Perguntas e Respostas de Enfermagem (Sistema Respiratório)

Perguntas e Respostas de Enfermagem (Sistema Respiratório)

(Parte 1 de 6)

1. O sistema respiratório tem função de ofertar oxigênio ao organismo e expelir gás carbônico. O principal músculo que auxilia o processo respiratório é:

a) esternocleidomastoideo. b) diafragma. c) pulmão. d) nenhuma das anteriores.

Comentário

O diafragma é um músculo estriado responsável pela respiração. Está localizado na fronteira entre a cavidade torácica e a abdominal.

2. Os órgãos que compõem o sistema respiratório são respectivamente:

a) nariz, esôfago, traqueia, epiglote, brônquio, bronquíolo e alvéolo. b) nariz, epiglote, glote, faringe, laringe, traqueia, bronquíolo, brônquio, alvéolo. c) nariz, glote, laringe, traqueia, faringe, brônquio, bronquíolos e alvéolos. d) nariz, epiglote, glote, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos.

3. A função do nariz não é simplesmente a entrada e saída do ar. O nariz também tem função de:

a) aquecer, umidificar e filtrar o ar. b) aquecer e filtrar o ar. c) aquecer e umidificar o ar. d) umidificar e filtrar o ar. e) nenhuma das alternativas está correta.

4. Separar o trato respiratório do trato gastrintestinal é função de qual órgão? a) Traqueia. b) Laringe. c) Faringe. d) Esôfago.

5. As cordas vocais têm função de produzir o som da nossa voz, por meio de vibração pela passagem do ar. As cordas vocais se localizam anatomicamente:

a) na epiglote. b) na glote. c) na laringe. d) na faringe.

Sistema Respiratório

Comentário

A epiglote é uma fibrocartilagem localizada na entrada da laringe. Laringe é o órgão constituído por cartilagens, ligamentos e músculos. Tem como funções a respiração, fonação e proteção de vias aéreas.

6. Os pulmões são em número de dois e localizam-se na caixa torácica, protegidos pelas seguintes estruturas:

a) na frente pelo esterno, nas laterais pelas costelas, atrás pela coluna vertebral, abaixo pelo diafragma.

b) na frente pelas costelas, abaixo pelo esterno, atrás pela coluna vertebral. c) nenhuma das anteriores. d) todas as alternativas estão corretas.

7. Para formar a respiração, a função dos músculos é essencial tanto na inspiração quanto na expiração. Esses músculos são respectivamente:

a) inspiração: músculo diafragma e intercostais externos. b) expiração: músculo diafragma e intercostais externos. c) inspiração: músculos abdominais e intercostais internos. d) expiração: músculos abdominais e intercostais internos. e) alternativas b e c estão corretas.

8. Os pulmões são revestidos por duas películas que servem para sua proteção, evitando o seu desgaste por atrito com outros órgãos. Uma película fica próxima, chamada visceral, e outra um pouco mais distante, chamada parietal. São elas:

a) pericárdio. b) pleura. c) peritônio. d) nenhuma das anteriores.

9. Os alvéolos participam ativamente do processo de troca gasosa e se mantêm revestidos por um líquido chamado de agente superfície ativo. A ausência desse líquido resseca os alvéolos e pode levar à morte por asfixia. Esse líquido é:

a) água bidestilada. b) soro fisiológico. c) glicose a 5%. d) surfactante. e) alternativas a, b e d estão corretas.

Comentário

Surfactante é uma substância com a capacidade de reduzir a tensão superficial, aumentando a complacência pulmonar e o trabalho para respirar. Colabora com a estabilidade dos alvéolos e pequenas vias aéreas, impedindo seu colabamento.

Sistema Respiratório

10. O processo pelo qual a troca dos gases oxigênio e gás carbônico nos alvéolos ocorre é por:

a) difusão. b) osmose. c) transporte passivo. d) nenhuma das anteriores.

1. Congestão pulmonar é o resultado do aumento da pressão na circulação pulmonar em decorrência de:

a) acúmulo de líquido no pulmão. b) acúmulo de líquido no espaço pleural. c) incapacidade do ventrículo esquerdo de mandar sangue para o pulmão. d) incapacidade do ventrículo direito de mandar sangue para o pulmão. e) alternativas a e c estão corretas. f) alternativas b e c estão corretas.

12. Colapso de um pulmão ou de parte dele por bloqueio de um ou mais brônquios leva a um colapso nos alvéolos. Este processo é conhecido por:

a) atelectasia. b) fibrose pulmonar. c) tosse persistente. d) todas as alternativas estão corretas.

Comentário

Atelectasia pode ser definida como o colabamento pulmonar. Colabamento pulmonar acontece quando o pulmão “murcha” total ou parcialmente, impedindo a passagem de ar.

13. De que forma se dá a troca gasosa? a) Respiração externa garantida pelo aparelho respiratório. b) Pelo transporte de gases feito pelo sangue. c) Respiração interna garantida pelos capilares à função de cada órgão. d) Alternativas a, b e c estão incorretas. e) Alternativas a, b e c estão corretas.

14. Os pulmões são em número de dois, localizados na caixa torácica e estão assim divididos:

a) pulmão direito: 2 lobos e 1 hilo. b) pulmão esquerdo: 2 lobos e 1 hilo. c) pulmão direito: 3 lobos e um hilo. d) pulmão esquerdo: 3 lobos e 1 hilo. e) alternativas a e d estão corretas. f) alternativas b e c estão corretas.

Comentário

O sistema respiratório é formado por diversos órgãos, cada um com uma função específi ca. São eles: nariz, faringe, laringe, traqueia e pulmões compostos de brônquios e alvéolos.

15. A integridade da função pleural depende do deslizamento de ambos os folhetos, tanto o visceral quanto o parietal. Esse deslizamento é facilitado por uma pequena quantidade de líquido entre os folhetos, composto de:

a) água, vitaminas e proteínas. b) água, vitaminas e sódio. c) água, eletrólitos, proteínas. d) eletrólitos, vitaminas e proteínas. e) eletrólitos, proteínas, minerais.

Comentário O líquido pleural é produzido continuamente pela pleura parietal.

16. A grande circulação pulmonar é composta de veia pulmonar e de artéria pulmonar que leva e traz sangue do coração. A hematose, que é a troca de gases nos pulmões quando está na circulação, é respectivamente:

a) veia pulmonar que carrega sangue rico em CO. b) veia pulmonar que carrega sangue rico em O. c) artéria pulmonar que carrega sangue rico em CO. d) artéria pulmonar que carrega sangue rico em O. e) alternativas a e d estão corretas. f) alternativas b e d estão corretas.

17. Na cavidade nasal existem os seios paranasais, que contêm ar e têm como função principal manter os ossos cranianos. Sua função secundária é de:

a) fornecer muco para a cavidade nasal. b) transportar oxigênio. c) formar uma camada de ressonância para formação de sons. d) dar tonalidade à voz. e) alternativas a e c estão corretas. f) alternativas c e d estão corretas.

18. Após o nariz temos a faringe, que liga a cavidade oral à entrada da laringe e do esôfago. A sequência de sua divisão é:

a) orofaringe, rinofaringe, laringofaringe. b) rinofaringe, laringofaringe, orofaringe. c) nasofaringe, orofaringe, laringofaringe. d) laringofaringe, orofaringe, nasofaringe.

Sistema Respiratório

19. A hematose é a troca de gases que acontece com auxílio de alguns componentes do sangue por difusão. Esses elementos do sangue são:

(Parte 1 de 6)

Comentários