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Estagiário: GRUPO HAWAII RELATÓRIO DE ESTÁGIO

SENAI – UNOP STA CRUZ Paciência – Rio de Janeiro Curso Técnico em Mecânica / Turma AG – 2008/153 Conclusão 2010

Estagiário: Hawaii Matricula: 75778-54

Escola: SENAI – UNOP STA. CRUZ STA. CRUZ – RJ

Curso/Turma/Período: Curso Técnico em Mecânica

Empresa: CFP SENAI STA. CRUZ

Setor: Manutenção

Supervisor na empresa: Jorge Menezes Supervisor de estágio do Senai: Prof. Vidal

Resumo:

Nesse relatório de estágio está contido um resumo das experiências vividas durante o período de estágio, dentre elas temos a vivencia no ambiente industrial, o que de bom teve esse processo para crescimento profissional. Funções aprendidas e exercidas pelo estagiário, como foram exercidas, se o estagiário encontrou muitas dificuldades, se os conhecimentos por ele adquiridos durando o período em que cursou o técnico na escola SENAI os foram importantes e o quanto foram, entre outras experiências.

Listas: A) Lista dos Símbolos, abreviaturas e/ou convenções.

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas MIC – Ministério da indústria e Comércio T1 –Torno 12 FR1 – Frezadora 04 PR 1 – Prensa 02 BAL – Balança 01 Almox1 – Almoxarifado1 Port. – Portaria DRH – Departamento de Recursos Humanos DIQUA – Divisão de Qualidade DIMAT – Divisão de Materiais CFPPAC – Centro de Formação profissional de Paciência TAB – Tabela FIG – Figura

B) Lista das Ilustrações (tabelas e figuras)

TABELAS: TAB 01 – Códigos de Defeitos e Paradas TAB 02 – Códigos de não – conformidades no Recebimento TAB 03 – Códigos de não – conformidades na Produção

FIGURAS: FIG 01 – Organograma da unidade fabril 01 FIG 02 – Esquema elétrico da PR 01 FIG 03 – Esquema hidráulico da PR 01

Sumário:

unidades, etc) , Organograma.
2.3Minhas atribuições

1- Introdução 1.1 O curso 1.2 Histórico da empresa 1.3 Localização 1.4 A empresa e o mercado 1.5 Porte, faturamento, funcionários 2- Organização da Empresa 2.1 Divisão adotada (Departamentos, Diretorias, Seções, 2.2 Minha Admissão, setor, função atual, Outras (promoções). 2.4 Cursos de treinamento ( externo/interno). 2.5 Clientes/Fornecedores internos. 2.6 Clientes/ Fornecedores Externos. 3- Produtos, Serviços abrangidos. 3.1 Processos internos. 3.2 processos externos(terceirização). 3.3 Máquinas e ou ferramentas utilizadasem 3.1 e 3.2. 3.4 manutenção preventiva/corretiva. 3.5 Qualidade. 3.6 Suprimentos. 3.7 Postos de trabalho. 3.8 Documentação. 3.9 Normalização. 3.10 Grau de informatização do processo ou da documentação.

3.1 grau de automatização do processo. 3.12 Outras áreas de atuação. 4 – Segurança do trabalho. 4.1 CIPA 4.2 Bragada de incêndio. 4.3 EPI’S. 4.4 Proteção coletiva. 4.5 Sua vivencia em segurança, condições ou atos inseguros. 4.6 Sugestões dadas ou pretendidas. 5 – Relações humanas no trabalho. 5.1 Superação de dificulçdades de relacionamento profissional. 5.2 Sugestões p/ otimizar o curso. 6 – Conclusões. 6.1 Você antes e depois do curso. 6.2 Suas metas de carreira. 6.3 Auto – Avaliação.

Anexos.

Referências Bibliográficas.. Glossário..

1 – Introdução 1.1 O curso Meu tempo de curso foi bem interessante, muito bom pro meu aprendizado e para o desenvolvimento do meu trabalho dentro da empresa. Utilizei muitos conhecimentos de: Metrologia, Desenho Técnico, Resistência dos Materiais, Automação, Produção Mecânica entre outros. Todos os cursos que já fiz, serviram como base pra eu estar onde estou hoje, mais não quero parar por ai, pois com a globalização preciso me atualizar ainda mais, pretendo fazer uma faculdade de Eng. de Produção, e outros curso para ampliar meus conhecimentos. 1.2 Histórico da empresa

Criada em 2 de janeiro de 1942, o SENAI surgiu para atender as necessidades prementes: a formação de mão-de-obra para a incipiente indústria de base. Nos anos 60 o SENAI investiu em cursos sistemáticos de formação, intensivou o treinamento dentro da empresa e buscou parcerias com o Ministério da Educação. E esta ai hoje com cerca de um total de 45,4 milhões de matriculas e investindo incessantemente em mão-de-obra.

1.3 Localização A empresa se localiza na Rua Felipe Cardoso n° 11906, Centro de Sta. Cruz – Rio de Janeiro. CEP: 23700-0 / Tel: 34-0 – 9-8

1.4 A empresa e o mercado A empresa trabalha na formação de alunos e eles fazem suas próprias peças e estas peças são vendidas as empresas filiadas ao SENAI. Os alunos saem como mão-de-obra qualificada no mercado de trabalho.

2 – Organização da empresa
unidades, etc) , Organograma.

1.5 Porte, Faturamento, funcionários Empresa de grande porte, seu faturamento varia em torno de R$ 45 milhões mensal, tem cerca de 4.0 funcionários divididos entre setores: Administrativo, Operacional, Técnicos, Supervisores, Engenheiros e etc. . 2.1 Divisão adotada (Departamentos, Diretorias, Seções,

A empresa era dividida em Departamento Jurídico, Departamento

Administrativo, Departamento Executivo, Departamento Financeiro, Departamento de Marketing, Departamento de Recursos Humanos. Departamento de Controle de Qualidade. Ela é dividida em várias diretorias mais com um Diretor geral que é o Jorge Menezes. A empresa tem várias unidades, tais como: Unidade Maracanã, Unidade Tijuca, Unidade Campos, Unidade Três Rios, Unidade Volta Redonda entre outras. Mais a minha Unidade é Sta. Cruz, voltada para a área de metal mecânica.

2.2 Minha admissão, setor, função atual, outras ( promoções )

Fui admitido em 14/10/2008 no setor de Manutenção, na função de

Mecânico de Manutenção, mais fui promovido 6 meses depois para Técnico de Qualidade onde estou até hoje.

2.3 Minhas atribuições Minhas atividades e responsabilidades durante o estágio foram:

• Participei da elaboração de projetos mecânico de peças e equipamentos de máquina.

• Inspecionei e analisei produtos através de testes e verificação visual.

• Participei na instalação de máquinas e equipamentos.

• Participei de manutenções e organizações de manutenção.

• Fabriquei peças e componentes de equipamentos.

2.4 Cursos de treinamento (interno / externo)

Fiz cursos externo de: Enc. de Montagem Mecânica, Mecânico de Manutenção, AutoCAD e Inglês. Interno fiz curso de: Solda e Brigada de Incêndio.

2.5 Clientes / fornecedores internos A relação cliente/fornecedor, se da na manutenção e qualidade, sendo a manutenção feita pelos alunos e a qualidade mantida pelos professores e orientadores de cada curso.

professores

2.6 Clientes / fornecedores externos A relação cliente/fornecedor externo, se da com a terceirização de serviços e processos diversos, incluindo ou não os alunos e

3 – Produtos / Serviços abrangidos

3.1 Processos internos (descrição, fluxogramas, lay – out, controle de produção, controle de processo/qualidade, controle de tempos/custos )

Tornearia, usinagem, operação, fresagem, medição, automação, tecnologia de materiais, retífica, soldagem, aplainamento. No controle da produção temos o acompanhamento de todas as etapas da produção, visando o controle de quantidade de matéria prima, controle das perdas de materiais, controle de qualidade, controle de estatísticas e processos, controle de custos e etc. (Vide fluxograma no anexo 1), (Vide lay-out no anexo 2),

3.2 Processos externos (terceirização ) Manutenção de máquinas, acabamentos superficiais, tratamentos térmicos, forjamento, laminação, higiene e segurança e etc.

3.3 Máquinas e/ou ferramentas utilizadas em 3.1 e 3.2 Maquinas: Torno, fresa, retifica, furadeira, plaina, maquinas de solda, torno CNC. Ferramentas: Paquímetros, micrometros, réguas, chaves inglesas, brocas, bites, martelos, macetes, chave de fenda, cochinetes, chave alem.

3.4 Manutenção preventiva / corretiva ( registros, estatísticas, cronogramas )

• Planejar e organizar as ações de manutenção industrial.

• Padronizar a manutenção de máquinas.

• Teste de equipamentos.

3.5 Qualidade

Atuo no setor de Qualidade fazendo testes de materiais, peças, componentes e também fazendo medições dos produtos para verificar se estão no padrão.

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