Apresentação de Seminário

Profa. Cláudia M. do Valle

Introdução

O seminário é instrumento pedagógico que tem como objetivo, permitir a um ou mais expositores, transmitirem informações para um público leigo, sobre um determinado assunto investigado. Para que o público tire proveito das informações, faz-se necessário que o(s) expositor(es) faça(m) uso, com eficácia, da linguagem oral, assim como dos recursos materiais. Por isso, é fundamental que o trabalho seja planejado e organizado. Não se pode perder de vista que o objetivo principal da tarefa, transmitir, com eficácia, as informações, deve ser garantido.

A utilização do seminário de forma organizada e estruturada não só contribui para a aprendizagem do público, mas também para a aprendizagem daquele(s) que o apresenta(m), uma vez que deve(m) pesquisar o tema abordado nas mais diversas fontes de informações, assim como deve(m); elaborar um esquema orientador da fala e, por fim, saber utilizar os recursos materiais para a apresentação.

Introdução

Objetivos

Aprender a transmitir com eficácia as informações pesquisadas;

Aprender a utilizar a lógica e a organicidade para construir o texto formal;

Aprender a utilizar a lógica e a capacidade de síntese para elaborar um esquema orientador da fala;

Aprender a utilizar os recursos tecnológicos para este tipo de apresentação.

Uso de Recursos

Cartaz/banner utilizando desde cartolina até materiais mais modernos;

Giz e lousa;

Transparência e retroprojetor;

Sínteses e fotocópias para o público;

TV/Vídeo cassete e fita de vídeo;

TV/Aparelho de DVD e DVD;

Projetor Multimídia/Microcomputador/Power

Point e arquivo de apresentação (.pps, .htm/html, outros tipos);

Projetor de slides tradicional;

Filmadora;

Outros tipos.

Pré-Seminário

O Seminário deve ser preparado em Grupo.

Este aspecto é muito importante porque todos os alunos devem ter domínio dos conteúdos a serem apresentados, e isso somente será possível, se todos os alunos participarem de todas as etapas que envolvem a preparação do Seminário.

Etapas do Pré-Seminário

Levantamento de literatura sobre o tema, na

Biblioteca, na Internet e outras fontes de informação;

Após o levantamento de literatura sobre o tema, é necessário ler o material e discutir em conjunto as questões mais importantes;

Elaborar o trabalho escrito em grupo. É importante que o grupo tenha clareza, que não se deve dividir o trabalho em partes e designar um responsável para sua confecção. Essa prática não funciona do ponto de vista do Seminário, porque ninguém terá a visão do todo, e isso será percebido pelo público presente;

Feito isso, seleciona-se o que é mais relevante para ser apresentado no Seminário, e designa-se quem fica com o quê;

A elaboração do material que será apresentado deve pautar-se pela qualidade. Isso significa que o grupo deve utilizar gráficos, tabelas, esquemas, gravuras, mapas etc.;

A forma de apresentação é importante. Para isso, deve-se observar:

O tamanho da fonte é importante. Nunca usar tamanho de fonte pequena. No mínimo, utilizar o tamanho 20;

A fonte escolhida também é importante. Os padrões mais usados são: Arial, Verdana ou Tahoma;

Identificar o título ou subtítulo do conteúdo do slide/transparência; Mencionar as fontes e autores utilizados.

Conhecer as tecnologias educacionais que serão utilizadas: retroprojetor, projetor multimídia, vídeos, etc.

Etapas do Pré-Seminário

Apresentação do Seminário

A apresentação do Seminário é muito importante, uma vez que o Grupo tem a responsabilidade de passar aos presentes o conteúdo que ficou sob sua responsabilidade. Os presentes não sabem nada (ou sabem pouco) sobre aquele tema, por isso, é importante observar:

Organizar a sala de aula, de forma a facilitar o trabalho do grupo ou aluno que fará o seminário;

Garantir que o público possa ver e ouvir o(s) apresentador(es), sem problemas;

Círculo ou semicírculo pode ser usado quando a apresentação prever debate;

Postura individual e em grupo –todos devem estar atentos ao que está sendo apresentado por um dos membros do grupo;

Designar as tarefas de cada um previamente, quando da preparação do seminário;

Apresentação do Seminário

Saber posicionar-se frente ao público.

Observar: Direção do olhar;

Tom de voz;

Falar para todos os ouvintes;

Não ficar de costas para os ouvintes;

Não andar na frente dos recursos educacionais que estiverem sendo utilizados.

Não utilizar termos como: –Tipo assim...

Apresentação do Seminário

Para "mim" fazer – Para eu fazer, para eu dizer, para eu trazer

vem de encontro – vem ao encontro

bater de frente com – debater/discutir

vem traçar – pretende estabelecer

não é aquelas coisas – não atende a um padrão de qualidade adequado

bastante garra – profissionalismo

A nível de – no nível de / em nível de

Não UseUse Apresentação do Seminário

Roteiro de Apresentação

Deve-se abrir o seminário apresentando o grupo e o tema que o grupo vai abordar;

Em seguida, deve-se apresentar os objetivos do tema específico no qual o grupo trabalhou;

Após as apresentações iniciais, o grupo deve introduzir o tema e delimitar o assunto dentro do tema. Ex.:

 O assunto de minha exposição será

Abordarei nesta exposição alguns aspectos sobre...

Desenvolver o tema, isso significa que o grupo deve apresentar em uma seqüência lógica o tema, ou seja, as informações devem ser organizadas de forma coerente e numa progressão lógica;

Finalização da apresentação, o grupo deve concluir o tema, ou seja, é necessário que haja um fechamento, das idéias ali expostas. Ex.: Em resumo...

Para concluir...

Consideramos ao final que...

Abrir ao público a possibilidade de formularem questões, tirarem dúvidas etc., com o objetivo de desencadear uma discussão ou reflexão entre os participantes.

NOTA: Sempre mencionar o(s) autor(es) e as fontes citada(s).

Roteiro de Apresentação

Comentários