Transformadores WEG Catalogo

Transformadores WEG Catalogo

(Parte 1 de 2)

Transformadores

Transformando energia em soluções

Matriz Fabricas Escritórios Distribuidorese/ou Representantes

Focada no mercado de geração, transmissão e distribuição de energia, a WEG Transformadores está sediada na cidade de Blumenau, a 60 km de distância da sede do grupo. Fundada em 1981, possui atualmente uma área construída de 27.465m², instalações modernas, com máquinas e equipamentos de última geração e um corpo técnico com sólida/comprovada experiência e trajetória no mercado. Sua linha de produtos inclui a produção de transformadores de distribuição, meia-força (óleo e seco), força, autotransformadores e reatores, para vários tipos de aplicações, incluindo aplicações especiais como fornos de indução e a arco e retificadores, com potências até 300 MVA e tensões até 550 kV. A WEG Transformadores conta atualmente com cerca de 1.0 colaboradores.

A WEG é uma empresa multinacional genuinamente brasileira, com sede na cidade de Jaraguá do Sul - SC e com fábricas em Portugal, Argentina, México e China. Além disso, conta com 19 filiais em 4 continentes e presença em mais de 100 países, com mais de 14.0 colaboradores.

A WEG é a maior fábrica de motores da Amércia Latina e uma das maiores do mundo. Também oferece soluções completas em controle de velocidade, controle e proteção do motor, automação de processos industriais, equipamentos para geração, transmissão e distribuição de energia, tintas e vernizes industriais.

WEG transformadores - Blumenau - SC

Jaraguá do Sul - SC

Características: • Potências: 15 a 500 kVA

• Classe de tensão: 15 ou 24,2 kV

Aplicacões: Para distribuição de energia (concessionárias de energia,

cooperativas, instaladoras e empresas em geral).

Características: • Potências: 45 a 150 kVA

• Classe de tensão: 15 ou 24,2 kV

Aplicacões: O transformador incorpora elementos para protecão do sistema de distribução contra sobrecargas e curto circuitos na rede secundária e falhas internas no transformador, contendo interiormente fusíveis de alta tensão e disjuntor de baixa tensão. Para proteção contra sobretensões, o transformador é provido de dispositivos para fixação de pára-raios externos no tanque.

Características • Potências: 75 a 300 kVA

• Classe de tensão: 15 ou 24,2 kV

Aplicacões Além dos componentes de proteções contra sobrecargas, curto circuitos e falhas internas, possuem características particulares de operação, manutenção e segurança. Este tipo de transformador é adequado para instalação em locais onde há circulação permanente de pessoas, tais como, vias públicas, condomínios e residências.

Características: • Potencias: 150 a 2.0 kVA

• Classe de tensão: 15 ou 24,2 kV

Aplicações: Transformador de construção adequada para ser instalado em câmaras, em qualquer nível, podendo ser prevista sua utilização onde haja possibilidade de submersão de qualquer natureza.

Características: • Potências: 500 a 5.0 kVA

• Classe de tensão:: 15; 24,2; 36,2 ou 72,5 kV

Aplicações: • Pequenas e médias subestações industriais;

• Para elevação da tensão em grupos geradores.

Linha de produtos

Características

• Potências: 300 a 3.0 kVA • Classe de tensão: 15; 24,2 ou 36,2 kV

Aplicações Os transformadores seco WEG podem substituir com vantagens os transformadores a óleo, principalmente nas aplicações onde a segurança é fator preponderante. Utilizações típicas para este tipo de transformador: - Plantas industriais, plantas químicas e petroquímicas, plataformas off-shore, edifícios comerciais, hospitais, embarcações marítimas, shopping centers, unidades de tratamento de água, aeroportos, centros de entretenimento, etc.

Características: • Classe de tensão: até 550 kV

Aplicações: Transformadores e reatores para geração, transmissão e distribuição de energia em concessionárias e subestações de grandes indústrias, incluindo aplicações especiais como fornos de indução e a arco e retificadores.

Subestações em regime turn-key até 300MVA - Classe 550kV. A WEG oferece aos seus clientes subestações em alta tensão, em regime de empreitada global (turn-key). Estão contemplados no escopo de fornecimento não só os tradicionais equipamentos WEG (transformadores, cubículos, painéis MT/AT, componentes elétricos e eletrônicos, etc.), como também a integração com outros equipamentos de parceiros e todos os serviços (desde o projeto até o start-up) necessários para entregar aos clientes as subestações prontas para serem energizadas.

A WEG possui uma equipe capacitada para realização de serviços, podendo ser executados na fábrica ou no campo: • Execução na Fábrica: Conserto, reforma e repotenciação em transformadores de força até 550 kV, inclusive de outras marcas.

• Execução no Campo:

Caso a caso, avaliando a capacidade fabril e as condições do local.

Para realização dos ensaios no campo, a WEG dispõe de uma unidade móvel, com capacidade até 300 MVA, tensões até 550 kV.

Engenharia

Recursos fabris Trefilação

A WEG aplica tecnologia própria, totalmente desenvolvida por seu corpo técnico. São mais de 60 engenheiros e técnicos permanentemente envolvidos em pesquisa, desenvolvimento e concepção de novos produtos, buscando oferecer a nossos clientes produtos com alto grau de confiabilidade, eficiência e durabilidade. Nessa estrutura particular, estão disponíveis os mais modernos conceitos técnicos e ferramentas computacionais do mercado, juntamente com a capacidade e experiência de nossa equipe técnica.

A fábrica está equipada com maquinário moderno, para uma produção eficiente e rápida. A WEG é uma das poucas fábricas de transformadores no mundo que mantém estrutura verticalizada, possuindo uma fábrica de fios de cobre (trefilação), uma linha de corte de chapas de aço-silício e a fabricação de tanques e componentes estruturais, que proporcionam uma maior agilidade no processo produtivo.

O grupo WEG possui uma fábrica própria de fios de cobre, capaz de produzir mais de 1.200t/mês. Para os transformadores, aplicamos principalmente fio de cobre isolado com material termoestabilizado (classe E - 120oC).

Bobinagem com temperatura controlada e livre de partículas suspensas

Corte e fixação do núcleo

Máquinas para corte e estampagem de chapas

Máquina de bobinar vertical

A área de bobinagem segue os mais rígidos padrões de qualidade, aliando limpeza, materiais de última geração e controle elevados, o que proporciona precisão entre projeto e execução.

Bobinagem

A WEG fabrica seus transformadores seguindo o conceito “core type”, montados com chapa de aço silício de grão orientado. O sistema de fixação do núcleo foi desenvolvido para garantir que as chapas de aço permaneçam juntas e, ao mesmo tempo, dêem suporte aos enrolamentos. Esse projeto robusto garante uma excelente resistência a esforços de curto-circuito e segurança no processo de transporte dos transformadores.

Linha de montagem

Vapour phase Montagem da parte ativa

(Parte 1 de 2)

Comentários