Catalogo novo farmacia homeopatica

Catalogo novo farmacia homeopatica

®

HOMEOPATIA

SOUZA MARQUES

Rua Cel. Niederauer, 1488 – Centro - Fone: (55) 8406-3977

Santa Maria / RS – Brasil - CEP: 97015-122

E-mail: homeopatiasm@gmail.com Online: homeopatiasm@hotmail.com

Farmacêutica fundadora: Dra. Maria Magdalena Souza Marques CRF- RS - 618

( In memorian )

Farmacêutico responsável: Farm. João Carlos Bueno e Souza CRF- RS - 3424

Especializada em HOMEOPATIA pela FACIS / IBEHE – SP

PUC - PORTO ALEGRE - RS de 1999 à 2001

Inscrição da farmácia no CRF - RS sob n.º 11429

Em 10 de abril de 2009 Hahnemann completaria 254 anos

O que é a HOMEOPATIA?

É uma especialidade médica, um sistema de tratamento com mais de 200 anos, estabelecida inicialmente na Europa pelo médico alemão Dr. CHRISTIAN FRIEDRICH SAMUEL HAHNEMANN (1755-1843) que utilizou o termo homeopatia (do grego “homeo”, semelhante, e “pathos”, doença / sofrimento) referindo-se ao princípio da Lei dos Semelhantes.

Segundo esta Lei (que já havia sido descrita na antiguidade por Hipócrates), uma substância que causa uma doença ou sintomas indesejáveis, quando utilizada sob forma homeopática produz a cura em uma pessoa que tenha sintomas semelhantes aos causados por estas substâncias.

A homeopatianão deve ser confundida com fitoterapia, florais, chás ou regimes dietéticos. Sua experiência clínica comprova que a dose do medicamento homeopático, que é diluída (infinitesimal), é efetiva e funciona inclusive em pessoas inconscientes, bebês e animais.

Os medicamentos são preparados por farmacêuticos homeopatas,

conforme as estritas NORMAS DA FARMACOPÉIA HOMEOPÁTICA BRASILEIRA. Através de diluições, agitações e triturações sucessivas, processos próprios da homeopatia, os medicamentos tornam-se dinamizados.

É amplamente difundida em vários países do mundo, principalmente na França, Inglaterra, Alemanha, Grécia, Índia, Brasil, Argentina, México, África do Sul, Estados Unidos da America e entre outros países no mundo. No Brasil é especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina desde 1980 e pela Assembléia Geral de Saúde da OMS,( ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE ) desde 1977.

A FARMÁCIA HOMEOPÁTICA SOUZA MARQUES, empresa especializada em homeopatia, atua desde 09 de agosto de 1996 no preparo de medicamentos homeopáticos e especialidades fitoterápicas, mas com uma experiência de mais de 80 anos no ramo de homeopatia clássica.

Devido a sua profunda preocupação com a qualidade dos serviços que presta e dos produtos que faz, tornou-se uma das mais respeitadas farmácias de manipulação homeopática do interior do Rio Grande do Sul.

Formada por profissionais altamente qualificados, os quais objetivam complementar o trabalho dos diversos especialistas através do preparo de material técnico informativo, encontra-se à disposição da classe farmacêutica, médica, odontológica e veterinária sempre que solicitada.

Desde a seleção de fornecedores de matérias-primas e plantas medicinais, até seu produto final, o nosso objetivo é a garantia total da qualidade, de forma a assegurar a máxima tranquilidade àqueles que adquirem um produto da HOMEOPATIA SOUZA MARQUES.

Trate-se com HOMEOPATIA SOUZA MARQUES o seu organismo agradece!!!

®

Além da HOMEOPATIA CLÁSSICA a FARMÁCIA HOMEOPÁTICA SOUZA MARQUES está trazendo até você uma alternativa muito simples e natural, algumas das principais formulas com medicamentos homeopáticos para você se tratar, sem agredir o seu organismo. Trate-se com produtos homeopáticos da HOMEOPÁTIA SOUZA MARQUES.

Fale com o seu médico homeopata a respeito destas fórmulas

GARGANTA:

AMIGDALOL® SM

É uma fórmula homeopática preparada com Phytolacca decandra, Spongia mara tosta, Baryta carbonica e Belladonna atropa. Dor de garganta, afonia, rouquidão, amigdalite, febre devida a garganta. Pessoas que perdem a voz. Mal efeito de bebidas geladas. Sente alguma fisgada na garganta com dificuldade de engolir, até mesmo a própria saliva ou, se tem febre por motivo de inflamação nas amígdalas já se deve tomar este medicamento. Esta fórmula além de ser preventiva também é curativa. Tomar 20 gotas 4 a 6 vezes ao dia.

CRIANÇAS COM MENOS DE 10 ANOS TOMAR A METADE DAS DOSES. 10 GOTAS.

ANEMIA E FALTA DE APETITE:ALFAVENA SM Uma formula preparada com as tinturas de Avena sativa e Medicago sativa dois dos

principais fortificantes homeopáticos. Anemia e falta de apetite. Para quem perde o apetite

só em sentir o cheiro das refeições. Tomar 20 gotas antes e 20 gotas após as refeições.

Ativa as glândulas mamarias fazendo com que a nutris que esta amamentando aumente a quantidade de leite. Na lactação deve-se tomar 30 a 40 gotas de 4 a 6 vezes ao dia.

CRIANÇAS COM MENOS DE 10 ANOS TOMAR A METADE DAS DOSES. 10 GOTAS.

DIABETES:

Dialium ferreum TM SM e Syzygium jambolanum TM SM

A maioria dos alimentos que os diabéticos ingerem geralmente se transformam em alguns tipos de açúcares estes dois medicamentos fazem com que estes açúcares que foram metabolizados pelo organismo dos diabéticos não os agridam. Não há medicamentos melhores do que estes dois na homeopatia para baixar as taxas de glicose do sangue. Deve-se tomar por 2 a 3 meses ininterruptamente.

Tomar 20 gotas 3 vezes ao dia de cada um, juntos no mesmo copo de água. Um dos medicamentos que há na homeopatia e que vai ajudar muito o diabético é o Chelidonium majus TM pois este medicamento reativa o pâncreas e a produção de insulina. Deve ser tomado 20 gotas 4 vezes ao dia junto com o e Diallium ferreum TM Syzygium jambo. TM.

CRIANÇAS COM MENOS DE 10 ANOS TOMAR A METADE DAS DOSES. 10 GOTAS.

INFLAMAÇÕES:

ANTI-INFLAMATÓRIO COMPOSTO® SM

É um composto homeopático preparado com as tinturas de Calendula officinalis, Echinacea angustifolia e Malva officinalis. Inflamações de qualquer gênero.

A Calendula officinalis e a Malva officinalis combatem as inflamações no organismo como antibióticos naturais. A Echinacea angustifolia aumenta a imunidade do organismo contra inflamações. Tomar 20 gotas 4 a 6 vezes ao dia. Pode-se também ser usada externamente direto na lesão pois é também um cicatrizante fantástico devido a Calendula off. TM que compõe esta formula.

CRIANÇAS COM MENOS DE 10 ANOS TOMAR A METADE DAS DOSES. 10 GOTAS.

GRIPES E RESFRIADOS:

EUCALYPTUS COMPOSTO® SM

Uma grande formula homeopática contra gripes e resfriados preparado com Eucalyptus glóbulos, Aconitum napellus, Gelsemium sempervivum e Belladonna atropa. Este medicamento deve ser sempre tomado com água morna não quente mas, morna a ponto de chá. Desta forma, a pessoa sua, transpira fazendo com que o organismo aborte a gripe. Evitando assim calafrios, dores de cabeça no corpo e mal estar.

Tomar 20 a 40 gotas 4 a 6 vezes ao dia sempre em água morna.

CRIANÇAS COM MENOS DE 10 ANOS TOMAR A METADE DAS DOSES. 10 a 20 GOTAS.

GRIPES E RESFRIADOS:

PAMPYRUS SM eNAPELINA SM

Formulas preparadas a base de Aconitum napellus, Belladonna atropa, Bryonia alba e Gelsemium sempervivum. São formulas preparadas pelos Dr. Maya e o Farmacêutico Dr. João da Fontoura e Souza são formulas muito eficazes contra gripes e resfriados. Tomar 20 gotas de 4 a 6 vezes ao dia sempre em meio cálice de água.

CRIANÇAS COM MENOS DE 10 ANOS TOMAR A METADE DAS DOSES. 10 GOTAS.

ATIVANTE FÍSICO E MENTAL:

AGDAMON SM

Esta é uma fórmula do Dr. Denizard Souza, e é composta por quatro medicamentos homeopáticos que além de ativar a parte física de quem toma dando mais vigor e força aos músculos também ativa o cérebro fazendo com que a pessoa fique com o raciocínio rápido e mais ativo. Formula preparada com Sterculia acuminata, Paullinea sorbilis que é o Guaraná, Juniperus brasiliensis que é a Catuaba e Agnus castus. Tomar 20 gotas 4 a 6 vezes ao dia.

Tomado com vinho ativa o libido sexual tanto do homem quanto da mulher.

Não é recomendado para crianças pois é uma fórmula para pessoas de mais idade.

CIRCULAÇÃO SANGUINEA:

HAMAMELIS COMPOSTO® SM

Composto homeopático preparado com as tinturas de Hamamelis virginianum e Polygonum punctatum. Este composto ativa toda a circulação sanguínea do organismo. Varizes, inchaço nas pernas e mãos, hemorróidas, pressão, tromboses e dores nas pernas. Tomar 30 gotas 3 vezes ao dia. Esta fórmula não melhora a pessoa que tem problemas de hemorróidas ela cura. Esta fórmula é mais indicada para aquela pessoa que sofre de problemas de hemorróidas pois contém o Polygonum punctatum. Agora para má circulação sangüínea como varizes o ideal é o Hamamelis virginianum puro, a tintura pura. Tomar 30 gotas 3 vezes ao dia com água.

CRIANÇAS COM MENOS DE 10 ANOS TOMAR A METADE DAS DOSES. 15 GOTAS.

ATIVANTE DA MEMÓRIA:

Kali phosphoricum 5CH SM

O FOSFATO DE POTÁSSIO é justamente o que se gasta de tanto estudar, trabalhar, raciocinar e isto, é um passo para entrar em “stress”. Este medicamento além de ativar o raciocínio, equilibra o sistema nervoso. Pessoas que esquecem com frequência. Ideal para estudantes pois ativa o raciocínio. O aluno não assimila matéria alguma o professor explica a meteria e ele em questão de minutos não lembra de nada que o professor explicou. A pessoa fica mais ativa e mais interessada em todas os seus afazeres, principalmente com o raciocínio. Esgotamento mental. Não consegue raciocinar direito, sono fora de hora e insônia durante a noite, perturbação noturna fica só pensando em coisas sem nexo algum. Tomar 20 gotas 4 vezes ao dia.

CRIANÇAS COM MENOS DE 10 ANOS TOMAR A METADE DAS DOSES. 10 GOTAS.

EMAGRECEDOR:

Phytolacca bagas TM SM eFucus vesiculosus TM SM

A ação destes dois medicamentos homeopáticos não é de tirar a fome e sim de queimar o excesso de gordura do organismo. Eles queimam, dissolvem, saponificam o excesso de gordura principalmente a gordura localizada fazendo com que a pessoa emagreça perdendo peso sem agredir o organismo. Pessoas obesas e com problemas de tireóide.

Estes dois medicamentos dissolvem as células que retém as gorduras no organismo.

Tomar 20 gotas de cada medicamento no mesmo copo uma hora antes do almoço e da janta.

Se forem acompanhados com Chelidonium majus TM reduz também o colesterol.

CRIANÇAS COM MENOS DE 10 ANOS TOMAR A METADE DAS DOSES. 10 GOTAS.

EXPECTORANTE:

DROSELIA SM

Esta formula preparada a partir da Drosera rotundifolia, Lobelia inflata, Grindelia robusta e Castane vesca que são plantas que agem em toda a área respiratória além de Antimonium tartaricum que é um medicamento para expectorar. Catarros, tosses, gripes, resfriados e dificuldade para respirar. Libera toda a área respiratória .

Tomar 20 gotas 4 a 6 vezes por dia.

CRIANÇAS COM MENOS DE 10 ANOS TOMAR A METADE DAS DOSES. 10 GOTAS.

FÍGADO, VESÌCULA E MÁ DIGESTÃO:

Chelidonium majus TM SM e HEPATOFLORA® SM

Tomar 20 gotas de Chelidonium majus TM e 20 gotas de HEPATOFLORA após as principais refeições. A ação destes dois medicamentos homeopáticos é de reativar a flora intestinal e as funções hepáticas. Não tem uma ação laxativa e sim a de normalizar esta função fisiológica no organismo, pois reativa a flora intestinal. Contra uma crise de cólica de vesícula e de fígado deve se tomar 20 a 50 gotas de Chelidonium majus TM sempre com água morna ao menos quatro vezes ao dia.

Contra o colesterol e triglicerideos Chelidonium majus TM é um excelente remédio se for acompanhado com Phytolacca bagas TM e Cynara TM. Devem ser tomados pelo menos 4 vezes ao dia se possível após as refeições 20 gotas de cada medicamentos no mesmo copo. Um dos medicamentos que há na homeopatia e que vai ajudar muito o diabético é o Chelidonium majus TM pois este medicamento reativa o pâncreas e a produção de insulina. Deve ser tomado 20 gotas 4 vezes ao dia junto com o Diallium ferreum TM e Syzygium jamb. TM.

CRIANÇAS COM MENOS DE 10 ANOS TOMAR A METADE DAS DOSES. 10 GOTAS.

FORTIFICANTE CARDÍACO:

CARDIOFLORA® SM

Cactus grandiflorus e Crataegus oxycanta são os dois principais fortificantes cardíacos homeopáticos que contém esta formula. Fortalece os músculos do coração e regula os batimentos cardíacos. Tomar 20 gotas 2 a 3 vezes ao dia. Um dos principais medicamentos para extrassístoles ( descompasso cardíaco ) é justamente o Cactus grandiflorus e o Crataegus oxycanta.

CRIANÇAS COM MENOS DE 10 ANOS TOMAR A METADE DAS DOSES. 10 GOTAS.

NERVOS E INSÔNIA:

Passiflora incarnata TM SM e COMPLEXO G SM

São medicamentos naturais que equilibram todo o sistema nervoso e a pressão arterial. Com este tratamento a pessoa que o faz, tem um sono tranqüilo, e mantém-se calma durante o dia, não dopa, e não fica com sono durante o dia além de normalizar a pressão arterial. Tomar 20 gotas 4 vezes ao dia de cada um. Recomenda-se tomar também a noite antes de dormir.

CRIANÇAS COM MENOS DE 10 ANOS TOMAR A METADE DAS DOSES. 10 GOTAS.

ANSIEDADE:

CALMOFLORA® SM

É uma formula preparada com as tinturas de Avena sativa, Chamomilla vulgaris e Passiflora incarnata essa associação de medicamentos relaxa o sistema nervoso mantendo a pessoa calma e tranqüila. É uma formula preparada com os principais calmantes naturais. Regula as ansiedades, pessoas que comem sem ter fome, tem que estar mastigando algo o tempo todo. Pessoas que não param, agitadas. Principalmente para aquelas pessoas impertinentes, chorosas e birrentas. Fazendo normalizar todo o sistema nervoso e ter um sono tranqüilo, reparador.

Tomar 20 gotas 4 a 6 vezes ao dia.

CRIANÇAS COM MENOS DE 10 ANOS TOMAR A METADE DAS DOSES. 10 GOTAS.

PROSTATITE:

PROSTATOL SM

É uma fórmula homeopática muito antiga preparada com Sabal serrulata e Thuya occidentalis com resultados fantásticos. Além de ser um medicamento curativo é também preventivo. Há casos de cancelamento de cirurgia da próstata quando o paciente se trata com esta formula. Os dois principais medicamentos desta formula são: *Thuya e *Sabal.

*Thuya occidentalis:

Hipertrofia da próstata (um dos principais remédios homeopático deve – se tomar a TM 20 gotas 4 à 6 vezes ao dia com Sabal serrulata também TM). Dificuldade de urinar, infecção da próstata. Dor na próstata, ardor na uretra quando urina.

*Sabal serrulata:

Inibe a formação do hormônio diidrotestosterona, que é responsável pelo aumento do número de células prostáticas. Desta forma, este medicamento impede o crescimento da próstata e também diminui a sua inflamação e seu inchaço.

Tomar 30 gotas 3 a 4 vezes ao dia como curativo ou 20 gotas 1 à 2 vezes ao dia como preventivo.

RECOMENDAMOS FAZER ANTES UM EXAME DE PSA E DEPOIS SIM COMEÇAR A TOMAR

REUMATÍSMO E DORES MUSCULARES:

REUMAFLORA® SM

É um composto homeopático usado não só para reumatismo, mas também para dores musculares, nervos, tendinite, torções, torcicolos, ciática, dores na coluna, age muito bem no ácido urico com resultados ótimos, consequentemente na gota que é uma inflamação. Há estudos sobre a LER (Lesão por Esforço Repetitivo) em que, a Arnica montana TM é o medicamento mais indicado para este mal. Este composto é preparado com quatro dos principais medicamentos homeopáticos para estes problemas: Arnica montana, Rhus tox., Ruta grav. e Gnaphalium. Tomar 20 gotas 4 a 6 vezes ao dia.

CRIANÇAS COM MENOS DE 10 ANOS TOMAR A METADE DAS DOSES. 10 GOTAS.

RINS:

URODDOL SM

Esta fórmula foi preparada pelo Dr. Maya o primeiro médico homeopata que veio para a cidade de Santa Maria isso há mais de 85 anos e os resultados são muito animadores.

Preparado com Uva ursi, Cantharis e Mikania setigera medicamentos que são justamente para a área urinária, evitando assim a formação de cristais nos canais urinários tanto nos rins e bexiga. Vai agir muito bem também no ácido urico e na gota. Dissolve as cristalizações que são formadas na área urinária. Este medicamento evita até mesmo cirurgias se bem administrado. Faz uma limpesa em todos os dutos urinários evitando assim, infecções e inflamações urinárias.

Tomar 20 gotas 4 a 6 vezes ao dia.

CRIANÇAS COM MENOS DE 10 ANOS TOMAR A METADE DAS DOSES. 10 GOTAS.

RINITE:

RINUSFLORA® SM

Espirros, irritações nos olhos, irritação na garganta, coceira tipo alérgica nas narinas e vias respiratórias superiores isto é rinite principalmente em épocas de mudança de clima ou estações de inverno para primavera e primavera para verão. Nossa formula contra esse mal é um composto homeopático preparado com Hydrastis canadensis, Sabadilla e Sambucus nigra medicamentos que servem para toda a área respiratória.

Tomar 20 gotas 4 a 6 vezes ao dia.

OBS: ESTE MEDICAMENTO NÃO É PARA PINGAR NAS NARINAS E SIM PARA TOMAR.

CRIANÇAS COM MENOS DE 10 ANOS TOMAR A METADE DAS DOSES. 10 GOTAS.

SINUSITE:

SINUSFLORA® SM

É também um composto homeopático indicado para desobstruir a área respiratória e eliminar as dores de cabeça e as inflamações causadas pela sinusite na parte superior e frontal da cabeça. Formula preparada com Hydrastis canadensis, Sambucus nigra e Belladonna atropa. Tomar 20 gotas 4 a 6 vezes ao dia.

OBS: ESTE MEDICAMENTO NÃO É PARA PINGAR NAS NARINAS E SIM PARA TOMAR.

CRIANÇAS COM MENOS DE 10 ANOS TOMAR A METADE DAS DOSES. 10 GOTAS.

TOSSE:

CASTANEA VESCA TM SM

Não há medicamento homeopático melhor do que este para eliminar a tosse.

Principalmente para a tosse seca e irritante da garganta. Um remédio muito útil na coqueluche, especialmente no começo, com tosse seca, espasmódica e violenta. É quase específico da moléstia. Sensação acre na garganta. Tosse seca que irrita a garganta, tosse com pigarro. O paciente tosse quase sempre de minuto à minuto, não consegue nem se quer falar direito, pois é sempre interrompido por causa da irritação na garganta e conseqüente tosse. A pessoa deita, esquenta o corpo e começa a tossir com uma coceira irritante na garganta. Tomar 20 gotas até de 15 em 15 minutos

CRIANÇAS COM MENOS DE 10 ANOS TOMAR A METADE DAS DOSES. 10 GOTAS.

CÓLICAS MENSTRUAIS E MENOPAUSA:

UTEROFLORA ® SM

Um composto homeopático preparado com Sanguinaria canadensis, Actea racemosa, Belladonna atropra e Folliculinum. No ciclo menstrual com regras abundantes aconselha – se tomar Hamamelis vig TM 20gts 2XX dia. Tensão Pré Menstrual ( T P M ) são os 5 principais medicamentos contra este mal.

Para as mulheres após os seus 40 / 50 anos. Baforadas de calor que envolvem todo o corpo de baixo para cima. Sensação de uma bola nas partes internas. Ardor nas palmas das mãos e plantas dos pés, dismenorréa nervosa, nevralgias uterinas, cólicas. Desordens menstruais, ovarite, leucorréia espessa. A pessoa melhora ao ar frio, com aplicações frias e pelo movimento. Dor de cabeça menstrual.

Tomar 20 gotas 4 a 6 vezes ao dia.

Ao persistirem os sintomas, o seu médico homeopata deverá ser avisado.

Todos os medicamentos devem ficar fora do alcance de crianças inclusive os medicamentos homeopáticos.

® - Reg. Marcas e patentes requeridas no INPI

®

HOMEOPATIA CLÁSSICA

MEDICAMENTOS INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS

ACONITUM NAPELLUS............. Resfriados, febres, rins e bexiga, erisipela,

congestão, reumatismo, palpitações.

ARNICA MONTANA.................... Estimula a circulação do sangue, anemia aguda,

quedas, contusões, ferimentos, reumatismo,

cálculos renais, dores nos nervos, gota e ácido

urico.

ARSENICUM ALBUM................. Febre intermitente, fraqueza cardíaca, esgotamento

cerebral, eczemas, psoríase, urticária, cólicas

intestinais.

BARYTA CARBONICA............... Indicado na velhice prematura, fraqueza de

memória, amigdalite, paralisia, angina do peito,

arteriosclerose.

BELLADONA ATROPA.............. Inflamações agudas, febre aguda, delírio,

convulsões, dor de garganta, caxumba, otite, dor

de cabeça, reumatismo agudo, dor de dente,

nevralgias.

BRYONIA ALBA......................... Moléstias das vias respiratórias, tosse seca,

bronquite, pleurisia, asma, diarréia aguda,

disenteria, tifo, febres, reumatismo, artrite.

CALCAREA CARBONICA.......... Moléstias crônicas, obesidade, crescimento

retardado, tendência à atrofia, leucorréia leitosa.

CARBO VEGETABILIS............... Dispepsia com flatulência, acides do estômago, azia,

má digestão.

CAUSTICUM............................... Debilidade, enurese noturna (meninos), rouquidão

matinal, tosse seca, paralisias.

CHAMOMILLA VULGARIS......... Cólicas, diarréias, inquietação, dentição das

crianças, insônia, cólicas hepáticas e uterinas.

CHINA OFFICINALIS.................. Debilidade, fraqueza, hidropisia, edemas, erisipela.

DULCAMARA.............................. Gripe, resfriados permanentes, cistite, reumatismo,

lumbago, rins e bexiga.

GRAPHITES................................ Afecções da pele, eczemas úmido ou seco, frieiras,

oftálmica, conjuntivite, dispepsia crônica,

flatulência, prisão de ventre, menopausa.

HEPAR SULPHURIS................... Escrofulose, amigdalite, laringite, úlceras, abscesso,

supurações, furúnculos. Inflamações dos olhos.

HYOSCYAMUS NIGER............... Convulsões, epilepsia, contrações musculares,

excitações, alucinações, manias, soluços, delírios.

IGNATIA AMARA........................ Histeria, nervosismo, insônia, melancolia, tristeza,

dores de cabeça, irritabilidade.

IPECACUANHA.......................... Vômitos, náuseas, diarréia aquosa, malária, tosse,

coqueluche e asma.

KALI BICHROMICUM................. Moléstias catarrais, asma brônquica, úlceras

internas e externas, sinusite, inflamações dos olhos.

LACHESIS TRI............................ Infecções, envenenamento do sangue, inflamações,

angina do peito, antraz, gangrena, ulcerações,

erisipela, menopausa e hemorragias.

LYCOPODIUM CLAVATUM....... Dispepsia, prisão de ventre, flatulência intestinal,

moléstias do fígado, lateralidade direita, cálculos

biliares.

MERCURIUS SOLUBILIS.......... Inchações, inflamações, abscessos dentários, mau

hálito, cravos e espinhas, diarréias e sífilis.

NATRUM MURIATICUM............. Anemia, emagrecimento, dor de cabeça, regras

escassas, resfriados com coriza.

NUX VOMICA.............................. Prisão de ventre, gastrite, vômitos, febres por má

digestão, dor de cabeça, azia e embriagues.

PHOSPHORUS........................... Anemia, neurastenia, excesso de estudos e

trabalhos mentais, obesidade, pneumonia, diabete,

vista fraca, catarata, impotência masculina.

PULSATILLA NIGRICANS......... Regras atrasadas por se haver molhado, catarro,

supurações, reumatismo, dor de ouvido, coriza,

terçol. Falta menstruação.

RHUS TOXICODENDRON.......... Reumatismo, gota, lumbago, torcicolo, herpes,

impingem, febre tifóide, torceduras, eczema úmido,

queimaduras, ciática, artrite.

SEPIA OFFICINALIS.................. Regras irregulares, escassas, suspensas, feminino,

leucorréia, menopausa, tendência ao aborto,

meninas que urinam na cama, doenças ovarianas.

SILICEA...................................... Abscesso, furúnculos, úlceras, feridas supuradas,

tumores malignos, fístulas, panarícios, terçol, tosse

seca, bronquite, tuberculose, raquitismo,má nutrição.

SULPHUR................................... Erupções da pele, cravos e espinhas, herpes, sarna,

psoríase, úlceras, furúnculos, pus com ínguas,

hemorróidas e varizes.

VERATRUM ALBUM................... Prostração, desfalecimento, desmaios, colapso

cardíaco, cólicas, cãibras, diarréia, diarréia infantil.

ESTES SÃO APENAS ALGUNS DOS MAIS DE 2000 TIPOS DE MEDICAMENTOS QUE SÃO APLICADOS

ATUALMENTE NA HOMEOPATIA CLÁSSICA.

®

CONHEÇA ALGUMAS DICAS PARA VOCÊ QUE SE TRATA COM HOMEOPATIA

- Manter fora do alcance de crianças qualquer tipo de medicamento tanto os homeopáticos como os alopáticos.- Guarde-os em local fresco e ventilado, longe de radiações, TV, Raio X, telefone celular, perfumes, inseticidas, medicamentos alopáticos ou outras substâncias de cheiro forte. - O medicamento homeopático deve ser acondicionado em frasco de vidro neutro de cor âmbar para total proteção de incidência de luz.- Não tome medicamentos a base de cânfora e mentol sem a orientação do seu médico pois podem anular o efeito de alguns medicamentos homeopáticos.- Ao tomar o medicamento, separe os glóbulos na tampa do frasco e coloque-os na boca para dissolvê-los, sem contato com as mãos.- Não utilize o mesmo conta-gotas para medicamentos diferentes.- Não encoste o conta-gotas na língua nem nos lábios pois poderá contaminar o remédio.- Ao preparar um plus, use um recipiente (ex.: um copo) muito bem lavado, inclusive com água fervente.- Quanto a ingestão dos glóbulos, não o faça se estiver com gosto forte na boca, por ex.: creme dental, café, cigarros, guloseimas, ...- Nunca repita a dose sem antes consultar seu médico.- Não utilize o frasco de um medicamento para outro medicamento.- Agite o frasco dando 8 a 10 pancadas na palma da mão antes de cada dose isso fará reativar a energia contida no medicamento. - Não tome remédio sem o conhecimento de seu médico. Pode ser perigoso para sua saúde.- Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação do seu médico homeopata.

- Na compra do medicamento, verifique data de manipulação, vencimento, descrição do medicamento no rótulo, nome e registro do farmacêutico responsável.

IMPORTANTE: Verifique se na farmácia que você manda manipular as suas homeopatias se o responsável técnico têm a ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL EM HOMEOPATIA que deve ser “obrigado a ter para manipular homeopatia” não basta ser somente farmacêutico.

- Este certificado de ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL EM HOMEOPATIA geralmente deve ficar exposto ao público para que todos saibam que realmente este responsável técnico esta apto perante a lei a manipular homeopatia.

- Entre em contato com a nossa pagina na Internet ou telefone nº(55) 8406-3977 e tire qualquer dúvida sobre qualquer medicamento homeopático.

E-mail: homeopatiasm@gmail.com Online: homeopatiasm@hotmail.com

®

As questões mais frequentes

Após dez anos de trabalho da HOMEOPATIA SOUZA MARQUES e mais de oitenta anos de contato com a homeopatia clássica, já podemos listar quais as dúvidas que mais preocupam médicos, clientes e colegas farmacêuticos. Essa lista nasceu não apenas do dia a dia, do contato de balcão. Nossas conversas em cursos, congressos e eventos por todo o país forneceram os resultados dessa pesquisa natural que julgamos oportuno mostrar a o público.

1. O que é uma farmácia homeopática?

É um estabelecimento comercial, onde se manipula o medicamento segundo a farmacotécnica homeopática, sob a responsabilidade de um ( a ) farmacêutico ( a ) especializado em homeopatia. A resp. técnica pela HOMEOPATIA SOUZA MARQUES é a sua proprietária Dra. Maria Magdalena Souza Marques CRF- RS 618 e o farmacêutico João Carlos Bueno e Souza CRF-RS 3424 com ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL EM HOMEOPATIA de Abril de 1999 à Abril de 2001 pela FACIS / IBEHE - PUC - RS. Estabelecimento comercial ( farmácia ) com Inscrição no CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ( CRF - RS ) sob n.º 11429

2. O que uma farmácia homeopática pode comercializar ?

Os medicamentos homeopáticos por ela manipulados, medicamentos industrializados, mesmo os alopáticos, desde que em suas embalagens originais, fitoterápicos, cosméticos, livros, produtos para higiene e limpeza, dietéticos e para diagnóstico, todos devidamente registrados nos órgãos competentes.

3. Quais são as características do laboratório para manipulação do

Medicamento homeopático? O ambiente mais adequado à preparação do medicamento homeopático é aquele onde a limpeza do espaço de trabalho garanta a isenção de contaminantes como poeira, substâncias odoríferas ou voláteis, raios X, ultravioleta, infravermelho e outras radiações, além de substâncias de natureza biológica tais como vírus, bactérias, fungos, etc.

4. Como devem ser mantidos os medicamentos na farmácia homeopática?

Pouco se conhece das características peculiares do medicamento homeopático.

Apenas pode-se falar das características gerais dos seus componentes, isto é, das tinturas-mãe, sais químicos, álcool, água destilada, etc. Levando-se em conta essas propriedades dos componentes, pode-se afirmar que o ambiente de conservação do medicamento homeopático deve ter temperatura controlada (o ar condicionado é uma ótima opção) e filtros de ar (em locais muito poluídos eles são fundamentais). A área de trabalho deve ser isolada, isto é, não ter contato com outros ambientes onde se estoque ou manipule substâncias odoríferas ou voláteis. A luz também decompõe uma série de substâncias químicas, daí a necessidade do frasco âmbar para proteger o medicamento de reações imprevisíveis.

5. Como deve ser a embalagem do medicamento homeopático?

Vamos dividir a resposta em fases pois os frascos de vidro são utilizados na preparação, no estoque e na embalagem final do medicamento homeopático. É bastante óbvio que o frasco que o cliente leva da farmácia deva ter sido esterilizado e o produto que ele vai ingerir esteja isento de contaminantes. Mas isso não é tudo. Principalmente na preparação do medicamento esses frascos devem estar muito limpos e descontaminados pois qualquer substância poderá interferir no produto final. Por exemplo, ninguém quer o seu Lycopodium transformado em sabão - Lycopodium ou a sua Pulsatilla convertida em salmonela - Pulsatilla por falta de um procedimento correto de limpeza de frascaria. Para que isso não ocorra, é preciso respeitar rigorosamente as técnicas de esterilização mais apropriadas, previstas nos compêndios técnicos farmacêuticos

6. Quem faz o medicamento homeopático?

A preparação do medicamento é atribuição do farmacêutico que para esse fim “especializou-se em Homeopatia.” Ele pode ser auxiliado por pessoal técnico treinado que realmente entenda do assunto mas a responsabilidade é sua. Todos os detalhes, que vão do vestuário aos mais complicados passos no processo de preparação propriamente dita são gerenciados por esse saber específico que ele deve ter. Isso é que garante a qualidade do produto final, a qual depende diretamente do respeito estrito ao processo estabelecido para a sua preparação.

7. Em que tipo de veículo são diluídas as matérias-primas do

medicamento homeopático?

Esta resposta poderia ser curta; depende da natureza da matéria-prima; mas vamos detalhar um pouco mais. As tinturas-mãe (de vegetais e animais) são produtos da extração alcoólica das matérias-primas tomadas como origem. Os medicamentos delas derivados serão produzidos, até à potência indicada, em álcool de graduação adequada (em geral de 30ºGL a 70ºGL). Alguns produtos animais são triturados primeiro em lactose, até 3CH (ou 6DH), depois vão ser diluídos em etanol. Outros serão macerados em solução glicerinada (p. ex. órgãos e produtos patológicos tais como secreções) e após a 3CH já poderão ser dinamizados em etanol. Para esses produtos, alguns laboratórios industriais usam também o processo de liofilização. Quanto às substâncias químicas, tudo vai depender da sua solubilidade e reatividade com o veículo. Por exemplo, o Bicromato de Potássio (Kali bichromicum) é solúvel em água e reage com o álcool. Então deve-se diluir até à 3CH em água e só depois, para a 4CH, é que se usa etanol. Já o Phosphorus reage com a lactose formando o ácido fosfórico; então é feita uma preparação em glicerina para as primeiras diluições. A Calcária fosfórica, por exemplo, é insolúvel em água e em álcool, devendo ser necessariamente triturada até à 3CH, podendo então ser prescrita na forma líquida a partir da 4CH e em glóbulos só a partir da 5CH.

8. O que interfere na validade do medicamento homeopático? Parte desta resposta está contida nas razões da pergunta nº 4. Em função da sua sensibilidade à luz, usa – se frasco âmbar (principalmente porque ocorre a acidificação do álcool). No LABORATÓRIO DE MANIPULAÇÃO DA FARMÁCIA HOMEOPÁTICA SOUZA MARQUES usamos o ar condicionado sempre regulado a uma temperatura que não agrida os medicamentos para proteger do calor, frio e umidade visto que é um regulador térmico de ambientes. Os medicamentos, feitos em álcool ou em açúcar (glóbulos) ou em lactose (pastilhas) são como “esponjas” dos perfumes ou odores em geral, devendo ser afastados desses, pois muitas substâncias volatilizadas no ambiente podem impregnar-se nos medicamentos, ocasionando reações imprevisíveis e até perigosas (gasolina, por exemplo).

A umidade é outro ponto de preocupação pois a água da atmosfera é contaminada por microorganismos que se infiltrarão no álcool, no açúcar e na lactose. Com o tempo isso fatalmente acontecerá e por isso o medicamento tem um prazo de validade que, respeitadas as recomendações de uso correto inscritas na embalagem, estabelece o limite dentro do qual a ingestão desse medicamento é recomendada e sua qualidade medicinal garantida. Portanto, conforme o veículo dispensado e conforme a técnica empregada na preparação do medicamento, teremos um produto com um prazo de validade maior ou menor.

9. Qualquer medicamento homeopático pode ser feito na forma de líquido, glóbulos ou pastilhas? Não. Como já foi visto na questão nº 7, se uma substância é insolúvel na potência 1CH, ela só será liberada na forma líquida na potência 4CH e em glóbulos na 5CH. Uma tintura-mãe deveria normalmente ser dispensada na forma líquida (assim como as 1DH, 2DH ou 1CH). A escala LM ( Cinquenta Milesimal ) é sempre dispensada na forma líquida nunca em glóbulos. São técnicas de manipulações criadas à mais de 200 anos e até hoje aplicadas, do mesmo modo em que foram criadas por Hahnemann e seus discípulos.

10. Quais são os pontos-chaves na preparação do medicamento homeopático? Em primeiro lugar a matéria-prima, pois ela é que vai dar as características medicinais ao produto final. Em segundo lugar os veículos inertes que, como o próprio nome diz, devem ser os mais puros possíveis. A água, destilada recentemente; o álcool (seja de cereais, de cana ou de uva), o mais isento possível de contaminantes. Outro ponto fundamental é garantir a matemática da preparação da forma mais rigorosa possível para que a diluição da matéria-prima seja precisa e reprodutível. Isso tudo permite o acúmulo de conhecimento, a troca de experiências e o desenvolvimento da homeopatia como um todo, libertando a terapêutica desenvolvida por Christian Friedrich Samuel Hahnemann (criador da homeopatia) há mais de 200 anos.

11. Quais as vantagens da Homeopatia?

A Homeopatia não apresentando efeitos colaterais estimula o organismo a reagir naturalmente contra qualquer agente mórbido interno ou externo.

Seus preparados são doses pequenas porém energéticas devido ao processo da diluição da substância ao infinito e sua constante agitação, para liberar a energia medicamentosa. É a dinamização.

É um medicamento barato e está ao alcance de qualquer pessoa. Além do que não agride o organismo. A pessoa homeopatizada ou seja aquela pessoa que geralmente se trata com Homeopatia dificilmente adoece. Estas são algumas das vantagens da Homeopatia.

12. Quais as desvantagens da Homeopatia?

Não vejo desvantagens algumas só vantagens para quem se trata com Homeopatia.

13. Você vende alopatia também?

Não, a nossa farmácia é única e especializada em Homeopatia Clássica, pura. O mesmo medicamento homeopático que você encontra em nossa farmácia, você também encontra em qualquer outra farmácia que manipula Homeopatia Clássica em vários países do mundo. Trabalhamos também com algumas formulas, mas homeopáticas.

14. Qual a comparação de custos dos homeopáticos em relação aos alopáticos?

Não posso responder porque não trabalhamos com medicamentos alopáticos.

Mas certamente um tratamento com Homeopatia sairá bem mais barato para o paciente do que ele fazer com medicamentos alopáticos.

15. E com relação a cura?

Do mesmo modo que em qualquer profissão, há os mais hábeis e os menos hábeis.

Essa cura vai depender única e exclusivamente do profissional que receitar, aplicar o medicamento correto ao paciente.

A Homeopatia tem sem dúvida, suas limitações, ela não soluciona todas as patologias.

Por seus fundamentos lógicos, racionais, experimentais e naturais, ela deve ser uma preferência, nunca um dogma. Nos traumatismos, nas graves intoxicações ou envenenamentos, hemorragias maciças ou de órgãos vitais, obstruções, corpos estranhos, asfixias, patologias realmente cirúrgicas, o homeopata não hesitará em encaminhar seu paciente à quem lhe possa oferecer o socorro de que necessite, bem como em qualquer situação em que haja risco de morte.

Não esquecer que a homeopatia pode ser útil em qualquer especialidade, pode evitar uma série de cirurgias inúteis como a amigdalite recidivante, por exemplo, apendicite que não seja aguda, etc.

Pode beneficiar o pré e o pós-operatório, acelerar a consolidação das fraturas, encurtar o tratamento ou até dispensar a psicoterapia e levar seu paciente à cura sem os riscos dos efeitos colaterais.

16. Que tipo de pessoa costuma comprar Homeopatia? (sexo, idade, classe social)

Todos os tipos de pessoas e todas as classes sociais tanto do sexo masculino ou feminino e muitos jovens, estão interessados na qualidade de vida, eles procuram muito os medicamentos homeopáticos pela não agressão ao organismo.

Aconselhamos as pessoas que procurem um médico homeopata.

17. Para que tipos de doenças são mais vendidos?

Na Homeopatia existe medicamentos para todos os tipos de doenças.

18. Existe diferenças entre homeopáticos e florais e chás?

Sim. Os homeopáticos são extraídos de plantas, animais, minerais, etc., são diluídos e dinamizados. Os florais são extraídos do aroma das flores mas não são nem diluídos e nem dinamizados. Os chás, são extraídos de plantas mediante água fervente, são os fitoterápicos.

19. Os homeopáticos possuem efeitos colaterais?

Não. Por serem medicamentos muito diluídos não possuem nenhum grau de toxidade.

20. Quais as doenças mais comuns que levam as pessoas a buscar o tratamento homeopático?

A Homeopatia é uma terapêutica biológica. Ela favorece a cura natural. Não cura a doença mas sim o doente, restabelecendo o equilíbrio biológico perdido. Naturalmente aqueles que apresentam estados muito adiantados da doença podem ser curados ou não, como em qualquer tipo de medicina.

Por ter um amplo arsenal terapêutico a Homeopatia permite o tratamento biológico de um grande número de enfermidades. Dá aos enfermos meios capazes de ativar suas próprias defesas, fornecendo a cura naturalmente e restabelecendo o equilíbrio biológico perdido.

Além de tratar, a Homeopatia previne as enfermidades mantendo o organismo em bom estado de saúde, ativando as defesas para resistir melhor as enfermidades.

21. Quais as formas mais utilizadas?

A Homeopatia ( medicamentos diluídos, dinamizados ou triturados ) é formulada de diversas maneiras, como em forma liquida - os conta gotas - doses individuais, sólidas - como - tabletes, glóbulos, pós, formas cremosas como pomadas , cremes e oleosas.

Existe também a forma injetável porém pouco usada em nosso país mas muito usada nos países europeus e norte americanos.

Ela pode ser preparada na forma simples ou unitária ou associada como nos compostos ou complexos.

22. Qual a faixa etária que mais procuram os tratamentos homeopáticos?

A Homeopatia é utilizada em toda a faixa etária, desde o nascimento até a velhice, naturalmente respeitando a tolerância de cada indivíduo. Sendo uma mistura hidroalcoólica ela deve ser tomada com a máxima discrição, nunca deixando de consultar um médico homeopata.

23. A Homeopatia possui alguma restrição para idosos ou para crianças?

Como disse acima na outra resposta as pessoas que são intolerantes ou muito sensíveis ao álcool, à lactose ou à sacarose devem procurar o médico homeopata, pois só ele deve prescrever a forma mais indicada em cada caso.

24. O farmacêutico homeopata necessita de especialização para

exercer a atividade?

Sim.

No Brasil, o reconhecimento de sua eficácia vem desde da época do Império, mas só em 1980 é que ela foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, e em 1990 passou a constar do Conselho de Especialidades Médicas da Associação Médica Brasileira, deixando assim de fazer parte das terapias alternativas.

Atualmente poucas faculdades possuem esta cadeira em seus currículos.

A procura dessa especialidade profissional médica, farmacêutica, veterinária e odontologia tem sido muito grande. Já existem inúmeros cursos particulares em algumas cidades brasileiras formando novos especialistas na matéria. A farmácia que trabalha, manipula e comercializa a Homeopatia é obrigado por lei a manter um farmacêutico com curso de especialização profissional em Homeopatia.

25. O que falta para aumentar a procura dos medicamentos homeopáticos

pela população?

Inúmeros médicos, farmacêuticos, dentistas e veterinários estão se especializando em Homeopatia. A procura é muito grande e o tratamento é barato. O que falta é só a população se conscientizar de que realmente vale a pena se tratar com Homeopatia e procurar um profissional na área homeopática um médico especialista, um dentista também especialista, um veterinário para tratar seus animais mas também com curso de especialização em Homeopatia e mandar manipular as suas receitas em uma farmácia onde o farmacêutico (a) responsável possua o curso de especialização profissional em Homeopatia e que este curso seja reconhecido pelo CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA (CRF) do seu estado e pelo CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA (CFF) em Brasília DF.

26. Qual o prazo de validade do medicamento homeopático?

A validade de um medicamento homeopático é muito variável.

Quando a manipulação é com álcool a validade é bem mais ampla do que aquelas preparadas somente com água destilada ou com álcool de baixa graduação. É o caso das doses individuais. Vai depender também da validade das matérias primas como a lactose, álcool, glóbulos, lanolina, vaselina, glicerina, etc. Há medicamentos em que a validade é de apenas 24 horas é o caso das doses únicas em água destilada outras são de 30 dias dependendo da graduação alcoólica do medicamento, outros podem valer até 1 a 2 anos há algumas tinturas homeopáticas em que a sua validade pode ser até de 5 anos portanto, a validade do medicamento homeopático varia de caso a caso. Os médicos os veterinários e os dentistas são quem decidem quais as potências dos medicamentos e quais as graduações alcoólicas que estes devem ser preparados o farmacêutico homeopata apenas manipula o medicamento de acordo com a FARMACOPÉIA HOMEOPÁTICA BRASILEIRA 2ª Edição de 1997 e de acordo com o MANUAL DE NORMAS TÉCNICAS PARA FARMÁCIA HOMEOPÁTICA 3ª Edição de 2003 da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FARMACÊUTICOS HOMEOPATAS ( ABFH ).

Farm. Maria Magdalena Souza Marques CRF - RS - 618

FONTE DE ALGUMAS RESPOSTAS: Farm. Maria Isabel de Almeida Prado – São Paulo – SP.

ADENDO - 1:

ENTREVISTA COM A *FARMACÊUTICA MARGARETE AKEMI KISHI PARA A REVISTA PHARMACIA BRASILEIRA ORGÃO OFICIAL DO CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA .

Em um dos trechos da entrevista à revista PHARMACIA BRASILEIRA a Farmacêutica aborda um dos problemas mais graves da saúde pública atualmente no Brasil que é a dengue:

PHARMACIA BRASILEIRA – O médico homeopata Renan Marino, pesquisador do Instituto de Homeopatia Lamasson, sediado no Estado de São Paulo, desenvolveu um complexo homeopático que está provocando a acentuada redução dos casos de dengue, tanto a do tipo clássico, quanto a hemorrágica, no Bairro Cristo Rei, de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. O Composto desenvolvido pelo médico reúne três medicamentos: Eupatorium perf. 30CH, Crotallus hor. 30CH e Phosphorus 30CH. O que a senhora sabe sobre o uso desse complexo para o combate da dengue, doença para a qual, até então, não há tratamento? De que forma esses medicamentos agem?

Margarete Akemi Kishi – A ação destes medicamentos, de forma simples, coloca a Homeopatia em destaque, de maneira séria e competente. Continuando a experiência hahnemanniana do emprego de medicamentos homeopáticos como profilático (1801- cura e prevenção da escarlatina; 1874 - prevenção do tifo), Dr. Renan Marino corrobara com a idéia do uso dos medicamentos homeopáticos em prol da coletividade. Parabéns à Homeopatia Clínica.

Quanto à ação dos componentes, é a seguinte: Crotallus hor.: indicada para os sintomas hemorrágicos; Phosphorus: atua como coadjuvante nos sintomas hemorrágicos e para a inflamação das vias áreas superiores; Eupatorium perf. possui ação sobre os sintomas agudos da dengue.

PHARMACIA BRASILEIRA – A senhora acha que esses medicamentos devem ser distribuídos no SUS?

Margarete Akemi Kishi – Com certeza, o Sistema Única de Saúde deveria participar deste trabalho, para assim, tentar melhorar a saúde pública, no que diz respeito ao tratamento da dengue.

* FARMACÊUTICA MARGARETE AKEMI KISHI formada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Araraquara, especialista em Homeopatia pela USP (Universidade se São Paulo) e membro da Farmacopéia Homeopática Brasileira. É ainda, professora de Homeopatia da Faculdade de Farmácia do Instituto Mackenzi em São Paulo e Conselheira Regional de Farmácia de São Paulo.

Publicada no nº 57- JANEIRO/FEVEREIRO 2007 ano X da Revista PHARMACIA BRASILEIRA.

ADENDO - 2:

AOS QUE SE INTERESSAM PELA HOMEOPATIA

A Homeopatia vem a ser uma das formas de tratamento de doenças que mais despertam a atenção aos profissionais da área da saúde de nossa época. É um método de cura mais natural e está baseada na dinamização da matéria.

A matéria dinamizada possui uma taxa de vibração mais elevada, agindo sobre a energia vital do paciente e proporcionando a este a cura verdadeira.

Os farmacêuticos e técnicos homeopatas fazem, na realidade, uma “quelação” das substâncias a serem dinamizadas, com a lactose, ou com o veículo hidroalcoólico (a lactose e o veículo hidroalcoólico possuem, nas suas estruturas químicas, pares de elétrons livres, o que lhes confere a capacidade de quelar substancias, isto é, são agentes quelantes - para uma melhor compreensão deste assunto é necessário estudar a parte de complexos de coordenação – um ramo mais avançado da química inorgânica).

Eles “quelam” uma determinada substância e, através dos processos de diluição, trituração ou sucção, fazem com que aumentem as vibrações desta. Deveremos observar que toda substância que atinge a 12CH é partida em suas partículas subatômicas, isto é, seus prótons, elétrons e nêutrons (partículas fundamentais de toda matéria). Provavelmente, nas dinamizações de 30 CH (e acima desta) existe a presença, também, dos quarks (partículas formadoras dos prótons e nêutrons).

E muito oportuno, aos que se interessam pela homeopatia, um estudo sério da parte da constituição da matéria, que corresponde a física nuclear. Um excelente livro que pode explicar esse assunto, de maneira facilmente compreensível, é “O Átomo”, do Dr.:Fritz Kahn (médico fisiologista suíço).

Os farmacêuticos e técnicos homeopatas fazem, nos seus laboratórios, uma espécie de “micro-fissão” da matéria, a fim de que esta se transforme em energia, daí a importância de um estudo da física nuclear paralelo ao estudo da Homeopatia.

É importante ressaltar que tanto a física nuclear como, também, a Homeopatia são, ao contrário do que imaginamos, matérias de fácil aprendizado (tudo depende das fontes que pegamos como consulta).

Nesse sentido, esta obra do Dr: Nilo Cairo vem facilitar muito o estudo consciencioso da Homeopatia. É um livro escrito tanto para profissionais, como para os leigos. Descrevendo, em detalhes, centenas de medicamentos homeopáticos e a sua atuação nas diversas moléstias que perturbam o corpo humano.

Devemos sempre ter em mente que os nossos mestres intelectuais “conhecem as pedras do caminho”, podendo nos auxiliar imensamente em nossa busca pelo conhecimento sem fim, já que o campo da manipulação da matéria, na área farmacêutica, parece ser infinito, tudo dependendo da destreza e aptidão dos técnicos envolvidos no assunto.

Sendo assim, desejando-lhes uma profunda compreensão sobre a homeopatia e demais assuntos correlatos, que Deus possa iluminar a mente e o coração de todos aqueles que são sinceros buscadores e defensores da homeopatia, através desta grande obra, que é este livro. ( GUIA DE MEDICINA HOMEOPATICA Dr: NILO CAIRO )

Sinceramente.

ADENDO 3-

A HOMEOPATIA EM SANTA MARIA – RS

Uma família dedicada à Homeopatia.

No dia 8 de março de 1926 o Sr. João da Fontoura e Souza fundou

nesta cidade a Farmácia Homeopática Cruz Vermelha.

Em 1937 formou-se na 4ª turma da Faculdade de Farmácia de Santa

Maria – RS. Após 37 anos de dedicação aos postulados da medicina

Hahnemanniana veio à falecer aos 63 anos.

Diversos descendentes seguiram-lhe os passos, entre eles:

  • Dr. Denizard da Silva e Souza, médico, formado pela Faculdade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro com especialização em homeopatia pelo Instituto Hahnemanniano da mesma Faculdade;

  • Dra. Florina Souza Pinto, médica, especialista em homeopatia pela FACIS (Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo) - IBEHE (Centro de Ensino Superior de Homeopatia);

  • Farmacêutico Dr. Victor Hugo da Silva e Souza, (in memoriam) catedrático em Botânica pela UFSM (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) e especialista em homeopatia;

  • Farmacêutico João Alberto Machado e Souza (in memoriam) que era o atual proprietário da Farmácia Homeopática Cruz Vermelha;

  • Dr. Victor Hugo Leite e Souza, médico, especialista em homeopatia pela AMHB (Associação Médica Homeopática Brasileira) que clinica hoje em dia em Santa Catarina;

  • Dr. Antônio Carlos Dias e Souza, médico, especialista em homeopatia clinicando hoje em Brasília DF;

  • Dra. Alice Souza Pinto, dentista, com curso homeopático pela FACIS - IBEHE;

  • Farmacêutica Maria Magdalena Souza Marques, (in memoriam) especialista em homeopatia pela FACIS - IBEHE e proprietária da FARMÁCIA HOMEOPÁTICA SOUZA MARQUES, inaugurada em 09/08/1996, mas com uma experiência de mais de 80 anos no ramo da homeopatia clássica;

  • Farmacêutico João Carlos Bueno e Souza atual responsável técnico pela FARMÁCIA HOMEOPÁTICA SOUZA MARQUES;

  • Farmacêutica Magda Cristina Souza Marques Rohers;

  • Farmacêutica Cristiane Martins e Souza;

  • Farmacêutica Flávia Delacoste;

  • Outras Farmácias foram desmembradas da Farmácia Homeopática Cruz Vermelha que foi fundada pelo Farmacêutico João da Fontoura e Souza no ano de 1926 como a Central de Homeopatia, nesta cidade, a Farmácia Homeopática Cruz Azul na cidade de Bagé - RS, a Farmácia Homeopática Cruz Vermelha na cidade de Caçapava do Sul - RS, a Farmácia Homeopática Grandiflorus em Caçador – SC, a Farmácia Homeopática João da Fontoura e Souza em Londrina, PR;

  • E a FARMÁCIA HOMEOPÁTICA SOUZA MARQUES que fica na Rua: Cel. Niederauer,1488 em Santa Maria-RS dirigida hoje em dia pelo neto (João L. Souza Marques) do Farmacêutico João da Fontoura e Souza

Santa Maria conta também com sua Liga Homeopática dirigida pelo Farmacêutico João Carlos

Bueno e Souza , que vem realizando um ótimo trabalho tanto na cidade como em toda região

central do estado do Rio Grande do Sul.

Foto: ( 1 ) O Farmacêutico João da Fontoura e Souza no dia de sua formatura em 1937.

Foto: ( 2 ) A Sra. Florina da Silva e Souza, esposa do Farmacêutico, trabalhando laboratório da farmácia em

1926.

FOTO: ( 3 ) A Fundadora da HOMEOPATIA SOUZA MARQUES e filha do Far. João da Silva e Souza em seu laboratório homeopático em 01.08.2001

Foto: ( 4 ) Farmacêutica Maria Magdalena Souza Marques CRF - RS 618, que era atual proprietária fundadora da FARMÁCIA HOMEOPÁTICA SOUZA MARQUES. Dedicou-se quase que a sua vida inteira aos postulados da HOMEOPATIA. Falecida em 10.03.2007.

Atualmente, a direção da FARMÁCIA HOMEOPÁTICA SOUZA MARQUES é dirigida pelo filho da fundadora o Sr: João L. Souza Marques e o atual responsável técnico o Farmacêutico João Carlos Bueno e Souza. CRF-RS 3424. Trabalhamos até hoje com o mesmo sistema que nossos pais e avós com a HOMEOPATIA CLÁSSICA e agora manipulamos alguns COMPLEXOS HOMEOPÁTICOS.

®

HOMEOPATIA

SOUZA MARQUES

Rua Cel. Niederauer, 1488 - Centro - Fone: (55) 8406-3977

Santa Maria / RS - Brasil - CEP: 97015-122

E-mail: homeopatiasm@gmail.com Online: homeopatiasm@hotmail.com

Farmacêutica fundadora: Dra. Maria Magdalena Souza Marques CRF- RS – 618

( In memorian )

Farmacêutico responsável: Farm. João Carlos Bueno e Souza CRF - RS – 3424

Especializada em HOMEOPATIA pela FACIS / IBEHE – SP

PUC - PORTO ALEGRE - RS de 1999 à 2001

Inscrição da farmácia no CRF - RS sob n.º 11429

ESTES SÃO ALGUNS DOS MEDICAMENTOS QUE VOCÊ ENCONTRA NA FARMÁCIA HOMEOPÁTICA SOUZA MARQUES. PROCURE SEU MÉDICO HOMEOPATA E ADQUIRA OS SEUS MEDICAMENTOS COM QUEM TEM MAIS DE 80 ANOS DE EXPERIÊNCIA NO RAMO.

Trate-se com HOMEOPATIA SOUZA MARQUES o seu organismo agradece!!!

FAÇA O SEU PEDIDO PELOS NOSSOS E-mails

E-mail:homeopatiasm@gmail.com

Online: homeopatiasm@hotmail.com

REMETEMOS PARA TODO O BRASIL VIACORREIOS

Comentários