Modelo relatorio

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CAMPUS ARAPIRACA CURSO DE GRADUAÇÃO / Licenciatura em Química

RELATÓRIO APRESENTADO À DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL 2 COMO PARTE DAS EXIGÊNCIAS PARA APROVAÇÃO NO CURSO.

ARAPIRACA 2008

[smv1] Comentário: Nome da Instituição à qual o trabalho está vinculado.

[smv2] Comentário: Curso mais abrangente onde o trabalho está inserido (graduação ou pósgraduação e a formação específica (Licenciatura, Bacharelado, etc).

[smv3] Comentário: Título.

[smv4] Comentário: Nome do autor.

[smv5] Comentário: Indicaçã o do contexto: Relatório, Monográfica, Projeto, etc.

[smv6] Comentário: Nome da cidade onde o trabalho foi realizado.

[smv7] Comentário: Ano de realização do trabalho.

Resumo3
Introdução4
Procedimento Experimental5
Resultados6
Discussão7
Conclusões8
Referências Bibliográficas9
Anexo 1:10

Anexo 1: Fluxograma das Operações. Anexo 2: Desenho da Aparelhagem .

Anexo 3: Questões.

[smv8] Comentário: Alguns autores também utilizam o termo ÍNDICE GERAL. Ambas as denominações são aceitas. Esta seção indica a lista das seções do trabalho, na ordem que aparecem no texto acompanhada do número de sua página em algarismos arábicos.

Resumo

[smv9] Comentário:

•Contém uma breve declaração da motivação de realização do trabalho, indicando sua relevância, a abordagem experimental utilizada, os principais resultados obtidos e as principais conclusões.

•De um modo geral, o resumo tem como finalidade fornecer informações essenciais para selecionar a leitura daqueles que realizam um levantamento bibliográfico.

•O resumo deve informar a idéia global do trabalho.

•Os relatórios da disciplina de Química Geral 2 devem conter um resumo de 10 linhas no máximo.

Introdução

[smv10] Comentário:

•Justifique a relevância do trabalho que será realizado localizando seu tema na literatura e identifique os objetivos do trabalho.

•Cite apenas as referências bibliográficas que utilizar fato.

•Se citar uma frase completa do trabalho original, coloque-a obrigatoriamente entre aspas e cite a referência da qual foi tirada.

•A introdução de um relatório deve ser sucinta e objetiva, contendo apenas as informações relevantes.

•A redação científica deve ser clara, direta, lógica, compacta e seletiva.

•Procure não misturar tempos verbais (passado e presente) a não ser quando necessário.

•Padronize sua apresentação utilizando sempre o mesmo tipo de formato e tamanho de letra e numeração.

•Sempre releia o relatório! Assim você evita erros como, por exemplo: sapecarão ao invés de secagem; indentificação ao invés de identificação e prum ao invés de para um.

Procedimento Experimental

[smv11] Comentário:

•Nesta seção deve-se esclarecer o “caminho percorrido” para atingir os objetivos e chegar às conclusões.

•Deve ser apresentar um texto sucinto contendo a descrição precisa dos procedimentos utilizados, informando todos os dados importantes como quantidades de reagentes e solventes, tempo e temperatura das reações, métodos de extração, purificação e identificação dos produtos obtidos, propriedades químicas e propriedades físicas utilizando o Sistema Internacional de Unidades (SI).

•Forneça informações suficientes para avaliar a adequação da abordagem experimental e para que o experimento possa ser reproduzido por outra pessoa.

•No procedimento experimental procure usar pesou-se, filtrouse, adicionou-se, etc.

Resultados [smv12] Comentário:

•Descreva os resultados obtidos da forma mais adequada: texto, figuras, tabelas, quadros explicativos, etc.

•Use legendas explicativas em figuras (abaixo da mesma), em tabelas (acima da mesma) ou em quadros. Numere e apresente tabelas e figuras na seqüência que aparecem no texto.

Discussão

[smv13] Comentário:

•Saliente os resultados principais, mais importantes e relevantes, discutindo-os em termos da literatura e fazendo a conecção e comparação com outros conceitos quando necessário.

•Use a discussão para expor suas observações em relação ao experimento, problemas encontrados e possíveis soluções.

Conclusões [smv14] Comentário: •É uma síntese crítica:

odos resultados obtidos; odo tema abordado; odas possíveis questões e soluções instigadas pelo assunto abordado.

•A conclusão deve conectar os diferentes aspectos abordados de forma sucinta e direta procurando responder à principal questão do trabalho.

•Caso o tema abordado seja controverso e polêmico, podese terminar a conclusão com novas perguntas que serão o ponto de partida para novos trabalhos.

Referências Bibliográficas

[smv15] Comentário:

•É a lista de livros ou obras de referência, artigos de revistas, sites, etc, utilizados na confecção do relatório que deve ser apresentada de acordo com as normas internacionais ou da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

•Sempre que você utilizar um artigo científico, um livro, um dado obtido na internet, etc., cite-o no lugar onde este foi usado e inclua-o nesta seção.

•Aos interessados, segue abaixo uma sugestão de leitura para o aprimoramento da redação científica: oS. Vieira; Como escrever uma tese, Pioneira, São Paulo (1991). oJ. B. Medeiros; Redação cientifica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas, estratégias de leitura, como redigir monografias, como elaborar papers, Atlas, São Paulo (1997). o M. M. Hübner, Guia para elaboração de monografias e projetos de dissertação de mestrado e doutorado, Thomson, São Paulo (1998).

Anexos [smv16] Comentário:

•Numere com algarismos romanos: Anexo I, Anexo I, Anexo I, etc. ou ainda Anexo A, Anexo B, Anexo C, etc.

•Deve conter espectros, figuras, fluxogramas, esquemas considerados importantes para o esclarecimento da discussão, desenhos de aparelhagens e as questões apresentadas devidamente numerados e com legendas explicativas.

•A função dos anexos é fornecer informações detalhadas sobre os assuntos pertinentes.

•No item Questões apresente a questão seguida de sua resposta.

•Um relatório não necessita apresentar os mesmos anexos de outro relatório. O conteúdo dos anexos é variável e abordará ora certos tópicos ora outros, dependendo da necessidade.

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