Liderança

  • Nickolas Brocker Schwengber

Liderança - Introdução

O que é Liderança?

  • Conseguir conduzir as ações ou influenciar o comportamento de outras pessoas;

  • É a realização de uma meta por meio da direção de colaboradores. Grande líder: tem essa capacidade por um longo período de tempo e numa grande variedade de situações;

  • Quando o líder induz a realização de certos objetivos que representam os valores e motivações tanto dele quanto dos colaboradores.

O Líder

  • A liderança sempre está ligada a pessoas. É uma função que qualquer pessoa desempenha, quando é responsável por um grupo. Essas pessoas têm metas para realizar com a colaboração de grupos.

  • Formas de estudar a liderança:

  • Foco nos traços de personalidade dos líderes: não têm nenhum valor de previsão. Alguns dos traços de personalidade mais característicos dos líderes são: determinação, iniciativa nas relações pessoais, vontade de liderar e autoconfiança.

  • Análise das motivações dos líderes: David McClelland identificou no líder a necessidade de poder (o interesse em perseguir, ocupar e exercitar posições de poder). A pessoa busca alcançar posições nas quais possa influenciar o comportamento alheio. A necessidade de poder tem duas manifestações principais:

  • A pessoa busca satisfação pessoal por meio da influência sobre o comportamento alheio;

  • A pessoa dá ênfase ao poder social ou institucional e busca a satisfação de metas coletivas.

  • Foco na liderança como habilidade que pode ser desenvolvida: Mintzberg coloca a liderança como um complexo de habilidades. A habilidade de comunicação é o alicerce da liderança por ser o meio de persuadir, inspirar e motivar os seguidores e prova que certas características do líder podem ser desenvolvidas. 

Sucesso de uma organização

  • Boa arquitectura organizacional

  • Tecnologias de ponta

  • Sistemas de informação potentes e modernos

  • Uma boa estrutura de custos

  • Adequada diversificação e melhoria de produtos e serviços

  • As Pessoas.....

Estilos de Liderança

  • Liderança Autoritária

  • Liderança Democrática

  • Liderança Laissez-Faire

Liderança Autoritária

  • Todas as directrizes de trabalho são ditadas pelo líder, no momento em que ele decide;

  • O líder é pessoal nos seus elogios e nas suas críticas ao trabalho de cada membro;

  • Não se envolve activamente no trabalho do grupo

  • É bastante impessoal e, por vezes, hostil;

  • Os níveis de produtividade são excelentes quando na presença do líder;

  • Provoca tensão e frustração no grupo

  • Inibe a espontaneidade e criatividade do grupo.

Liderança Laissez-Faire

  • É deixado ao grupo ou aos indivíduos toda a liberdade para a decisão, sem a participação de líder: ausência de regras

  • O líder fornece os materiais e só se lhe pedirem é que dará informações suplementares

  • Ausência completa de participação do líder na determinação dos trabalhos da equipa

  • São raros os comentários sobre a actividade do grupo, a não ser quando solicitados

  • Não há tentativa para participar ou para interferir com o curso dos acontecimentos

Liderança Democrática

  • As atividades são planeadas e distribuídas de acordo com a decisão do grupo;

  • Os passos na direcção dos objectivos do grupo são esquematizados com o grupo;

  • O líder é objectivo ou realista nos seus elogios e críticas e procura ser um membro regular do grupo, sem que para isso, tenha que cumprir uma parte demasiada do trabalho;

  • O líder tem comportamentos de orientação e apoio;

  • O grupo sente receptividade à espontaneidade e criatividade, desenvolvendo, assim, a capacidade de tomar iniciativa.

A Liderança poderá ser definida como:

  • A Liderança poderá ser definida como:

    • capacidade de influenciar pessoas para que se envolvam voluntariamente em tarefas para a concretização de objetivos comuns;
    • capacidade para promover a acção coordenada, com vista ao alcance dos objectivos organizacionais;
    • um fenômeno de influência interpessoal exercida em determinada situação através do processo de comunicação humana, com vista à comunicação de determinados objetivo.

FUNÇÕES DO LÍDER

  • COORDENAR

FUNÇÕES DO LÍDER

  • DESENVOLVER

  • influenciar: comunicar de forma a que os indivíduos contribuam para a obtenção dos objectivos de acordo com as finalidades da organização;

  • controlar: conferir o realizado com o que foi planeado e proposto. Corrigir os desvios verificados.

O líder como motivador da equipe

    • o líder enfatiza o estabelecimento de normas e regras
    • o líder deve animar os membros da equipa a:
      • reunir, programar e combinar as actividades
      • ajudar o grupo a valorizar a qualidade das suas sugestões ou soluções
      • avaliar a qualidade do processo de grupo
      • suavizar a tensão e ajudar os membros a encontrar formas de equilibrar satisfações

DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES

  • estabelecimento de objectivos e definição de tarefas:

    • o líder deve animar os membros da equipa a:
      • colocar o grupo em movimento;
      • clarificar factos e opiniões importantes;
      • promover que cada um dos elementos da equipa clarifique opiniões;
      • criar um clima de união e cordialidade;
      • regular as participações.

Motivação de equipes

  • O que bloqueia a iniciativa:

  • 1. Não ter direito a errar

  • 2.Uma pessoa sabe... Outra não ...

  • 3. Só há uma boa maneira de fazer correctamente...

  • 4. A iniciativa é da responsabilidade exclusiva do formador

  • 5. Ensinar….

Motivação de equipes

  • O que favorece a iniciativa:

  • 1. “Aprende-se com os erros”

  • 2. Cada um detém uma parte pertinente do saber

  • 3. Cada um pode encontrar a sua maneira de realizar a tarefa

  • 4. Todos podem ter iniciativa

  • 5. Promover a descoberta

ESTILO DE LIDERANÇA DE EQUIPES

  • LÍDER DE UMA EQUIPE:

  • tem uma concepção forte de superior/ subordinado;

ESTILO DE LIDERANÇA DE EQUIPES

  • LÍDER DE UMA EQUIPA:

  • regula, reforça as políticas/ procedimentos organizacionais;

ESTILO DE LIDERANÇA DE EQUIPES

  • LÍDER DE UMA EQUIPA:

  • mantém a liderança nas discussões de grupo;

ESTILO DE LIDERANÇA DE EQUIPES

  • LÍDER DE UMA EQUIPE:

  • aceita responsabilidade pelos sucessos e fracassos.

BIBLIOGRAFIA

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