Apostila Topograph - Topografia

Apostila Topograph - Topografia

(Parte 1 de 4)

Sistema topoGRAPH 98 Tutorial Módulo Topografia

Bem-vindo

Bem-vindo ao Sistema topoGRAPH 98 ! Seja você um usuário experiente no uso do sistema ou um iniciante, o Sistema topoGRAPH 98 lhe proporcionará maior produtividade em trabalhos de topografia, projeto ou construção.

Este tutorial mostra os principais tópicos para que você se familiarize com os recursos oferecidos pelo sistema e permite que você inicie os seus primeiros trabalhos. Use este tutorial apenas como uma introdução ao ambiente gráfico do Sistema topoGRAPH 98. Para maiores detalhes e conceitos, por favor, utilize a Ajuda on-line oferecida pelo Sistema.

Instalando o Sistema topoGRAPH 98

Para instalar o Sistema topoGRAPH 98, insira o CD no driver de sua máquina. O programa de instalação deverá ser automaticamente acionado. Se, após alguns segundos, este programa não for acionado, chame o ícone do Meu computador:

Quando a janela aparecer, escolha o ícone do CD e dê um duplo clique. Procure o ícone do programa Instalar e acione-o com outro duplo clique.

A seguir, você encontra a seqüência de passos necessários para executar as principais tarefas do topoGRAPH 98.

existente

Como abrir um projeto _

1.Na área de trabalho do Windows, procure o ícone do topoGRAPH e dê um duplo clique sobre ele para carregar o programa.

2.Quando a janela do topoGRAPH98 aparecer, vá até o menu Projeto e escolha a opção Abrir.

3.Será apresentada a caixa de diálogo padrão do Windows onde você deverá procurar o projeto a ser aberto. Procure a pasta c:\tg98\ projetos\ tutorial e abra o projeto tutorial.tgp.

4.Ao abrir o projeto, uma nova janela aparecerá com as tabelas existentes no projeto.

Obs: Para criar um projeto novo, vá até o menu Projeto, escolha a opção Novo e preencha os campos da caixa de diálogo. Para mudar de um campo à outro use a tecla TAB. Esta operação não deve ser executada durante o treinamento, pois nosso projeto já existe.

configuração

Como definir parâmetros de

1.Para incluir um novo equipamento, vá até o menu Projeto e escolha as opções Configuração–Equipamentos e a seguinte janela aparecerá.

2.Clique no botão Novo para inserir um novo equipamento. Preencha os campos com as informações abaixo, clique nos botões OK e FECHAR para sair.

3.Para cadastrar as tolerâncias das cadernetas, vá até o menu Projeto e escolha as opções Configuração–Tolerâncias e a seguinte caixa de diálogo aparecerá.

4.Preencha os campos com os dados acima, clique na aba Poligonais para editar as tolerâncias das poligonais, para sair clique no botão OK.

Psion

Como formatar dados do _

1.Para formatar cadernetas a partir de Coletores de dados, vá até o menu Coletor, escolha a opção Psion LZ-64-Formatar e uma nova caixa aparecerá. Clique no botão Procurar e procure a pasta \TG98\Projetos\Tutorial. Escolha a opção Aldeia.med e clique no botão Formatar,

2.Digite Aldeia-Estação Total para definir o nome da tabela, clique no botão Salvar e depois no botão Fechar.

campo

Como editar cadernetas de _

1.Para consultar uma caderneta existente, escolha Tipos de dados-Cadernetas Completas na caixa do projeto, selecione a opção Aldeia-Estação Total e clique no botão Abrir. Aparecerá a tabela com os dados do levantamento.

2.Para introduzir dados de caderneta manualmente, clique no botão Nova estação e introduza os dados abaixo.

3.Mantenha os dados dos campos da Sessão de leitura. 4.Informe o nome da Estação, Descrição e HI.

5.Clique duas vezes no primeiro campo da coluna Tipo para escolher Ré. 6.Na digitação de dados numéricos, fique atento se a configuração regional do

Windows é ponto ou vírgula e use o separador correspondente para digitar os dados. 7.Campos não lidos devem ficar vazios. 8.Para mudar de célula, tecle TAB ou clique com o mouse dentro dela. 9.Lembre-se que um campo só terá seu conteúdo atualizado depois que você sair dele. 10.Para salvar os dados da caderneta vá até o botão Salvar.

Como definir a seqüência das poligonais

1.Escolha no campo Estações o ponto de partida S1, o primeiro a aparecer na listagem.

2.Clique no botão Coordenadas, informe as coordenadas a seguir para esta Estação e o azimute para a Ré , clique no botão OK para confirmar.

3.Clique no botão Vista Gráfica e aparecerá na tela um desenho com todas as estações ocupadas existentes na caderneta.

4.Vá até o menu Visualizar e escolha a opção Escala. Digite o valor 5000 no campo,

clique no Botão OK.

5.Tecle F4 para enquadrar. 6.Vá até o menu Seqüências e escolha a opção Criar. 7.Clique nas linhas que indicam a seqüência da poligonal Principal: S1-L4, L4-S2, S2-S1

8.Nas poligonais fechadas, o topoGRAPH abre uma caixa para se informar o nome da poligonal quando a seqüência chega no ponto de partida. Para as poligonais abertas ou apoiadas clique o botão direito do mouse para encerrar a seqüência. Digite Principal no campo Nome e clique no botão Salvar.

9.Escolha as opções Seqüências-Mostrar Todas para visualizar todas as poligonais associadas a esta caderneta. Cada Seqüência é mostrada com uma cor diferente. 10.Para fechar a vista gráfica clique no botão Fechar.

Como calcular

poligonais

1.Para calcular as poligonais, vá até o menu Cálculo, escolha a opção Poligonal e aparecerá uma nova caixa com a lista das poligonais associadas à caderneta. As poligonais calculadas são mostradas em letras pretas, enquanto as poligonais não calculadas são mostradas em vermelho.

2.Escolha Principal e clique no botão Editar. Aparecerá uma caixa com a seqüência desta poligonal.

3.Clique no botão Tolerâncias e depois no botão Voltar ao padrão para preencher os campos com os valores informados na configuração do projeto. Clique no botão OK para fechar a caixa.

4.Clique no botão Referências. Uma caixa é aberta com os dados de Partida e

Chegada da poligonal, preencha os campos com os valores mostrados na figura abaixo e clique OK.

5.Escolha a opção Projeções como método de compensação e clique no botão

Calcular. Caso apareçam mensagens com erros fora da tolerância, responda Sim para compensar os erros. 6.No final do cálculo, são mostrados os valores encontrados no fechamento da poligonal. Se desejar checar as coordenadas calculadas da poligonal, tecle o botão Verificar. Para sair da caixa de fechamento, clique o botão Fechar.

7.Voltando a caixa de seqüência clique no botão fechar e responda Sim à pergunta se a poligonal editada deve ser salva. 8.Feche a caixa com a lista de poligonais para voltar à tabela de caderneta.

irradiações

1.Clique no ícone para mostrar a tela do projeto atual.

2.Vá até o menu Ferramentas e escolha a opção Concatenar. Aparecerá uma nova caixa de diálogo.

3.Escolha o tipo de tabela à ser concatenada, clicando na opção Coordenada e selecione o tipo Poligonais, na lista ao lado.

4.Selecione todas as poligonais do projeto na lista Existentes. Clique no botão

>>Incluir>> para escolhê-las. Digite Aldeia Geral no campo Tabela Destino, clique nos botões Concatenar e Fechar. 5.Para calcular as irradiações, volte à Caderneta completa, escolhendo o nome da tabela no menu Janela. 6.Vá até o menu Cálculos, escolha a opção Irradiações e aparecerá uma nova caixa

(Parte 1 de 4)

Comentários