(Parte 1 de 4)

Fibras Têxteis

Conceituação

Entende-se por Fibra Têxtil, todo elemento de origem química ou natural, constituído de macromoléculas lineares, que apresente alta proporção entre seu comprimento e diâmetro e cujas características de flexibilidade, suavidade e conforto ao uso, tornem tal elemento apto às aplicações têxteis (fonte: Resolução CONMETRO 01/01).

Fibras Têxteis

Fibra Têxtil Natural: As chamadas fibras naturais são todas as fibras que já se apresentam prontas na natureza necessitando apenas alguns processos físicos para transformá-las em fios. Elas estão divididas em:

Fibra Têxtil Animal: Seda, lã, Lhama, etc.

Fibra Têxtil Vegetal: Algodão, Linho, Sisal, coco, etc.

Fibra Têxtil Mineral: Amianto.

Fibras Têxteis

Fibra Têxtil Química: É formada de macromoléculas lineares obtidas através de artifícios ou sínteses químicas, logo é um grupo de fibras não naturais que englobam as fibras Artificiais e Sintéticas. É também conhecida como fibra manufaturada, fibra feita pelo homem, tecnofibra ou man-made-fiber. Elas estão divididas em:

Fibra Têxtil Artificial Fibra Têxtil Sintética .

Fibras Têxteis

•Fibra Têxtil Artificial: As chamadas Fibras Artificiais são todas as fibras que se apresentam na natureza numa forma não utilizável. O homem através de artifícios químico as coloca em condições de uso. Ex: Viscose, Modal, Cupro, Liocel, Acetato, Triacetato, etc.

•Fibra Têxtil Sintética: As chamadas Fibras Sintéticas não existem na natureza. O homem através de sínteses químicas as coloca em condições de uso, ou seja, são formadas por macromoléculas criadas (sintetizadas) pelo homem. Ex: Poliéster, Poliamida, Polipropileno, Acrílico, Elastano, etc.

Fibras Têxteis

Fibras Naturais Vegetais

Celulósicas

De sementes Algodão CO

Caules

Cânhamo CH Juta CJ Kenaf CK Linho CL Malva CM Rami CR

Folhas

Abacá CB Caroá CN Formio CF Sisal CS Frutos Coco C

Classificação Geral (ABNT-NBR-12744)

Fibras Têxteis

*Suave e confortável.
*Possui boa solidez.
*Amassa facilmente

* Hidrofílico, o que significa que o algodão têm excelente capacidade de absorção. Roupas feitas de algodão absorvem suor, mantendo, assim, um maior conforto.

* Algodão pode ser misturado com qualquer outro tipo de fibra.

* Tecido 100% algodão cru tem brilho fosco agradável.

* Hipoalergênico, o que significa que tem uma baixa tendência para provocar reações alérgicas.

Fibras Têxteis

*Aparência rústica.
*Possui grande solidez.
*Resistente e durável.
*Absorvente.

É protegido contra raios ultravioleta e tem uma propriedade chamada termodinâmicaque deixa a roupa fresca no verão e quente no inverno. -Mistura-se facilmente com outras fibras.

O cânhamo tem origem nas fibras do caule da planta de cannabis ruderallis. Tanto o cânhamo quanto a maconha são membros da família da cannabis, mas são cultivos diferentes dentro dessa família.

Fibras Têxteis

*Resistente e durável.
*Solidez à luz solar.
*Ecologicamente correto.
*Absorvente.

O tecido de juta é um dos mais utilizados depois do Algodão. É totalmente versátil, econômico, forte e durável. Não estraga facilmente sob a exposição de luz solar. Atualmente a cidade que mais cultiva a juta como matéria-prima é o Bangladesh, e o maior fabricante de mercadorias é a Índia, sendo seguida por China, Tailândia, Mianmar, Butão e Nepal.

Fibras Têxteis

*Recurso Natural Renovável.
*Reciclável e biodegradável.
*Ecologicamente correto.

O kenaf(HibiscuscannabinusL) é uma planta da mesma família do cânhamo. Com as suas fibras produzem-se mantas para isolamento a sons de percussão.

Fibras Têxteis

*Toque liso e frio. * Baixo poder de resiliência

* Amassa facilmente.

O cultivo, assim como o processo de produção da fibra é muito caro, o que faz com que o tecido tenha um custo elevado. Para solucionar esse problema as indústrias têxteis produzem a fibra de linho misturada a outras fibras tais como: o algodão e a viscose; sem perder as suas características.

Fibras Têxteis

*Resistente e durável.
*Solidez à luz solar.
*Ecologicamente correto.
*Absorvente.

A malva produz fibras têxteis similares às tradicionalmente utilizadas na fabricação de papel, vestuário, barbantes e tecidos para estofados e tapetes. É usada, sobretudo, na confecção de sacaria para acondicionar produtos como açúcar, café, castanha de caju e cacau.

Fibras Têxteis

* mais abrasivo que o linho. * Excelente tingibilidade.

* Alta resistência .

Os tecidos de rami têm boa aceitação no mercado, podendo ser considerados como um produto substituto muito próximo do linho, sendo de menor qualidade, mas com a vantagem de ser relativamente mais barato. Em geral é vendido ao consumidor final como se fosse linho ou com o nome de "linho rami", pois dificilmente as pessoas comuns conseguem distinguir o rami do linho, seja sob a forma de roupa pronta ou de tecido para ser confeccionado.

Fibras Têxteis

* dificilmente deteriorável sob a

* Enorme resistência a tensão. ação da água, doce ou salgada .

É um tipo de bananeira que proporciona também uma das mais importantes matéria prima para cordoaria.Seus frutos não são comestíveis. É empregado também na manufatura de cordéis, sacos, linhas e redes de pescar, tapetes, papel de embrulho e pasta de papel.A fibra de banana abacá é proveniente das Filipinas, onde a DaimlerChrysler apóia um projeto de cultivo sustentável.

Fibras Têxteis

* fibras finas e brilhante. * Alta resistência .

(Parte 1 de 4)

Comentários