(Parte 1 de 8)

Eletrônica - REE IIICircuitos lógicos digitais - Teoria

Circuitos biestáveis lógicos

Circuitos biestáveis lógicos - Teoria

Circuitos biestáveis lógicos © SENAI-SP, 2004

Trabalho editorado pela Gerência de Educação da Diretoria Técnica do SENAI-SP, a partir dos conteúdos extraídos da apostila homônima, Circuitos lógicos digitais - Teoria, Capítulo X,. São Paulo, 1991

(Reparador de Equipamentos Eletrônicos I).

SENAIServiço Nacional de Aprendizagem Industrial

Departamento Regional de São Paulo Av. Paulista, 1313 - Cerqueira Cesar São Paulo - SP CEP 01311-923

Telefone Telefax SENAI on-line

E-mail

Home page senai@sp.senai.br http://www.sp.senai.br

Circuitos biestáveis lógicos - Teoria

Sumário

Apresentação 5 Circuitos biestáveis lógicos7 Referência bibliográfica 41

Circuitos biestáveis lógicos - Teoria SENAI-SP - INTRANET

Circuitos biestáveis lógicos - Teoria

SENAI-SP - INTRANET5

Apresentação

O objetivo que norteou a elaboração do material didático Circuitos biestáveis lógicos foi o de apresentar, de uma forma organizada, clara e objetiva, os aspectos fundamentais da eletrônica.

Esperamos que esse manual sirva como instrumento de apoio ao estudo de uma matéria essencial para os que se iniciam ao campo da eletrônica.

Circuitos biestáveis lógicos - Teoria SENAI-SP - INTRANET6

Circuitos biestáveis lógicos - Teoria

SENAI-SP - INTRANET7

Circuitos biestáveis lógicos

Introdução

O campo da eletrônica digital divide-se em duas áreas: a lógica combinacional e a lógica seqüencial.

O bloco funcional lógico dos circuitos lógicos combinatórios é montado a partir de portas lógicas. Por outro lado, o bloco funcional lógico dos circuitos seqüenciais é montado a partir de biestáveis ou flip-flop.

Os circuitos lógicos seqüenciais são amplamente empregados por causa de sua característica de “memória”. É o caso, por exemplo, do comando de um elevador em que há necessidade de memorizar as chamadas a partir do toque dos botões correspondentes.

Nesta unidade serão estudados vários tipos de circuitos biestáveis lógicos; e, para melhor entendimentos, é necessário que você tenha presente o funcionamento dos: • Multivibradores biestáveis (flip-flop)

• Circuitos lógicos combinacionais

Circuitos biestáveis lógicos

Multivivrador biestável O multivibrador biestável ou flip-flop é um circuito que possui apenas dois estados estáveis e pode permanecer indefinidamente em qualquer um dos estados.

Circuitos biestáveis lógicos - Teoria

SENAI-SP - INTRANET8

O circuito multivibrador biestável compõe-se de dois transistores. Esses transistores estão ligados de tal forma que sempre um estará em saturação e o outro em corte.

Estas duas situações ou estados (em saturação/em corte) estão ilustrados na figura seguinte que mostra o esquema de um flip-flop construído com elementos discretos.

O funcionamento desse circuito é o seguinte:

• Ao se aplicar a tensão de alimentação (VCC), um dos transistores conduzirá mais que o outro, por exemplo, V1.

• A maior condução de V1 fará com que sua tensão de coletor diminua, reduzindo a corrente de base de V2.

• Com pequena corrente de base, V2 conduzirá menos e sua tensão de coletor aumentará, o que provoca um aumento na corrente de base de V1;

• V1 conduzirá mais indo para a saturação (nível 1), enquanto V2 entrará em corte (nível 0).

Uma vez atingido este estado, o flip-flop se manterá nele indefinidamente. Se, com V1 em 1 e V2 em 0, aplicarmos um pulso positivo à entrada set do biestável, V2 conduzirá momentaneamente e, devido à realimentação existente no circuito, V2 mudará de estado (de 0 para 1).

Teremos, então, V1 em 0 e V2 em 1. Neste outro estado estável, o flip-flop ficará indefinidamente até a aplicação de um pulso positivos na entrada reset.

Este circuito é capaz, portanto, de armazenar a informação da ocorrência de um pulso na linha set ou na linha reset.

Circuitos biestáveis lógicos - Teoria

SENAI-SP - INTRANET9

Por isso os flip-flops são fundamentais na construção de circuitos seqüenciais como contadores e registradores de deslocamento.

Circuitos lógicos seqüenciais Os multivibradores biestáveis ou flip-flop são blocos funcionais básicos dos circuitos lógicos seqüenciais; são conhecidos também por circuitos de trava (“latch”) e por multivibradores binários.

A saída dos circuitos lógicos seqüenciais depende das variáveis de entrada e/ou de seus estados anteriores que ficaram armazenados. Entretanto, nos circuitos lógicos combinacionais, a saída depende exclusivamente de entrada.

Para formar circuitos lógicos seqüenciais basta interligar os multivibradores biestáveis. Os biestáveis podem ser montados com portas lógicas tais como portas NE ou comprados em forma de CIs.

(Parte 1 de 8)

Comentários