISMO CELULAR

A Citologia estuda a célula, sua estrutura e funções. No entanto para podermos entender bem uma célula precisamos primeiro conhecer do que ela é feita.

Componentes químicos da célula

Substâncias orgânicas

Água

Um dos componentes básicos da célula é a água. A água é solvente universal; para que as substâncias possam se encontrar e reagir, é preciso existir água.

A água também ajuda a evitar variações bruscas de temperatura, pois apresenta valores elevados de calor específico, calor de vaporização e calor de fusão.

Organismos pecilotérmicos não podem viver em lugares com temperaturas abaixo de zero, pois como não são capazes de controlar a temperatura do corpo a sua água congelaria e os levaria à morte.

Nos processos de transporte de substâncias, intra e extracelulares, a água tem importante participação, assim como na eliminação de excretas celulares.

A água também tem função lubrificante, estando presente em regiões onde há atrito, como por exemplo, nas articulações.

Variação da taxa de água nos seres vivos. A quantidade de água varia de acordo com alguns fatores:

1º - Metabolismo: é o conjunto de reações químicas de um organismo, podendo ser classificado como metabolismo energético e plástico. Quanto maior a atividade química (metabolismo) de um órgão, maior o teor hídrico.

Matérias > Biologia > Citologia > Citoplasma > Composição Química e Bioquímica - Metabolismo file:///C|/html_10emtudo/Biologia/html_biologia_total.htm (1 of 472) [05/10/2001 21:56:08]

Quantidade de água em porcentagens do peso total em alguns órgãos humanos

Encéfalo de embrião92,0 Músculos83,4 Cérebro77,8 Pulmões70,9 Coração70,9 Osso48,2 Dentina12,0

2º - Idade: o encéfalo do embrião tem 92% de água e o do adulto 78%.A taxa de água em geral decresce com a idade.

3º - Espécie: na espécie humana há 64% de água e nas medusas (água-viva) 98%.Esporos e sementes vegetais são as estruturas com menor proporção de água (15%).

Página 2 Matérias > Biologia > Citologia > Citoplasma > Composição Química e Bioquímica - Metabolismo

Sais Minerais

Aparecem na composição da célula sob duas formas básicas: imobilizada e dissociada. Se apresentam sob a forma imobilizada como componentes de estruturas esqueléticas (cascas de ovos, ossos, etc.). Sob forma dissociada ou ionizada aparecem como na tabela abaixo:

Cálcio

(Ca2+)Componente dos ossos e dentes. Ativador de certas enzimas. Por exemplo : enzimas da coagulação .

Magnésio ( Mg2+)Faz parte da molécula de clorofila; é necessário, portanto , à fotossíntese.

Ferro

(Fe2+)Presente na hemoglobina do sangue, pigmento fundamental para o transporte de oxigênio. Componente de substâncias importantes na respiração e na fotossíntese (citocromos e ferrodoxina).

Sódio (Na+)

Tem concentração intracelular sempre mais baixa que nos líquidos externos. A membrana plasmática, por transporte ativo, constantemente bombeia o sódio, que tende a penetrar por difusão. Importante componente da concentração osmótica do sangue juntamente com o K

Potássio (K+)

condução nervosa

É mais abundante dentro das células que fora delas. Por transporte ativo, a membrana plasmática absorve o potássio do meio externo. Os íons sódio e potássio estão envolvidos nos fenômenos elétricos que ocorrem na membrana plasmática, na concentração muscular e na Matérias > Biologia > Citologia > Citoplasma > Composição Química e Bioquímica - Metabolismo file:///C|/html_10emtudo/Biologia/html_biologia_total.htm (2 of 472) [05/10/2001 21:56:08]

Fosfato

É parte integrante do DNA e RNA, no código genético

Cloro (Cl-)Componente dos neurônios (transmissão de impulsos nervosos ).

Iodo (I-)Entra na formação de hormônios tireoidianos.

Página 3 Matérias > Biologia > Citologia > Citoplasma > Composição Química e Bioquímica - Metabolismo

Glicídios

Os glicídios são também conhecidos como açúcares, sacarídios, carboidratos ou hidratos de carbono. São moléculas compostas principalmente de: carbono, hidrogênio, oxigênio. Os açúcares mais simples são os monossacarídios, que apresentam fórmula geral . O valor de n pode variar de 3 a 7 conforme o tipo de monossacarídio. O nome do açúcar é dado de acordo com o número de átomos de carbono da molécula, seguido da terminação OSE. Por exemplo, triose, pentose,hexose. São monossacarídios importantes: glicose, frutose, galactose, ribose e desoxirribose.

n Fórmula Nome 3 Triose 4 Tetrose 5 Pentose 6 Hexose 7 Heptose

A junção de dois monossacarídeos dá origem a um dissacarídio.Ex. sacarose.

Quando temos muitos monossacarídeos ligados, ocorre a formação de um polissacarídeo, tal como o amido, o glicogênio, a celulose, a quitina, etc.

Os glicídios são a fonte primária de energia para as atividades celulares, podendo também apresentar funções estruturais, isto é, formar estruturas celulares. Enquanto as plantas produzem seus próprios carboidratos, os animais incorporam-nos através do processo de nutrição.

Matérias > Biologia > Citologia > Citoplasma > Composição Química e Bioquímica - Metabolismo file:///C|/html_10emtudo/Biologia/html_biologia_total.htm (3 of 472) [05/10/2001 21:56:08]

(conjunto das transformações químicas)

Metabolismo

Anabolismo - reações químicas de síntese, que "juntando"moléculas simples produzem moléculas maiores

Catabolismo - reações químicas de análise (decomposição) que "quebrando" moléculas grandes separam suas unidades menores

Tabela - Monossacarídeos Carboidrato Papel biológico

Pentoses RiboseUma das matérias-primas necessárias à produção de ácido ribonucléico.

DesoxirriboseMatéria-prima necessária à produção de ácido desoxirribonucléico (DNA).

Hexoses

Glicoseé a molécula mais usada pelas células para obtenção de energia. é fabricada pelas partes verdes dos vegetais, na fotossíntese. Abundante em vegetais, no sangue, no mel.

(Parte 1 de 8)

Comentários