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A IMAGEM NUA: A desconstrução de estereótipos sobre a nudez pela fotografia naturista.

JOÃO PESSOA – PB 2009 i JOSÉ ROBERTO MARTINS DA SILVA

A IMAGEM NUA: A desconstrução de estereótipos sobre a nudez pela fotografia naturista.

Relatório de estágio docente apresentado ao professor: Emanuel Guedes Soares da Costa. Como requisito de conclusão da disciplina Prática de Ensino das Artes Plásticas, do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba.

João Pessoa - PB 2009 i AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus pelo apoio diário concedido e a amplitude de visão sobre determinadas causas.

A minha mãe e avó, Severina e Antonia, pelo amor, doação e por ter me proporcionado o máximo, disponível, na formação da pessoa que sou e no apoio educativo formal.

A minha família pelo incentivo, apoio e compreensão na conclusão dessa etapa tão importante da minha vida.

Aos amigos (as) das turmas: 2005.1 e 2005.2 de Artes que, durante esses períodos, formaram uma segunda família para mim, criando uma corrente de ajuda e incentivo mútuo, para que ocorresse esse momento de alegria e realização.

A José Wagner, Conselheiro Maior da Federação Brasileira de Naturismo (FBrN) pelo apoio e participação ativa nesse Projeto.

E a não menos importante ao meu Professor e Orientador Emanuel Guedes, pelo incentivo, apoio, paciência, direcionamentos e críticas, essenciais no desenvolvimento e conclusão deste trabalho. Um jovem competente e ousado, que vai além do estabelecido e o inquestionável, características essenciais aos bons profissionais de hoje.

Agradeço muitíssimo a todos e dedico o produto deste trabalho.

José Roberto Martins da Silva iv

“Não existe indecência no corpo humano. Cobrindo-o com vestes, nós é que o tornamos cobiçado e nos excitamos pelo pensamento desviado”.

Luz Del Fuego v RESUMO

Atualmente, observa-se o crescimento e a invasão do nosso cotidiano por um grande número de imagens, com destaque para a fotografia que, tem sido largamente utilizada nas mídias de massa, a exemplo da Internet. Os objetivos desse estudo são: pesquisar, refletir, e discutir a imagem naturista na fotografia. Fazendo uma investigação histórica e imagética sobre o tema, abordando questões correlacionadas, tais como: a nudez na história da arte, o naturismo e a fotografia no contexto naturista. Propõem-se assim, questionar o porquê de a nudez ainda, na contemporaneidade, ser um tema que provoca tantas inquietações em nossa sociedade e entender seus conceitos e causas. E como essas visualidades interferem em nosso cotidiano, colaborando para a desconstrução de estereótipos sobre a nudez, arraigados já algum tempo, em nossa cultura.

Palavras-chave: Educação Artística, Arte, Fotografia, Naturismo.

vi ABSTRACT

Currently, there is growth and invasion of our daily by a large number of images, especially the photo that has been widely used in mass media, such as the Internet. The objectives of this study are: to investigate, reflect, and discuss the image naturist photography. Making a historical research and imagery on the theme, addressing related issues such as nudity in art history, naturism and naturist photo in context. It is therefore proposed to question why the nudity even in contemporary times, be a topic that causes so much concern in our society and understand its concepts and causes. And as these visually interfere in our daily life, contributing to the deconstruction of stereotypes about nudity, some time rooted in our culture.

Keywords: Art Education, Art, Photography, Naturism.

vii

Fig. 01 - Cartaz do Curso09
Fig. 02 – Discóbolo …………………………………………………………………………10
Fig. 03 - Vênus10
Fig. 04 – Vaso grego1
Fig. 05 - Apolo12
Fig. 06 – As Três Graças15
Fig. 07 - Atividade prática dos alunos …………………………………….…13
Fig. 08 - Atividade prática dos alunos13
Fig. 09 - Atividade prática dos alunos14
Fig. 10 - Grupo em atividade14
Fig. 1 - A inocência de um povo…………………………….….............. 15
Fig. 12 - Aproximação16
Fig. 13 - Grupo Pigmeu ………………………….…........................................... 17
Fig. 14 - Jovem mãe pigméia17
Fig. 15 - Debatendo imagens nas culturas17
Fig. 16 – Garoto Propaganda18
Fig. 17 – Canon …………………………………….…............................. 19
Fig. 18 - David Backham19
Fig. 19 - Perfume ………….….................................................................................... 20
Fig. 20 - Campanha publicitária com a temática da nudez21
Fig. 21 - Campanha publicitária com a temática da nudez21
Fig. 2 - Campanha publicitária com a temática da nudez21
Fig. 23 -Resultado da atividade publicitária2
Fig. 24 - Resultado da atividade publicitária2
Fig. 25 - Palestra: Cultura Naturista, com José Wagner23
Fig. 26- Palestra: Cultura Naturista, com José Wagner…………………….…............. 24
Fig. 27 - Imagem exibida na Palestra24
Fig. 28 – Imagem exibida na Palestra25
Fig. 29 – Debate/ palestra26
Fig. 30 - Casal naturista………………….….............. 27

LISTA DE FIGURAS Fig. 31 - Capa do filme e Luz Del Fuego.............................................................................. 28

Fig. 32 - Luz Del Fuego (Pioneira do Naturismo no Brasil)…..............….….............. 29
Fig. 3 - Foto de Jorge Barreto30
Fig. 34 - Trabalhos de Spencer Tunick31
Fig. 35 - Trabalhos de Spencer Tunick31
Fig. 36 - Trabalhos de Herb Ritts31
Fig. 37- Trabalhos de Herb Ritts31
Fig. 38 – Trabalhos de Jörg Riethausen……………………….…................... 32
Fig. 39 - Trabalhos de Jörg Riethausen32
Fig. 40 - Trabalhos de Robert Mapplethorpe…...........….…................. 32
Fig. 41 - Trabalhos de Robert Mapplethorpe32
Fig. 42 - Socializando Imagens3
Fig. 43 - Tambaba – área naturista34
Fig. 4 – Tambaba – chegada, período de adaptação35
Fig. 45 - Trilha em Tambaba – reconhecimento da área naturista35
Fig. 46 - Ensaio Naturista……...................………………….…................... 36
Fig. 47 - Naturistas em Tambaba37
Fig. 48 - Testando os equipamentos para o ensaio37

ix

RESUMOV
ABSTRACTVi
LISTA DE FIGURASVii
1 INTRODUÇÃO1
2 ARTE E EDUCAÇÃO: IMPORTANTES PROCESSOS2
3 CULTURA VISUAL4
4 A IMAGEM NATURISTA NA FOTOGRAFIA6
5.1 NUDEZ E O TEMPO: DIFERENTES CONCEPÇÕES ATRAVÉS DO TEMPO10
CONTEXTOS15

SUMÁRIO 5 CONVERSA NUA: SOCIALIZANDO CONCEITOS ACERCA DA NUDEZ. 9 6 NUDEZ E CULTURA: ACEITAÇÃO E RECHAÇO EM DIFERENTES 6.1 DESNUDANDANDO A PUBLICIDADE E PROPAGANDA: A NUDEZ COMO

ELEMENTO EXPRESSIVO
7 NATURISMO E O NU: PRINCÍPIOS E CONCEITOS23
RELAÇÕES

8 ESTEREOTIPIA, NATURISMO E FOTOGRAFIA: DESNUDANDO 27

8.1 O ARTISTA NU: A NUDEZ COMO FOCO NA ARTE CONTEMPORÂNEA30
NATURISTA

9 VIENCIANDO A NUDEZ: DESCONSTRUÇÃO DA VISUALIZAÇÃO NU/ 34

10 EXPOSIÇÃO39
10.1 PLANEJAMENTO E MONTAGEM DA EXPOSIÇÃO: “A IMAGEM NUA”39
1 CONSIDERAÇÕES FINAIS40
12 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS42
13 ANEXOS4
ANEXO A – CRONOGRAMA DE AULAS45
ANEXO B – ROTEIRO DO PRIMEIRO MÓDULO47
ANEXO C – ROTEIRO DO SEGUNDO MÓDULO52
ANEXO D - ROTEIRO DO TERCEIRO MÓDULO58
ANEXO E - ROTEIRO DO QUARTO MÓDULO60

ANEXO F - ROTEIRO DO QUINTO MÓDULO.................................................... 62

ANEXO G - ROTEIRO DO SEXTO MÓDULO64
ANEXO H – DIVULGAÇÃO I65
ANEXO I – DIVULGAÇÃO I67
ANEXO J – DIVULGAÇÃO I68
ANEXO K- DIVULGAÇÃO I69
ANEXO L – TEXTO DA EXPOSIÇÃO70
ANEXO M – DIVULGAÇÃO IV71
ANEXO N – DIVULGAÇÃO V72
ANEXO O – EXPOSIÇÃO73
ANEXO P – MOSAICO DOS FOTOGRÁFOS73
ANEXO Q – BETO CÂMARA74
ANEXO R – EMANUEL GUEDES75
ANEXO S – CARLOS JOSÉ76
ANEXO T – ROBERTO MARTINS7
ANEXO U – WELÂNIO HENRIQUE78

x ANEXO V – CÓDIGO DE ÉTICA NATURISTA .................................................... 79

1 1 INTRODUÇÃO

O presente estudo refere-se ao trabalho de conclusão de curso de licenciatura em

Educação Artística realizado no Centro Ciências Humanas, Letras e Artes, na Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Cuja prática ocorreu no CCTA, SL 405, no período de 27 a 30 de outubro de 2009 e no dia 31 do mesmo, na praia de Tambaba, cidade de Conde - PB.

Destacando a imagem naturista na fotografia como base da pesquisa e práticas propostas no percurso e estudo da imagem no ensino de arte e na perspectiva da cultura visual. Por meio de discussões sobre a nudez, no contexto histórico das artes visuais e na contemporaneidade, anexa ao uso da fotografia de forma não estereotipada - propondo uma análise visualmente instigante, reflexiva e crítica sobre a temática. Objetivando demonstrar como, no cotidiano, a imagem naturista influencia no contexto visual e cultural no dia-a-dia dos discentes e em nossa sociedade. Nesse estudo, propõem-se ainda, questionar o porquê de a nudez, na atualidade, ser uma temática que provoca tantas discussões em nossa sociedade e entender seus conceitos e causas e como a arte lida com o tema. Enfim, seria a arte um dos caminhos para o entendimento e desmistificação da nudez? Qual a colaboração da imagem naturista, pela fotografia, para a desconstrução de estereótipos arraigados em nossa cultura?

A Cultura Visual será destacada nesse contexto, por sua importância e marcante presença no ensino de Arte hoje, assim como, sua inter-relação com o mundo onde o discente e a nossa sociedade transitam. Acrescenta-se ainda, a temática desse trabalho, relações com a fotografia, o naturismo, a arte contemporânea, a publicidade, e a nudez na história da arte. Dando sempre espaço, a prática artística e visual para o entendimento, o desenvolvimento do pensamento crítico e criação dos participantes. Em seguida, serão postos os produtos gerados no percurso desse estudo. Finalizando, são apresentados as considerações finais, referências bibliográficas e os anexos dos documentos usados durante o processo de pesquisa, assim como, os cronogramas e roteiros das aulas.

2 ARTE E EDUCAÇÃO: IMPORTANTES PROCESSOS

A arte sempre esteve presente desde os primórdios da humanidade na maioria das construções culturais. Os homens que desenharam nas cavernas na pré-história, aprenderam de alguma maneira as técnicas e agregavam valores místicos as imagens. Acreditando que, apreendendo o bisão pela imagem, quando fossem a caça, o sucesso seria garantindo, visto que se havia “matado” a essência vital do animal.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, Arte 2001, o ensino e a aprendizagem de arte fazem parte, de acordo com normas e valores estabelecidos em cada ambiente cultural, do conhecimento que envolve a produção artística em todos os tempos. A arte também está presente nas sociedades e em vários tipos de profissões. Conhecer arte é essencial no mundo do trabalho e faz parte do desenvolvimento humano dos indivíduos.

Ainda sobre da importância da arte no processo educacional, os Parâmetros Curriculares Nacionais, colocam que:

O conhecimento da arte abre perspectiva para que o aluno tenha uma compreensão do mundo na qual a dimensão poética esteja presente: a arte ensina que é possível transformar continuamente a existência, que é preciso mudar referências a cada momento, ser flexível. Isso quer dizer que criar e conhecer são indissociáveis e a flexibilidade é condição fundamental para aprender (PCNs/ Arte, 2001).

O conhecimento sensível, por meio da arte, é uma maneira característica e única de aprendizado, que não pode ser proporcionado por outros modos de apreensão da realidade. A forma de ver, sentir, pensar e agir oferecido pela arte faz do nosso relacionamento com o mundo, um contato mais íntimo, criativo e humanizado.

Acerca do caráter indissociável no processo educacional, Castro André, Pellegrini e Andrade, (2008, p.1) analisam que:

É tamanha a força criadora da arte na vida das pessoas, que poderíamos falar de uma natureza ontocriadora (criadora do ser) na relação que estabelecemos com ela. Além de propiciar ao ser humano um conhecimento singular de si mesmo e do mundo do qual é parte, arte contribui para, ele, dar um vigoroso sentido do humano.

Considerando o mundo contemporâneo em que se vive, é possível afirmar que estamos em meio a uma de crise de valores, o que dificulta no cotidiano de atribuir razão a coisas. Isso é intensificado pelas influências das empresas de informação e entretenimento, que incentivam um modo de vida consumista.

Em contrapartida, temos uma variedade de escolhas que seria inviável a algum tempo atrás. O acesso a diferentes culturas amplia nossas referências de mundo e influencia nossos valores. Nesse contexto, a associação entre imagem e cultura é de importância fundamental na cultura visual e se baseiam na interpretação e percepções políticas, econômicas, artísticas e educacionais as quais o sujeito tem acesso e interpreta.

Acerca da importância do saber nas imagens, VALENÇA e MARTINS (2007, p.5) apontam que:

A interpretação de imagens e obras de arte é um processo dialógico que se constrói socialmente, gerando diversidade e possibilitando deslocamentos perceptivos e conceituais. O caráter atual, pós-moderno e predominantemente subjetivo da arte contemporânea aprofunda vínculos e cria cumplicidades conceituais com a cultura visual.

A área de arte também facilita ao educando relacionar-se de forma criativa com outras disciplinas do currículo escolar. De maneira que: “o aluno que conhece arte pode estabelecer relações mais amplas quando estudar um determinado período histórico. Um aluno que exercita continuamente sua imaginação estará mais habilitado a construir um texto, a desenvolver estratégias pessoais para resolver um problema matemático” (Parâmetros Curriculares Nacionais / Arte, 2001).

A arte na educação vem recebendo destaque, principalmente, quando se leva em consideração a formação essencial para uma proporcional integração cultural, social e profissional do sujeito na atualidade. Ela coloca em destaque sua eficácia ao proporcionar um individuo criativo, inovador e reflexivo. Num mundo onde se exige do mesmo, várias habilidades para se viver e relacionar-se socialmente.

Atualmente, o individuo deve ter uma formação flexível e direcionada para enfrentar as incertezas e resistir às imposições, fragmentações e rapidez que caracterizam o mundo contemporâneo. Nesse sentido, a arte pode ajudar bastante ampliando e conectando cada vez mais as áreas de conhecimentos e o potencial humano de cada pessoa, envolvida nesse processo de aprendizagem.

3 CULTURA VISUAL

Nas sociedades atuais, o aumento de imagens tem sido uma constante e invadido o cotidiano das pessoas, criando assim a necessidade de uma reflexão crítica sobre as mesmas em suas diversas possibilidades de comunicação e expressão. É importante perceber e entender as imagens na perspectiva da cultura visual de distintos períodos históricos e, trabalhar no ensino oficial e informal utilizando tais visões.

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