550 questoes de Biologia

550 questoes de Biologia

(Parte 1 de 17)

Voltar IMPRIMIR

BIOLOGIA - Energia no ecossistemaIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar

1.UFMSQuanto aos ecossistemas, é correto afirmar que; 01.se referem ao conjunto dos componentes exclusivamente bióticos;

02.produtores, consumidores e decompositores são as três categorias de seus componentes abióticos;

04.se referem ao conjunto dos componentes exclusivamente abióticos;

08.um aquário, um lago e uma floresta são exemplos de ecossistemas, embora possuam tamanhos diferentes;

16.se referem ao conjunto dos componentes bióticos e abióticos;

32.sua extensão não é percorrida por um fluxo de energia e matéria, não estabelecendo diferentes níveis tróficos;

64.pode ser definido como biocenose + biótopo, sendo biocenose sua comunidade e biótopo o conjunto de elementos abióticos do ambiente.

Dê, como resposta, a soma dos itens corretos.

2.UFRNObserve o cartaz afixado na entrada da área.

A partir do cartaz, *Ribossomildo comenta que, sem energia, não há vida. Utiliza os elementos ilustrados (I, I, II e IV) para informar que a energia é:

a)introduzida na comunidade biótica por I, sendo transferida, sob a forma química, aos demais seres vivos; b)obtida do ambiente físico e passa de ser vivo a ser vivo, retornando integralmente ao ecossistema, pela ação de I; c)originada em I, sendo fixada, sob a forma química, diretamente por IV; d)utilizada por I, a partir de compostos orgânicos, quando ele realiza a fotossíntese.

*Ribossomildo = personagem fictício = experiente pesquisador.

3.FUVEST-SP Qual das alternativas distingue organismos heterotróficos de organismos autotróficos? a)Somente organismos heterotróficos necessitam de substâncias químicas do ambiente. b)Somente organismos heterotróficos fazem respiração celular. c)Somente organismos heterotróficos possuem mitocôndrias. d)Somente organismos autotróficos podem viver com nutrientes inteiramente inorgânicos. e)Somente organismos autotróficos não requerem gás oxigênio.

BIOLOGIA - Energia no ecossistemaIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar

4.U.F. Uberlândia-MGAssinale a alternativa correta.

a)Os heterótrofos são organismos fotossintetizantes que se utilizam dos autótrofos, decompositores e detritívoros para sua alimentação, reciclando o sistema.

b)As plantas constituem a base das cadeias alimentares, são consumidores primários, que se utilizam de água e sais minerais para produzir tecidos através da fotossíntese.

c)Predador de topo é o animal que se instala no alto de uma região, sendo, em geral, um bom caçador, pois possui uma visão privilegiada da área de caça.

d)Um passarinho, ao predar uma lagarta de borboleta, é considerado um consumidor terciário, pois a planta é o primário e a lagarta o secundário.

e)A base das cadeias alimentares é formada pelos organismos produtores, seres autótrofos, fotossintetizantes, muito abundantes na Terra.

5.U.E. Ponta Grossa-PRSobre conceitos ecológicos, assinale o que for correto. 01.Biocenose é o conjunto das diversas espécies que habitam uma mesma região.

02.Biótopo é o conjunto de componentes físicos e químicos do ambiente onde vive uma comunidade biológica.

04.Ecossistema é o conjunto formado pela comunidade dos seres vivos e os fatores abióticos, em interação.

08.Nicho ecológico é o conjunto de relações e atividades próprias de uma espécie. 16.Hábitat é o local onde vive determinada espécie. Dê como resposta a soma das alternativas corretas.

6.Mackenzie-SP Considere o esquema abaixo, que representa uma teia alimentar. I, I, II, IV e V constituem os vários níveis tróficos.

Os fungos podem ocupar todos os níveis tróficos acima, EXCETO: a) I b) I c) II d) IV e) V

7.U. Católica-GOO esquema ao lado representa relações existentes entre os ecossistemas aquáticos e os ecossistemas terrestres.

Utilize V (verdadeiro) ou F (falso).

()As relações mútuas existentes entre os diversificados seres vivos e a troca de energia que ocorre entre eles, é denominado ecossistema.

()O fluxo de energia entre os ecossistemas dá-se pela existência de seres produtores, fitófagos, predadores e necrófagos.

()Na figura anterior podemos caracterizar como predadores: homem, gaivota, pelicano e o peixe grande.

()Nos peixes, que possuem um sistema complexo para obtenção de oxigênio disperso na água, não encontramos pulmões, somente brânquias.

()A maioria dos estudos ecológicos a respeito do meio ambiente exclui completamente o homem das relações existentes entre os ecossistemas. Quando isso ocorre, o estudo está caminhando para erros gravíssimos.

()O cerrado corresponde a um dos maiores ecossistemas brasileiros mas, na verdade, não podemos considerá-lo importante como a Amazônia. Não existem aqui árvores frondosas, assim, ecologicamente, o cerrado não é tão significante.

energia fitoplâncton zooplâncton homem pelicano gaivota peixe grande peixes pequenos

BIOLOGIA - Energia no ecossistemaIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar

8.UFPBNo texto a seguir, estão em negrito termos correspondentes aos diferentes NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO utilizados em biologia.

Todos os indivíduos da mesma espécie animal que estavam vivendo na região ficaram ameaçados por diferentes bactérias que eram capazes de romper a barreira imposta pela pele, causando sérios danos aos organismos. Nesses casos a ação dos macrófagos conduzidos pelo sangue até o local da inflamação foi de suma importância.

De acordo com a ordem em que esses termos aparecem no texto, os NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO utilizados são:

a)comunidade – organismo – tecido – tecido – sistema; b)comunidade – célula – tecido – tecido – célula; c)população – organismo – órgão – célula – tecido; d)população – célula –tecido –célula –tecido; e)comunidade – organismo – órgão – célula – sistema.

9.VUNESP Considere as três cadeias alimentares a seguir.

I.vegetação → insetos → anfíbios v cobras → fungos. I.vegetação → coelho → gavião. I.fitoplâncton → zooplâncton → peixes → tubarão. A maior quantidade de energia disponível para os níveis tróficos mais elevados estará a)apenas na cadeia I.d)apenas nas cadeias I e I. b)apenas nas cadeias I e I.e)nas cadeias I, I e I. c)apenas na cadeia I.

10.U.F. Juiz de Fora-MGA fazenda Canto do Sabiá produz alevinos (formas jovens) de alguns peixes de alto valor comercial. Além dessa atividade, a fazenda tem também gado leiteiro. Os alevinos são vendidos para muitos piscicultores da Zona da Mata Mineira. Os administradores da fazenda resolveram contratar um ecólogo para elaborar e implementar uma estratégia, visando à redução dos altos custos inerentes aos gastos com alimentos para os alevinos. O ecólogo utilizou a seguinte estratégia: adição de excrementos de gado, abundantes na fazenda, aos tanques-berçário de alevinos, em quantidade adequada ao volume de água. Os tanques-berçário foram, ainda, adaptados de forma a manter temperatura adequada e receber luz solar. O ecólogo teve sucesso com sua idéia. Os administradores da fazenda estão satisfeitos com o plano e conseguiram aumentar tanto a produção de alevinos como o lucro proveniente da comercialização destes.

Explique, sob o ponto de vista ecológico, o sucesso da estratégia adotada.

1.U.E. Ponta Grossa-PRSão organismos heterótrofos: 01. fotossintetizantes 02. carnívoros 04. herbívoros 08. quimiossintetizantes 16. sapróbios Dê como resposta a soma das alternativas corretas.

(Parte 1 de 17)

Comentários