Normas - ABNT - no - Word

Normas - ABNT - no - Word

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Este trabalho tem por finalidade apresentar de forma prática como aplicar as normas ABNT relacionadas a elaboração de trabalhos acadêmicos no software Microsoft Word, de forma que maximize o trabalho deixando o com mais tempo para o que realmente importa, a elaboração intelectual deste.

Pós-Graduação MBA – Empreendedorismo e Gestão Empresarial SCELISUL - Faculdades Integradas do Vale do Ribeira

Tecnologia em Processamento de Dados SCELISUL – Faculdades Integradas do Vale do Ribeira

Professor ITEC - Instituto Técnico do Vale do Ribeira Curso: Técnico de Informática

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“A experiência ensina e investigações confirmam que todos nós recordamos melhor aquilo que fazemos ativamente.”

(SALOMON, 1999, p. 127).

1. Introdução1
2. Definição do Microsoft Word2
3. As Normas2
3.1. A norma NBR 147242
4. Configurando o trabalho no Word4
4.1. Página4
4.2. Parágrafo6
4.3. Fontes7
4.4. Títulos8
5. Elementos pré-textuais1
5.1. Capa1
5.1.1 Configuração de uma capa no Word12
5.2. Folha de rosto (Anverso)17
5.3. Folha de rosto (Verso)18
5.4. Folha de aprovação19
5.5. Dedicatória e Agradecimentos20
5.6. Epígrafe21
5.7. Resumo na língua vernácula21
5.8. Resumo em língua estrangeira (Abstract)2
5.9. Sumário2
5.9.1 Como Criar um Sumário Automaticamente no Word23
5.10. Lista de figuras e de tabelas26
5.1. Lista de abreviaturas e siglas ou Glossário28
5.12. Numeração das seções28
5.12.1 Numeração de Seções no Word28
5.13. Paginação30
5.13.1 Numerando páginas no Word31
5.14. Equações e fórmulas31
5.14.1 Criando fórmulas matemáticas no Word32
5.15. Figuras32
5.16. Tabelas3
5.16.1 Criação de Tabelas no Word3
5.17. Referências bibliográficas34
5.17.1 Utilização de publicações em sua totalidade35
5.17.2 Revistas e jornais36
5.17.3 Documentos eletrônicos36
5.18. Citações37
5.18.1 Exemplos de Citações38
Ilustração 13 - Menu inserir - Quebra12

1. INTRODUÇÃO

Quando se trata de elaborar um trabalho com fins acadêmicos em muitos a uma grande preocupação com as Normas ABNT. Às vezes essa preocupação é até maior que a com o conteúdo do trabalho.

Para a elaboração de um trabalho científico correto, o autor deverá considerar que este não será lido apenas por seus professores, banca examinadora ou por profissionais de sua área. Dessa forma, é essencial o uso das normas técnicas para uma boa apresentação e compreensão da leitura. Em alguns casos, a ABNT apresenta em suas normas, algumas regras que são opcionais ou que permitem ao autor definir seus próprios critérios. Mas o que muitas vezes pensamos que são "Normas da ABNT", são, na verdade, "Padrões" que a instituição de ensino adota. As Normas da ABNT, no que diz respeito a apresentação de textos científicos, não são tão específicas a ponto de regulamentarem "tudo" o que você vai apresentar. Assim, abaixo das Normas da ABNT, existem os Padrões que cada Instituição de Ensino adota. Normalmente as Instituições adotam Padrões parecidos.

Todavia os padrões adotados variam muito pouco de uma Instituição para outra. Às vezes variam até mesmo nos vários departamentos de uma mesma Instituição de Ensino. O foco deste trabalho não está nas Normas ABNT propriamente, mas sim na aplicação destas normas no software Microsoft Word, já que esta é o processador de texto mais utilizado do mercado. Muitas vezes mesmo tendo conhecimento teórico das normas, encontram-se várias dúvidas quanto à aplicação destas. Outro fato relevante é o que a maioria das pessoas não faz o uso de recursos especiais do

Word que aumentam em muito a produtividade na elaboração de trabalhos.

Com o intuito de difundir a utilização das ferramentas do Word e a aplicação das normas técnicas ou adequação dos trabalhos segundo um padrão de sua própria instituição é que este trabalho foi elaborado.

2. DEFINIÇÃO DO MICROSOFT WORD

O Microsoft Word é o processador de texto de alta performance, é o mais vendido no mundo, sua primeira versão foi lançada pela Microsoft em 1985, desde então tornou-se uma ferramenta imprescindível para todos os tipos de profissionais.

Nele pode-se fazer o que desejar, em matéria de editoração eletrônica. Ele permite a criação, edição e manipulação de diversos tipos de textos e também o uso de figuras (Media Galery Clip-arts), criação de tabelas, correção ortográfica, textos em colunas, índices, revisão de trabalhos, entre outras. Para elaboração deste trabalho foi utilizada a versão Microsoft Word 2003, parte integrante do pacote Microsoft Office.

No processo de elaboração de um trabalho no Word existem vários passos que determinam se será possível ou não fazer uso de processos automáticos, não que haja uma única forma de ser realizada uma determinada tarefa, mas, pode-se ganha muito tempo seguindo algumas dicas.

3. AS NORMAS

Na elaboração deste texto, consultaram-se, principalmente, as normas seguintes: ? NBR14724/2002: Informação e documentação – Trabalhos Acadêmicos

? NBR6023/2002: Informação e documentação – Referências ? NBR6027/1989: Sumário

3.1. A norma NBR 14724

A norma NBR 14724 fixa as condições exigíveis para a apresentação de elementos que constituem o artigo. Destina-se a autores e editores de periódicos de natureza técnico-científica. Está relacionada a estrutura de teses, dissertações ou de um trabalho acadêmico. Esta compreende os seguintes elementos:

1. pré-textuais 2. elementos textuais

3. elementos pós-textuais Que aparecem no texto na seguinte ordem:

Capa (obrigatório) Folha de rosto (obrigatório)

Errata (opcional) Folha de aprovação (obrigatório) Dedicatória (opcional) Agradecimentos (opcional)

Epígrafe (opcional) Resumo em língua vernácula (obrigatório)

Resumo em língua estrangeira (obrigatório) Sumário (obrigatório) Lista de ilustrações (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de símbolos (opcional)

TEXTUAIS Introdução Desenvolvimento Conclusão

PÓS-TEXTUAIS Referências (obrigatório)

Apêndice (opcional) Anexo (opcional)

Glossário (opcional)

4. CONFIGURANDO O TRABALHO NO WORD 4.1. Página

Segundo a NBR 14724 o texto deve estar impresso em papel branco, formato

A4 (21,0 cm x 29,7 cm), no anverso da folha (frente), exceto a folha de rosto, no qual no verso poderá conter a constar da ficha catalográfica. As folhas devem apresentar margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2,0 cm. Para tal configuração dever-se-á seguir os seguintes passos:

Quando os dois passos supracitados forem realizados será apresentada uma caixa de diálogo, nesta caixa de diálogo é dividida em várias guias, 3 para ser mais

exato. São elas: ? Margens

? Papel

? Layout

1º - Clicar no Menu Arquivo

2º - Clicar na opção

Configurar página

Guias

Ilustração 4 - Caixa de Diálogo de Configuração de Página – Guia Margens

1. Na primeira da guias, Margens, pode ser atribuído o tamanho das margens conforme a norma: a. Superior 3 cm b. Inferior 2 cm c. Esquerda 3 cm d. Direita 2 cm 2. Alem destas 4 opção de margens há mais uma, Medianiz, cuja maioria das pessoas não sabe bem para que serve. A Medianiz tem como função atribuir um espaço extra ainda no trabalho para acomodar a encadernação, ou seja, além da margem de 3 cm, é atribuído ainda mais um espaço, tal espaço poderá receber por exemplo um espiral, quanto maior o espiral utilizado para encadernação maior terá que ser o espaço da medianiz.

3. A orientação deverá ser mantida como Retrato, que fará com que o layout da página fique com a disposição vertical 4. A opção Várias páginas deve ser mantida como normal, pois caso esta opção seja alterada mudará a forma de impressão do documento. 5. Para continuar configurando a página você deverá clicar na Guia Papel, será escolhido o tipo do papel a ser impresso o trabalho, o papel padrão é tipo A4, porem as opções apresentadas na opção Tamanho do Papel dependeram da impressora instalada no computador. Caso não exista a opção A4, você poderá atribuir a largura e altura do papel manualmente. A largura deve ser de 21 cm e a Altura de 29,7 cm.

4.2. Parágrafo O Parágrafo é um recurso muito importante em um texto, pois este nos trás visualmente a informação de onde inicia e onde termina uma idéia. A maioria das pessoas sabe da importância de se utilizar o parágrafo em um texto, porem são poucos os que utilizam a forma correta de se configurar os parágrafos. Não sabendo utilizar a configuração muitos adotam padrões como, por exemplo: 5 espaços no início de um parágrafo, ou digitam todo o parágrafo e retornam ao inicio deste e pressiona a tecla TAB. Trabalhando desta forma posteriormente o trabalho poderá apresentar alguns problemas como o de alinhamento de texto.

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