(Parte 1 de 10)

Instituto Denver - Caixa Postal 37.791 Cep 2.642-970 Rio de Janeiro RJ Home page: w.institutodenver.com.br - E-mail: idenver@institutodenver.com.br

Curso de Ms-DOS - Volume 4 - PG. 1

Instituto Denver - Caixa Postal 37.791 - CEP 2.642-970 Rio de Janeiro – RJ w.institutodenver.com.br idenver@institutodenver.com.br Central de Atendimento: (21) 2447-1705

VOLUME 4

Instituto Denver - Caixa Postal 37.791 Cep 2.642-970 Rio de Janeiro RJ Home page: w.institutodenver.com.br - E-mail: idenver@institutodenver.com.br

Curso de Ms-DOS - Volume 4 - PG. 2

UNIDADE 6-MS-DOS VERSÃO 3.0 - RELEASE 3.2 E 3.3

Comando XCOPY Comando SHARE

Comando REPLACE Comando FASTOPEN Comando NLSFUNC Comando APPEND

Copia arquivos (exceto arquivos de sistema e ocultos) e árvores de diretório. Caso você não especifique o destino, o XCOPY tentará copiar os arquivos de origem para dentro do diretório atual.

Sintaxe : XCOPY origem [destino] [/A | /M] [/D:data] [/P] [/S] [/E] [/V] [/W]

destinoEspecifica para onde os arquivos serão copiados e/ou nome dos novos arquivos.
/ACopia os arquivos que possuem o atributo de arquivo definido, não altera o atributo.
/MCopia os arquivos que possuem o atributo de arquivo definido, desativando o atributo
/D:dataCopia os arquivos modificados na data especificada ou posterior.

origem Especifica o caminho e o(s) arquivo(s) a copiar. de arquivo.

/PSolicita uma confirmação antes de criar cada arquivo de destino.
/SCopia diretórios e subdiretórios, a menos que estejam vazios.
/ECopia qualquer subdiretório, mesmo vazios. Essa opção só é válida se utilizada
/VVerifica cada arquivo novo, comparando-os com a imagem desses mesmos arquivos
/WSolicita que seja pressionada uma tecla antes da cópia. Força o comando XCOPY a
/YEvita a solicitação de confirmação na substituição de um arquivo de destino
/-YCausa a solicitação de confirmação na substituição de um arquivo de destino

A data pode ser no formato d/m/a. juntamente com a opção /S. na memória. dar uma pausa, possibilitando, se necessário a troca dos discos na unidade de origem. existente. existente.

EXEMPLO 1: XCOPY c:\windows\*.bmp a:

Todos os arquivos com extensão bmp do diretório c:\windows serão copiados para o drive a:.

EXEMPLO 2 XCOPY c:\dos\*.exe /E /S b:

Instituto Denver - Caixa Postal 37.791 Cep 2.642-970 Rio de Janeiro RJ Home page: w.institutodenver.com.br - E-mail: idenver@institutodenver.com.br

Curso de Ms-DOS - Volume 4 - PG. 3

Serão copiados todos os arquivos com extensão exe do diretório c:\dos para o drive b:, incluindo seus subdiretórios, mesmo que estejam vazios.

EXEMPLO 3 XCOPY c:\teste\s*.* /D:12/06/94 b:

Serão copiados do diretório c:\teste, todos os arquivos que comecem com S, tenham qualquer extensão, e que foram modificados em ou após o dia 12/06/94, para o drive b:

EXEMPLO 4 XCOPY b:\carta.doc a:\memo.doc /P

O arquivo carta.doc do drive b: será copiado para o drive a: com o nome de memo.doc, sendo pedida uma confirmação para a cópia do arquivo de origem.

Permite o compartilhamento e o bloqueio de arquivos. Normalmente ele é utilizado em rede, que onde arquivos e aplicativos podem ser usados ao mesmo tempo por várias pessoas.

Sintaxe : SHARE [/F:espaço] [/L:bloqueios]

/F:espaço Determina o espaço que será reservado para guardar os nomes de arquivos abertos (em bytes). O padrão é 2048 bytes.

/L:bloqueios Define o número de arquivos que podem ser abertos ou bloqueados de uma vez. Um arquivo é bloqueado quando ele estiver aberto para leitura ou gravação e ele não pode ser acessado até ser novamente fechado. O padrão é 20 arquivos bloqueados.

Exemplo : Share /F:4096 /L:32

O share será carregado, permitindo que no máximo hajam 32 arquivos bloqueados e 4096 bytes de espaço para nomes de arquivos.

Instituto Denver - Caixa Postal 37.791 Cep 2.642-970 Rio de Janeiro RJ Home page: w.institutodenver.com.br - E-mail: idenver@institutodenver.com.br

Curso de Ms-DOS - Volume 4 - PG. 4

Substitui arquivos ou adiciona arquivos ao diretório de destino a partir da origem. O comando REPLACE difere do comando COPY por ser mais flexível, ter mais opções, permitindo vários procedimentos no processo de uma cópia de arquivo.

Sintaxe :

REPLACE [unidade1:][caminho1]nome-de-arquivo [unidade2:][caminho2] [/A] [/P] [/R] [/W]

REPLACE [unidade1:][caminho1]nome-de-arquivo [unidade2:][caminho2] [/P] [/R] [/S] [/W] [/U]

[unidade1:][caminho1]nome-de-arquivo - drive, caminho e nome do arquivo(s) de origem. [unidade2:][caminho2] - drive e caminho para onde os arquivos serão copiados ou substituídos. /A Adiciona novos arquivos ao diretório de destino. Essa opção copia os arquivos da origem somente se ela não existir no destino. Não pode ser usado com as opções /S ou /U. /P Exige uma confirmação antes de substituir um arquivo ou adicionar um novo arquivo.

/R Substitui os arquivos que são somente para leitura (desativando a proteção desses arquivos no destino), bem como arquivos não protegidos.

/S Pesquisa no diretório destino, arquivos que tenham o mesmo nome no diretório de origem. Não pode ser usado com a opção /A.

/W Aguarda que você insira um disco antes de iniciar a operação, permitindo que os discos sejam trocados, caso haja necessidade.

/U Substitui (atualiza) somente arquivos que são mais antigos do que os arquivos de origem. Não pode ser usado com a opção /A.

Exemplo 1: REPLACE c:\*.BAT a: /S /U

Substitui no drive a: todos os arquivos com a extensão BAT que possuam o mesmo nome no drive c:, copiando apenas os arquivos da unidade a: que sejam mais antigos que o da unidade c:.

Exemplo 2 REPLACE a:\*.doc c:\dados /P

Substitui no drive c:, diretório dados, todos os arquivos do drive a: e extensão doc, solicitando uma confirmação antes da cópia de cada arquivo.

Instituto Denver - Caixa Postal 37.791 Cep 2.642-970 Rio de Janeiro RJ Home page: w.institutodenver.com.br - E-mail: idenver@institutodenver.com.br

Curso de Ms-DOS - Volume 4 - PG. 5

Exemplo 3 REPLACE b:\*.* c:\cartas /A

Serão adicionados no drive c:, diretório cartas, todos os arquivos do drive b: que não existam no drive c:.

Exemplo 4 REPLACE c:\excel\*.xls a:\trabalho /R /P

Serão substituídos no drive a:, diretório trabalho, todos os arquivos do drive c:, diretório excel, que tenham a extensão xls, solicitando uma confirmação antes de cada cópia. Caso haja um arquivo no destino com mesmo nome e que esteja protegido somente para leitura, o REPLACE desativará esta proteção e substituirá o arquivo.

(Parte 1 de 10)

Comentários