(Parte 1 de 3)

ICC 8. SOFTWARE Ricardo Viana / Jorge Macêdo

Introdução

Introdução à Computação

Para que um computador produza resultados úteis é necessário indicar as ordens a que ele deve obedecer.

Essas ordens serão uma série de instruções binárias - as únicas instruções que o computador entende

Também designadas por código máquina.

Introdução

Introdução à Computação

É possível escrever um programa completo através de código máquina

Dar ordens em números binários é cansativo, lento e sujeito a erros, devido a uniformidade do código.

Introdução

Introdução à Computação

Na realidade, os computadores só podem executar algoritmos expressos em linguagem de máquina.

Linguagem de Máquina constitui-se de um conjunto de instruções capazes de ativar diretamente os dispositivos eletrônicos do computador.

Introdução

Introdução à Computação

Para substituir essa notação, criaram-se as linguagens de programação.

Uma linguagem de programação é um vocabulário e um conjunto de regras gramaticais usadas para escrever programas de computador.

Introdução

Introdução à Computação

Esses programas instruem o computador a realizar determinadas tarefas específicas.

Cada linguagem possui um conjunto único de palavras-chave (palavras que ela reconhece) e uma sintaxe (regras) específica para organizar as instruções (instruções mesmo) dos programas.

Introdução

Introdução à Computação

Uma linguagem de programação deve apresentar facilidades como um vocabulário limitado, regras gramaticais simples, ser clara e concisa e de aprendizagem simples.

Primeiras Linguagens

Introdução à Computação

Programadores usavam linguagem de máquina. Seqüências de dígitos binários (0s e 1s).

Por exemplo, a instrução “some 1 + 1” deveria ser

Primeiras Linguagens

Introdução à Computação

Muitas desvantagens:

Grande probabilidade de erro em todos os estágios do processo de programação.

Algoritmos simples resultam em longos programas, o que dificulta o processo de validação e detecção de erros.

O cálculo de endereços de memória devem ser feitos manualmente, com um árduo trabalho e uma grande probabilidade de erros.

Tipos de Linguagens de Programação

Introdução à Computação

Conforme estejam mais próximas do código de máquina ou da linguagem humana, respectivamente, as linguagens de programação podem ser divididas em dois grupos básicos:

Linguagens de Programação de Baixo Nível Linguagens de Programação de Alto Nível

Linguagem de Programação de Baixo Nível

Introdução à Computação

As linguagens de baixo nível apresentam:

um vocabulário elementar, um processamento e execução rápidos,

formulação de problemas extremamente complicada e sujeita a erros.

Exemplos de Linguagens de Baixo Nível

Introdução à Computação

Assembly ou Linguagem de Montagem, ou ainda, Linguagem Simbólica.

Utiliza números binários, hexadecimais, alguns símbolos e letras para compor os programas.

Está muito próxima da Linguagem de Máquina, onde cada instrução simbólica corresponde, praticamente, a uma instrução de máquina.

As linguagens máquina

(Parte 1 de 3)

Comentários