Coeficiente de Vazão - Valvulas de Controle

Coeficiente de Vazão - Valvulas de Controle

DHM AUTOMAÇÃO http://www.dhmautomacao.com.br

“ COEFICIENTE DEVAZÃO – CV ”

Página de 1 1

Coeficiente adotado em 1962 pelo Fluid Controls Institute (FCI 62-1) com o objetivo da padronização da expressão da capacidade de vazão de válvulas de controle. Em 1975 foi normalizado pelo ISA (ISA-S39.1), e em 1977 homologada pela ISA-S75.01.

Dimensionar uma válvula de controle consiste em selecionar um diâmetro de válvula com CV e uma curva característica de vazão a partir do Cv calculado (requerido pelo processo) utilizando se basicamente as equações acima para líquidos.

Abertura da Válvula (%) = (Cv calculado / Cv selecionado) * f (curva característica de vazão) * 100

Curva característica de vazão instalada:

Resulta da interação da curva inerente, com as características do processo (variação da pressão a montante e jusante) e interação da curva de uma bomba. Em muitas situações selecionamos uma curva igual porcentagem ou parabólico modificado para se obter uma curva instalada próxima da linear.

Curva característica personalizada:

Com advento dos instrumentos de controle digitais, estas curvas são facilmente formatadas por posicionadores digitais ou pela configuração na malha de controle através de um bloco de coordenadas X/Y. Um bom exemplo de utilização desta curva é a de posicionamento de um ventilador em uma malha de combustão de caldeira ou forno.

Bibliografia: -BARALLOBRE, Roberto. Manual de Treinamento - Válvulas de Controle, 1979.

-FLUID CONTROLS INSTITUTE – Norma FCI 62.1

Paula Souza SampaioE-mail: paula@dhmautomacao.com.br

Autora:

vazão m 3 /h abertura

=% Linear

Vazão de água à 20ºC, que passa em uma válvula aberta, expressa em m3/h, quando submetida a um diferencial de pressão de 1

KV =Vazão (m3 / h )_

CV: Vazão de água à 20ºC, que flui em uma válvula totalmente aberta, expressa em galão por minuto, quando submetida à um diferencial de pressão de 1 psi.

CV =Vazão ( gpm)_

Tipos de Curvas características de vazão inerentes:

1- Linear: para processos lineares (Y = X) Qmáx ≤ 2,5 Qmin

2- Abertura rápida: para controle On-Off,

3- Igual porcentagem: para processos com grande perda de carga no sistema ou processos que necessitem de grande rangeabilidade (vazão máxima muito maior que a vazão mínima.) Qmáx ≤ 6 Qmin

4- Parabólica modificada: para processo não lineares com menor perda de carga no sistema.

Parabólica Mod.

Comentários