Projeto de Fogão a Lenha sem fumaça

Projeto de Fogão a Lenha sem fumaça

(Parte 2 de 2)

6. No respaldo da sétima fiada , espalhe argamassa em toda a extensão e assente as lajes A e B, com as mesmas posições em que foram moldadas. Observe o vazio da laje onde ficara a grelha. Nivele e ajuste as duas lajes. 7. Disponha tijolos em cima das lajes, conforme mostra a figura 5. Siga as cotas marcadas no desenho, variando as juntas verticais quando necessário. Nesta ocasião, serão feitos a grelha e o batente da lenha que divide a fornalha. Os tijolos da grelha, em cutelo, ficam separadas 1,5 centímetros uns do outro. 8. Nesta fase da construção, poderá ser assentada a serpentina para aquecimento da água.

9. Em seguida, inicie a construção da caixa do forno, assentando e alinhando sempre os tijolos. O trabalho deverá ser rigoroso para se obter uma boa conclusão.

10. Chumbe ferros-cantoneira (1 ¼ ) na parede do fundo da caixa do forno, deixando a outra extremidade livremente apoiada. O forno é colocado e retirado como se fosse uma gaveta correndo na cantoneiras. Deixar por baixo do forno uma altura de 7 centímetros

Comece a Construir a fornalha

- Deixe 3 centímetros para a largura da fornalha, começando a assentar os tijolos das laterais do fogão a 16.5 centímetros da cada lado do eixo longitudinal.

- Os tijolos são assentados em cutelo, formando paredes duplas em cada lateral. O vazio nas paredes duplas é de 2,5 centímetros, ficando cada lateral com espessura de 12,5 centímetros, e, no meio, em cada lateral, são assentados tijolos ( cortados ) em sentido transversal, para melhorar a amarração. ( Note com atenção este detalhe junto à caixa do forno na figura 7 ). - respaldo das laterais (da fornalha) corresponde à décima segunda fiada na caixa do forno

- O respaldo das laterais (da fornalha) corresponde à décima segunda fiada na caixa do forno.

- Faça um revestimento interno, no local, para a combustão da lenha.

- Faça uma inclinação nas laterais internamente, estreitando o fundo da fornalha, que ficará da largura da grelha. neste caso, pode-se usar fragmentos de tijolos, aplicando-os junto com a argamassa, para economizar.

Use as seguintes argamassa: · 18 litros de terra argilosa ( de formigueiro );

• 1,8 litros de cal em pó; • 3 litros de melaço líquido

Nota: Dilua o melaço em água e prepare a argamassa, formando uma pasta consistente. O melaço misturado com a terra argilosa e cal endurece com a ação do calor, adquirindo maior resistência.

Conclusão da Construção ferro fundido. - Nivele e faça o alinhamento da laje no fogão

- A extremidade desta laje, que fica para o lado do forno, apoia os tijolos formando a lateral da caixa do forno. Pelo lado de dentro, na mesma caixa, a extremidade da laje

- Por baixo da laje ficam instaladas as chapas dobradas em “L” e retângulo ( “”),

fica faceando com a parede. que fazem a conexão da caixa do forno com a chaminé.

- Termina a caixa do forno assentando a laje C sobre a décima sétima fiada.

Conclua também os arremates onde fica a conexão com a chaminé. - Dilua 2 litros de melaço com 1 litro d’água e pincele com trincha as paredes e as lajes pelo lado de dentro da caixa do forno e fornalha, principalmente a grelha.

presas as chapas que fecham a fornalha e o cinzeiro. Na fornalha, os canos ficam encostados à laje D; no cinzeiro, no meio da altura da boca e a 15 centímetros para dentro do mesmo.

Construa a Chaminé

- Faça o nivelamento e a compactação no local onde vai ser construída a base da chaminé.

- Assente os tijolos em cutelo, deixando internamente uma abertura de 15 por 15 centímetros.

- Inicie a construção da chaminé, levando os tijolos bem prumados.

abaixo de onde fica a conexão metálica. Dê acabamento cimentado sobre a terra compactada e deixe um pequeno furo para eventual água de chuva. Faça a conexão da chaminé com a caixa do forno, arrematando na peça metálica com a mesma argamassa usada no revestimento da fornalha. Pincele também com melaço os tijolos próximos à conexão. - Continue a construção ate 2,8 centímetros acima donde fica a conexão metálica.

- Faça em cima da chaminé, a 10 centímetros acima da boca, uma proteção contra a chuva ( chapéu ).

Acabamento

Foi previsto para o fogão o revestimento externo com argamassa do tipo usado no assentamento dos tijolos ( cimento , cal e areia ). Entretanto, fica livre a escolha, para atender o gosto de cada um.

- Tijolos500 unidades
- Cimento50 quilos
- Cal em pó ( extinta )118 litros
- Areia média200 litros
- Brita zero85 litros
- Terra argilosa320 litros
- Melaço de cana ( líquido )4 litros
- Forno de chapa ( 50 cm x 35 cm x 35 cm )1 unidade
- Chapa de ferro fundido ( 3 furos, reduções e tampas )1 unidade
- Chapa de ferro n.º 16 dobrada6,16 quilos
- Ferro cantoneira 1 ¼ ( 1 metro )1,50 quilos
- Cano galvanizado Æ 3/8”450 gramas
- Caibro ( 4 x 8 )1,50 centímetros
- Ripa ( 1 x 4 )4 metros
- Prego200 gramas
- Ferro 3/16 ( para concreto )10 quilos
- Arame farpado15 metros

Relação dos materiais

- Pedreiro3 dias
- Ajudante3 dias

Mão-de-Obra - Serralheiro ...................................................................................... 0,06 dia

(Parte 2 de 2)

Comentários