Movimento e Repouso

Movimento e Repouso

Introdução aos Estudos dos Movimentos Frente: 01 Aula: 03

Fale conosco w.portalimpacto.com.br

Prof: RENAN

01. INTRODUÇÃO:

A Cinemática é a parte da Mecânica que descreve os movimentos, determinando a posição, a velocidade e a aceleração de um corpo em cada instante.

02. DEFINIÇÕES e CONCEITOS: 2.1. Ponto Material.

É todo corpo cujas dimensões não interferem no estudo de um determinado fenômeno.

2.2. Corpo Extenso. As dimensões do corpo não podem ser desprezadas.

2.3. Repouso, Movimento e Referencial.

Observando os corpos à nossa volta, podemos ter intuitivamente uma idéia do que são movimento e repouso. Mas esses dois conceitos (movimento e repouso) são relativos: ao dormir você pode estar em repouso em relação às paredes de seu quarto; entretanto, em relação ao Sol, você é um viajante espacial.

Para determinar se um corpo se encontra ou não em movimento é necessário ver se a sua posição muda em relação a outros corpos que o rodeiam.

Obs: Quando o referencial não for citado nos problemas de Cinemática, você devera considerá-lo como sendo o solo.

2.4. Trajetória.

É a linha descrita ou percorrida por um corpo em movimento e depende do referencial adotado.

Suponha, por exemplo, um avião voando com velocidade constante. Se num certo instante ele abandonar uma bomba, ela cairá segundo uma trajetória vertical em relação às pessoas do avião. Para um observador parado no solo, vendo o avião de lado, a trajetória da bomba será parabólica.

2.5. Localização de um móvel.

Quando viajamos por uma rodovia, podemos observar que existem marcos quilométricos ao longo do caminho. Você sabe para que eles servem?

Imagine que o veiculo no qual você viaja tenha quebrado num determinado ponto da estrada. O mecânico do posto de serviço mais próximo precisa saber em que ponto da estrada está o veiculo, para ir consertá-lo. A localização será mais fácil se o mecânico souber em que marco quilométrico da estrada ele se encontra.

2.6. Tempo (t) e Espaço Percorrido (S).

O Tempo é uma noção primitiva (noção aceita sem definição), fundamental na descrição do espaço percorrido por qualquer corpo em movimento.

Na Cinemática, a palavra espaço sempre esta associada a um número. Por exemplo, numa rodovia, cada marco quilométrico pode ser denominado espaço.

origem da trajetória

Então, espaço é um número real que permite a localização do móvel em sua trajetória. Esse número é colocado a partir de um zero arbitrário, denominado

2.7. Deslocamento (∆S).

É a grandeza que mede a variação de espaço efetuado pelo móvel em um determinado intervalo de tempo.

O deslocamento depende apenas dos espaços final e inicial.

SF – Espaço Final SI – Espaço Inicial ∆S – Deslocamento ou Variação de Espaço

Fale conosco w.portalimpacto.com.br

Você está viajando, sentado na poltrona de um ônibus, pela BR-316, indo em direção a Capanema. Marque a alternativa que mostra um referencial ao qual você está em repouso e outro referencial em relação ao qual você está em movimento, respectivamente.

a) árvores e motorista do ônibus b) solo do ônibus e aporta do ônibus c) casas e semáforos d) janela do ônibus e árvores e) postes elétricos e meio fio

Um aluno, ao ler este problema, sentado em uma cadeira. O aluno está em repouso ou em movimento? a) Em repouso b) Em movimento c) Depende do referencial adotado d) È impossível definir e) Depende do estado emocional do aluno

Dizemos que os conceitos de movimento e repouso são relativos, pois dependem do sistema de referencia estabelecido. Com base nisso é correto afirmar que:

I – um corpo parado em relação a um referencial pode estar em movimento em relação a outro referencial. I – um livro colocado sobre uma mesa está em repouso absoluto, pois, para qualquer referencial adotado, sua posição não varia com o tempo. I – em relação a um edifício, o elevador estacionado no terceiro andar está em repouso. Porém, em relação ao Sol, o mesmo elevador encontra-se em movimento.

a) somente a I está correta b) somente a I está correta c) somente a I está correta d) somente a I e I estão corretas e) somente a I e II estão corretas

Um parafuso se desprende do alto do mastro de um veleiro que se desloca com velocidade constante, paralelamente á margem de uma lagoa, no sentido indicado na figura. Um observador X, dentro do veleiro, e outro Y, na margem, observam o parafuso caindo.

a) para o observador X o parafuso cai em linha reta vertical para cima b) para o observador Y o parafuso cai em linha reta vertical para baixo c) para o observador X o parafuso cai em trajetória parabólica para cima d) para o observador Y o parafuso cai em trajetória parabólica para baixo e) para o observador X o fenômeno é inexistente

A comemoração de fim de ano, na casa dos pais do profº Rennan, inicio-se às 22h 45min do dia 31 de dezembro, terminando às 2h 20 min do dia 1º de janeiro do ano seguinte. Quanto tempo durou essa comemoração? a) 3h 05min b) 3h 15min c) 3h 20min d) 3h 30min e) 3h 35min

Partindo do ponto A, uma pessoa caminha, passando na ordem, pelos pontos B, C, D, B e E, onde pára. Calcule o espaço percorrido e o deslocamento da pessoa nesse trajeto, respectivamente.

a) 100 m e 30 m b) 120m e 45 m c) 160 m e 30 m d) 120 m e 25 m e) 100 m e 45 m

Consideremos um relógio de parede que tem ponteiro de segundos. Uma formiguinha parte do eixo do ponteiro e dirige-se para a outra extremidade, sempre com a mesma rapidez. Qual a alternativa que melhor representa a forma da trajetória da formiguinha em relação ao mostrador do relógio.

a)b)
c)d)

e) Engº. Rennan Monteiro (w.rennan@yahoo.com.br)

Questão 01

Questão 02 Questão 03

Questão 04

Questão 06

40m 20m

20m 30m

Questão 07

Questão 05

Comentários