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Apostila Corel Draw X3 - Autor Tiago K Soares, Notas de aula de Publicidade e Propaganda

Apostila Completa de Corel Draw "Neste material será abordado uma forma de aprendizagem objetiva, porém simples, sem deixar perder a qualidade que o programa oferece." (Nota do Autor

Tipologia: Notas de aula

2010

Compartilhado em 22/05/2010

samara-anselmo-12
samara-anselmo-12 🇧🇷

4.2

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Baixe Apostila Corel Draw X3 - Autor Tiago K Soares e outras Notas de aula em PDF para Publicidade e Propaganda, somente na Docsity! DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE | www.tiagoksoares.wordpress.com | t i a g o k s o a r e s d e s i g n Introdução | O CorelDRAW é um aplicativo de design gráfico intuitivo que proporciona aos designers uma experiência de trabalho agradável. O programa foi desenvolvido para atender às demandas dos profissionais de design. Quer você trabalhe com propaganda, impressão, publicação, sinalização, xilogravura ou manufatura, o CorelDRAW oferece as ferramentas necessárias para se criar ilustrações vetoriais precisas e criativas, além de layouts de página com aparência profissional. Talvez por superstição, resolveram colocar X(10 em algorismo romano) junto com o 3, formando o número 13, mas alguns dizem também que é marketing. Mas para quem já conhecia o CorelDraw 12, irá notar que visualmente, não mudou praticamente em nada a área de trabalho do CorelDraw X3, continua monocromático e com visual “limpo”. Quanto as novidades, segundo a Corel Corporation, mais de 40 novos recursos e 400 aprimoramentos foram introduzidos. Essas importantes atualizações beneficiam diretamente o fluxo de trabalho de designers profissionais, bem como de usuários que utilizam o produto ocasionalmente. Quer estejam criando logotipos de empresas ou trabalhando para cumprir cronogramas de produção rigorosos, os usuários podem transformar idéias em resultados profissionais com a ajuda dessa suíte integrada de aplicativos. Neste material será abordado uma forma de aprendizagem objetiva, porém simples, sem deixar perder a qualidade que o programa oferece. Boa sorte e ótimos estudos! Introdução - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com 01 DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE t i a g o k s o a r e s d e s i g n DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE Requisitos mínimos de sistema: - Windows 2000, XP ou Tablet PC Edition; - Processador Pentium III de 600MHz; - 256Mb de RAM (são recomendáveis 512Mb ou mais; - 200MB de espaço livre em disco rígido, no mínimo; - Unidade de CD-ROM; - Monitor com resolução 1024x768 dpi ou melhor; - Mouse ou mesa digitalizadora. Conceitos Vetoriais Os gráficos vetoriais representam formas como objetos definidos por séries de linhas abertas e fechadas, com preenchimento e sem preenchimento. Vetor - gráficos criados em programas como o CorelDraw X3, onde as formas são representadas por linhas e curvas. Tais gráficos são também conhecidos como gráficos baseados em objetos ou linha artística. Isso contrasta com os gráficos bitmap, que são criados pixel por pixel em programas de pintura e por digitalizadores. Conceitos de imagens | Conceitos de imagens - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com 04 DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE L o r e m L o r e m Temos vários objetos que formam a figura totalmente vetorizada, para entender melhor, ela é feita em modo “Aramado” e depois aplica-se os preenchimentos e efeitos de cores. Conceitos de bitmap No que se refere à edição de bitmaps, bits e pixels correspondem às unidades de uma imagem. Um pixel consiste em um quadrado digital simples que é organizado juntamente com outros em grades. Essas grades se combinam formando a imagem. As imagens de computador são criadas como matrize de pixels,cada um deles com uma cor específica. Imagem ampliada da figura ao lado Imagem ampliada 7 vezes. Cores | Cores - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com 05 A cor é um fenómeno óptico(Parte da física que estuda os fenomenos luminosos e os fenomenos da visão) provocado pela acção de um feixe de fótons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso. A cor de um material é determinada pelas médias de frequência dos pacotes de onda que as suas moléculas constituintes refletem. Um objecto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à freqüência daquela cor. Assim, um objeto é vermelho se absorve preferencialmente as frequências fora do vermelho. A cor é relacionada com os diferentes comprimento de onda do espectro eletromagnético. São percebidas pelas pessoas, em faixa específica (zona do visível), e por alguns animais através dos órgaos de visão, como uma sensação que nos permite diferenciar os objetos do espaço com maior precisão. Considerando as cores como luz, a cor branca resulta da sobreposição de todas as cores, enquanto o preto é a ausência de luz. Uma luz branca pode ser decomposta em todas as cores (o espectro) por meio de um prisma. Na natureza, esta decomposição origina um arco-íris. MODELOS DE CORES Aqui nesse material, irei abordar apenas 2 modelos de cores, os mais utilizados no CorelDraw. Vale lembrar que não existem apenas esses modelos de cores. Então, vamos conhecer os modelos RGB e CYMK. RGB - É o modelo de cor da Luz. O RBG é composto por três cores primárias: (R) Vermelhor (G) Verde (A) Azul Cada uma das quais podendo variar entre 256 níveis de intensidade (denominando valores de brilho) CYMK - O sistema "CMYK" é utilizado pela Indústria Gráfica nos diversos processo de impressão, como por exemplo: o Off-Set, e o processo Flexográfico, bastante usado na impressão de etiquetas e embalagens. O "K" da sigla "CMYK" corresponde à cor "Preto" (em inglês, "Black"), sendo que as outras são: (C)Cyan (ciano) (M) Magenta (Y) Yellow (amarelo) (K) Black (preto) Funciona pelo processo de pigmentação, ou seja, algo emite a luz, essa luz é projetada sobre um objeto que absorve (subtrai) um pouco de luz e reflete o restante. A luz refletida é o que você vê. Cada uma das cores do CYMK varia de 0 a 100% de aplicação. DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE Cores | Cores - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com 06 PSICOLOGIA DAS CORES Na cultura ocidental, as cores podem ter alguns significados, alguns estudiosos afirmam que podem provocar lembranças e sensações às pessoas. Cinza: elegância, humildade, respeito, reverência, sutileza; Vermelho: paixão, força, energia, amor, velocidade, liderança, masculinidade, alegria (China), perigo, fogo, raiva, revolução, "pare"; Azul: harmonia, confidência, conservadorismo, austeridade, monotonia, dependência, tecnologia; Ciano: tranqüilidade, paz, sossego, limpeza, frescor; Verde: natureza, primavera, fertilidade, juventude, desenvolvimento, riqueza, dinheiro (Estados Unidos), boa sorte, ciúmes, ganância; Amarelo: concentração, otimismo, alegria, felicidade, idealismo, riqueza (ouro), fraqueza; Magenta: luxúria, sofisticação, sensualidade, feminilidade, desejo; Violeta: espiritualidade, criatividade, realeza, sabedoria, resplandecência; Alaranjado: energia, criatividade, equilíbrio, entusiasmo, ludismo; Branco: pureza, inocência, reverência, paz, simplicidade, esterilidade, rendição; Preto: poder, modernidade, sofisticação, formalidade, morte, medo, anonimato, raiva, mistério; Castanho: sólido, seguro, calmo, natureza, rústico, estabilidade, estagnação, peso, aspereza. DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE 09 INCORPORAR PERFIL ICC - Esta caixa de seleção quando ativada, permite incorporar como parte do arquivo um perfil do International Color Consortium (ICC). Este consórcio, definiu um formato padrão para perfis de cores. Quando você incorpora um perfil ICC ao arquivo, a consistência de cores é garantida quando o arquivo for aberto por outros aplicativos gráficos. SEM ESPAÇOS E CARACTERES ESPECIAIS - Quando ativada, permite substituir espaços em branco e caracteres especiais, em caracteres apropriados para nomes de arquivo baseado na Web. INCORPORAR FONTES UTILIZANDO TRUEDOC - Quando ativada, inclui as fontes de texto utilizadas no arquivo, para que possam ser visualizadas em cum computador que não tenha essas fontes instaladas. ABRINDO SEU DOCUMENTO Para abrir o seu trabalho, escolha a opção ABRIR do menu ARQUIVO para abrir um arquivo com desenho ou a opção NOVO para abrir um arquivo em branco. Gravando, Fechando e Abrindo um documento Gravando, Fechando e Abrindo um documento - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE Configurando Páginas - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com 10 Quando executamos o CorelDraw e escolhemos um novo gráfico, é exibida uma página em branco com layout padrão, contendo basicamente valores predefinidos para as dimensões e orientação da página. Este layout poderá ser mudado facilmente, e estas modificações poderão, ou não, serem aplicadas a todas as páginas do documento. CONFIGURAÇÃO Selecione a opção CONFIGURAR PÁGINA do menu LAYOUT para ter acesso à caixa de diálogo Opções. Nesta caixa encontramos opções para o tamanho da página, layout, cor de papel e outros recursos, note que as opções irão variar de acordo com o item selecionado na estrutura do quadro branco a esquerda. Mas existe outra forma de alterar o layout da página, é através da barra PROPRIEDADES, onde você encontra recursos para mudar o tamanho da página, tipo de papel, largura, altura e orientação, tudo do mouse. Configurando Páginas | Definições para todas as páginas ou somente para a atual Orientação Largura e Altura personalizadas DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE Configurando Páginas | Configurando Páginas - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com 11 Outra configuração que podemos fazer é através do menu LAYOUT, onde pode ser acrescentado outras páginas que terão o mesmo layout ou até mesmo apagar qualquer página, com exceção da página 1. Mas também temos outra opção para inserir páginas, que é através dos botões de controle de página. Para excluir uma ou mais páginas, use a opção EXCLUIR PÁGINA do menu LAYOUT. Após selecionar esta opção, será exibida a caixa de diálogo EXCLUIR PÁGINA solicitando o intervalo a serem excluídas. Lembrando que, quando uma página é excluída, todos os objetos pertencentes a esta página também serão excluídos. Mas se deseja apagar uma determinada página e manter um ou mais objetos, basta movê-los para a área fora dos limites da página, na ÁREA DE TRABALHO. Mais uma vez, também existe outra forma de excluir, inserir ou até mesmo mudar o nome de uma página. Basta clicar com o botão direito do mouse na guia da página selecionada. Saída para a primeira página Ind icador de pág ina atual e número de páginas Salta para a última página Guias de páginas DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE Criando Figuras Simples - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com 14 FERRAMENTA MÃO LIVRE Esta ferramenta serve para você criar desenho a mão livre, ela possui um menu com outras ferramentas de desenho a mão livre: Bézier, Mídia Artística, Caneta, Polilinha, Curvas com 3 pontos, Dimensão e Conexão Interativa. Para desenhar com a ferramenta de Mão Livre, você deve arrastar o cursor pela página com a ferramenta desejada, selecionada. Se você quiser fazer linhas retas, basta dar um clique em um ponto inicial e levar o ponteiro do mouse até o ponto desejado e dê outro clique. Você pode também manter a tecla <CTRL> pressionada enquanto movimenta o ponteiro. Linhas Curvas Linhas Retas Criando Figuras Simples | LINHAS CURVAS No menu desdobrável, o mesmo da ferramenta Mão Livre, selecione a ferramenta Bézier, específica para criação de linhas e curvas, e dê um clique em algum ponto da página para marcar o início da linha, clique em outro ponto mas não solte o botão do mouse, neste momento é traçada uma linha, arraste o ponteiro do mouse ao redor deste ponto e verifique a curvatura da linha, quanto mais você afastar o ponteiro deste ponto, maior será o raio da curva. Depois de encontrar a curvatura desejada, solte o botão; clique em outro ponto e verifique que é mantida a seqüência da curvatura. Para interromper o comando, clique sobre qualquer outra ferramenta ou pressione a tecla ESC. DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE Criando Figuras Simples - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com 15 Criando Figuras Simples | Repare que a cada clique, durante a construção da figura, foram sendo desenhados pequenos quadrados. Estes quadrados indicam as extremidades dos segmentos de linhas e curvas e são chamados NÓS, que são utilizados para fazermos modificações na figura e serão vistos mais adiante. DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE Ferramenta Forma | Ferramenta Forma - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com 16 Esta ferramenta possibilita manipular os NÓS e SEGMENTOS dos desenhos, que comentamos anteriormente. Você só precisa selecionar os pontos na figura e arrastar, criando assim a forma desejada. Com ela, você pode também adicionar, excluir e modificar os NÓS. Quando você cria um desenho e o seleciona com a ferramenta forma um NÓ, são exibido duas setas ligadas a ele por uma linha tracejada. Eles indicam o ponto de controle do NÓ, que quando são movimentados, permite que você altere a figura. Se você, depois de criar o desenho, desejar adicionar mais um NÓ, basta clicar duas vezes sobre o local na linha, que deseja adicionar ou clique com o mouse direito sobre o ponto e escolha a opção ADICIONAR, no menu que irá se abrir. Para você entender melhor essa questão dos NÓS, é bom conhecer o seu comportamento, ou seja, o comportamento do seus pontos de controle. E para isso, vamos conhecer cada um deles. Cúspide: Eles movem-se de forma independente um do outro. Suave: Estes, estão sempre diretamente opostos uma ao outro. Quando um ponto é movido, o outro também será, podendo ter comprimentos diferentes um do outro. Simétrico: Possui os pontos de controle sempre diretamente opostos um ao outro, sempre com o mesmo comprimento. NÓS Nó Cúspide Um novo NÓ Cúspide Simétrico Suave DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE Contornos e Preenchimentos | Contorno e Preenchimentos - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com 19 Preenchimento Gradiente (F11): Nesta caixa, podemos criar inúmeros modelos de preenchimento progressivo com cores predefinidas. E ainda é possível alterar o sentido da rotação e acrescentar mais pontos de transição de cores. Nesta caixa, também vamos encontrar as seguintes opções: Tipo: É como será realizado o preenchimento, se Linear, Radial, Cônico ou Quadrado. Deslocamento: É o espaço onde especifica o deslocamento do centro do gradiente do tipo não Linear. Ângulo: Determina o ângulo de preenchimento gradiente. Etapas: É o espaço onde especifica a quantidade de transições de que serão utilizadas para mostrar um preenchimento gradiente. Transição: É o espaço onde especifica quando as cores inicial e final começam a misturar-se com as cores intermediárias. Nestes botões você pode determinar o caminho das cores intermediárias de preenchimento através do Círculo de cores, dessa forma, alterando a matiz e saturação. DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE Contornos e Preenchimentos | Contorno e Preenchimentos - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com 20 Personalizar as Cores: Uma forma de personalizar o preenchimento gradiente, é selecionar a opção PERSONALIZADA na caixa de Preenchimento Gradiente. Você vai ter opções de cores através do painel Mistura de Cores, onde pode selecionar um dos quadros que são referentes às cores inicial e final, e na caixa POSIÇÂO, você controla a posição de uma cor intermediária, que é indicada por um triângulo. Preenchimento de Padrão: Um preenchimento de padrão de duas cores é composto somente das duas cores escolhidas. Um preenchimento de padrão totalmente colorido é um gráfico vetorial mais complexo que pode ser composto de linhas e preenchimentos. Alguns exemplos de Preenchimento de padrão DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE Contornos e Preenchimentos | Contorno e Preenchimentos - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com 21 Preenchimento de Textura: Um preenchimento de textura é um preenchimento gerado aleatoriamente que pode ser utilizado para conferir aos objetos uma aparência natural. O CorelDRAW oferece texturas predefinidas e cada textura possui um conjunto de opções que você pode alterar. Você usa cores de qualquer modelo de cor ou paleta para personalizar preenchimentos de textura. Os preenchimentos de textura só podem conter cores RGB, entretanto, outros modelos e paletas de cores podem ser usados como referência para seleção de cores. Alguns exemplos de Preenchimento de Textura Preenchimento de PostScript: Um preenchimento de textura PostScript é criado com a linguagem PostScript. Algumas texturas são bastante complexas e imprimir objetos grandes que contenham preenchimentos de textura PostScript ou para atualizá-los na tela pode levar algum tempo. Dependendo do modo de exibição em uso, as letras "PS" podem aparecer em vez do preenchimento. Ao aplicar um preenchimento de textura PostScript, você pode alterar diversos parâmetros, como tamanho, largura da linha e quantidade de cinza que aparecem no primeiro plano e no fundo da textura. DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE Recursos com Objetos | Recursos com Objetos - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com 24 Transformar: transformar e depois, no menu ORGANIZAR escolha TRANSFORMAÇÃO. Na janela de encaixe Transformação é onde se encontra as configurações especificas de cada opção que você desejar. Agrupar: Quando você agrupa dois ou mais objetos, eles são tratados como uma unidade. O agrupamento permite aplicar a mesma formatação, propriedades e outras alterações a todos os objetos dentro do grupo ao mesmo tempo. O CorelDRAW também permite agrupar outros grupos para criar grupos aninhados. É possível adicionar ou remover objetos de um grupo e excluir objetos que são membros de um grupo. Ou então, editar um único objeto em um grupo sem desagrupar os objetos. Se você deseja editar vários objetos em um grupo ao mesmo tempo, primeiro é necessário desagrupar os objetos. Se um grupo contiver grupos aninhados, você pode desagrupar todos os objetos nos grupos aninhados simultaneamente. Para usar os recursos de transformação, primeiro selecione o objeto ou objetos que deseja Posição Girar Escala e espelho Tamanho Inclinar Define o ponto de ancoragem DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE Recursos com Objetos | Recursos com Objetos - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com 25 Exemplos de Agrupar Nos desenhos anteriores você pode observar uma seqüência de agrupamentos, onde foi formado primeiro um conjunto com três objetos, e este, depois de movido, foi agrupado novamente formando um segundo conjunto (conjunto 1), criando com isso, um alinhamento de conjuntos que é muito eficiente na criação de desenhos mais complexos. Para você agrupar os objetos, basta selecionar todos os desenhos que farão parte do conjunto e clicar no botão AGRUPAR da barra de Propriedades, no menu ORGANIZAR >> AGRUPAR ou Crtl+G. Ao clicar um dos desenhos do conjunto, todos serão selecionados, para selecionar apenas um objeto do conjutno, basta dar um clique sobre o objeto desejado mantendo a tecla Crtl pressionada. Para você desagrupar os desenhos clique no botão ORGANIZAR >> DESAGRUPAR ou DESAGRUPAR TUDO. Estes comandos só estarão disponíveis se os desenhos estiverem agrupados. Copiar, Duplicar : Você pode recortar ou copiar um objeto para colocá-lo na área de transferência e colá-lo em um desenho ou em outro aplicativo. Se um objeto for recortado para a área de transferência, ele será removido do desenho. Se um objeto for copiado para a área de transferência, o original permanecerá no desenho. Duplicar Se um objeto for duplicado, a cópia será colocada diretamente na janela de desenho e a área de transferência não será usada. Duplicar é mais rápido que copiar e colar. Além disso, quando um objeto é duplicado, você pode especificar a distância entre o objeto original e o duplicado ao longo dos eixos x e y. A distância é conhecida como deslocamento. Você pode aplicar uma transformação, como girar, dimensionar ou inclinar, a uma duplicação de objeto, enquanto mantém o objeto original intacto. Se optar por manter o objeto original, exclua a duplicação. objetos conjunto 1 objeto objeto duplicar deslocamento DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE Recursos com Objetos | Recursos com Objetos - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com 26 Alinhar e Distribuir: Para alinhar e distribuir dois ou mais desenhos, primeiro selecione-os e clique na opção ALINHAR e DISTRIBUIR do menu ORGANIZAR. Na caixa de diálogo exibida, você poderá escolher um ou mais botões de alinhamento ou distribuição, depois você pode clicar no botão VISUALIZAR para ver o resultado de suas alterações, se não ficar de acordo com o seu gosto, basta clicar em REDEFINIR. Distribuir > Espaçamento > Extensão da página Distribuir > No centro > Extensão da página Sem alinhamento e distribuição DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE Recursos com Objetos | Recursos com Objetos - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com 29 Soldar: Você pode soldar objetos para criar um objeto com um único contorno. O novo objeto usa o perímetro do objeto soldado como seu contorno e adota as propriedades de preenchimento e de contorno do objeto de destino. Todas as linhas de interseção desaparecem. Mas vamos para a prática. Para soldar um objeto ao outro, selecione o primeiro objeto, clique no menu ORGANIZAR >> FORMATO >> SOLDAR ou na janela de encaixe FORMATO, e selecione o botão soldar. Outra opção de soldagem é usar o botão soldar na barra que aparece quando os d e s e n h o s s ã o s e l e c i o n a d o s . DRAWCorel X3 desenho1 efeito final da ferramenta Soldar tornando-se uma figura só DRAWCorel X3 sobrepondo os desenhos desenho 2 DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE Recursos com Objetos | Recursos com Objetos - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com 30 Interseção: A interseção cria um objeto a partir da área na qual dois ou mais objetos se sobrepõem. A forma desse novo objeto pode ser simples ou complexa, dependendo das formas nas quais se faz a interseção. Para você fazer uma Interseção, selecione o primeiro objeto, clique no menu ORGANIZAR >> FORMATO >> INTERSEÇÃO ou na janela de encaixe FORMATO, clique no botão INTERSEÇÃO, selecione o segundo objeto. Outra opção de interseção é usar o botão Interseção na barra que aparece quando os d e s e n h o s s ã o s e l e c i o n a d o s . desenho1 efeito final da ferramenta Interseçãosobrepondo os desenhos desenho 2 DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE Efeitos com Objetos | Efeitos com Objetos - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com 31 Mistura: O CorelDRAW permite criar misturas, como misturas em linha reta, misturas em um caminho e misturas compostas. Uma mistura de linha reta mostra uma progressão na forma e tamanho de um objeto para outro. As cores de preenchimento e de contorno dos objetos intermediários progridem em um caminho em linha reta através do espectro de cores. Os contornos de objetos intermediários exibem uma progressão gradual em espessura e forma. O CorelDraw oferece vários tipos de misturas que variam conforme o caminho e a quantidade de objetos misturados, podendo ser: Mistura em linha reta, Mistura ao longo de um caminho ou Mistura composta. Mistura em linha reta: O preenchimento e contorno dos desenhos intermediários são alterados seguindo um caminho em linha reta. Mistura ao longo de um caminho: Este processo cria os desenhos intermediários de acordo com um caminho desenhado à mão livre ou outro qualquer. Misturas compostas: São misturas que possuem um ou mais desenhos no caminho, realizando mais do que uma transição. objeto inicial objeto final objetos intermediários figura 1 figura 2 sobreposição das figuras resultado da aplicação de mistura trocando a cor da figura 2 para branco DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE Efeitos com Objetos | Efeitos com Objetos - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com 34 Sombreamento: Os sombreamentos simulam a luz caindo sobre um objeto, a partir de uma entre cinco perspectivas específicas: plana, à direita, à esquerda, na base e no topo. Você pode adicionar sombreamentos à maioria dos objetos ou grupos de objetos, incluindo texto artístico, texto de parágrafo e bitmaps. Quando se adiciona um sombreamento, é possível alterar a sua perspectiva e ajustar atributos como cor, opacidade, nível de dissolução, ângulo e enevoamento. Para aplicar sombreamento em um desenho, clique na ferramenta Sombreamento Interativo e depois selecione o desenho, posicione o cursos no ponto desejado e arraste a alça de preenchimento final para posicionar o sombreamento na posição que você desejar. Após a aplicação do sombreamento, você também poderá editá-lo arrastando as alças iniciais e final e modificando sua aparência com os botões da Barra de propriedades. DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE DRAWCorel X3 DRAWCorel X3 Início Aplicando sombreamento Efeito sombreamento aplicado Ângulo de sombreamento Opacidade de sombreamento Enevoamento de sombreamento Direção de enevoamento de sombreamento Desbotamento de sombreamento Esticar sombreamento Operação de transparência Cor de transparência Limpar transparência Efeitos com Objetos | Efeitos com Objetos - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com 35 Transparência: A qualidade de um objeto que facilita ver através dele. A configuração de níveis baixos de transparência causa níveis mais altos de opacidade e menor visibilidade dos itens ou da imagem subjacentes. Para aplicar o efeito Transparência, basta ir clicar no botão Transparência interativa e logo após clicar do desenho criado. Desta forma você poderá escolher os tipos de transparência que mais lhe agrada na barra de Propriedades. DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE Tipos de transparência Operação de transparência Ponto médio de transparência Destino de transparência Copiar propriedades de transparência Limpar transparência Original Uniforme Linear Cônico Quadrado Padrão de 2 cores Totalmente colorido Bitmap Textura Textos e Edição | Textos e Edição - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com 36 Há dois tipos de texto que você pode adicionar a desenhos — texto artístico e texto de parágrafo. O texto artístico pode ser usado para adicionar linhas curtas às quais pode ser aplicada uma grande variedade de efeitos, como sombreado. O texto de parágrafo pode ser usado para corpos maiores de texto que têm maiores requisitos de formatação. Você pode adicionar tanto texto de parágrafo quanto texto artístico diretamente na janela de desenho. Texto Artístico Para você usar esse tipo de texto no seu trabalho, basta selecionar a ferramenta Texto (F8) e dar um clique no espaço inicial que você desejar. Será exibido um ponto de inserção para que você possa digitar o texto. Depois que você digitar, poderá esticar ou expandir o texto arrastando um dos quadrinhos que envolvem a seleção. DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE Ponto de inserção Texto redimensionado Qualquer palavra estranha ao dicionário, será sublinhada em vermelho. Palavra estranha ao dicionário Textos e Edição | Textos e Edição - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com 39 Mais uma opção interessante e que pode dar um toque especial em algum trabalho que esteja realizando com textos, como, por exemplo, diagramação de um livro ou material didático, é o comando Capitulação, que está no menu Texto > Capitulação. DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE CorelDRAW é um aplicativo de design gráfico intuitivo que proporciona aos designers uma experiência de trabalho agradável. O programa foi desenvolvido Opara atender às demandas dos profissionais de design. Quer você trabalhe com propaganda, impressão, publicação, sinalização, xilogravura ou manufatura, o CorelDRAW oferece as ferramentas necessárias para se criar ilustrações vetoriais precisas e criativas, além de layouts de página com aparência profissional. A aplicação de capitulações a parágrafos amplia a letra inicial e a encaixa no corpo do texto. Você pode personalizar uma capitulação alterando suas configurações. Por exemplo, é possível alterar a distância entre a letra capitulada e o corpo do texto, ou especificar o número de linhas do texto que devem aparecer ao lado da capitulação. A capitulação pode ser removida a qualquer momento, sem excluir a letra. Textos e Edição | Textos e Edição - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com 40 DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE Correção Ortográfica As ferramentas de edição de texto permitem rever seu texto de muitas maneiras. Com a utilização do revisor ortográfico e do Grammatik, você pode rever a ortografia e a gramática em um desenho inteiro, em partes de um desenho ou somente no texto selecionado. Quando você iniciar a digitação do texto, vai verificar que as palavras estranhas ou incorretas ao dicionário do sistema, serão sublinhadas com uma linha vermelha. Você poderá realizar a correção dando um clique com o botão direito do mouse sobre a palavra, e no menu que aparecer, escolha a opção correta. Umas das formas de acesso ao Revisor Ortográfico, é através do menu Texto > Ferramentas de Edição de Texto > Revisor Ortográfico. Cada palavra estranha encontrada, poderá ser corrigida, ignorada ou até mesmo acrescentada ao dicionário do sistema. Após concluir a revisão de todo o seu documento, será exibido um quadro avisando que sua correção ortográfica foi completada. Textos e Edição | Textos e Edição - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com 41 DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE Formas para o Texto Artístico O texto artístico juntamente com linhas, curvas ou figuras geométricas, resulta em resultados bem legais. Esta combinação é possível através do comando Texto > Ajustar texto ao caminho. Vamos criar um texto artístico simples e, em seguida, faça um círculo com a ferramenta Elipse (F7). Agora você vai selecionar o texto e a figura com a ferramenta Seleção. Quando eles estiverem selecionados, escolha no menu Texto > Ajustar texto ao caminho, você irá perceber que o texto será ajustado à figura e na Barra de propriedades, iremos encontrar diversas opções para mudar sua posição. Se você desejar remover a figura que serve de caminho para o seu texto, selecione o objeto e logo após, pressione a tecla Delete. Outros exemplos: Configurando Régua e Linhas Guias | Configurando Régua e Linhas Guias - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com 44 DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE Vamos obter uma configuração mais precisa das linhas-guia. Para isso, dê um duplo clique sobre qualquer uma delas e na caixa de diálogo que irá aparecer, selecione qualquer uma das linhas, podendo assim, mudar seu posicionamento na área de trabalho, adicionar novas linhas, excluir linhas ou limpar as informações e criar novas. Sobre as réguas, nós poderemos mudar o sistema de medidas de milímetros para centímetros. Dê um duplo clique sobre a régua. Exibindo a caixa de diálogo Opções, no grupo Documento (lado esquerdo), selecione o item Réguas, em seguida, escolha as unidades para horizontal e/ou vertical e confirme clicando em Ok. Ver imagem de exemplo na próxima página. Outro recurso disponível na Régua, é a possibilidade de movermos o ponto de origem, desta forma a posição dos zeros passa para um novo ponto do qual todas as medidas terão origem. Para mover o ponto de origem, basta arrastá-lo para a posição desejada. Ver imagem de exemplo na próxima página. Configurando Régua e Linhas Guias | Configurando Régua e Linhas Guias - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com 45 DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE Editando a Régua Ponto de origem Efeitos Especiais | Efeitos Especiais - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com 46 DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE Adicionar Perspectiva Segundo o dicionário online do Wikipédia, “define-se a perspectiva como a projeção em uma superfície bidimensional de um determinado fenômeno tridimensional. Para ser representada na forma de um desenho (conjunto de linhas, formas e superfícies) devem ser aplicados mecanismos gráficos estudados pela Geometria descritiva, os quais permitem uma reprodução precisa ou analítica da realidade tridimensional.” Mas para aplicarmos isso na prática, ou seja, em um objetos que estamos criando, selecione a figura ou objeto e clique no menu Efeitos > Adicionar Perspectiva. Logo após, arraste uma das alças exibida na grade pontilhada que está sobre o objeto para a perspectiva. Se você pressionar a tecla Crtl enquanto arrasta uma das alças, irá observar que os lados da grade serão deslocados com ângulos precisos. Observe os exemplos a seguir. O Efeito Perspectiva é muito utilizado no CorelDraw, e você pode atingir resultados muito interessante explorando-o com várias formas de figuras ou texto. Use a sua criatividade! Efeitos Especiais | Efeitos Especiais - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com 49 DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE Efeito PowerClip O CorelDRAW permite colocar objetos vetoriais e bitmaps, como fotos, no interior de outros objetos ou recipientes. O recipiente pode ser qualquer objeto, por exemplo, texto artístico ou um retângulo. Quando você coloca um objeto em um recipiente maior do que o recipiente, o objeto, denominado conteúdo, é cortado para se ajustar à forma do recipiente. Isto cria um objeto PowerClip. Para aplicar o Efeito PowerClip, selecione o desenho e clique no menu Efeitos > PowerClip > Colocar em recipiente. Surgirá uma grande seta, posicione a ponta desta seta sobre a figura ou no interior de algum texto e dê um clique para obter o resultado. Observe o exemplo a seguir. Objeto Figura DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE Para alterar a posição ou tamanho do seu desenho, escolha a opção no menu Efeitos > PowerClip > Editar Conteúdo. Para separar os objetos, use a opção no menu Efeitos > PowerClip > Extrair conteúdo. Bitmaps | Bitmaps - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com 50 DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE O CorelDRAW X3 trabalha com uma ampla variedade de efeitos, que você pode utilizar para aperfeiçoar ou personalizar imagens bitmaps. São filtros que podem alterar completamente a aparência e o impacto destas imagens. Como existem diversas ferramentas para essas alterações, iremos conhecer algumas bem interessantes. Estes recursos se encontram no Menu > Bitmaps. É importante lembrar que se você for aplicar estes efeitos a imagens feitas no formato direto do Corel ou outro formato vetorial, será necessário converter a figura em bitmap. Para converter, basta ir no menu Bitmap > Converter em bitmap... Nesta caixa de diálogo, você terá as seguintes opções: Resolução: quantos pontos por polegadas terá a sua figura. Cor: você poderá escolher quantas cores e qual o padrão terá a figura. Simulado: acrescenta transições entre as cores. Aplicar perfil ICC: aplica o perfil de cores em uso pelo seu documento. Suavização de serrilhado: melhora o serrilhado da figura, evitando-o nas ampliações. Fundo transparente: cria um fundo transparente, para sobreposição com outros objetos. Bitmaps | Bitmaps - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com 51 DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE Máscara de cor Uma máscara de cor é criada para definir a cor a ser substituída. Dependendo da gama definida, você substituir uma cor ou deslocar um bitmap inteiro de uma gama de cores para outra. Além disso, é possível definir o matiz, a saturação e a iluminação para a nova cor. É possível ocultar ou mostrar somente as cores selecionadas, basta clicar no botão com a forma de um conta-gotas e selecionar na figura a cor a escolher. No controle deslizante Tolerância, escolha o grau de abrangência da cor escolhida. Quando você terminar os ajustes de cor e tolerância, clique no botão Aplicar. Se quiser remover a máscara da imagem, clique no botão Remover máscara. Efeitos 3D Este efeito permite criar a ilusão de profundidade tridimensional. Incluem rotação 3D, Cilindro, Relevo, Enrolar página, Perspectiva, Dilatar/Encolher, Esfera. Original Rotação 3D Cilindro Relevo Enrolar página Perspectiva Bitmaps | Bitmaps - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com 54 DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE Transformação de cor Este efeito permite criar ilusões fotográficas com redução e substituições de cor. Eles incluem: - Planos de bits; - Psicodélico; - Meio-tom; - Solarizar. Original Plano de bits Meio-tom Psicodélico Solarizar Contorno Permite destacar e acentuar as bordas de uma imagem. Os efeitos de contorno incluem detectar borda, localizar bordas e rastrear contorno. Detectar borda Localizar bordas Rastrear contorno Bitmaps | Bitmaps - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com 55 DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE Criativo Este efeito permite aplicar diversas texturas e formas a uma imagem. Ele inclue: - Peças; - Partículas; - Cristalizar; - Dispersão; - Tecido; - Vidro esfumaçado; - Quadro; -Vitral; - Bloco de vidro; - Vinheta; - Brincadeira de criança; - Vórtice; - Mosaico; - Clima. Original Peças Cristalizar Tecido Quadro Bloco de vidro Vinheta Clima Vórtice Alguns exemplos do efeito Criativo Bitmaps | Bitmaps - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com 56 DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE Distorcer Este efeito permite distorcer superfícies da imagem. Ele inclui: - Blocos; - Espiralado. - Deslocar; - Ladrilho; - Deslocamento; - Tinta úmida; - Colocar em pixels; - Rodamoinho; - Ondulação; - Vento. Original Blocos Deslocar OndulaçãoColocar em pixelsDeslocamento LadrilhoEspiralado VentoRodamoinho Tinta úmida Vetorização | Vetorização - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com 59 DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE Basicamente, vetorizar é transformar uma imagem bitmap em vetor. Em grosso modo, uma “foto” para “desenho”. O processo de vetorização normalmente é realizado quando precisamos ter uma qualidade melhor de visualização e impressão de um determinado objeto. Para exemplificar melhor esse processo, vamos vetorizar uma simples imagem que está no formato .jpeg e transformá-la em vetor. A vantagem dessa transformação, é poder redimensionar a imagem vetorizada sem perder a qualidade. Vamos começar o processo de vetorização com uma imagem em .jpg da Logo da PEPSI. Siga os passos deste tutorial. imagem original 1. Bloquear a imagem utilizada como base do trabalho. (clique com o botão direito do mouse e escolha a opção “Bloquear objeto”. 2. Observe que a imagem é formada por alguns polígonos regulares e um fonte. Então, usando a ferramenta Retângulo e a ferramenta Elipse, teremos a base da logomarca. 3. Nesta etapa, preencha o retângulo e o círculo criado. Logo após selecione-os. 4. Agora escolha a opção Aparagem, na barra de propriedades 3. Separando as imagens ela ficará assim. Mas não delete o círculo, ainda vamos aproveitá-lo. 4. Selecionando essa imagem ao lado, vá no menu Organizar> Separar curva (Crtl+K). 5. Agora você pode colorir cada peça desta figura de acordo com as cores da imagem original. Se a sua imagem ainda estiver com as bordas, seleciona-as e vá na barra de ferramentas e escolha a Ferramenta Contorno > Sem Contorno. Vetorização | Vetorização - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com 60 DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE 6. Agora, selecione as figuras juntamente com o círculo e redimensione-o junto a figura original, deixando-o como o desenho ao lado. 7. Nesta etapa, iremos utilizar as Ferramentas Bézier e Aparagem. 8. Após terminar os ajustes com a Ferramenta Bézier, você irá preencher o círculo e logo após selecioná-lo como objeto criado com a Bézier e aplicar a Aparagem. Como o desenho ao lado. 9. Vamos ter como resultado o desenho ao lado. Para tirar as bordas, selecione o objeto e vá na barra de ferramentas e escolha a Ferramenta Contorno > Sem Contorno. 10. Feito isso, ainda com o desenho selecionado, vá no menu Organizar > Separar curvas. 9. O resultado será como o do desenho ao lado. Vetorização | Vetorização - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com 61 DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE Agora vamos fazer a fonte, ou seja, o nome PEPSI. 10. Se você não possuir o modelo de fonte como o da logo PEPSI instalada em seu computador, você terá que redesenhar cada letra, usando a Ferramenta Bézier. Logo após, você terá como resultado final a figura abaixo. Repetindo os mesmos processos e ferramentas, você poderá aplicar em inúmeras formas, logotipos,etc. Basta usar a sua criatividade e muita paciência. Vetorização | Vetorização - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com 64 DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE 11. Agora, precisamos fazer o sombreamento e, para isso, temos que converter o contorno em imagem para aplicar uma Desfocagem Gaussiana. Com o contorno azul escuro selecionado, vá no menu Bitmaps > Converter em Bitmap. 12. Na caixa de configurações que abrir, em opção de cor, escolha CMYK, resolução 300 dpi, marque as opções Suavização de serrilhado, Fundo transparente e Aplicar perfil ICC. 13. Logo após fazer estas configurações, clique no botão OK. Após ter feito a conversão em bitmap, vá novamente no menu Bitmaps > Desfocagem > Desfocagem Gaussiana e, na janela que abrir, coloque um valor de 5 pixels e clique no botão OK. Se você seguiu estas configurações, depois de aplicá-las, a logomarca ficou como a imagem abaixo. 14. Bem, agora precisamos colocar esta imagem em PowerClip mas, para isso, temos que fazer uma pequena configuração. Vá na barra de propriedades, menu Ferramentas > Opções e, na janela que se abrir, na aba Editar, desmarque a opção Conteúdo de centralização automática do novo PowerClip e clique em OK. Isso impede que qualquer imagem ou objeto que você colocar em PowerClip seja aplicado de forma centralizada, tanto na vertical quanto na horizontal. 15. Selecione agora os 2 objetos, a logomarca em degradê e o contorno azul desfocado e centralize-os clicando nas setas C e E. 16. Selecione somente o contorno azul desfocado, jogue-o para baixo da logomarca em degradê com o comando Shift+PageDown e coloque em PowerClip acessando a barrra de propriedades, menu Efeitos > PowerClip > Colocar em Recipiente e clicando na logomarca em degradê. Vetorização | Vetorização - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com 65 DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE 17. Se você ainda lembra, está faltando o reflexo da iluminação. Para fazer este reflexo, vamos ter que utilizar a logomarca em vermelho que sobrou. Selecione a logomarca vermelha, faça uma cópia com o comando Ctrl+D e mude para a cor azul. Coloque a logomarca azul sobre a logomarca vermelha 18. Agora selecione os 2 objetos (logomarca azul e vermelha), aplique novamente a aparagem acessando a barra de ferramentas, menu Organizar > Formato > Aparagem e delete somente a logomarca azul. 19.Com a logomarca vermelha aparada, selecione-a, mude para a cor branca e sobreponha a logomarca degradê 20. Novamente, precisamos desfocar estes traços em branco e aplicá-lo em PowerClip. Com os traços brancos selecionados, vá a barra de propriedades, menu Bitmaps > Converter em Bitmap. 21. Na caixa de configurações que abrir, em opção de cor, escolha CMYK, resolução 300 dpi, marque as opções Suavização de serrilhado, Fundo transparente e Aplicar perfil ICC. 22. Após ter feita a conversão em bitmap, vá novamente no menu Bitmaps > Desfocagem > Desfocagem Gaussiana e, na janela que abrir, coloque um valor de 3 pixels e clique no botão OK. 23. Ajuste a imagem (agora com efeito de reflexo) sobre a logomarca degradê da maneira que quiser para simular o reflexo da iluninação. Depois de ajustado, jogue-o para baixo da logomarca em degradê com o comando Shift+PageDown e coloque-o em PowerClip acessando o menu Efeitos > PowerClip > Colocar em Recipiente e clicando na logomarca em degradê. Resultado final com mais alguns retoques Criação | Criação - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com 66 DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE Antes de comentar qualquer princípio básico para uma criação de um layout, vamos apenas salientar que este capítulo não tem intenção alguma de afirmar o que é certo ou não, em um trabalho de design. Apenas dar algumas dicas para que seu trabalhos possa ficar dentro dos padrões, normalmente usados, nessa área de design. Não tem objetivo algum de substituir 4 ou 5 anos de estudos e nem mesmo a pretenção de achar que você se transformará em um brilhante designer, mas sim, ter uma outra visão sobre como criar um layout. Alinhamento Normalmente, quando vamos iniciar pela primeira vez a criação de um layout, no caso, um cartão de visitas, colocamos o texto e a imagem em qualquer lugar da página que tenha espaço, geralmente, sem consciência dos outros itens existentes naquela página. Segundo o princípio do alinhamento, nada deve ser colocado arbitrariamente em uma página. Cada item deve ter uma conexão visual com algo na página. O princípio do alinhamento obriga a pessoa a ser consciente: já não se pode simplesmente jogar as coisas na página nos lugares onde houver espaço. Logo, quando for criar seu Cartão de visitas, cuide com o excesso de informações e o alinhamento destas. Criando Cartão de Visita Para iniciarmos esse trabalho, você deve abrir um novo arquivo. Vá na barra de propriedades no menu Arquivo > Novo (Crtl+N). Com o arquivo aberto, redimensione sua página em branco, para as seguintes medidas: Normalmente essas são as medidas usadas na criação de um Cartão de visita, mas você poderá usar outras medidas da forma que lhe agradar. Agora, insira suas informações e imagens e distribua-as respeitando os padrões de alinhamento. Observe os modelos a seguir: Movendo todos os elementos para a direita e alinhando-os de maneira igual, as informações ficam mais organizadas. Agora, os itens possuem um limite comum que os conecta. Use a sua criatividade somando com essas simples dicas, creio que você atingirá resultados super interessantes. Com alinhamento (55) 3210.1234 RS | Brasil Rua Brasil, 10 t i a g o k s o a r e s d e s i g n tiagoksoares.wordpress.com Sem alinhamento (55) 3210.1234 RS | BrasilRua Brasil, 10 t i a g o k s o a r e s d e s i g n tiagoksoares.wordpress.com Criação | Criação - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com 69 DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE Exemplo simples de Folder Contra-capa Capa Conteúdo Atalhos | Atalhos - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com 70 DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE Abrir - Ctrl+O Alinhar pela grade - Ctrl+Y Alinhar pela linha de base - Alt+F12 Atualizar janela - Ctrl+W Converter contorno em objeto - Ctrl+Deslocamento+Q Elipse - F7 Envelope - Ctrl+F7 Escalar - Alt+F9 Formatar texto - Ctrl+T Girar - Alt+F8 Imprimir - Ctrl+P Lentes - Alt+F3 Localizar texto - Alt+F3 Mostrar caracteres não imprimíveis - Ctrl+Deslocamento+C Mão livre - F5 Novo - Ctrl+N O que é isto? - Deslocamento+F1 Opções - Ctrl+J Polígono - Y Posição - Alt+F7 Retângulo - F6 Revisor Ortográfico - Ctrl+F12 Sair - Alt+F4 Texto - F8 Visualização de tela cheia - F9 Agrupar - Ctrl+G Atalhos | Atalhos - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com 71 DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE Alinhar centros na horizontal - E Alinhar centros na vertical - C Alinhar pela base - B Alinhar pelo topo - T Alinhar à direita - R Alinhar à esquerda - L Alternar estado da seleção - Ctrl+Space Alternar exibição - Deslocamento+F9 Aumentar tamanho da fonte - Ctrl+NUMPAD 8 Avançar um - Ctrl+PgUp Borracha - X Caneta - F12 Capitulação - Ctrl+Deslocamento+D Centralizar - Ctrl+E Centralizar pela página - P Colar - Ctrl+V Colar - Deslocamento+Insert Contorno - Ctrl+F9 Combinar - Ctrl+L Converter em curvas - Ctrl+Q Converter em texto artístico - Ctrl+F8 Copiar - Ctrl+C Copiar - Ctrl+Insert Cor - Deslocamento+F12 Cor - Deslocamento+F11 Duplicar - Ctrl+D Atalhos | Atalhos - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com 74 DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE Mover 1 linha para baixo - Seta para baixo Mover 1 linha para cima - Seta para cima Mover 1 moldura para baixo - PgDn Mover 1 moldura para cima - PgUp Mover 1 palavra para a direita - Ctrl+Seta para direita Mover 1 palavra para a esquerda - Ctrl+Seta para esquerda Mover 1 parágrafo para baixo - Ctrl+Seta para baixo Mover 1 parágrafo para cima - Ctrl+Seta para cima Mover para o fim da linha - Fim Mover para o fim da moldura - Ctrl+Fim Mover para o fim do texto - Ctrl+PgDn Mover para o início da linha - Página inicial Mover para o início da moldura - Ctrl+Página inicial Mover para o início do texto - Ctrl+PgUp Mudar maiúsculas/minúsculas - Deslocamento+F3 Mão - H Mídia artística - I Navegador - N Negrito - Ctrl+B Nenhum - Ctrl+N Papel gráfico - D Para frente - Deslocamento+PgUp Para trás - Deslocamento+PgDn Preenchimento - G Preenchimento de malha - M Propriedades - Alt+Enter Atalhos | Atalhos - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com 75 DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE Próxima página - PgDn Página anterior - PgUp Refazer Esticar - Ctrl+Deslocamento+Z Recortar - Ctrl+X Recortar - Deslocamento+Excluir Recuar um - Ctrl+PgDn Repetir Preenchimento Repetir Excluir - Ctrl+R Salvar - Ctrl+S Separar - Ctrl+K Selecionar 1 caractere à direita - Deslocamento+Seta para direita Selecionar 1 caractere à esquerda - Deslocamento+Seta para esquerda Selecionar 1 linha para baixo - Deslocamento+Seta para baixo Selecionar 1 linha para cima - Deslocamento+Seta para cima Selecionar 1 moldura para baixo - Deslocamento+PgDn Selecionar 1 moldura para cima - Deslocamento+PgUp Selecionar 1 palavra à direita - Ctrl+Deslocamento+Seta para direita Selecionar 1 palavra à esquerda - Ctrl+Deslocamento+Seta para esquerda Selecionar 1 parágrafo para baixo - Ctrl+Deslocamento+Seta para baixo Selecionar 1 parágrafo para cima - Ctrl+Deslocamento+Seta para cima Selecionar até o fim da linha - Deslocamento+Fim Selecionar até o fim da moldura - Ctrl+Deslocamento+Fim Selecionar até o fim do texto - Ctrl+Deslocamento+PgDn Selecionar para início do texto - Ctrl+Deslocamento+PgUp Selecionar para o início da linha - Deslocamento+Página inicial Selecionar para o início da moldura - Ctrl+Deslocamento+Página inicial Selecionar todos os objetos - Ctrl+A Sublinhado - Ctrl+U Atalhos | Atalhos - Apostila Corel Draw X3 - tiagoksoares.wordpress.com 76 DRAWCorel X3 GRAPHICS SUITE Super deslocamento para a direita - Deslocamento+Seta para direita Superdeslocamento para a esquerda - Deslocamento+Seta para esquerda Superdeslocamento para baixo - Deslocamento+Seta para baixo Superdeslocamento para cima - Deslocamento+Seta para cima Símbolos e caracteres especiais - Ctrl+F11 Tamanho - Alt+F10 Tamanho da fonte do próximo tamanho combinado - Ctrl+NUMPAD 6 Tamanho da fonte do próximo tamanho combinado - Ctrl+NUMPAD 6 Tamanho da fonte do tamanho combinado anterior - Ctrl+NUMPAD 4 Tamanho da fonte do tamanho combinado anterior - Ctrl+NUMPAD 4 Texto - Ctrl+F10 Texto horizontal - Ctrl+, Texto vertical - Ctrl+. Total - Ctrl+J Versalete - Ctrl+Deslocamento+K Zoom instantâneo - F2 Zoom instantâneo - Z Zoom para página - Deslocamento+F4 Zoom para ajustar - F4 Zoom para seleção - Deslocamento+F2
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