Um Resumo completo sobre fibras texteis, sua origem e destino para uso e características

Fibra de Canhamo (maconha)



CÂNHAMO
«Pode enganar-se algumas pessoas durante algum tempo, mas não podem enganar-se todas as pessoas, o tempo todo!» Bob Marley
Cânhamo
Cânhamo ou cânhamo industrial é o nome que recebe uma das variedades da planta Cannabis, é o nome da fibra que se obtem delas, que tem, entre outros, uso têxtil.
Além de roupas, é utilizado na fabricação de papel e como forragem animal.
Nome Científico –Cannabis sativa Nome Popular - Maconha
Família – Cannabinacease
Produtos – Óleos essenciais e
cânhamo ( fibra têxtil)
Origem –região norte do Himalaia Clima –quente e úmido
Características da planta:
- herbácea
- monóica
- feixes longos (4,5 m)
Folha: - são opostas - apresentam de 5 a 9 folíolos dentados - cor amarelo- esverdeado - brilhante e pegajosa, coberta de pêlos e nervuras Flores: - pequenas e sem perfume - cor verdosa - situadas na metade superior da planta
Fruto: - pequeno e ovalado - cor amarelo-esverdeado- claro Plantio: - realizado na primavera - duração de um ano Colheita: - de 100 a 150 dias após a semeadura
Fibra do Cânhamo - obtida dos talos da planta Espécies: - cânhamo da Índia - cânhamo da China (talos 4 m) - cânhamo do Piamonte - cânhamo Brasileiro (indústria têxtil) - canabiena (tóxico)
Extração da Fibra: Processo Billings - Curte-se a fibra em banho com água à 32º C, expondo em seguida ao ar e luz. - Coloca-se em estufa de ar quente.
História: Em 2800 a.C. a Cannabis sativa já era cultivada pelos chineses para extração da fibra. As caravelas usadas na descoberta da América tinham suas velas feitas a partir do cânhamo. Estima-se que, 90% do papel usado no mundo provinha da cannabis, bem como, os primeiros jeans.
Aplicação: Da cannabis pode-se extrair 25 mil produtos de uso essencial para a sociedade moderna: roupas, calçados, cosméticos, óleo, chocolate, sabão em pó, papel, combustível, isolantes, tintas, material de construção e medicamento, entre outros.
Atualmente a cannabis é plantada na Hungria, França, Canadá, Inglaterra, Portugal, China e Espanha (sem THC), para uso industrial.
Cultivo
Muito cultivado em várias partes do mundo, inclusive na Europa, onde a União Européia em 1998 o legalizou e autorizou inclusive o subsídio ao linho de cânhamo.
Há limitações quanto ao seu plantio, sendo permitido só para terrenos de até um hectare, segundo normas da comissão agrícola européia.
Em Portugal existe uma única empresa especializada, a "Cânhamo de Portugal, Ltda.", estatal que dá apoio ao agricultor no que ele necessitar em todo o processo, desde a compra de sementes até à venda da produção.
Cultivo
O cultivo de cânhamo em terras portuguesas iniciou-se por volta do século XIV, pois era matéria prima para a preparação de cabos e velas para as embarcações portuguesas. Nas colônias foram criadas feitorias para produção de linho cânhamo, como a Real Feitoria do Linho Cânhamo no Brasil.
Cultivo
Atualmente os maiores produtores são;
China, considerada o maior exportador mundial de têxteis e papel de cânhamo;
França, Romênia, Canadá, Reino Unido, estão entre os principais produtores também.
Cultivo
Com o aumento da demanda, algumas ilhas caribenhas e a Austrália têm demonstrado interesse no negócio, principalmente por conta de suas condições climáticas e geográficas.
Sabemos que essas condições favoráveis existem em várias regiões do Brasil, como o "polígono da maconha", no sertão de Pernambuco. Se substituíssemos essas plantações de maconha ilegal por maconha com baixo THC, poderíamos iniciar um ciclo produtivo de moda natural no Brasil e partir na frente dessa corrida.
Semente de cânhamo
Utilização
O que tem chamado atenção de um número cada vez maior de pessoas interessadas em negócios têxteis tem sido o potencial da maconha como fibra têxtil. A planta ¨cannabis¨ é uma das mais antigas fibras têxteis. O seu cultivo é de fácil implementação, o seu beneficiamento não requisita sofisticação, e o efeito final do tecido se assemelha ao linho, um dos mais nobres e confortáveis tecidos.
Utilização
A planta é integralmente utilizada para os mais diversos fins, mas destaca-se especialmente a sua fibra, também chamada de filaça, muito usada também na indústria de papel, pois um hectare de cânhamo produz o mesmo que quatro hectares de eucaliptos, num período de vinte anos.
Utilização
A indústria têxtil também é um bom mercado para o cânhamo, por este ser cinco vezes mais resistente que o algodão, e com seus longos feixes de até 4,5 m é usado para fabricar cordas e amarras de navios pois são bastante resistentes. Da semente extrai-se um óleo muito usado na indústrias de cosméticos como base para cremes, xampus, óleos hidratantes, etc, na indústria mecânica para vernizes, lubrificantes, combustíveis, tintas e outros, bem como para a alimentação humana em óleo, tempero, margarina, flocos de cereais, snacks e outros .
Um pouco da história da Cannabis
Originária da região do norte do Afeganistão,a planta Cannabis Sativa, a maconha, é utilizada há aproximadamente 6.000 anos. O primeiro escritor a mencionar o uso do cânhamo em cordas e tecidos é Heródoto, um historiador grego que é considerado o pai da história. A fibra do cânhamo, presente no caule da maconha, foi muito utilizada nas cordas e velas dos navios gregos e romanos, e era usada também para fabricar tecidos, papel, palitos e óleo. A maconha também era muito utilizada na medicina: na Grécia era utilizada para tratar de prisões de ventre e dores de ouvido. Na China e na Índia, assim como em povos africanos e indígenas, era utilizada para curar prisão de ventre, malária, reumatismo, dores menstruais e como analgésico.
Um pouco da história da Cannabis
Cannabis é o género botânico de algumas plantas, das quais a mais famosa é a Cannabis sativa, da qual se produz o haxixe e a maconha. Além desta, são também conhecidas a Cannabis indica e a Cannabis ruderalis, sendo esta última, com muito menor quantidade de THC (6,9-Tetra-hidro-canabinol - principal princípio psico-ativo da Cannabis), cultivada em países com a China e Canadá para a produção de cânhamo, utilizado na indústria têxtil.
Um pouco da história da Cannabis
A cannabis, além de conter o THC, foi utilizada durante milênios como planta medicinal, além de fornecer fibras e celulose para a indústria de tecidos e papel (industrialmente, a cannabis é mais conhecida como cânhamo).
As vantagens do uso do cânhamo
Para quem não sabe, o cânhamo dura de 3 a 5 vezes mais que o algodão e seu cultivo dispensa a utilização de agrotóxicos e herbicidas, poluentes do solo e lençóis freáticos. Além disso, é utilizado na medicina, alimentação, produção de fibra, combustível, óleo, plástico bio-degradável, papel etc.
Produtos obtidos pela fibra do cânhamo