Oficina digital

Oficina digital

(Parte 1 de 10)

Oficinas de Criação Digital Oficinas de Criação Digital

Iniciativa · Microsoft Educação Emilio Munaro - Diretor de Educação Adriana Pettengil - Gerente de Programas Educacionais

Elaboração Claudia Stippe - Instituto Paramitas Mary Grace Martins - Instituto Paramitas Teresa Cristina Jordão - Instituto Paramitas

Projeto Gráfico Victor Silva - Instituto Paramitas

Revisão de texto Magda Gardelli

Apresentação7
Redes sociais - Facebook9
Campanha de divulgação - PowerPoint15
Transformando informações em conhecimento - Blogs21
Histórias digitais - Movie Maker27

SUMÁRIO Oficinas Passo-a-passos ................................................................................... 35

Apresentação

Todos nós entendemos o quanto as tecnologias digitais são cada vez mais importantes em nossas vidas, porém sabemos o quanto ainda temos que avançar para garantir não apenas o acesso, mas a aprendizagem, o desenvolvimento da criatividade, a produção e a socialização de conhecimento.

Um dos desafios do professor é acompanhar o envolvimento dos alunos com o mundo digital e fazer uso destes recursos para tornar suas aulas mais próximas da forma como os alunos se motivam para aprender.

A internet de hoje propõe que os usuários sejam construtores, criadores e mais autônomos nas decisões, ou seja, podem produzir materiais para que sejam compartilhados na internet. Desta forma, o usuário não é mais um mero consumidor de informações disponíveis na rede.

Esta proposta da web 2.0, ou seja, uma web mais participativa e construída pelos usuários, pode ser combinada com os parâmetros curriculares estabelecidos no país, que pretende formar alunos participativos, pesquisadores e mais autônomos na construção de seu próprio conhecimento.

Por esta razão, elaboramos oficinas pedagógicas para serem aplicadas nas escolas, priorizando a autoria, a colaboração e a construção de conhecimento pelos alunos, por meio de atividades desafiadoras e que contribuirão para valorizar as diversas potencialidades dos mesmos.

Os temas e recursos escolhidos foram cuidadosamente pensados para o desenvolvimento de atividades que possam ser facilmente integradas ao currículo comum ou aos projetos extra-curriculares desenvolvidos na escola.

A p r e s e n t a ç ã o Instituto Paramitas

Buscamos destacar muito mais a importância da proposta pedagógica, da avaliação durante todo o processo e do uso de estratégias capazes de envolver os alunos em atividades prazerosas, porém não esquecemos que tanto professores como alunos poderão precisar de apoio técnico para a realização dos projetos. Por esta razão, incluímos no livro uma área contendo passo-a- passos para consulta quando do uso das ferramentas indicadas no material dos alunos e do professor.

Estamos muito contentes em proporcionar este conteúdo!

Equipe Microsoft Educação

A p r e s e n t a ç ã o Criação Digital – Oficinas para a Escola de Tempo Integral

Apresentação

A comunidade onde estudamos ou moramos precisa de atenção. Com certeza a comunidade onde você está agora possui diversas características interessantes: um comércio que merece destaque, uma ação solidária que acontece, uma pessoa que faz ou fez ações que tiveram importância para a história da comunidade, dentre outras. Porém, muitos problemas também estão presentes. Os problemas podem ser de: segurança, sujeira nas ruas, nas águas, falta de infraestrutura (água, esgoto, energia elétrica); falta de respeito ao trânsito, dentre tantos outros. Cabe a nós, que fazemos parte da comunidade, informar, orientar e propor soluções para esses problemas. Se nós não cuidarmos do espaço onde vivemos, quem mais o fará?

Desafios

Neste projeto, você comporá uma equipe de reportagem que será escalada para pesquisar e divulgar os problemas da sua comunidade. Dentre as diversas tarefas desta equipe está a busca de soluções para os problemas e a orientação dos moradores sobre como cada um pode contribuir com tais ações de melhoria.

Para que isto seja possível, cada membro da equipe assumirá um dos papéis que serão apresentados a seguir. Veja com qual personagem você mais se identifica e assuma suas atribuições.

Lembre-se!

Você será o diretor, mas não o responsável por fazer tudo sozinho! Mesmo na sua área, sua missão é conseguir fazer com que o seu grupo também aprenda e participe de tudo.

O texto deve ser escrito com a colaboração de todos inclusive na escrita, ok?

Se não cuidarmos do espaço onde vivemos, quem mais o fará?

Redes s o c i a is

Instituto Paramitas

Diretor de ArteDiretor de ConteúdoDiretor de Tecnologia

Você é um amante da arte em todos os sentidos. Tem muito bom gosto visual e musical, gosta de desenhar, pintar e fotografar.

Você é uma pessoa atenta ao conteúdo, a veracidade das informações, gosta muito de escrever corretamente e realizar pesquisas.

Você curte bastante tecnologia, adora computadores, sempre está interessado em aprender mais sobre algum programa e resolver desafios tecnológicos.

Diretor de ArteDiretor de ConteúdoDiretor de Tecnologia

Nos conteúdos que serão publicados, sua função será selecionar imagens, sons adequados, desenhar (se for preciso) ou mesmo capturar imagens utilizando a WebCam.

Você será responsável por liderar a realização das pesquisas, sempre discutindo com o seu grupo. Indicar os sites mais adequados, analisar e comparar as informações, entrevistar pessoas, buscar livros e outras fontes relacionadas ao tema e ajudar bastante o seu grupo na produção dos textos, inclusive conferindo a ortografia e a gramática com a ajuda dos colegas, do dicionário, da gramática e do educador.

Você será responsável por pesquisar sobre a criação e edição no Facebook, como é feito o cadastro, a publicação, inserção das imagens, vídeos e textos. É importante que você consulte e compreenda bem o passo-a-passo e faça testes antes para conseguir orientar o seu grupo para que todos consigam aprender.

Personagens de equipe de reportagem

Principais desafios de cada personagem

Redes s o c i a is

Oficinas de Criação Digital

Avaliação

Orientações para a avaliação

Fique atento aos itens que devem ser avaliados durante todo o processo de desenvolvimento do projeto. Atribua os conceitos: Regular, Bom ou Ótimo para cada um dos itens, tanto para a atuação do seu grupo, como para sua atuação individual. Lembre-se, a maior importância da avaliação é refletir sobre a atuação de todos e especialmente sobre a sua, e pensar nos pontos que foram positivos e naqueles que poderiam melhorar.

Itens que devem ser avaliados Sua avaliação sobre a atuação o grupo

Sua avaliação sobre sua atuação individual a) Trabalho em equipe

Participou de todas as etapas do projeto?

Trouxe contribuições importantes/interessantes?

Soube respeitar as diferentes opiniões e idéias? b) Conteúdo publicado no Facebook

Traz fatos relevantes sobre a história passada da comunidade?

(Parte 1 de 10)

Comentários